Coloque o WebServos como sua página inicial!
Online: 205
  .:: Canais ::.
 ::: Início :::
 Sinais dos Tempos
 Reflexões
 Evangelísticas
 Estudos Bíblicos
 Espaço Jovem
 Música & Louvor
 Artigos de Louvor
 WebServos Sites
 Igrejas OnLine
 Folhetos Virtuais
 Cartões Postais
 Pedido de Oração
 Intercessores
 Testemunhos
 Recomendação
 Quem Somos



 
 
O Segredo de Calebe
( 27667 visitas )

Publicado em: 9/12/2005
Por: Jefferson Millen Cruz
Add Penha - Rio de Janeiro / RJ
jmillencruz@bol.com.br
 

Qualidades de Calebe
Pr. Silas Malafaia – Culto da Vitória – 08/12/05

Essa palavra ministrada pelo Pr. Silas, vem nos mostrar algumas qualidades a respeito da vida de Calebe. Calebe, foi um dos 12 espias enviados por Moisés, para averiguar sobre a terra prometida. Nessa época, Calebe já era de 40 anos de idade, e foi quando houve essa promessa, que ele receberia uma parte da terra prometida. Por que Calebe, junto com Josué, foram os dois únicos que creram, que aquela terra seria deles, mesmo havendo gigantes e cidades fortificadas entre eles a promessa ( A terra prometida).

O Texto base foi Josué 14 do Versículo 6 á 14.
Vamos juntos, analisar algumas qualidades de vida de Calebe:
Qualidades:

1º Calebe guardou a Palavra do Senhor: Calebe, ouviu a Palavra do Senhor, com relação á promessa e a guardou em um lugar muito seguro, dentro do mais íntimo de seu coração, como quem guarda uma jóia preciosa em um cofre, foi assim que ele fez. Para quem guarda as palavras do Senhor em seu coração, para estes, muitas e ricas bênçãos estão separadas. Mas existem pessoas na igreja, que mal saem do culto e ao serem perguntadas sobre o que foi pregado, não sabem dizer, ou já se esqueceram. Sabe o por que disso? Porque foram ao culto preocupados com outras coisas, menos em adorar ao Senhor, menos em ouvir a palavra de Deus, e aí quando saem passam vergonha.
Tem 7 características da palavra de Deus:
- A Palavra de Deus é VERDADE
-A Palavra de Deus SANTIFICA
- A Palavra de Deus PROTEGE DO PECADO
- A Palavra de Deus PRODUZ FÉ
- A Palavra de Deus PRODUZ VIDA ETERNA
- A Palavra de Deus PROSPERA
- A Palavra de Deus É CORTANTE, PENETRANTE.

2º Calebe tinha discernimento espiritual: A pessoa que possui discernimento espiritual, não segue a qualquer pastor, não segue a qualquer vento de doutrina, não segue a pastor charlatão, que só quer extorquir dinheiro e tirar proveito das ovelhas pregando o que elas querem ouvir. A pessoa que tem esse discernimento, segue os homens de Deus, não participa de rebeliões, como quiseram fazer para destituir Moisés da posição em que ele se encontrava, não dava ouvidos a qualquer voz que vinha. Seja você sábio e saiba discernir aquilo que é joio do que é trigo e você com certeza vai ouvir a voz de Deus, falando ao seu coração. Não se deixe levar por aquilo que qualquer um fala, medite na palavra e veja se realmente é a voz do Senhor.

3º Calebe tinha Personalidade: Calebe, falava o que ele sentia, mesmo que a maioria estivesse contra ele, como aconteceu, quando foram relatar à Moisés, sobre a espionagem na terra prometida. Mesmo com os outros 10 espias falando que era impossível conquistar aquela terra, falando, que era impossível lutar contra os gigantes, falando que era impossível que Deus desse a terra.
Calebe e Josué, tiveram personalidade e mantiveram a sua palavra. Quem tem personalidade, tem AUTONOMIA em suas decisões. Não é uma pessoa indecisa, não é um camaleão, que vai junto da opinião das outras pessoas.

4º Calebe considerou as pessoas: Calebe, era uma pessoa que tinha mesmo Deus no coração, pois mesmo, o povo dele, mesmo os irmãos dele, discordando dele, na questão do relatório á Moisés, ele de forma alguma, falou mal, murmurou, ou amaldiçoou á eles, muito pelo contrário. Moisés continuou considerando-os como irmãos e povo do seu sangue. Tem muito crente por aí, que quando se converte, não consegue ganhar seus parentes para Jesus, por que passa a vê-los como inimigos. Ainda falam assim: “Não me misturo com eles, pois são um bando de gente incrédula e falsos”. Pelo amor de Deus meus irmãos, considere os seus, pois Cristo terá muito prazer em você, se assim você o fizer.

5º Calebe aprendeu a Depender de DEUS: Meu irmão, minha irmã, se você está vivo, louve o Seu nome, pois só o fato de você estar vivo, já te mostra que você depende de Deus, isso não é sua escolha, é vontade permissiva de Deus. Dependa completamente do Senhor, como o salmista fala no Salmo 104. TUDO que acontece, é por que DEUS assim permite, não cai um fio de cabelo da sua cabeça, sem que DEUS não saiba. Passe então a depender em tudo, em tudo mesmo, até nos por menores da sua vida e você vai ver que Deus se importa com você, até nos mínimos detalhes.

6º Calebe Confiava nas promessas de Deus: Mais uma coisa, aprendemos com Calebe, CONFIAR nas PROMESSAS de DEUS, para nossas vidas, mesmo passando 45 anos após a promessa feita, Calebe, não perdeu em nenhum a confiança em Deus. Se você hoje, quer que uma promessa em sua vida se cumpra, confie no Senhor, e em momento algum deixe de crer que o nosso DEUS é FIEL. Meu irmão e irmã, o que DEUS prometeu, ele vai cumprir. Não duvide de Deus, é pior e te afasta cada vez mais da sua Benção, da sua promessa. Tem muita gente na igreja que fala assim: “ É Deus tem uma promessa para mim, mas não sei não, ta demorando muito Pastor, será que vou receber”. Viu quanta dúvida essa pessoa colocou na promessa que recebeu do Senhor.

7º Calebe era um homem CHEIO de Esperança:
(Esperança = A confiante perseverança no futuro.)
Aprendemos com calebe, a sermos cheio de esperança. Temos que passar a agir assim: Não sei quando, não sei em que mês, não sei em que ano, não sei em quais circunstâncias, mas vai acontecer em NOME DE JESUS! A esperança é uma força motivadora da vida. Calebe nunca, perdeu a esperança que Deus iria cumprir as promessas para ele feito.

8º Calebe aprendeu a reivindicar na hora certa: Aprenda a reivindicar as suas promessas na hora certa, no momento certo, peça a Deus, que a promessa seja dada a você no tempo de Deus. Não seja, como o filho pródigo, que reivindicou a sua herança no momento errado, na hora errada, e como castigo disso tudo, quase terminou sua vida comendo o resto da comida dos porcos, saiba reivindicar sua benção no momento certo, para que sua benção, não se torne maldição.

9º Calebe não teve medo das ADVERSIDADES: Calebe não teve medo dos gigantes, das adversidades, dos problemas, do tempo, dos pessimismos, das angústias. Ele com confiança no Senhor, enfrentou a todos esse obstáculos, e superou todos eles. Calebe era muito corajoso. (CORAGEM = DOMÍNIO do medo / RESISTÊNCIA do medo / NÃO AUSÊNCIA do medo) Calebe sentia medo, mas com a ajuda do Senhor, ele resistia e dominava o medo. Ele teve medo dos gigantes, mas os enfrentou. Ele teve medo das cidades fortificadas, mas foi assim mesmo foi enfrentá-las.

Resultado das Qualidades
Bom, já vimos essas qualidades que Calebe tinha, e por ele possuir essas qualidades, ele obteve resultados, vamos ver então esses resultados.

1º Calebe, era um HOMEM RENOVADO.
Mesmo ele sendo um homem de 85 anos, ele ainda guardava dentro de si, a promessa que lhe foi feita, a certeza de que ele ia conquistar a terra que lhe tinha sido prometida. Deus o havia renovado, pois um homem de 85 anos, não é mais um garoto, que pode ir lutar para conquistar terras. Um homem de 85 anos, não é mais um garoto, que vai se deparar diante de gigantes e vencer a todos eles. Por Calebe ter tido essas qualidades, ele foi renovado pelo Senhor. Meu irmão acorda, tem crente na igreja com 40/ 50/ 60 anos, que só murmura, que só reclama, que vive falando que já está velho, que não tem mais vigor. Levanta essa sua cara de pau e vai fazer algo de útil para o Senhor. Com relação aos Jovens eu nem preciso falar nada. Vai fazer a obra do Senhor, até o dia em que Deus o chamar para Sua Glória. Em nome de Jesus, renove-se. Não perca o pique.

2º Calebe era um HOMEM ATUALIZADO.
Como diz no versículo 11. A força é a mesma, não ficou ultrapassado, era produtivo aos 85 anos de idade. Calebe estava pronto para a demanda do momento, esteja você pronto para a demanda, pois Deus quer te usar com a idade que você tem, para Deus não importa se você é uma criança ou uma pessoa de idade, ele vai te usar e portanto esteja pronto. Seja produtivo.

3º AS PROMESSAS DE DEUS SE CUMPRIRAM
Tem 3 pontos a serem destacados sobre as promessas de Deus, não só para a vida de calebe, como também para nossas vidas.
- Você NÃO vai MORRER, ANTES de TODAS as PROMESSAS de DEUS se cumprirem em SUA VIDA. ALELUIA!!!!!
- Até o que Deus prometeu, tem que ser conquistado. (V. 12). Calebe lutou contra os gigantes e os venceu. Sabe por que Deus faz assim? Para que você crie escalas de VALORES em sua vida, o que você ganha no mole, você não valoriza. Mas o que você luta para conquistar, você dá muito mais valor, pois você empenhou esforço, para conquistar.
- Assim que você receber essas promessas, assim que elas se manifestarem, você viverá, tempos de PAZ, tempos de FELICIDADE, tempos de PROSPERIDADE, tempos de ALEGRIA. LOUVADO SEJA O NOME DO SENHOR!!
Sabe qual era o segredo de Calebe para que tudo isso viesse acontecer na vida dele?
Vamos ver nos seguintes versículos:
( V.8) - ... PERSEVEREI ...
( V.9) - ... PERSEVERASTES ...
( V.14) - ... PERSEVERARA...
PERSEVERANÇA = MANTER-SE FIRME             NÃO DESISTIR
     OBEDECER Á DEUS
     CRER EM DEUS
Portanto meu querido irmão e minha querida irmã, mantenha, a promessa de Deus guardada dentro de seu coração, como se estivesse guardando um bem muito precioso, nunca desista dessa promessa, não dê bolas para as circunstâncias, pois elas só vem para te fazerem desistir do caminho de Deus. Lembre-se, DEUS É DEUS, e Ele fará o impossível a seu favor, se necessário.

Amém!!!!

Você se sentiu tocado ao ler esta mensagem ?
Então CLIQUE AQUI !
   

 

 

 

  .::: Sinais dos Tempos :::.
  .:: Boletins ::.
Receba boletins atualizados
do Portal Webservos:


  .:: Enquete ::.
•    Quem Somos    •

Página aberta em: 0,000 segundos

Usuários de Hoje: 2905



Melhor visualisado no Internet Explorer com resolução de 800x600

:: WebServo :: Portal Gospel de Evangelismo Virtual
Desenvolvimento e Coordenação de:
Enéas T. de Oliveira
--=(-wëbsèrvö-)=--