Online: 342
 
 
Aprenda a esperar no Senhor
( 7869 visitas )

Publicado em: 13/1/2006
Por: Fernando César Timóteo Alves
Comunidade Cristã Paz e Vida - Olinda/PE
fc2005@fernandocesar.com
 


        Adelaide (nome fictício) era uma pessoa extremamente feliz. Nasceu e viveu num lar cristão. Ao completar 18 anos, conheceu um homem dentro da igreja que mudaria o rumo de sua vida. E logo se apaixonaram. Antes de iniciarem qualquer relacionamento, passaram alguns dias em oração. Quando não mais agüentaram esperar, decidiram iniciar o namoro. Por um pequeno detalhe, a vida de Adelaide tomou um caminho totalmente diferente. Leia o depoimento dela: “Namoramos, noivamos e tivemos uma celebração matrimonial das mais bonitas. Nessas três fases, esforçamo-nos por viver agradando a DEUS. Até que veio, depois de dois anos, a filha que tanto sonhávamos. Logo comecei a trabalhar para ajudar na renda familiar. A partir daí, as coisas começaram a se tornar estranhas: não nos entendíamos mais, brigávamos e nos agredíamos mutuamente. A nossa vida espiritual passou a ser representada apenas pela presença aos cultos nos domingos. Tornei-me uma mulher amarga, decepcionada com a igreja e infeliz com tudo. Afastei-me totalmente da casa de DEUS e não queria nem ouvir falar em ‘evangélico’. Preferi o mundo. Até que numa dessas noitadas, conheci um policial, que me prometera tudo aquilo que não tive no casamento: amor, felicidade e atenção. Esse cidadão passou a cuidar da minha filha como se fosse o pai, e me oferecia flores, presentes e muitos outros zelos. Não tive dúvidas de que ele era o homem de minha vida, aquele que tanto eu havia buscado na igreja e não havia encontrado. A intimidade entre nós foi crescendo. Num final de semana, enquanto eu dormia com a minha filha na casa da mãe do meu namorado, a menina acordou bem pela manhã para ir ao banheiro. No caminho percebeu que algo de errado estava acontecendo num quarto ao lado e foi espiar.

As crianças são sempre curiosas. De repente, voltou para o quarto onde dormíamos aos soluços e chorando muito: vira o tal policial, meu namorado e a quem ela já estava chamando de ‘pai’, com o irmão fazendo sexo com a própria mãe, uma senhora de quase 70 anos de idade. A minha vida virou um inferno total. Comecei a olhar para o meu passado e várias foram as interrogações que surgiram em minha cabeça. Eu, que um dia fora batizada com o Espírito Santo, vaso precioso de DEUS, passei a ser lixo pisado e desprezado pelos homens”. Conheci Adelaide casualmente num restaurante. Expliquei-lhe que o pequeno detalhe que fizera sua vida passar por tão cruel transformação foi não ter esperado pela voz de DEUS. Mesmo entrando em propósito de oração, os filhos de DEUS têm que esperar pela voz do PAI. Contei-lhe que conheci uma outra mulher que passou 5 anos em propósito de oração com um rapaz muito inquieto. Mas ela só decidiu começar o relacionamento quando DEUS autorizou. Hoje essa mulher é casada e possui uma família extremamente abençoada. Viu o quanto vale a pena esperar pelo tempo do Senhor. Assim como Adelaide, há muitos cristãos agindo por precipitação, pagando um alto preço por não esperar pelo tempo de DEUS. E você? Tem esperado pela vontade de DEUS na sua vida? A ansiedade é um pecado que tem mudado o rumo da história de muitas pessoas. Temos esse mal em nós: queremos apressar as coisas; que tudo ocorra em nosso tempo e da maneira que planejamos. A pressa de chegar logo, a ansiedade por alcançar logo um determinado objetivo tem atrapalhado o trabalhar de DEUS na vida de muitos escolhidos do PAI. A ansiedade surge como uma necessidade do homem de se preencher interiormente. É como se ele, com suas próprias forças, quisesse ocupar as muitas áreas desérticas. O que o homem tenta preencher por si próprio o faz de forma passageira e temporária. Os desertos existem em nossas vidas para o nosso aperfeiçoamento existencial e de nossa comunhão com DEUS. Mas não somos nós que podemos adornar o que está vazio nem no tempo que preestabelecemos. Precisamos aprender a viver com os nossos desertos interiores, ainda que passemos 40 anos sem água e sem comida. O DEUS que nos tirou da escravidão dos faraós providenciará tudo no Seu tempo e na hora devida. Quem ainda não cuidou dessa área emocional e espiritual termina por navegar em mares muito revoltos. A Bíblia Sagrada fala que “tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu” (Eclesiastes 3:1). Mas como esperar por esse tempo quando a ansiedade ocupa o nosso coração?

        Quando nos antecipamos em decidir as coisas, na verdade, estamos imbuídos de uma ansiedade humana que cria uma pequena abertura para a atuação do diabo. E o nosso problema é exatamente esse: reservamos um lugar pequenino em nosso coração para satanás e ele sabe que tem livre acesso ao coração todo. A ansiedade vem a destruir outras áreas na vida de uma pessoa. Por exemplo: ela mexe diretamente com a fé. Quem acha que DEUS está demorando muito para realizar um propósito, de certa maneira condiciona as ações do Espírito Santo em suas vidas. Outro perigo é querer acreditar que DEUS já respondeu as nossas petições sem que isto tenha acontecido verdadeiramente. DEUS responde, como viva voz, ao coração dos seus filhos amados. Quem, como filho nascido do Espírito Santo, ainda não tenha ouvido a voz do PAI? A Bíblia afirma “as minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem” (João 10:27). O missionário Jonh Hyder ganhou 100.000 indianos para CRISTO porque agia segundo os propósitos do coração de DEUS e ouvia a Sua voz. E até para almoçar pedia permissão ao PAI. DEUS revela os seus propósitos através também de sonhos, de louvores, na igreja (na pregação e através de outros irmãos); enfim, há uma unicidade naquilo que DEUS responde, seja lá de onde venha. O que não devemos é nos precipitarmos a essa voz, sem queixas e sem murmurações. Esperar pela voz do Senhor é a principal virtude da obediência cristã. Em Salmos 27:14 diz: “Espera no Senhor; sê forte, anima-te, e espera no Senhor”.

Também os salmos 37:34 acrescentam: “espera no Senhor; e guarda o seu caminho. Ele te exaltará para herdares a terra (...)”. E dos salmos 40 vem a confirmação: “Esperei com paciência pelo Senhor; ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor” (vers.1). Dessa forma, está mais que provado que aquele que espera alcança todas as promessas de DEUS. O Senhor nos dá liberdade de agirmos debaixo de Sua soberania; portanto, podemos arbitrariamente decidir os rumos que queremos para a nossa vida. Cuide em obedecer tão somente. Quanto à ansiedade: “Lançai sobre DEUS toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o diabo, anda em derredor, rugindo como leão, buscando a quem possa tragar” (1Pedro 5:7-8). A ansiedade faz residência na mente, a qual estimula as ações precipitadas. Por isso, eleve seus pensamentos a DEUS. Aprenda a descansar no Senhor. Depois que as ansiedades tiverem saído, o Senhor te dará tudo novo. Todos os cristãos sabem e crêem que DEUS tem o melhor para nós; porém muitos insistem em preferir o que está imediatamente abaixo desse melhor; por exemplo, a direção permissiva de DEUS. A permissão nunca é boa, mas é necessária. Ela é uma forma encontrada por DEUS de fazer com que o homem, impaciente em esperar, descubra-se a si mesmo incapaz de descortinar suas veredas. Como ELE fez com Adelaide. Há muitos crentes se decepcionando, nos templos, até mesmo com pessoas consideradas cristãs. Muitos em relacionamento principalmente. Pecam pela impaciência e por não saber esperar. DEUS quer do homem a sua total entrega, mas ele só deseja de DEUS alguns cuidados especiais como saúde, trabalho, segurança etc. Na hora de decidir algo, não tem paciência de orar, pedir e esperar. Acha que “está demorando muito” ou “que já está velho demais para esperar”. Assim é no trabalho, na vida sentimental e até na esperança de conversão de muitos. A nossa vida espiritual pode ser destruída por um pequeno detalhe.

Olhem para o exemplo de Saul: constituído rei sobre o povo de Israel não teve paciência em esperar 7 dias por Samuel para oferecer holocausto e ofertas pacíficas. Foi orgulhoso, precipitado, mentiroso e dele se afastou o Espírito de DEUS. O seu fim foi um dos mais trágicos das histórias bíblicas. Enfim, a nossa vida pode ser comparada a planta de um grande edifício, cujo desenho arquitetônico foi planejado por DEUS antes da fundação do mundo, no tempo em que ELE considerou necessário. Quem se atreve a dar um retoque diferente daquele que foi posto por DEUS terá excluído o brilho perfeito da vontade perfeita. Logo a deformidade aparecerá nas paredes. Aquele que já sofreu pela precipitação sabe muito bem do que estou escrevendo. Retire de sua mente todas as expectativas e ouse em apenas sonhar os sonhos de DEUS, ouvindo a Sua voz. Descanse. “Confia no Senhor e faze o bem; habita na terra, e vive tranqüilo. Deleita-te no Senhor, e ele te concederá os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e ele tudo fará” (Salmos 37:3-5). Amém, Senhor JESUS!!!



Você se sentiu tocado ao ler esta mensagem ?
Então CLIQUE AQUI !

 

Comente aqui e também divulgue esta mensagem no facebook ...
   

 

 

 

  .::: Sinais dos Tempos :::.
  .:: Boletins ::.
Receba boletins atualizados
do Portal Webservos:


  .:: Enquete ::.
•    Quem Somos    •

Página aberta em: 0,000 segundos

Usuários de Hoje: 2526



Melhor visualisado no Internet Explorer com resolução de 800x600

:: WebServo :: Portal Gospel de Evangelismo Virtual
Desenvolvimento e Coordenação de:
Enéas T. de Oliveira
--=(-wëbsèrvö-)=--