Milagre no casamento
( 4384 visitas )

Publicado em: 1/8/2006
Por: Pastor Ricardo Eleutério dos Anjos
Igreja do Evangelho Quadrangular - Penápolis - SP
pastor.ricardoieq@hotmail.com

João 2:1-12

No texto de João 2:1-12, encontramos uma situação difícil numa festa de casamento. A salvação daquela festa foi a presença poderosa de Jesus Cristo.

1) Havia acabado o vinho

vs. 3 – ‘’E faltando vinho, a mãe de Jesus disse: Não têm vinho.’’

vinho significa alegria, novidade... é o que tem faltado em muitos casais. Já não há mais carinho, amor, amizade nem confiança. Acabou o vinho e só restou água. Água é inodora: ‘’sem gosto’’ ; insípida: ‘’sem cheiro’’ ; e incolor : ‘’sem cor’’. Talvez esta seja a história de seu lar.

2) Mas Jesus foi convidado para aquele casamento.

Vs. 2 – ‘’E foi também convidado Jesus e os seus discípulos para as bodas.’’

Quem você tem convidado para ajudar a resolver os problemas do seu casamento?

- o cunhado?; O vizinho?; A sogra?; Os amigos?... Convide Jesus Cristo! Se Jesus estiver presente, milagres hão de acontecer!

3) Que fez Jesus para salvar aquele casamento?

vs. 6 e 7 - ‘’Estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam dois ou três almudes. Disse-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima.’’

Talha de pedra era um artefato antigo, um cântaro onde os judeus, antigamente, enchiam de água para serem usadas na purificação (lavar as mãos) de quem chegava da rua para entrar em casa. Jesus deu utilidade às coisas que estavam em desuso. Existem atitudes boas que estão em desuso nos dias de hoje. Para que haja um milagre no casamento, Jesus nos ensina a usar estas atitudes ‘’ fora de moda’’ para muitos.

Exemplos:

a) Quanto tempo faz que você não diz: ‘’ TE AMO’’ para sua esposa ou marido?
b) Quanto tempo vocês não vão à sorveteria ou passear na praça?
c) E as flores?
d) Quantos casais que nem pegam mais um nas mãos do outro para passear, para atravessar uma rua e etc.
e) E os beijinhos na hora de partida ou chegada do trabalho?
f) Quanto tempo faz que não oram juntos?
g) Quanto tempo faz que não brincam com os filhos?
Para muitos casais estas coisas estão em desuso. A lição de Cristo para nós é: considerar atitudes simples que podem salvar um casamento em crise.

4)O milagre da multiplicação

Vs.9 – ‘’E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho, chamou ao noivo.’’

Vamos recordar?

A água é: inodora, insípida e incolor. Jesus trouxe CHEIRO, GOSTO E COR para aquele casamento e fará o mesmo em sua vida, creia nisso!

5)Jesus deixou o melhor para o final

Vs. 10 – ‘’Todo homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho.’’

Jesus tem poder para fazer seus dias atuais serem melhores do que seus primeiros dias de casamento. Convide Jesus para o seu casamento, Use as talhas de pedra, ou seja, tenha atitudes boas que ficaram, para muitos, fora de moda.

Vs. 11 – ‘’Jesus principiou assim os seus sinais em Caná da Galiléia, e manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram nele.’’

Jesus realizou seu primeiro milagre em um casamento, isso prova o quanto Deus se importa com a nossa família. Família feliz é sinônimo de uma sociedade feliz, uma igreja feliz, uma empresa feliz e uma vida feliz!

Jesus quer abençoar sua família!