Uma vida bem sucedida
( 4632 visitas )

Publicado em: 11/2/2006
Por: Wanderley da Silva
Igreja Presbiteriana Renovada - São José/SC
pastorwanderley@bol.com.br

Texto: Jó 11:13-20

Introdução:

Quem não quer ser bem sucedido? É claro que todos desejam prosperar e alcançar uma vida vitoriosa. Só que isso não se consegue automaticamente. É preciso empenhar-se e buscar. A Bíblia diz que “se quiserdes e me ouvirdes comereis o melhor desta terra”.

Transição:

O texto básico mostra-nos algumas condições impostas pelo Senhor para que possamos colher os resultados. Mostra-nos também aos que não se empenham em cumprir as condições o que lhes sucederá.

I – Condições – V. 13 E 14

1. Se dispuseres o coração (voluntariedade, disposição, liberalidade, consagração); “Disse Josué ao povo: Santificai-vos, porque amanhã o SENHOR fará maravilhas no meio de vós” (Josué 3:5 RA)

2. Estenderes as mãos para Deus; (submissão, dependência); “Ó SENHOR Deus, lavo as mãos para mostrar que estou inocente. Ando em volta do teu altar junto com os que te adoram” (Salmos 26:6 NTLH)

3. Se lançares para longe a iniqüidade da tua mão (santidade, pureza, fidelidade); “Vocês, que amam a Deus, o SENHOR, odeiem o mal; ele protege a vida dos que lhe são fiéis e os livra do poder dos maus” (Salmos 97:10 NTLH); “Lavem-se e purifiquem-se! Não quero mais ver as suas maldades! Parem de fazer o que é mau” (Isaías 1:16 NTLH).

4. Não permitires habitar na tua tenda a injustiça (autoridade sacerdotal); “Se você voltar para o Todo-Poderoso e se humilhar, se você acabar com a maldade que há na sua casa, se o ouro mais precioso não tiver valor para você e for como o pó ou as pedrinhas do ribeirão, então o Todo-Poderoso será o seu ouro puro, será a sua prata mais preciosa. Ele será a sua alegria, e você poderá olhar para ele com confiança. Ele ouvirá as suas orações, e você lhe dará o que prometer. Tudo o que você fizer dará certo, e a luz brilhará no seu caminho. Deus rebaixa os orgulhosos, mas salva os humildes. Ele o salvará se você for inocente, se for correto em tudo o que fizer” (Jó 22:23-30 NTLH).

II – Resultados, V. 15 A 19

1. Levantarás o rosto sem mácula, (honra, perfeição); “Mas eu não me sinto envergonhado, pois o SENHOR Deus me ajuda. Por isso, eu fico firme como uma rocha e sei que não serei humilhado” (Isaías 50:7 NTLH);

2. Estarás seguro (segurança, confiança, proteção); “Portanto, sejamos corajosos e afirmemos: O Senhor é quem me ajuda, e eu não tenho medo. Que mal pode alguém me fazer?” (Hebreus 13:6 NTLH);

3. Não temerás. (segurança interior); “Ele não tem medo de receber más notícias; a sua fé é forte, pois ele confia no SENHOR” (Salmos 112:7 NTLH);

4. Esquecerás dos teus sofrimentos e deles só terás lembrança como de águas que passaram. (vida de vitória e gozo); “Não tenha medo, pois você não ficará envergonhada; não se assuste, pois você não será humilhada. Você esquecerá como foi humilhada quando era jovem, não lembrará mais da desgraça da sua viuvez” (Isaías 54:4 NTLH);

5. A tua vida será mais clara que o meio-dia; ainda que lhe haja trevas, serão como a manhã. (transparência); “Então a luz da minha salvação brilhará como o sol, e logo vocês todos ficarão curados. O seu Salvador os guiará, e a presença do SENHOR Deus os protegerá por todos os lados” (Isaías 58:8 NTLH)

6. Sentir-te-ás seguro, porque haverá esperança; (confiança no amanhã); “Tudo o que você fizer dará certo, e a luz brilhará no seu caminho” (Jó 22:28 NTLH);

7. Olharás em derredor e dormirás tranqüilo. Deitar-te-ás, e ninguém te espantará; (proteção); “Você não terá medo dos perigos da noite nem de assaltos durante o dia” (Salmos 91:5 NTLH);

8. Muitos procurarão obter o teu favor. (serás bem aventurado, terra deleitosa); “Também virão os filhos dos reis que a exploraram e maltrataram e se ajoelharão em frente de você; todos os que a desprezaram virão até você e encostarão o rosto no chão. Você será chamada de ‘Cidade do SENHOR’, a Sião do Santo Deus de Israel” (Isaías 60:14 NTLH)

III – Consequências aos ímpios– V. 20

1. Mas os olhos dos perversos desfalecerão. “Ficamos olhando até cansar, esperando o socorro que nunca chegou. Confiamos no auxílio de uma nação que não podia ajudar” (Lamentações 4:17 NTLH).

2. O seu refúgio perecerá; “Assim acontece com os que esquecem de Deus; assim dá em nada a esperança dos maus. A segurança deles é um fio de linha; a sua confiança é como uma teia de aranha” (Jó 8:13-14 NTLH).

3. Sua esperança será o render do espírito. “O perverso será arrancado da sua tenda, onde está confiado, e será levado ao rei dos terrores” (Jó 18:14 RA).

Conclusão:

Queres tomar posse de uma vida bem sucedida? Pague o preço observando as condições. “Obedeçam ao SENHOR Deus, e Ele lhes dará todas estas bênçãos” (Deuteronômio 28:2 NTLH).