Online: 280
 
 
Os 7 inimigos da Igreja
( 14998 visitas )

Publicado em: 27/8/2006
Por: Danilo César Zenaro
Assembléia de Deus-Ministério Belém - Campinas - SP
danilozenaro@ig.com.br
 

(LEITURA: Dt 7:1-8) Após caminhar por um espaço de 40 anos no deserto, Israel está prestes a entrar na Terra Prometida. Toda aquela geração rebelde que havia saído do Egito pereceu ao longo desse período, vitimada por sua rebelião contra Deus e Moisés. Uma nova geração está prestes a conquistar ou tomar posse das promessas feitas a Abraão cerca de 430 anos atrás. Daquela geração passada, somente Josué e Calebe entraram e tomaram posse da nova terra. Ambos, com aproximadamente 85 anos de idade. Deus então ordena a imediata conquista da terra prometida, pois aquele povo era intruso naquela terra!

Perceba que Deus começa pelo lugar mais difícil! É preciso que não fique nenhuma dúvida: sem Ele, será praticamente impossível vencer as dificuldades que se avizinham. E a conquista começa por Jericó, a cidade fortificada também conhecida como “cidade das Palmeiras”. Possuía aproximadamente 36 km de perímetro. Sua muralha era uma couraça de pedra: tinha 12 metros de altura por 8 de largura! Haverá momentos em sua vida em que você não precisará entender o trabalhar de Deus, basta somente confiar! Deus sempre tem UMA SECRETA E UM ELEMENTO SURPRESA! Se a estratégia dEle lhe parece loucura, continue tão somente ‘rodeado a cidade’! [os muros vão cair!].

Havia em Canaã, uma gama de povos pagãos, com práticas e costumes completamente avessos e até perigosos à jovem nação de Israel. Deus ordena a completa aniquilação de todas elas. E é aqui que quero discorrer sobre este estudo. Trata-se de 7 INIMIGOS perigosíssimos. Israel não podia errar; era uma ordem que deveria ser cumprida à risca, pois oferecia perigo de morte à jovem nação. Pois bem, esses ‘povos’ existem hoje também, e oferecem um perigo real à igreja do arrebatamento. Quem são eles? E quais perigos representam? Preste atenção no texto de Deuteronômio 7:1

“Quando o Senhor teu Deus te tiver introduzido na terra, a qual vais a possuir, e tiver lançado fora muitas gentes de diante de ti, os heteus, e os girgazeus, e os amorreus, e os cananeus, e os perizeus, e os heveus, e os jebuseus, sete gentes mais numerosas e mais poderosas que tu”.

1. HETEUS> Eram descendentes de Hete, filho de Canaã. Até a poucos anos quase nada se sabia a respeito dos heteus. Alguns críticos acreditam tratar-se de uma raça de pouca importância no cenário histórico, entretanto, sabe-se que os heteus constituíam um poder notável nos dias de Josué. Seu nome significa ‘amargura’. Possuíam traços mongólicos, tinham olhos escuros e eram pavorosos. Fomentavam guerras, disputas e divisões.

Ao longo de minha conversão, tenho observado a ‘semente dos heteus’ no meio do povo de Deus, e, acredite; é assustador! São eles que fomentam guerras e divisões na igreja, nunca estão satisfeitos, e quando saem, deixam um rastro de destruição que só o sangue de Jesus...Hoje se um pastor se ausenta da igreja por 3 dias, quando retorna encontra ‘outro clima’ daquele em que a deixou! Acredite, essa semente existe na igreja (não está no mundo). É ela quem espalha boatos, incita contendas, promove divisões e até faz ‘baixo-assinado’ para tirar o pastor da igreja! São literalmente pavorosos como eram os heteus dos dias de Josué. Você sabia que no Brasil são abertas cerca de 100 denominações evangélicas todos os dias? Pergunto: de onde estão vindo todos obreiros e membros dessas novas denominações? Não quero fazer conjunturas; sei, sim, que há muitas portas abertas por homens devidamente credenciados por Deus para cumprirem a chamada de Deus em suas vidas; ministérios aprovados por Deus...Mas não é sobre isso que estou falando; é sobre uma quantidade incrível de rebeldes que estão se levantando contra Princípios de Liderança em suas igrejas e abrindo ‘portinholas’ com os mais variados e bizarros nomes de ‘igreja’. Arrastam crentes fracos após si, e saem por aí com títulos de Bispos. Reverendos, e acredite: até de Apóstolo!!! São os heteus, é a semente dos heteus! Cuidado crente, com quem coloca as mãos sobre a sua cabeça!

Cuidado crente, com quem ministra unção com óleo sobre você...Tudo no mundo espiritual tem um preço. O rebelde nunca está sozinho. Toda imposição de mãos transfere alguma coisa. Não troque o certo pelo duvidoso. Corra dessa ‘cama-de-gato’, procure seus antigos pastores, homens de Deus que você sabe que pagaram o preço para ter o nome que têm! Veja o que Provérbios 6:16-19 fala sobre essa ‘semente malígna’:

“Estas seis coisas aborrece o Senhor, e a sétima a sua alma abomina... o que semeia contendas entre os irmãos.”

“Contendas...” > está no plural. O heteu nunca para de ‘criar caso’!

“entre os irmãos...>trata-se do povo de Deus!

2. GIRGASEUS> Era uma das tribos que ocupava a terra de Canaã. O território dos girgaseus ficava ao ocidente do rio Jordão. (Gn 10:16 – 15:21 - Js 3:10 – 24:11 – 1 Cr 1:14 – Ne 9:8). Era um povo incrédulo e diferente. Nunca perdoavam. Eram conhecidos na antiguidade pelo seu profundo rancor para com outros povos. Dados bíblicos nos informam que este povo resistiu terrivelmente Josué e suas tropas. É o povo da mágoa...do rancor!

Essa ‘semente’ está na igreja também! São os que nunca perdoam. E se o fazem (ou fizeram), costumam dizer: “As cicatrizes ficam...” Interessante que eu nunca achei isso na minha Bíblia! São os ‘crentes-Franksteisns’: cheios de cicatrizes! A vida impõe marcas sobre nossa personalidade. Recordações do passado triste, pensamentos e sentimentos que se recusam ir embora, afinal, nossa memória é uma ‘máquina fotográfica’. Mas o crente é uma pessoa diferente, pois sobre ele foi aplicado o sangue de Jesus! Na antiga aliança, o sangue do sacrifício ‘cobria’ os pecados. Mas eu e você estamos vivendo debaixo da graça, na nova aliança. E nela, o sangue de Jesus não cobre mais nada; ELE REMOVE! Veja o que diz Hebreus 12:15

“Tendo o cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando vos perturbe, e por ela muitos se contaminem”.

A falta de perdão terá um preço terrivelmente alto no Dia do Juízo. Jesus deixou isso bem claro na parábola do credor incompassivo. Veja o que diz Mateus 6:15

‘Se, porém, não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai perdoará vossas ofensas”.

Se você não libera, não é liberado. Mateus 18:21 afirma: “Então Pedro, aproximando-se dele, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu hei de perdoar? Até sete? Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete; mas até setenta vezes sete”.

Perdoe, seja curado e tenha saúde! Você sabia que, de acordo com várias estatísticas médicas, 60% das doenças são de origem emocional, e que 90% delas é por falta de perdoar? Quando Jesus mandou que se perdoasse 70 vezes 7, Ele estava preocupado, também, com sua saúde e longevidade! Quando achamos que alguém nos ofendeu, e não conseguimos perdoar, a ofensa vem continuamente em nosso consciente e isso sensibiliza todo o nosso metabolismo, causando insônia, depressão, hipertensão, e conseqüentemente, aumentando os efeitos das doenças cardíacas e outras. Uma grande percentagem de hipertensão arterial é causada pela falta de perdão. Apenas 10% dos casos de hipertensão arterial têm suas causas específicas detectadas. Na maioria dos casos (90%) é rotulada de ‘hipertensão arterial essencial’, ou seja, sem causa orgânica definida. Isso quer dizer que é causa sentimental.

A ira ou a raiva podem levar à morte. A falta de perdão produz o estresse emocional que pode precipitar arritmias ventriculares e levar à morte súbita. A ira ou a raiva é o estado emocional que com maior freqüência se associa à isquemia miocárdica e arritmias mais graves. A falta de perdão produz depressão e esta pode levar ao infarto do miocárdio. A falta de perdão produz ansiedade, que pode produzir problemas coronários, desarmonia do sistema nervoso e desarranjo na área da concentração ou memória. Cuidado com a ‘semente’ dos girgaseus’! Vá jogando fora todas as mágoas, rancores e sentimentos de vingança e revanche. Peça que Jesus passe o Seu sangue em cada área de sua vida onde houver traços ou tendências de rivalidade.

3. AMORREUS> Era o ‘povo do fogo’. Conhecidos como cruéis e violentos. Resistiram até as últimas conseqüências tanto Moisés como Josué. No tempo da conquista, os amorreus habitavam as regiões sul e leste de Jerusalém e a Transjordânia (Nm 13:30). Foi o povo que ofereceu mais resistência ao avanço dos israelitas na Terra Prometida, conforme o relato sobre a batalha de Gibeon, quando Josué pediu a Deus que o sol e a lua se detivessem (Js 10:4-5).

O crente pentecostal obediente e submisso é uma benção, mas quando pende para a rebeldia, achando que é “queridinho” de Deus, ou é “a menina dos olhos” de Deus porque possue este ou aquele dom, é um desastre no meio do povo de Deus! Tenho observado alguns crentes cheios do Espírito Santo, que juntamente com o dom (ou dons), aprenderam a exercitar também os “frutos do Espírito”. Esses sim são ‘vasos’ cheios para enriquecerem a igreja através dos dons espirituais. Deixe-me esclarecer uma coisa: Quando Deus dá um dom espiritual [e a Bíblia menciona mais de 22 dons, e não somente 9], Ele o faz para edificação de Sua igreja, corpo de Cristo na terra. Um dom espiritual jamais é dado com o intuito de ‘projetar’ a imagem ou auto-estima de qualquer servo de Deus. Ser cheio do Espírito Santo é o suficiente para estar de bem consigo mesmo. Não há na Bíblia, nada que estimule ou enfatize o exercício da auto-estima, ou da imagem própria. Infelizmente, hoje, pessoas sem maturidade espiritual, sem conhecimento bíblico suficiente, estão se ‘estragando’ porque não observam Princípios de Autoridade’ na vida de homens e mulheres de Deus dentro da igreja. Acham que porque possuem este ou aquele ‘dom’, podem passar por cima das diretrizes do pastor local. São o ‘povo do fogo’! Recentemente um crente disse para uma líder que possue um cargo muito importante na igreja:

“Você vai obedecer a Deus ou o ‘homem’...! [o ‘homem’ era o pastor da igreja!]”.

Ou seja, ele disse para a jovem líder que “Deus estava mandando ele dizer para ela visitar tal pessoa”; como ela disse que o pastor não estava autorizando tal visita [por causa de problemas que ele, o pastor já sabia de antemão], esse jovem ‘do fogo’ passou por cima de qualquer princípio de autoridade alí existente e saiu com essa...Isso acontece sempre no meio do povo de Deus! Crente pentecostal desobediente é um perigo na igreja pentecostal! Seu ‘fogo’ se torna um risco para a liderança local. Conheço pastores que não suportaram a pressão e entregaram a direção da igreja por causa de pessoas assim...A ‘semente dos amorreus’ é mais forte do que eu e você imaginamos! Se você não a enfrentou ainda, levante suas mãos para o céu! Trata-se de uma verdadeira ‘escola’ para qualquer liderança. O problema é que hoje há mais CAMPAINHAS que ROMÃS dentro das igrejas e na vida dos crentes de um modo geral! Para entender melhor o que quero dizer, vamos fazer uma viagem no tempo, há cerca de 4.000 atrás, quando Deus dá a Moisés as diretrizes para a confecção das vestes dos sacerdotes e sumo sacerdotes.

Veja Êxodo 28:31-35 “Também farás o manto do éfode todo de azul. E a cor do colar da cabeça estará no meio dele; este colar terá uma borda de obra tecida ao redor; como colar de cota de malha será nele, para que não se rompa. E nas suas bordas farás romãs de azul, e de púrpura, e de carmesim ao redor das suas bordas; e campainhas de ouro no meio delas e ao redor; uma campainha de ouro, e uma romã, outra campainha de ouro, e outra romã, haverá nas bordas do manto ao redor”.[o grifo é meu]

Existem 9 frutos listados no Novo Testamento em Gálatas 5:22. A Bíblia menciona 9 dons espirituais em 1 Coríntios 12. Não há qualquer coincidência. Frutos e dons sempre andaram juntos! O problema que poucos são dão conta é que fruto só se consegue PRODUZINDO! Ao contrário dos DONS, que são dados. E produzir dá trabalho! Primeiro é preciso ser regado, pois fruta sem água não vinga. Isso fala de “estar constantemente junto à fonte”! Ou seja, nos cultos, na Escola Bíblica Dominical, nos cultos de ensino, onde a ‘comida é mais forte’. Depois, vêm as flores para que haja a ‘polinização’. É um trabalho para as abelhas, depois surgem os frutos. E eles NÃO SÃO PARA A PRÓPRIA ÁRVORE! Os frutos são para a fecundação de novas sementes. Por isso está tão difícil encontrar frutos nos crentes de hoje! Veja o trabalho e o processo, ao contrário dos dons, que Deus dá. O verdadeiro culto e serviço só são alcançados quando há frutificação. Seja pentecostal, cheio de fogo [e como eu amo isso!], mas seja obediente e submisso dentro da sua igreja. Deus não passa por cima de princípio de autoridade!

4. CANANEUS> Conforme a ordem divina, os cananeus, como os demais povos da Terra Prometida, deveriam ser exterminados por causa dos seus pecados (Dt 9:5); entretanto os israelitas não o fizeram, pois os cananeus são citados no recenseamento feito por Davi muitos séculos mais tarde (2 Sm 24:7). Houve miscigenação de cananeus com israelitas (1 Cr 2:3), e é interessante notar que um dos apóstolos citado em Mateus 10:4 era cananeu. Esse povo era conhecido por sua idolatria e pelos rituais carnais terríveis em sua adoração pagã. Esse povo tinha o espírito de intriga, escândalo, fuxico, fofoca. Existem pessoas que adoram tornar pública a desgraça da vida dos outros. Jogam também duro e no mais baixo nível contra as pessoas. Medite em Provérbios 18.20-21:

Do fruto da boca o coração se farta; do que produzem os lábios se satisfaz. A morte e a vida estão no poder da língua; o que o bem a utiliza come do seu fruto. A ‘semente dos cananeus’ na igreja de hoje são os crentes carnais. Eles existem sim, nunca se decidiram por Cristo. Uma grande parte são filhos de crentes, não regenerados. Mastigam chicletes nos cultos, promovem música mundana na liturgia, com seus ritmos e melodias ‘emprestados’ do mundo! São os defensores do ‘Rock evangélico’, do ‘Samba’ cristão, com suas letras recheadas de ‘vitória’ e até ‘Forró’, com suas letras saturadas de ‘fogo’:

“Sapato de fogo”, “Canela de fogo”, “Altar de fogo”, “Roda de fogo...”.

Essa ‘semente’ é grande responsável hoje, pelo baixo índice de conversões em nossas igrejas...Não dão testemunho de vidas transformadas, até blocos carnavalescos colocam nas ruas! Inventam danças, gestos, teatro, e o mais triste: Jesus fica do lado de fora! Exatamente como aconteceu com a igreja de Laodicéia! (Ap 3:20). Como os cananeus, essa semente costuma ‘ir além’ em suas práticas morais. Pecam no namoro e ‘escondem’ da família, do pastor e da igreja...Mas jamais de Jesus! Traem e ficam enrustidos na ‘Síndrome de Acã’; e como a igreja sofre!!! O crente carnal costuma sair com conversas do tipo:

“Eu não sinto nada nos cultos...” Faltar-me-ia tempo para discorrer sobre as ‘aberturas’ que muitas igrejas ditas “evangélicas” vêm promovendo nesses últimos dias...O que você me diz do Piercing? E dos brincos na orelha dos jovens rapazes? Sim, eu disse rapazes! Mechas coloridas, até tatuagens...Acredite: é a semente cananita dos últimos dias. Se sua igreja está nessas condições, fuja imediatamente dela! Corra, escapa por tua vida! Ainda há muito ‘trigo’ no meio do povo de Deus...Deus ainda tem um remanescente fiel na terra. Homens e mulheres que não brincam com o pecado...Lideranças que têm compromisso com a Palavra de Deus. Posso dizer sem sombra de dúvidas que minha igreja (Assembléia de Deus) e sua liderança estão enquadrados nessa categoria. 5. FEREZEUS> Eram aldeões, viviam em aldeias, vagueavam. Esse povo estava sempre procurando um lugar diferente para habitar. Eram literalmente “invasores sem terra”.

A ‘semente dos ferezeus’ é uma tragédia na igreja do arrebatamento! É fácil encontrar eles, não precisa procurar muito: Lembra da última festa na igreja vizinha? E você ficou procurando tal irmão ou tal irmã na sua igreja e eles não apareceram no culto naquele dia? Pois bem, eles estavam ‘vagueando’ atrás de “poder”, ou de grandes mensagens, ou de esse ou aquele cantor ou cantora! Que derrota! São ‘crentes-celular’, estão sempre fora de área! E não adianta dar conselhos, se revoltam contra quem os adverte. Onde houver um ‘pregador’ de renome, ou uma ‘cantora’ de renome, ali estarão eles também. E muitas vezes com prejuízo na igreja onde fazem parte, pois cansei de ver círculo de oração sem regentes, banda sem maestro e conjunto de jovens sem seu líder por causa disso! O mais triste é que voltam para a igreja após as ‘festividades’ com a maior cara-de pau, sem um pingo de unção ou ‘fogo’ para acender ou pelo menos abrasar seus irmãos. Veja o que diz Hebreus 10:25

“Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns; antes, admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais quanto vedes que vai aproximando aquele Dia”.

6. HEVEUS> Eram os gibeonitas, um povo falso, simulado e fingido. Enganaram Josué para não serem destruídos (Josué 9). Eram "moradores das Cavernas” Povo que morava no monte Seir, mais tarde chamado de EDOM (Gn 14.6; 36.19-43). Os HEVEUS provavelmente são os mesmos horeus. Estes talvez sejam os hurrianos, que antes de 1500 a.C. se espalharam desde a MÉDIA até o mar Mediterrâneo. A ‘semente dos heveus’ está tão viva na igreja dos últimos dias como o mar está prá peixes! Fala do crente-camaleão. Bate em tuas costas e sorri ‘quinze pras três’ na sua frente, mas por traz, te apunhala sem misericórdia! É mascarado, dissimulado e não te deixa desconfiar de nada, até que a ‘casa cai’. Conheço crentes assim. São os ‘Mister M’ evangélicos! Cheio de truques espertos. Você deposita confiança neles e chega até a desabafar seus problemas ministeriais para eles. O saldo é destruidor!

Costumam te convidar para um churrasco na casa deles...te cevam com carne de 1ª, e no decorrer das ‘iguarias’ vão envenenando a conversa, criando rupturas em antigas amizades, lançando desconfiança sobre este ou aquele, e o pior e mais trágico: “aconselham” o Pastor sobre essa ou aquela decisão a ser tomada...Alerto aos companheiros que esse tipo de refeição costuma ser indigesta! Gostam de usar muito o telefone, ao invés dos joelhos; são retóricos de primeira, possuem as palavras certas e adequadas para cada situação, mas são MALIGNOS! Por causa deles, centenas de filhos de crentes estão fora da igreja! Isso é lamentável em extremo. E falo de filhos de Pastores também, conheço muitos deles. Fingindo amizade, traíram a confiança de seus pastores e destruíram o ministério deles, e ainda mais um pouco: A FAMÍLIA deles! Essa ‘semente’ não se contenta em ‘rachar lenha’ (Js 9:23), se alimenta da falsidade e do engodo. Se tudo está indo bem na congregação, eles não se sentem ‘bem’! É incrível, mas sei exatamente do que estou falando! E você também! DEFINIÇÃO DESSES CRENTES: “Crente Chapolin”> não contavam com minha astúcia!

7. JEBUSEUS> Seu nome significa “terra pisada”, “lugar pisado”. Era um povo conhecido pela seu orgulho em relação aos demais, eram literalmente arrogantes. Pisavam nos outros. Pertencentes a Jebus. São os descendentes de Jebus, filho de Canaã, os quais colonizaram o distrito, em volta de Jerusalém, que então se chamava Jebus (Gn 10.16 - 15.21). Não se sabe se foram eles os primitivos habitantes, ou se substituíram uma raça ainda mais antiga. A primeira referência aos jebuseus foi feita pelos espias, quarenta anos antes da entrada dos israelitas na Terra Santa (Nm 13.29). Constituíam eles uma forte e vigorosa tribo, sendo disto prova o fato de conservarem o seu poder na forte cidadela de Jebus até ao tempo de Davi (2 Sm 5.6). o seu rei Adoni-Zedeque foi morto na batalha de Bete-Horom (Js 10.1,5,26). A própria fortaleza de Jebus foi posta a saque e queimada pelos homens de Judá (Jz 1.21). Todavia, estes contínuos desastres não puderam pô-los fora do seu território, visto como os achamos numa época posterior, habitando ainda as terras de Judá e Benjamim (Js 15.8,63 - Ed 9.1).

A submissão de Araúna, o rei jebuseu, a Davi, apresenta-nos um quadro característico da vida dos cananeus. A ‘semente dos Jebuseus’ também está no seio do povo de Deus. São os que gostam de pisar nos outros na igreja. Compram roupas caras e usam sapatos de cromo para darem uma falsa aparência de que ‘podem e são’. Mas dentro de suas geladeiras só existe uma tosca garrafa de água e a luz acesa! Vivem de aparências, e prá isso pagam qualquer preço! Conheci gente assim. Com certeza você conhece também. Essa semente não costuma PAGAR DÍZIMO! E vai pagar de que jeito? As “grifes” são suas prioridades...Em dias de casamento na igreja são verdadeiros “pavões”, desfilando cores e orgulho por onde passam! Por outro lado, encontramos também os “reis da cocada”. Estes geralmente são líderes de alguma coisa na igreja. Acreditam que sem eles o trabalho ‘não vai’.

Aí de quem ousar substituí-los, pois são ‘feiticeiros espirituais’, desejam e invocam o definhamento do trabalho nas mãos do sucessor com uma série de estratégias moleques e demoníacas. Costumam ir para um tipo de ‘confinamento’ triste, geralmente no último banco, transparecendo à toda igreja que “houve uma injustiça muito grande...” é o espírito do “tadinho...” Pobre dirigente se não tiver discernimento e colocar a igreja de joelhos, pelo menos uma semana sim outra não! Os gibeonitas se disfarçaram de “mendigos” para enganar Josué, e conseguiram. Essa semente acredita que os cargos de liderança na Casa do Deus vivo é HEREDITÁRIO, por isso jamais esperam substituição, principalmente de quem chega (mandado por Deus). Poucos pastores ousam ‘tocar’ nessa gente, pois temem represálias diversas; ou seja, temem os jebuseus! DEFINIÇÃO DESSES CRENTES: “Crente Rei-Leão” - não se meta com ele, pois ele é o Rei da Igreja...

Meus amigos e irmãos pastores, companheiros de jornada. Temos obrigação de apresentar uma Noiva sem manchas e sem máculas ao Esposo naquele Grande Dia. O Senhor Jesus Cristo NÃO VEM BUSCAR UMA IGREJA APÁTICA E DERROTADA, como crêm alguns que pouco estudam as profecias. Mas cabe a nós prepará-la para tomar posse da TERRA PROMETIDA. Nesse ínterim, estaremos em constante confronto com esses inimigos terríveis que como no passado, desafiam as conquistas hoje. Sejamos fortes e estejamos sempre alerta, pois como foi com Moisés e Josué, assim também Ele é conosco.


Você se sentiu tocado ao ler esta mensagem ?
Então CLIQUE AQUI !

 

Comente aqui e ajude a divulgar esta mensagem para seus amigos no facebook ...

   

 

 

 

  .::: Sinais dos Tempos :::.
  .:: Boletins ::.
Receba boletins atualizados
do Portal Webservos:


  .:: Enquete ::.

 

•    Quem Somos    •     Fale conosco!     •

Página aberta em: 0,016 segundos

Usuários de Hoje: 3292



Melhor visualisado no Internet Explorer com resolução de 800x600

:: WebServo :: Portal Gospel de Evangelismo Virtual
Desenvolvimento e Coordenação de:
Enéas T. de Oliveira
--=(-wëbsèrvö-)=--