Online: 253
 
 
Teológia da Prosperidade
( 4137 visitas )

Publicado em: 11/12/2005
Por: Pastor Antônio José
Igreja Evangélica Ministério da Reconciliação - Pernambuco
pastor_antoniojose@yahoo.com.br
 



INTRODUÇÃO: Esse estudo visa antes de mais nada, abrir os olhos do povo de Deus, para uma doutrina muita estranha chamada de teologia da prosperidade. Essa doutrina é perigosa porque ensina ao povo de Deus a viver dando crédito a uma fé, que nada tem haver com a fé evangélica, afirma essa doutrina que o crente não é para adoecer, que todo crente deve ser rico, ter um bom salário, que doença não é para atingir corpo de crente, que o crente pode chamar à existência as coisas que ele desejar. A doutrina da teologia da prosperidade precisa a todo custo ser combatida pois ela disvirtua a verdadeira fé em Jesus.

Vejamos o que escreve o profeta Oséias 4:6 O meu povo está sendo destruído porque lhe falta o conhecimento". O povo sem conhecimento de Deus, fácilmente é enganado, cai em qualquer armadilha do diabo, é levado fácilmente por todo vento de doutrina, dá crédito as mentiras ensinadas pela teologia da prosperidade. Outros exemplos ( Oséias 6:3,4 ) ( 2 Pedro 1:3,6 ) ( João 8:32 )

2 Pedro 3:18
Qual seria o significado que mais se encaixa com a confissão positiva? A resposta seria “ trazer à existência o que declaramos com a nossa boca”, “uma vez que a fé é uma confissão”. Os defensores da confissão positiva estão distorcendo o verdadeiro sentido da fé, e para isso eles se utilizam de passagens bíblicas para enganar o povo de Deus. Amados a fé para ter, está tomando o lugar da fé para viver, quando isso aconte nunca mais o cristão passa a ser o mesmo. A confissão positiva coloca a emoção como fonte da fé, ele idolatra a fé por gerar ansiedade pelo ter. Agora a tortura maior não é a falta de fé, mais a falta de não ter a fé que segundo alguns homens consegue tudo. A confissão positiva obriga Deus a fazer a nossa vontade, porque o que tem sido ensinado ao povo, é que eles possuem uma fé, que pode influenciar Deus , ou seja, quem tem essa fé pode mover a mão de Deus, para onde queira. Isto é simplesmente diabólico.

Você já começa a se aperceber como a confissão positiva distorce o sentido da fé, e ela também gera dois equívocos nocivos ao povo de Deus, que são;

1 - Superstição:
A pessoa passa a depositar a confiança em coisas e objetos inexistentes ou até mesmo que existem materialmente, mais que são inéficazes , ou seja nada podem realizar para ajudar a pessoa, e muitos tem atribuído a esses objetos o poder de operação de milagres. E as pessoas passam à acreditar que esses objetos curam, libertam, salvam. Meu amado quantas pessoas acreditam no poder de água ungida, sabonete ungido, óleo da prosperidade, sal grosso para expulsar o demônio, fitinha abençoada, moeda abençoada, vara de arão, elas depositam a sua fé, ou seja a confiança nessas coisas, nesses objetos, que nada podem fazer por ninguém.

Segundo equívoco da fé gerado pela confissão positiva;
2 - Fanatismo:
Gera na pessoa um estado de fé, que faz a pessoa acreditar que irá receber de Deus, aquilo que ele nunca prometeu na sua palavra, como por exemplo um carro novo, curar qualquer tipo de enfermidade, uma casa com piscina, ser um empresário. Um das passagens mais usadas pelos defensores dessa doutrina está no livro de provérbios.

Provérbios 18:21 - Usa-se esse versiculo para ensinar o povo, que a poder em suas palavras para chamar à existência as coisas que ele deseja, dizem ao povo, você tem poder nas suas palavras, creia nisto, não aceite a pobreza, não aceite um salário minímo, não aceite perdas, você pode ser um empresário chame a existência isto na sua vida, determine, exija de Deus, é seu direito. Infelizmente é isto que as pessoas estão ouvindo, de muitos pregadores da confissão positiva.

Agora eu falei que a fé para ter, está tomando lugar da fé para viver, porque a fé que estão ensinando ao povo que eles possuem não tem nada haver com a fé para viver.
Veja o que diz a palavra do Senhor. ( Romanos 1:17 ) A justiça de Deus, é a forma dele justificar o pecador, dos seus pecados. Paulo diz que essa justiça foi revelada no evangelho de fé em fé. Como está escrito o justo, ou seja aquele que teve os seus pecados cancelados, viverá por fé. Mais a pergunta é, o justo viverá por fé em quê? Porque hoje em dia muitas pessoas estão vivendo por fé, em objetos, como por exemplo rosas ungidas, sal grosso para expulsar o demônio, arruda, enxofre, varinha abençoada, fitas no braço, sabonete do descarrego etc. Amados o justo viverá por fé em Jesus, naquilo que a bíblia diz, no poder de Deus. Devido à sua fé em Jesus, o justo será sustentado em meio as tribulações. Essa confiança em Deus, é que o protege e sustenta o crente , sob tribulações sérias. Mais infelizmente essa fé está sendo distorcida, está sendo direcionada não para o verdadeiro alvo que é Cristo, mais para os objetos, para coisas concretas, palpaveis.

A teologia da prosperidade, tem ensinado ao povo de Deus, que o objetivo direto da fé, é ter, quando o certo deveria viver. As pessoas estão indo a igreja e sendo ensinadas, a ver Deus como um papai noel, como aquele gênio da lampada mágica, basta fazer um pedido e ele obedece. É comum expressões do tipo, exija o seu direito, determine, tome posse da benção, da cura, da prosperidade, você tem direito a riquezas, a ser um empresário, chame a existência, é por fé, creia nisto. Prometem ao povo de Deus, aquilo que não está na bíblia, e o resultado é que quando a pessoa não consegue, obter aquilo que ela determinou de Deus, logo ela se frusta, logo que sair da igreja.

2 Corintios 5:7
Amados ter fé não é apenas acreditar que Deus existe, mais é ter a certeza que vivemos para Deus. Paulo disse nós adamos por fé, no poder de Deus, e não naquilo que nós vemos, a fé do crente não pode ser depósitada, em coisas visiveis, como pedrinhas mistícas, piramides, mais naquilo que não vemos mais que existe que é o poder de Deus.

2 Corintios 4:18 -
Você precisa viver por fé, andar por fé, em Jesus, no poder de Deus, creia no Deus dos impossíveis, ele pode chamar a existência hoje na tua vida aquilo que você está precisando, mais somente ele pode fazer isto e mais ninguém, está escrito que os impossiveis dos homens são possiveis para Deus, creia nisto por favor, ainda que você já tenha batido em tantas portas ainda que você esteja desempregada , está escrito, " E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória a de suprir em Cristo Jesus cada uma das vossas necessidades". Deus jamais irá te abandonar, agora não deposite a tua confiança em objetos, não faças correntes, não busque se agarrar as coisas materias achando que esses objetos vão te ajudar, só Jesus, tem saída para os teus problemas. Deus não está numa rosa, Deus não está numa estatua de gesso, numa piramide, o poder de Deus, não está no óleo ungido, o no sal grosso, a única palavra que possui poder é a palavra de Deus,creia na palavra, creia em tudo o que está escrito, não dúvide da verdade de Deus, lance fora, os idolos, os objetos mistícos, retire do teu braço fitinhas de santos, nada disso pode te ajudar só Jesus pode te salvar, só ele pode te ajudar, só ele é o caminho e a verdade e a vida, creia nisto por favor.

Veja o que disse o apóstolo Pedro; (2 Pedro 2:1-3)

Em nenhuma passagem da bíblia encontramos Jesus, e os seus apóstolos distribuindo rosas, lenços ungidos, moeda da sorte, sabonete abençoado, santinho, fitínhas, mesmo assim hoje tudo isto adentrou na igreja, heresias destruidoras, práticas libertinas, o povo está sendo enganado, disse Pedro, movidos por avareza, ou seja por amor ao dinheiro farão comércio de vós com palavras fictícias.

Quem pode dar cem,duzentos, trezentos, dá mil reais para Deus, e ele te abrirá uma grande porta. Você sabe o que é uma pessoa de repente adentrar numa igreja, atrás de ouvir a palavra de Deus, e de repente aparece um homem com o nome de pastor, e começa a dizer “ Vá andando para casa, mais dê tudo o que você tem para Deus, não pague a sua conta de luz, nem de água, ajude a igreja, dê para a obra de Deus. O Senhor se agrada disso, Pedro disse movidos por avareza farão comércio de vós com palavras fictícias, e muitos seguirão as suas práticas libertinas. Observe que são muitos que seguem as suas práticas libertinas, não são poucos, são muitos.

2 Corintios 2:17 - Existem pessoas que estão mercadejando a palavra de Deus, estão usando o nome de Jesus para arrancar dinheiro do povo, enganam os incautos, aqueles que por falta de conhecimento da palavra são presas muito fácil. É importante que um crente em Jesus, aprenda a manejar bem a palavra da verdade, como Paulo disse a timóteo.

1Timóteo 4:1
Essa expressão “afirma expressamente” do grego é “lego”, que significa “falar” , “dizer” e retos , que descreve a forma como o Espirito fala, a saber, expressamente, explicitamente. Ou seja aqui não existe enigmas, mistérios, parábolas, o Espirito fala e todos entendem, pois a forma dele se expressar, é explicita, é clara. E o que é que o Espirito fala explicitamente? que nos últimos tempos alguns, não são todos, apostatarão da fé. Essa expressão “alguns apostatarão da fé ”, do original grego é “APHISTEMI”, que significa levar à revolta, , desviar-se , afastar-se, retirar-se, apostatar. Agora porquê alguns irão apostatar da fé? A bíblia responde. Por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, pela hipocrisia dos que falam mentiras e que tem cauterizada a própria consciência. Esses espíritos enganadores não estão por ai voando, eles não estão nos ares, o texto fala de homens, demônios encarnados, ministros de satanás, eles estão a serviço do diabo, e não de Deus, eles possuem as vezes titulos de pastor, apóstolos, bispos, presbiteros, diaconos, ministros mais não são de Deus, são engadores, ministros de satanás, instrumentos do diabo. Paulo falou sobre isso aos Corintios;

2 Corintio 11:13-15 Observe qe satanás possui os seus próprios ministros, que se transformam em ministros de justiça, tudo isso para enganar os incautos, e espalhar a mentira. João também falou sobre isso na sua primeira epistola;

I João 4:1-3
Então não deis crédito a qualquer espírito, ou seja a qualquer pessoa, antes provai e vede se o que eles estão pregando está na palavra de Deus. Não diga amém sem antes ter convicção de aquilo que está sendo pregado é de fato uma verdade bíblica ou uma mentira de satanás.

2 João 7-11 João disse não os recebais nem em casa.

Ainda fazendo um comentário de 1 Timóteo 4:2
O versiculo “2" diz pela hipocrisia dos que falam mentiras .....
A palavra hipocrisia do grego é “UPOKRISIS”, que significa desempenhar um ato em um palco. Um “UPOKRITES”, nada mais é do que um ator de palco. É alguém que sobe no palco apenas para interpretar, é isto que está dizendo o texto. Ou seja segundo a palavra de Deus, existem homens subindo o altar não para pregar o evangelho, mais para interpretar, são “upokrites”, atores de palco. A palavra de Deus atesta isso, homens enganadores, atores de palco.

Romanos 1:16
Paulo disse eu não me envergonho do Evangelho, porque ele é o poder de Deus, para justiça de todo aquele que crê. Meu caro leitor e irmão é através do evangelho que sois salvos, o poder de Deus está no evangelho, quando alguém crê no evangelho ele é salvo. Mais hoje em dia, o evangelho está, se envergonhando das pessoas. Será que poderia-mos chamar a teologia da prosperidade de evangelho? claro e evidente que não. A grande maioria das pessoas não estão ouvindo o evangelho de poder, pregar o evangelho não é oferecer, enxofre, mirra, rosa, sal, água benta, escapulário, santinhos, pregar o evangelho não é dizer ao povo, quem pode da mil reais para Deus, pregar o evangelho não é você dizer ao povo que marche dentro da igreja, que pule que grite, pregar o evangelho não é você ensinar o povo a crê em objetos, a cair pelo poder de Deus, isto não é evangelho, isto são invenções humanas, doutrinas de homens, logica humana, pois nada disso está na bíblia, o povo conhece os nomes dos demônios, mais não conhece o nome do Deus todo poderoso, porque eles sou ouvem o nome do demônio sendo falado dentro da Igreja, quando deveriam invocar o nome de Jesus. Tu tens que invocar o nome de Jesus, o nome que está acima de todo nome.

Tiago 3:13-18
Então existe uma sabedoria que a bíblia chama de terrena, animal e demôniaca. Somente uma mente terrena, animal e demôniaca pode inventar coisas e introduzir dissimuladamente dentro da igreja com o intuito de enganar o povo de Deus, e arrecadar dinheiro, Pedro disse movidos por avareza farão comércio de vós com palavra ficticias. Eles fazem comércio com a fé do povo.

Zacarias 11:15-17
A igreja não pode ser transformada numa casa de comércio, o Senhor disse a minha casa será chamada casa de oração. O próprio Jesus falou sobre isso, veja Marcos;

Marcos 11:17 - A minha casa será chamada casa de oração, o templo não é casa de comércio mas um lugar de oração diz o Senhor, vá a igreja, ouvir a verdade de Deus, adore ao Senhor em espírito e verdade, na ora do ofertório com alegria dê o teu dizimo e a tua oferta de amor ao Senhor, mais não participe de nada além disso. A bíblia diz dizimos e ofertas, tenha prazer em ajudar a obra de Deus, a crescer, participe semeie na obra de Deus, e tu irás colher bons frutos. Mais não pense que pode barganhar, com Deus, não pense que você dá, a Deus, pensando em receber algo em troca, dê cem reais e Deus te dará mil, não vá igreja em busca de objetos, de amuletos, da sorte, de figa, de rosas, de sal para expulsar o demônio, vá em busca de crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor e salvador Jesus Cristo.

Mateus 7:7-12
Tudo o que Deus te concede é por graça, veja o exemplo da salvação, nenhum de nós a merecia- mos mais ele nos concedeu por graça. “Pela graça sois salvos, mediante a fé, e isso não vem de vós é dom de Deus, não de obras para que ninguém se glorie. Se pedir pão, ele te dá, pão se você pedir peixe ele também de dá peixe. Para que Deus possa te abençoar você não tem que dá todo o teu salário, ou fazer sacrificios, desafios, tudo o que ele te concede é por graça. Esse é o Deus, da bíblia.

Agora com certeza o caro leitor, já deve ter algum dia já escutando essa expressão várias vezes. Você é um descendente de Abraão, você é um abençoado com o crente Abraão, você tem direito as promessas que Deus fêz a Abraão. Então algumas pessoas erroneamente imaginam que ter a benção de Abraão, é você ser rico, próspero, nunca ficar enfermo, sempre viver na bonança, e caso não venha a estar desfrutando disto aqui é porque tem maldição na vida. É por isso que hoje em dia é muito, comum as pessoas participarem de cultos de quebra de maldição.

Vejamos Gálatas 3:7-9 e 14
Agora a pergunta é, qual é benção de Abraão que tem que chegar a nós gentios?
Observe que o versiculo “7", Sabei, pois, que o da fé é que são filhos de Abraão, agora veja o versiculo “8" Deus justificaria pela fé os gentios, então ele preanunciou o evangelho a Abraão, ou seja a benção de Abraão não consiste em coisas fisicas e palpeveis, mais em algo muito mais precioso, que é a salvação. É pela fé em Jesus, que nós somos justificados, ou seja perdoados, temos os nossos pecados cancelados, fomos absorvidos da condenação da lei. Herdamos o direito de nos acentar com Abraão no reino. Veja Romanos 5:1 Justificados pois mediante a fé temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. Pela graça sois salvos mediante a fé, só os que possuem a fé para crê em Jesus, é que são filhos de Abraão e possuem a benção de Abraão.

Conclusão: A teológia da prosperidade é uma doutrina que precisa ser urgentimente combatida, pois ela fere os principios bíblicos da fé.


Você se sentiu tocado ao ler esta mensagem ?
Então CLIQUE AQUI !

 

Comente aqui e ajude a divulgar esta mensagem para seus amigos no facebook ...

   

 

 

 

  .::: Sinais dos Tempos :::.
  .:: Boletins ::.
Receba boletins atualizados
do Portal Webservos:


  .:: Enquete ::.

 

•    Quem Somos    •     Fale conosco!     •

Página aberta em: 0,000 segundos

Usuários de Hoje: 16368



Melhor visualisado no Internet Explorer com resolução de 800x600

:: WebServo :: Portal Gospel de Evangelismo Virtual
Desenvolvimento e Coordenação de:
Enéas T. de Oliveira
--=(-wëbsèrvö-)=--