Online: 157
 
 
Saulo de Tarso
( 6624 visitas )

Publicado em: 23/1/2006
Por: Helio Marcio Barbosa Fernandes
Igreja da Bíblia - Contagem - MG
helio.brebosa@hpelzer.com.br
 


Atos 9. 1-18.

E Saulo, respirando ainda ameaças e morte contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote e pediu-lhe cartas para Damasco para as sinagogas, a fim de que, se encontrasse alguns daquela seita, quer homens quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém.

E, indo no caminho, aconteceu que chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu.

E caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?

E ele disse; Quem és tu Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões.

E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que faça? E disse lhe o senhor: Levanta-te e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer.

E os varões que iam com ele, pararam espantados, ouvindo a voz, mas não vendo ninguém.

E Saulo levantou-se da terra, e, abrindo os olhos, não via a ninguém. E guiando-o pela mão, o conduziram a Damasco.

E esteve três dias sem ver, e não comeu e nem bebeu.

E havia em damasco um certo discípulo chamado Ananias; e disse lhe o Senhor em visão: Ananias! E ele respondeu: Eis-me aqui Senhor.

E disse lhe o Senhor: Levanta-te e vai à rua chamada direita, e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando, e numa visão ele viu que entrava um homem chamado Ananias, e punha sobre ele a mão, para que tornasse a ver.

E respondeu Ananias: Senhor, a muitos ouvi acerca deste homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém; E aqui tem poder dos principais dos sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome.

Disse-lhe porem o Senhor: Vai porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis, e dos filhos de Israel.

E eu lhe mostrarei o quanto deve padecer pelo meu nome.

E Ananias foi, e entrou na casa, e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinha me enviou, para que tornes a ver e seja cheio do Espírito Santo.

E logo lhe caíram dos olhos como que uns escamas, e recuperou a vista; e, levantando-se, foi batizado.

Através desta mensagem, creio que o Santo Espírito de Deus fará em sua vida um tratamento especial. O texto acima, extraído da Bíblia, está decorado por uma unção muito abençoada; é ele o relato de parte da História de um dos mais importantes pilares da Igreja de Jesus Cristo. O texto refere à conversão do fariseu Saulo como era conhecido entre os judeus. Mais tarde já feito apóstolo de Cristo é chamado de Paulo pelos irmãos em Cristo e por seus concidadãos de Roma.

A época do acontecimento narrado é marcante para a Igreja do Deus vivo, estão perseguindo, molestando e matando os cristãos, mas o Evangelho não pára e a Igreja ora unida e cresce vitoriosa. Saulo odeia os cristãos; ele é um fariseu, filho de pais judeus descendentes da tribo de Benjamin, nascido em Tarso na Sicília, uma província romana. Aos treze anos de idade foi enviado a Jerusalém para ser educado no rito judaico pelo destacado rabino fariseu de nome Gamaliel. Saulo cresceu em um ambiente hostil ao cristianismo, tudo que lhe ensinaram, contradizia a verdade do evangelho de Cristo. Saulo assimilou todo o ódio e a maldade das autoridades judaicas que mataram Jesus, ele assumiu posição militar destacada e postulou como objetivo principal de sua carreira exterminar o cristianismo. Muito mal causou aos santos de Cristo em Jerusalém.

A fim de cumprir o seu objetivo consegue autorização das autoridades judaicas para ir até a cidade de Damasco e entrar nas sinagogas a fim de que se encontrasse algum cristão seja homens ou mulheres os conduzisse preso a Jerusalém. É nesta missão que espada do Senhor vai trabalhar na vida de Saulo. A viagem segue o seu curso normal de Jerusalém para Damasco, Saulo e seus soldados cavalgam ligeiramente para mais uma daquelas rotinas dos inimigos da Igreja de Cristo, mas subitamente já nas proximidades de Damasco ele é cercado por um resplendor de luz do céu. Saulo cai de seu Cavalo. Já sobre o solo ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? Atônito sem entender o que lhe sucedia, Saulo quer saber quem está lhe falando. Quem és tu Senhor? Pela primeira vez ele ouve a voz do maior mestre da História, ele está ouvindo a voz meiga do Senhor dos Senhores; Eu sou Jesus a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões. Esta cena é interessante, eu posso perguntar, quem pode prevalecer diante de Deus? Aquele que persegue o cristão persegue aquele que salva, cura, liberta, e batiza com Espírito Santo, persegue o nosso Senhor Jesus Cristo. E diante de Jesus o inimigo não prevalece.

Diante do poder Espiritual de Jesus, o destemido perseguidor encontra-se tremulo e atônito redime aos pés do Senhor como humilde servo e pergunta; o que queres que eu faça? A resposta de Jesus dá inicio a um processo progressivo da transformação de Saulo, de oponente ao cristianismo para um apóstolo aos gentios. Jesus lhe disse; levanta entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer. Ao levantar para seguir, Saulo percebe que não pode enxergar, para ir a cidade, ele é guiado por seus soldados que também estão admirados com o que estão assistindo. Saulo foi levado para a casa de Judas, o nome Judas é assim pronunciado pelos judeus, mas no grego quer dizer Judá, então Saulo foi conduzido para a casa de Judá, e isto é maravilhoso porque Jesus é o Leão da tribo de Judá, e é Senhor da casa de Judá. É na casa de Judá que o frágil Saulo inicia o tratamento espiritual, ele esteve três dias sem ver, sem comer e sem beber, e esteve em oração, é assim que se faz tratamento espiritual na casa de Judá, más é também na casa de Judá que Saulo será completamente restaurado de corpo alma e espírito.

E havia em Damasco um certo discípulo chamado Ananias; e disse lhe o Senhor em visão: Ananias! E ele respondeu: Eis-me aqui, Senhor.

E disse lhe o Senhor: levanta e vai à rua chamada direita, e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando, e numa visão ele viu que entrava um homem chamado Ananias, e punha sobre ele a mão, para que tornasse a ver.

E respondeu Ananias: Senhor, a muitos ouvi a cerca deste homem quantos males tem feito aos teus Santos em Jerusalém; E aqui tem poder dos principais dos sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome.(At. 9. 10-14).

O nome Ananias tem um significado que expressa algo muito importante, este nome significa; Jeová tem sido Clemente. O nome deste discípulo ressalta a bondade de Deus, da qual o homem Saulo também é carente, sua fama atemorizava o discípulo, mas, O Senhor que é o mesmo de ontem, hoje, e será eternamente, já havia escolhido a Saulo para ser um porta voz do Reino de Deus; Este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis, e dos filhos de Israel. E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome. (At. 9. 15,16).

Ao entrar na casa de Judá, Ananias impõe as mãos sobre Saulo e o faz entender a amplitude da bondade do Senhor; Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinha me enviou, para que tornes a ver e seja cheio do Espírito Santo. (At. 9. 17). Ao ouvir estas palavras, Saulo recuperou sua visão, de seus olhos caíram algo como escamas e de imediato foi batizado.

Com certeza não se resume nisto o que podemos aprender com a conversão de Saulo, mas pelo menos uma lição exemplar aqui podemos já assimilar e até traçar uma linha comparativa conosco. A transformação de Saulo foi notória. De perseguidor passou a ser perseguido. E você foi também transformado ou continua a ser aquele velho homem? Você não precisa cair do cavalo como Saulo. Mas precisa receber de Deus uma visão mais ampliada do reino como recebeu Saulo. Ele, que saiu determinado a prender os cristãos de Damasco, quando entrou na sinagoga, passou a anunciar o nome de Jesus como único Senhor e salvador. É desta visão que a Igreja precisa. Visão do reino de Deus.

Muitos já foram chamados pelo Senhor para a sua obra, foram também transformados e já receberam o toque de Ananias, agora precisam assumir a postura de um vaso escolhido para levar o nome de Jesus às almas perdidas e às ovelhas desgarradas da casa de Israel. Assim como Ananias falou a Saulo, no nome de Jesus eu também te digo sejas cheio do Espírito Santo.


Você se sentiu tocado ao ler esta mensagem ?
Então CLIQUE AQUI !

 

Comente aqui e ajude a divulgar esta mensagem para seus amigos no facebook ...

   

 

 

 

  .::: Sinais dos Tempos :::.
  .:: Boletins ::.
Receba boletins atualizados
do Portal Webservos:


  .:: Enquete ::.

 

•    Quem Somos    •     Fale conosco!     •

Página aberta em: 0,017 segundos

Usuários de Hoje: 18798



Melhor visualisado no Internet Explorer com resolução de 800x600

:: WebServo :: Portal Gospel de Evangelismo Virtual
Desenvolvimento e Coordenação de:
Enéas T. de Oliveira
--=(-wëbsèrvö-)=--