Online: 308
 
 
Servir - Tarefa Nobre
( 5578 visitas )

Publicado em: 21/12/2001
Por: PASTOR ADILSON BORCK
AD - Ipiranga - SP
a.borck@uol.com.br
 



"AGORA, FILHOS MEUS, NÃO SEJAIS NEGLIGENTES: POIS O SENHOR VOS TEM ESCOLHIDO PARA ESTARDES DIANTE DELE PARA O SERVIRDES, E PARA SERDES SEUS MINISTROS E QUEIMADORES DE INCENSO."
II CRO.29:11.


INTRODUÇÃO
Servir, e seus vocábulos derivados, aparecem em toda a Bíblia, o dicionário define como: prestação de serviço na qualidade de criado, viver ou trabalhar como servo. Servo: que não é livre, sua vontade está condicionada a sua posição de escravo.
Servir é um verbo utilizado pelo Espírito Santo, na Palavra Escrita, para identificar nossa posição espiritual diante de Deus, e é o titulo preferido e único de Deus, ao dirigir-se a seus filhos.
Servir: Tarefa nobre – gratificante – sublime.

SERVIR NO PANORAMA BÍBLICO

Em Gênesis 15:14, mesmo quando Abraão não tinha nenhum descendente, Deus informa que eles seriam servos no Egito, por 400 anos, no transcorrer da historia apareceram os Filisteus, Assírios, Babilônios e Romanos, e voltam a ter experiências temporárias amargas neste contexto.
No mundo do Novo Testamento, dominado pelo Império Romano, havia seis milhões de servos (doulos, escravos), e muitos desses servos aceitaram a Jesus como Salvador e pelo batismo em águas, foram admitidos como membros da igreja nascente, eram tantos nessa condição que Paulo Apostolo incluiu na formação da base doutrinaria, regras e disciplinas na formação do comportamento, para a classe, e como procederem na nova posição espiritual, refletindo o caráter de Cristo em suas ações e forma de comportamento, para um estudo mais completo utilize os textos: Tito 2:9,10; Ef. 6:5-9; Col. 3:22-25; e I Tm. 6:1,2.

Jesus em seu ministério terreno e publico, encontrou e atendeu, curando uma pessoa nessa situação, e o que mais me impressionou foi que o seu senhor é quem procurou e fez o pedido de cura, Lc.7:2,3; Mt. 8:5-8. Temos uma carta-epistola, endereçada a um tal Filemom, um senhor crente, proprietário de um sitio em Colossos, e possuía escravo a seu serviço, certamente adquiridos no mercado de escravos, tão comum naquela época, ate que um dia, um desses escravos, com o nome de Onésimo, fugiu, quando percebeu que estava em um beco sem saída, e tomando conhecimento da gravidade do ato praticado, as leis eram severas, a única alternativa que lhe veio à cabeça, foi procurar o Apostolo Paulo, na prisão em Roma, capital da Itália, conhecia Paulo das visitas pastorais que fazia a Filemom, e aceitou a Jesus como Salvador, veio com o tempo destacar-se como pregador, e Paulo Apostolo, escreveu uma carta comovente solicitando o perdão para o mesmo, e tudo leva a conclusão que Filemom deu alem do perdão a liberdade para Onésimo.

O TRATAMENTO PREFERENCIAL DE DEUS: "MEU SERVO"

Mt.12:18, “Aqui está o meu Servo”. Usando o pronome possessivo, Deus não utiliza as nossas credencias, títulos e outros, adquiridos por honra, formação ou serviços prestados, no vernáculo de Deus, gente grande é tratada como servo, quando Ele dirige-se a nós Ele usa um termo que é cabível a todos, pequenos e grandes.

Pela experiência espiritual, com o dom da profecia, quando Deus através do Espírito Santo, quer exortar, edificar ou consolar, dirige-se dizendo: Assim diz o Senhor: “Meu servo”... Servir de todo o coração, Js.22:5, fala de dedicação total, entrega completa, sem reserva, por inteiro no serviço do Mestre.

O servo ouve e cumpri com as obrigações: Jesus contou a historia ilustração de um servo que recebeu as ordens do seu Senhor para ir trabalhar no campo ou no dever de cuidar das ovelhas, e quando voltou para casa, após o sol se pôr, recebe novas ordens, para servir o jantar ao seu senhor, nem assim ele recebeu agradecimentos, porque está apenas fazendo o seu dever. Moral da historia: O servo ouve, obedece e executa as ordens do seu senhor, Lc.17:7-10.

I Sm.3:9,10, “Fala Senhor porque o teu servo ouve”. Aprendemos com a experiência na vida do Profeta Samuel, que Deus só fala com servo, no versículo 8, por três vezes Deus havia procurado. Deus alem de falar Ele também mostra aos seus servos as coisas que devem acontecer, Apc.1:1. Espelho modelo, onde reflete o exemplo de uma dedicação total, é gratificante, podemos tomar como referencia a vida do profeta e juiz de Israel, Samuel, quando criança servia ao Senhor Deus, I Sm.2:11, e na mocidade continuava servindo ao Senhor, I Sm.3:1, e na meia idade para o fim, permanecia no mesmo propósito, servia a Deus de todo o coração, nas mais diversificadas áreas do ministério, no seu geral, são poucos os que servem a Deus por inteiro.

OS APÓSTOLOS USAM A CREDENCIAL DE SERVO

Apóstolos, referencia mundial no contexto e conceito das igrejas cristãs, no campo das relações pessoas, se apresentavam com a identidade de servo, na verdade no contexto profano, um termo degradante, humilhante no campo social, no entender de Deus, ilustre, digno de honra, é difícil quando o ser humano, não tem a mente de Cristo, para compreender os valores eternos. O dicionário da Divindade e seus respectivos sinônimos tem um conceito bem diferente do nosso, para certas palavras. Referencias para conferir: Fil.1:1; Tito 1:1; Tg.1:1; II Pd.1:1.

Escolhidos, selecionados para servir, II Cro.29:11, servir a Deus é o objetivo da chamada, a missão de servi-lo é que determina a seleção.

AS FORMAS DE SERVIR

a)De todo o coração. 1) Buscar a Deus.
b)Servir com a consciência, Hb.9:14. 2) Servir a Deus.
c)Servir sem medo, Lc.1:74. 3) Amar a Deus.
d)Servos da justiça, Rm.8:18. 4) Obedecer a Deus.
e)Serviço completo, Apc.7:15. 5) Confiar em Deus.
f)Servir com os recursos, Lc.8:2,3. 6) Seguir a Deus.

Conclusão:
No dicionário divino, servo é uma posição especial, de valor, nobre, ilustre – que se distingue por qualidades dignas de louvor, notável e preciosa. Seja você também um SERVO.


Você se sentiu tocado ao ler esta mensagem ?
Então CLIQUE AQUI !

 

Comente aqui e ajude a divulgar esta mensagem para seus amigos no facebook ...

   

 

 

 

  .::: Sinais dos Tempos :::.
  .:: Boletins ::.
Receba boletins atualizados
do Portal Webservos:


  .:: Enquete ::.

 

•    Quem Somos    •     Fale conosco!     •

Página aberta em: 0,000 segundos

Usuários de Hoje: 4126



Melhor visualisado no Internet Explorer com resolução de 800x600

:: WebServo :: Portal Gospel de Evangelismo Virtual
Desenvolvimento e Coordenação de:
Enéas T. de Oliveira
--=(-wëbsèrvö-)=--