Online: 276
 
 
O leão, o cadáver e o jumento
( 10596 visitas )

Publicado em: 22/9/2006
Por: Pr. Alexandre Augusto
Evangelho Quadrangular - Maria da Fé/MG
pastoralexandreaugusto@bol.com.br
 

I Rs – 13

Afirmação Teológica: Uma das maiores verdades deste texto bíblico é esta:

ESTE TEXTO VAI LHE TRAZER ABERTURA DE VISÃO ESPIRITUALÀ LUZ DO ESPÍRITO DE DEUS. ACREDITE!

“Através desta mensagem gostaria de levar você, amado irmão(a), a meditar na revelação que Deus me concedeu, para que você possa enriquecer sua vida espiritual para com Deus e reavaliar seus conceitos e de como você tem conduzido sua vida espiritual e suas atitudes para com o todo poderoso”.

“ESTA MENSAGEM IRÁ REVELAR A VOCÊ O SOBRENATURAL DE DEUS PARA COM O HOMEM, PELO MINISTÉRIO DO AMADO ESPÍRITO SANTO”.

v. 24 - Este, pois, se foi (o profeta), e um leão o encontrou no caminho, e o matou; o seu cadáver ficou estendido no caminho, e o jumento estava parado junto a ele, e também o leão estava junto ao cadáver

v. 28 - Então foi e achou o cadáver estendido no caminho, e o jumento e o leão, que estavam parados junto ao cadáver; o leão não o havia devorado, nem havia despedaçado o jumento.

Após meditar no texto de I Rs-13, perguntei ao Senhor.

“Deus, porque o leão após matar o profeta, não o devorou, nem comeu o jumento e sim ambos, leão e jumento ficaram parados ao lado do cadáver do profeta?”.

Bem, para que possamos enriquecer nossos conhecimentos saibamos que a palavra a bíblia é um celeiro de mensagens e revelações de Deus para o homem. Pois senão, vejamos:

Existe 105 referências da palavra leão na Bíblia;

104 referências da palavra cadáver;

71 referências da palavra jumento.

O LEÃO

Leão é símbolo de domínio, força, poder autoridade, e justiça, tendo na Bíblia tantas referências.

►Leão é o senhor da selva;
►Leão é o mais forte dos animais;
►Leão tem autoridade sobre os outros animais;
►Leão tem um rugido, ou bramido que mete medo.

Outra coisa que me chamou atenção é o fato de que o leão não mata por diversão, só mata para comer ou se defender, o que não é o caso do relato desse texto bíblico, pois o profeta estava voltando para sua casa e a última coisa que ele queria encontrar era um leão, e se o leão estivesse com fome ele atacaria o jumento e não o profeta.

Como sabemos a figura do leão aparece na bíblia de três formas:

1º-O LEÃO NAS MÃOS DOS HOMENS

Em Daniel Cap.6, vemos os homens usando o leão para fazer suas justiças ao jogar pessoas naquela cova, e interessante é que quando jogam os adversários de Daniel na cova dos leões, diz a bíblia que antes que eles caíssem já eram despedaçados, devido a fome que os leões estavam, o que também nos mostra que leão come carne humana.

2º-O LEÃO NAS MÃOS DO DIABO

Este animal também é cobiçado pelo diabo (escrevo seu nome sempre com letra minúscula de propósito, por que ele é pequeno) como ferramenta para matar inocentes.

Em I Pedro 5:8, relata que o diabo anda como o leão, ao nosso derredor, tentando nos tragar.

Em I Sm 17, Davi relata ter matado um leão que veio contra suas ovelhas.

Em Nm 14, Sansão também mata um leão que atentou contra ele.

3º-O LEÃO NAS MÃOS DE DEUS

Como Deus é justiça, o leão não poderia aparecer de outra maneira, se na como a justiça ou juízo de Deus para com o homem e com satanás.

Em Ap. 5:5, quando o apóstolo João chorava, por saber que estava perdido, se ninguém rompesse os sete selos, um dos anciãos lhe diz que estava ali aquele que venceu, O LEÃO DA TRIBO DE JUDÁ, ou seja, a redenção de Deus para com o homem.

Este é o caso da nossa mensagem, este leão de I Rs.13, é a justiça de Deus para com o profeta que ao desobedecer a Deus, voltando, comendo e bebendo naquele lugar, contra as ordens de Deus, colocou em dúvida a palavra de Deus.

O CADÁVER

Em Rm.6:23, diz que o “salário do pecado é a morte”, e desobedecer a Deus é pecar. O profeta havia recebido uma ordem de Jeová, e ao desobedecer colocando em dúvida a profecia da palavra de Deus, recebeu sua paga, a morte vinda através do leão da justiça e do juízo.

A bíblia também relata em muitas referências (Ez.20:43) de que o pecado contamina o homem, e contraria a Deus. Em II Co. 7:1, o apóstolo Paulo é feliz em nos exortar à purificação da imundícia da carne.

O profeta que nem nome tem, quero dizer nem foi relatado seu nome, estava contaminado pela desobediência à palavra de Deus, isso fez com que o leão, ou seja, o juízo de Deus, o matasse e não o comesse, pois sabemos que o juízo de Deus é puro e verdadeiro.

O JUMENTO

O jumento; o que teria a ver esse jumento com o contexto desse relato bíblico, pois aquele que deveria ser o almoço do leão, acaba por ficar livre, mas não tem medo do leão e fica ali junto ao corpo sem vida do profeta.

Jumento é um animal originalmente nativo do Oriente, também era um animal forte usado como transporte, pois vemos que em I Sm.25:18, Abigail vai encontrar com o Rei Davi colocando os presentes em jumentos. Em II Rs.4:24, a sunamita vai de Suném ao monte Carmelo, cerca de 40 km, montada em uma jumenta, para ter com Elizeu. Mas existem dois tipos de jumento, o domesticado e o selvagem;

JUMENTO SELVAGEM

O jumento selvagem (Gn.16:12) não obedece ninguém, vive a mercê de sua natureza, anda por lugares áridos, é solitário. Hoje é o que mais encontramos dentro das igrejas, crentes que não gostam de obedecer a seus pastores, não conhecem e nunca leram Hb.13:17. Estes qualquer hora encontrarão com o leão da justiça.            


JUMENTO DOMESTICADO

Jô tinha 500 jumentas, (Jó.1:3) que lhe davam muito leite, e não precisa ser um retireiro, (homem da ordenha de leite) para sabermos que só se tira leite de jumenta mansa, e diga-se de passagem, leite de jumenta é riquíssimo em vitaminas, alguns dizem servir até como remédio.

José e Maria que estava grávida, foram de Nazaré a Belém (Lc.2:4e5) para o recenciamento.

Também sabemos que o nosso amado JESUS andou em um jumentinho (Mt.21:07).

Querido irmão, jumento domesticado é obediente. Era esse animal que o profeta morto pelo leão estava montando, um jumento obediente, manso, domesticado.

CONCLUSÃO:

Bem se o leão representa o juízo de Deus, o cadáver represente o servo desobediente e contaminado, então o jumento é a representatividade da obediência, o que me leva a crer que a minha pergunta, agora após essa maravilhosa reflexão, agora já tem resposta. Você se lembra da pergunta que me levou a receber esta revelação?

“Deus, porque o leão após matar o profeta, não o devorou, nem comeu o jumento e sim ambos, leão e jumento ficaram parados ao lado do cadáver do profeta?”.

A resposta é que o leão do juízo, não comeu o profeta desobediente por que este estava contaminado, e também não comeu o jumento por que este era a obediência de Deus, senão vejamos:

“O JUÍZO DE DEUS NÃO SE CONTAMINA, ANTES SENDO PURO”.

“O SALÁRIO DO PECADO DO SERVO SEMPRE SERÁ A MORTE”.

“A OBEDIÊNCIA A DEUS NOS LIVRA DO JUÍZO DE DEUS”.


Você se sentiu tocado ao ler esta mensagem ?
Então CLIQUE AQUI !

 

Comente aqui e ajude a divulgar esta mensagem para seus amigos no facebook ...
   

 

 

 

  .::: Sinais dos Tempos :::.
  .:: Boletins ::.
Receba boletins atualizados
do Portal Webservos:


  .:: Enquete ::.

 

•    Quem Somos    •     Fale conosco!     •

Página aberta em: 0,000 segundos

Usuários de Hoje: 16092



Melhor visualisado no Internet Explorer com resolução de 800x600

:: WebServo :: Portal Gospel de Evangelismo Virtual
Desenvolvimento e Coordenação de:
Enéas T. de Oliveira
--=(-wëbsèrvö-)=--