Online: 187
 
 
Pescadores de aquário
( 4498 visitas )

Publicado em: 29/12/2004
Por: Enoque Rodrigues Nogueira
Assembléia de Deus na Penha, Av. Montevideu, 1191. - Rio de Janeiro
ev,enoque@click21.com.br
 



Existem muitas frases no âmbito evangélico que só podem ser compreendidas mediante explicação ou pela convivência. A presença de expressões particulares é muito comum em outras áreas sociais e profissionais. O mecânico que coloca em seu relatório que a rosca está esplanada não está dizendo que foi usado esplanador; ela foi danificada ao sofrer aperto. Creio que, devido a presença de palavras e frases específicas no meio evangélico, será necessário a impressão de um dicionário de termos evangélicos; uma tarefa para os mestres no assunto. Enquanto o dicionário não vem, eu, mecânico, vou falar de uma frase que conheço desde a minha infância: ?Pescador de aquário?.

Pescador de aquário, como se pronunciam, é uma frase muito usada no seio de algumas igrejas evangélicas. Particularmente tenho ouvido, por exemplo, quando a igreja recebe um crente por carta de mudança ou por aclamação de uma co-irmã. Não se ouve a mesma manifestação quando o recém-chegado vem de uma igreja católica ou de outra denominação não alinhada com a nossa doutrina.

No dia cinco de setembro de 2004, o pastor de uma igreja Assembléia de Deus anunciou o batismo de quase cem novos crentes e leu vinte e três nomes de irmãos vindos de outras igrejas evangélicas. No momento em que se anunciava, ouviu-se a frase: ?pescando em aquário?, um presbítero que estava no púlpito falou: ?Os aquários estão sem alimento, então os peixes estão vindo para cá?.


Pescadores de homens

Pedro e André eram pescadores de peixes ?E Jesus, andando junto ao mar da Galiléia, viu dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores? Mt 4.18. Quando foram chamados por Jesus para se tornarem pregadores do Evangelho foi-lhes dado o título de ?Pescadores de Homens?, ?E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens? Mt 4.19. Podemos dizer que Pescar é ganhar almas para o reino de Deus. Ganhar almas é tirar alguém que está destinado ao inferno e conduzi-lo ao caminho que leva ao céu.

Quando Jesus comparou o pregador como pescador, estava comparando as almas como peixes na água. Qualquer livro que fala sobra pesca vendido em banca de jornal ensina a arte de pescar e deixa claro que existem formas distintas de pescaria para cada tipo de peixe, ?Poderás pescar com anzol o leviatã ou ligarás a sua língua com a corda?? Jó 41.1; da mesma forma o pregador deve usar métodos específico para cada tipo de pessoa.


Aquário

Há pescadores que usam enormes aquários onde são colocados os peixes que pegou com rede e os mantém vivos para vendê-los depois a preços melhores e sem precisar usar congelador. Há aquários que são mantidos submersos no próprio local da pesca e outros que são levados para aos postos de vendas. Também existem aquários de peixes ornamentais que são usados em shoppings hotéis e residências.

Os crentes convertidos não podem ser comparados com os peixes de aquários. Logo que aceita a Jesus como único e capaz salvador, o crente deixa de ser peixe e passa por uma grande transformação feita pelo Espírito Santo e tornam-se ovelhas do Sumo Pastor e ovelha do pastor da igreja local.


Aquários sem alimentos

O ministro que perdeu alguns membros da sua igreja e acha que o pastor que os recebeu é pescador de aquário deve ficar tranqüilo; as almas que saem para uma outra igreja não estão indo para a perdição; está havendo algum motivo de força ou então algumas destas situações podem estar acontecendo:

As pessoas que saíram nunca foram convertidas de fato; neste caso, o seu trabalho foi ineficiente;

A sua igreja é composta de indecisos que não se posicionaram a respeito do local onde quer ficar;

Os que saíram estavam famintos e não resistiram ao alimento dado em outro aquário.

Muitas pessoas saem de uma para uma outra igreja devido algum acidente de percurso na caminhada ou falta de atenção de seu líder. Os pastores que recebem pessoas crentes de outras Igrejas estão sendo misericordiosos, porque estão aceitando-os no seu rol de membros mesmo sabendo que terá muito trabalho para uma reeducação alimentar (pela palavra) e preparação delas.



Juízo temerário

Meu amado, não faça juízo temerário a respeito de seus colegas, nem todos têm prazer em receber crentes de outras igrejas.

Estive há poucos dias, logo após um culto de santa ceia, de frente com o pastor presidente de uma Assembléia de Deus no Rio de Janeiro com mais de sete mil membros e vem recebendo uma quantidade enorme de pessoas por cartas e por aclamação. Ao comentar com ele sobre o vazio culto dominical noturno de uma linda igreja co-irmã, vi a expressão de dor e tristeza no seu rosto quando confessou: ?Vocês pensam que eu fico feliz em ver pessoas saindo de igrejas dirigidas por colegas meus? Eu fico muito triste, eu gostaria de ver a Casa de Deus cheia e não vazia?.


Crescimento vertical e horizontal

A missão da igreja é ganhar almas para o reino de Deus e assim contribuir para que haja crescimento vertical - aumento da quantidade de salvos por Jesus.

Crescimento horizontal é o aumento relativo do número de membros de uma igreja local, pela entrada de pessoas recebidas por cartas de mudança ou aclamação, mesmo sendo por motivos normais como, mudança de endereço, concordância do pastor, chamada de Deus, etc. Este crescimento não contribui diretamente para a expansão do reino de Deus porque aumenta o número em uma igreja em diminui em uma outra, não alterando a soma total.


Pescador e pastor

Com uma análise bem simples podemos tentar desvendar este ?mistério? que envolve membros de igrejas, provocando essa corrida de uma para outra.

A Igreja local precisa ter pescador e pastor. O pescador é aquele que evangeliza com diversos tipos de recursos, ganha almas para Jesus e as leva para a Igreja. O pastor tem um ministério todo diferente, ele lida com ovelhas e deve ter uma chamada específica para este trabalho, porque as ovelhas são sensíveis e necessitam de carinho, amor, alimento adequado, cajado, vara, voz, comando e ação.

Há uma grande carência de pastores na obra de seara. Pastorear não é uma profissão, é vocação, é ato de entregar-se. Dá muito trabalho e os resultados não podem ser mensurados de forma material.

As igrejas contam com grandes pregadores e evangelistas, chamados e qualificados por Deus, que têm feito uma obra extraordinária de evangelização e levado um grande número de pessoas convertidas para dentro das igrejas. Estas pessoas, envolvidas pelo primeiro amor, precisam de tratamento e alimento adequado. Ao depararem com a falta de pastores com vocação para o exercício da função acabam famintos e como ovelhas que necessitam de pastor procuram alimento junto a outros rebanhos.


O MOMENTO SE PREOCUPAR

Enquanto existirem pescadores de aquários, não há com que se preocupar, eles, de uma certa forma, estão lhe dando uma mãozinha, a fuga é de peixe, e peixe não é ovelha.
A preocupação deve existir quando estiverem saindo da igreja ovelhas que, famintas, pulam a cerca para se alimentar em campos férteis, cuidados por pastores zelosos que estudaram na agropecuária de Deus, através de aulas particulares com o próprio Deus e tendo uma biblioteca de sessenta e seis livros.

Deus não tem prazer em ver este corre-corre de pessoas entre as igrejas. Ele tem proposta melhor do que isto e está bem definida na Sua Palavra. O Senhor quer ver a Sua obra conhecida por todos os moradores da terra. E para que isto aconteça, a igreja precisa estar fortalecida e embasada em Sua Palavra. A Igreja que ora, dá prioridade a pregação da Palavra e tem propósitos preestabelecidos, não estão vendo os seus membros saírem sem motivo justo; pelo contrário, estão recebendo os desviados, excluídos e desertores de outras igrejas; estão pregando e ganhando muitas almas para o reino de Deus e fazendo conhecido o nome do Senhor Jesus em várias partes do mundo.

Você se sentiu tocado ao ler esta mensagem ?
Então CLIQUE AQUI !

 

Comente aqui e ajude a divulgar esta mensagem para seus amigos no facebook ...

   

 

 

 

  .::: Sinais dos Tempos :::.
  .:: Boletins ::.
Receba boletins atualizados
do Portal Webservos:


  .:: Enquete ::.

 

•    Quem Somos    •     Fale conosco!     •

Página aberta em: 0,000 segundos

Usuários de Hoje: 18025



Melhor visualisado no Internet Explorer com resolução de 800x600

:: WebServo :: Portal Gospel de Evangelismo Virtual
Desenvolvimento e Coordenação de:
Enéas T. de Oliveira
--=(-wëbsèrvö-)=--