Ansiedade acima dos limites
( 2147 visitas )

Publicado em: 29/1/2006
Por: Liliana dos Santos Chaves
Congregacional - Barra do Piraí-RJ
analiana9@hotmail.com


A ansiedade é um estado psíquico causado pela produção excessiva de pensamentos e emoções intensos. Há um tipo de ansiedade vital que é normal. Esse tipo de ansiedade nos motiva a lutar pelos nossos ideais, lutar pelos sonhos, e deixar o conformismo, ela nos incentiva a se esforçar para conquistar.

Mais eu não vou falar sobre a ansiedade normal, vou falar sobre a ansiedade fora dos limites, que nos faz agir precipitadamente, sofrer antecipadamente, ficar inquieto, que traz doenças, problemas, fraqueza espiritual, etc.

Temos que aprender a lutar contra a ansiedade excessiva, pois, ela atrapalha a nossa vida espiritual, a busca de bênçãos e traz doenças, vejamos alguns sintomas:

Os sintomas básicos são: irritabilidade, intolerância, insatisfação, insônia, às vezes sintomas psicossomáticos, como dor de cabeça, gastrite, tontura, nó na garganta, depressão, hipertensão, queda de cabelo, dor muscular, etc.

A ansiedade pode trazer tantos problemas como também levar à loucura.

Tem muita gente que passa a vida tentando entender o que Deus vai fazer, ou tentando entender o silêncio de Deus, não façam isso! Deus sabe o que faz, Ele tem bênçãos pra você, basta você esperar n’Ele, descansar. Para Deus não há limites.

A ansiedade nos leva a erros que algumas vezes traz conseqüências terríveis, e às vezes até irreparáveis, às vezes nos faz agir como loucos não seja levado por ela, deixa Deus cuidar do seu coração, entrega tudo e Ele.

Uma das coisas que nos leva a ficar ansiosos é a falta de fé, porque? Porque quando falta a fé, é porque não estamos confiando, é porque estamos debilitados, precisando de Deus, se você se sente fraco, sem forças, sente que sua fé esta falhando, não se acomode, lute contra isso, não fique aí em casa, vai à igreja ouvir a palavra, ou então ouça uma mensagem na rádio, ou numa fita de vídeo, DVD, mais não se acomode, a palavra de Deus diz, que a fé vem pelo ouvir, ouvir da palavra de Deus, então não fique aí parado, busque a Deus, lute contra isso.

Outra coisa que nos leva a ansiedade, é a acomodação, porque quando você se acomoda você perde as forças, porque deixa de lutar, assim, você desanima porque se não esta lutando, como pode receber vitória? Uma coisa leva a outra, o desânimo pode levar a depressão, e a depressão enfraquece espiritualmente, e assim vai... Se a gente relaxar, a gente com certeza desanima, deixa de lutar e conseqüentemente adia a benção. Então quando sentir que esta se acomodando, lute contra isso também.
Por isso nós temos que cuidar das nossas emoções, podemos controla-las, mais nunca poderemos domina-las completamente. E a ansiedade pode ser controlada, ainda que você seja uma pessoa muito ansiosa, você deve controlar primeiro seus pensamentos, como diz na palavra de Deus, em Filipenses 4v8.

Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.

É tão difícil controlar a nossa mente, mais se não o fizemos, os problemas tomarão conta, a ansiedade também, por isso temos que começar a controlar, temos que pensar no que Deus tem feito em nossas vidas, e que Ele pode fazer muito mais do que pedimos, temos que confiar, ainda que pareça loucura, pois, a sabedoria de Deus é infalível, ninguém sabe melhor que Ele. Não podemos nos desesperar e ser levado pelas circunstancias, e pela dúvida, a ansiedade nos leva a duvidar também, porque quando ficamos ansiosos queremos que as coisas aconteçam logo na nossa hora e não no momento de Deus. Logo, se não controlarmos nossos pensamentos a duvida também virá, para impedir de recebermos nossas bênçãos.

Diz em Tiago 1v6:
“... porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento e lançada de uma para outra parte”.
A onda do mar é levada pelo vento para onde o vento soprar, o vento controla as ondas do mar, assim é nossa mente se deixarmos a duvida prevalecer, a duvida vai nos levar como o vento até este vento soprar a nossa fé, controlar a nossa mente e nos fazer desanimar, pra desistir, pra deixar de lutar, pra não perseverar, pra se acomodar, pra não conquistar, e pra não receber.

Então devemos entregar tudo nas mãos de Deus e confiar, e descansar. Não há o que temer, pois, na frente esta Deus. É chegado o momento de você receber tudo aquilo que Deus tem para você, e esse momento chegará quando você deixar Deus agir, e não ficar questionando a vontade do Pai. Quando Deus promete, Ele sempre cumpre, não fique desanimado, achando que Deus te esqueceu, Ele esta contigo e é fiel, tenha certeza disso. Lá em salmos 37v5 nos diz assim:

Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e Ele tudo fará.

O nosso Deus quer fazer uma obra na sua vida, Ele tem um plano pra você, e quer te ver bem-aventurado, não temas, o Senhor suprirá todas as tuas necessidades, por isso não seja levado pela ansiedade. O Senhor não quer te ver assim, muito antes de você nascer Deus já tinha um plano pra sua vida, e tem mais, Ele que vê muito mais além do que nós, já pode ver sua promessa cumprida, já vê seu lar restaurado, já vê sua benção chegar, já vê você com emprego garantido, já vê você formado na faculdade, casado, e muito mais... Acredite, Deus esta com você.

Então exalte ao Senhor, você vai ver sua benção chegar.
A ansiedade pode existir também porque você vê os outros sendo abençoados, enquanto a sua benção ainda não chegou, mais eu vou dizer pra você, não fique aí olhando para os lados, olhe para cima, é para Deus que você deve olhar, e Nele esperar. Se a benção chegou para os outros é porque eles lutaram, perseveraram, e descansaram no Senhor, não diga que você ficou para trás, não é verdade, todos nós passamos por situações difíceis, e não há como medir a provação que esta passando com a provação dos outros. Só Deus sabe o que se passa nos nossos corações, e o limite, até que ponto podemos ser provados. Se a benção chegou para o seu irmão amém, louvado seja Deus por isso, a sua também vai chegar, no momento de Deus, no seu tempo certo, e quando acontecer ninguém poderá impedir. Por isso então digo a vocês, leitores, guardem o coração, da ansiedade, tirem esse fardo das costas de vocês, o Senhor tem bênçãos pra vocês. Nem podem imaginar o que Deus vai fazer, é só confiar, e esperar. Não fique se perguntando, o que será da sua vida, o que será do amanhã. O que será deste ano de 2006. O amanhã a Deus pertence, somente, só Ele sabe e mais ninguém. Não fique se atormentando, preocupado com o futuro, esqueça o passado também e preocupe-se apenas com o presente. Procure se edificar, com a palavra de Deus.

Diz em Mateus 6v25-26; e Mateus 6v 28-29;

25 Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário?
26 Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não valeis vós muito mais do que elas?

28 E pelo que haveis de vestir, por que andais ansiosos? Olhai para os lírios do campo, como crescem; não trabalham nem fiam;
29 contudo vos digo que nem mesmo Salomão em toda a sua glória se vestiu como um deles.
Nosso Deus esta conosco, não devemos desencorajar, não somos vencedores n’Ele, somos MUITO MAIS QUE VENCEDORES EM CRISTO.

Não se esqueça de que a ansiedade excessiva é destrutiva, ela causa problemas físicos, emocionais e espirituais, não seja levado por este mau, confie mais em Deus, Ele esta trabalhando por você. Se você esta no meio de uma batalha, Deus esta na frente lutando por você e ninguém pode contra Ele. Não se dê por vencido jamais, se dê por vencedor, pois somos mais que vitoriosos, somos filhos de Deus.

Espere o melhor de Deus, pois, o melhor de Deus é infalível!
E QUE TODA HONRA E TODA GLÓRIA SEJA DADA AO SENHOR.