Coloque o WebServos como sua página inicial!
Online: 200
  .:: Canais ::.
 ::: Início :::
 Sinais dos Tempos
 Reflexões
 Evangelísticas
 Estudos Bíblicos
 Espaço Jovem
 Música & Louvor
 Artigos de Louvor
 WebServos Sites
 Igrejas OnLine
 Folhetos Virtuais
 Cartões Postais
 Pedido de Oração
 Intercessores
 Testemunhos
 Recomendação
 Quem Somos



 
 
Transforme a ira em motivação
( 7320 visitas )

Publicado em: 26/1/2007
Por: Enoque Rodrigues Nogueira
Assembléia de Deus na Penha - Rio de janeiro
evangelistaenoque@gmail.com
 

Texto Básico - (Ef 4.26-32).

Texto Áureo “Todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar” (Tg 1.19b)

Objetivos da Lição - O aluno deverá ser capaz de Atentar para o perigo da ira; aprender a controlar a ira; evitar situações que venham suscitar a ira..

1 A IRA

1.1 Significados

Genérica - Cólera; zanga; indignação; raiva; desejo de vingança.

Formulação psicológica

A ira tem suscitado as controvérsias, naturais a toda as pesquisas científicas. Roque Theophilo diz o seguinte: A raiva, que é a geradora de impulsos violentos contra os que nos ofendem, ferem ou invadem a nossa dignidade são responsáveis por um sem número de atos de violência. Seus sinônimos são: ira, fúria, furor, zanga.. .

Formulação teológica

Na Bíblia Sagrada encontramos “ira” com diversas formas de sentido e aplicação. A ira humana é citada nos mesmos moldes que conhecemos.

A ira divina tem características e significados especiais:

Como indignação - (Dt 29.24,25; Como tempo de juízo - (Mt 3.7); Como vingança - (Rm 12.19). A versão fica melhor na edição paulus: “não façam justiça por própria conta, mas deixem a ira de Deus agir, pois o Senhor diz na Escritura: «A mim pertence a vingança; eu mesmo vou retribuir” (Rm. 12.19).

1.2 Como surge a ira

Por provocação - Os pais não devem provocar os filhos - (Ef 6.4); Não devemos provocar à ira de nossos superiores – (Pv 20.2); As nossas atitudes erradas provocam a ira de Deus – (2 Rs 17.11); Por descontrole emocional; Por alguma frustração; Por ação de “Ventos contrários”

1.3 A manifestação da ira

A ira se manifesta de forma diferente entre as pessoas. “Um acontecimento que dificilmente afeta uma pessoa pode ter o efeito de uma bomba em outra pessoa e vice-versa (sic). Nem todas as pessoas ficam iradas de forma explosiva, violenta, com grito e imprecações ”. (Coelho, p. 28). Diferente da humana, a ira de Deus é momentânea, aleluia! (Sl 30.5; Is 12.1) e cheia de misericórdia, (Is 54.7,8).

2. DANOS CAUSADOS PELA IRA

O Dr. Silmar Coelho fala sobre as seqüelas da ira: Conduz à prática do mal (Sl 37.8); Conduz o ser humano a cometer desatinos; (Pv 14.17); É fruto de insensatez; (Ez 7.9); Demonstra falta de sabedoria; (Pv 29.11); Revela um temperamento incontrolável; (Pv 14.29);Traz o juízo de Deus; (Mt 5.22).

2.1 Danos pessoais - “O homem de grande indignação deve sofrer o dano; porque se tu o livrares ainda terás de tornar a fazê-lo” (Pv 19.19; 2.2 Danos à família; 2.3 Dano aos amigos e aos irmãos em Cristo - O Pr. Silmar lembra que o sofrimento é patente até mesmo na Igreja (Coelho, p. 23) e cita a igrejas do tempo dos apóstolos, de Corinto, na Galácia, de Colossos; 2.4 Danos à sociedade em geral

3. TARDIO PARA SE IRAR

“Não te apresses no teu espírito a irar-te, porque a ira repousa no íntimo dos tolos” (Ec 7.9). A Bíblia no fala a respeito da prudência que devemos ter para não ficarmos irados; (Tg 1.19,20).O que fazermos para não ficarmos irados? A forma mais plausível é o tratamentos das causas; se não tivermos forças para isto então vamos recorrer ao mesmo Deus que acreditamos que pode fazer muito mais além daquilo que pedimos ou pensamos. (Ef 3.20).

4. IRADO, MAS SEM PECAR

Podemos ficar irados e não cometermos pecados fomentados pele ira. Por isso Paulo escreveu: “Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.” (Ef 4.26). Com isto posto, devemos atentar para a recomendação paulina de não deixarmos que a ira ganhe morada em nossa vida. Ele deve ter na vida do cristão um tempo reduzido; não pode passar de um dia para o outro nem ser cumulativa. O doutor Silmar, citando Efésios 4.26-31,recomenda: Não vá para a cama irado; antes reconcilie-se e perdoe v.26); Não use palavras torpes (v.29a); Use palavra que edifiquem (v.29b); Não entristeça o Espírito Santo (v.30); Afaste-se da ira e gritaria (v.31).

5. CONTROLANDO A IRA

“Melhor é o que tarda em irar-se do que o poderoso, e o que controla o seu ânimo do que aquele que toma uma cidade” (Pv 16.32).

Uma referência o doutor Silmar fez a respeito do crente com ira; “Toda pessoa tem o direito de irar-se uma vez ou outra. A ira funciona como uma válvula de escape para a pessoa não explodir. Como a válvula da panela de pressão que ajuda a panela não explodir” (p. 24).

Jesus soube controlar a sua ira e nunca pecou. “Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.” (Is 53.7) “Jesus, porém, guardava silêncio. E, insistindo o sumo sacerdote, disse-lhe: Conjuro-te pelo Deus vivo que nos digas se tu és o Cristo, o Filho de Deus.” (Mt 26.63)

6. LIBERTANDO-SE DA IRA

Possuído pela ira uma pessoa não consegue sucesso na vida, não pode atender aos anúncios de empregos onde se exige boa aparência, não podem servir a Deus na Recepção, Secretaria, portaria; talvez algum líder o chame para a tesouraria ou outro serviço onde possa trabalhar distante do público.

Davi era um ungido que tinha boa apresentação. Não dá para imaginarmos um menino com cara de zangado ao lermos os feitos do rei de Israel. “Então respondeu um dos moços, e disse: Eis que tenho visto a um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é valente e vigoroso, e homem de guerra, e prudente em palavras, e de gentil presença; o Senhor é com ele” (1Sm 16.18).

Qual a referência para nós de pessoas não iradas? - Nossos pastores. Eles não costumam se apresentarem irados, pelo contrário, embora tenham inúmeros problemas particulares ainda assimilam os de outrem. (Hb 13.7) e contando com a eficácia do Sangue de Jesus. Ele concede transformação. Dr. Silmar disse: “A presença de Deus acalma o mais irado coração, amansa o mais nervoso dos homens e transforma em cordeiro o mais voraz dos lobos. Uma vez cheio do Espírito Santo, o poder do Amor é maior do que o domínio da raiva”.

7. TRANSFORMANDO A IRA EM MOTIVAÇÃO

Conclusão

Meu amado irmão, até aqui tratamos da ira em alguns aspectos e apresentamos um mínimo de poder de complicar a nossa vida que deve ser sossegada. Vimos que a ira pode ser retardada, absorvida com controle e por último que podemos ficar livre dela pelo Sangue de Jesus. Mas se não conseguirmos êxito em nenhum destes passos, não precisamos ficar apavorados nem amedrontados, porque se tentarmos de todos os modos e não sentirmos mudança e percebemos que algo ainda por incomoda, com certeza é uma ira producente. Sim um sentimento que de aparentemente ruim pode se tornar uma tremenda ferramenta para o desenvolvimento de nossos projetos. Basta transformarmos essa ira em motivação. Se uma pessoa comum produz muito mais quando está motivada, quanto mais nós que temos a mente de Cristo, visão espiritual, direção do Espírito e a insubstituível Graça de Deus.

Vamos aproveitar toda a energia que esta ira que não quer ir embora produz e alinhá-la para dinamizar aquele projeto que deixamos na gaveta por falta de motivação. Não estou fazendo referência a nada que dependa imediatamente de dinheiro ou outros recursos, e sim, aqueles que poderiam ter sido executados, mas não o foram por causa da fraqueza, preguiça, baixo-estima ou falta de motivação.

Vamos transformar a nossa ira em motivação para reaizar as tarefa pendentes de nossa vida.

Vamos já arranjar uma escada e subirmos no telhado para tamponar aquele furo que faz gotejar;

Vamos pintar o muro e o portão com aquela tinta que já está quase fora da validade;

Vamos consertar a cerca e o portão que estão quebrados, com o material que está lá no fundo do quintal;

Vamos pegar uma lixa fina, retirar a corrosão e pintar os poucos pontos que estão na mala do carro;

Vamos elaborar um plano de contas da família para que tenhamos dinheiro para comprar o apartamento, ou a casa de praia, o carro zero;

Vamos nos levantar pela madrugada e rogar a Deus pelas Suas misericórdias;

Vamos nos submeter à vontade de Deus aceitando o Seu plano na nossa vida;

Vamos conhecer a necessidades dos missionários que estão onde não podemos ir e enviar ajuda para eles;

Vamos aproveitar a energia cinética da nossa ira e viver de forma dinâmica e sempre criativa;

Vamos pegar caneta e papel e fazermos a lista de nossas necessidades para apresentá-la a Deus;

Vamos pegar cartolina e lápis desenhar os nossos sonhos para apresentarmos diante do Deus Todo Poderoso;

Vamos irmãos, vamos promover a principal metamorfose dos nossos sentimentos; vamos fazer a ira se transformar em:

M O T I V A Ç Ã O.

Por Ev. Enoque Rodrigues Nogueira.


BIBLIOGRAFIA

COELHO, Silmar. Males que afligem o ser humano: transforme a ira em motivação – Lições da Bíblia – Revista nº. 9 – Ano 2 – Lição 3, p 22 a 30. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2006;
LARSES, Paul E. Saiba viver. Miami: Editora Vida, 1980.
CURY, Augusto. Você é insubstituível. Rio de Janeiro: Sextante, 2002
ARISTÓTELES. Ética a Nicômano. São Paulo: Editora Martin Claret. 2006;
BÍBLIA SAGRADA – Edição Pastoral. Versão On line: Paulus, 2002;
BÍBLIA SAGRADA On line. Versão (ARA) www.sbb.org.br;
BÍBLIA SAGRADA. Edição Revista e Corrigida. Rio de Janeiro: CPAD, 1995;
DICIONÁRIO DA LINGUA PORTUGUESA. Edição On line www.priberam.pt;


Você se sentiu tocado ao ler esta mensagem ?
Então CLIQUE AQUI !
   

 

 

 

  .::: Sinais dos Tempos :::.
  .:: Boletins ::.
Receba boletins atualizados
do Portal Webservos:


  .:: Enquete ::.
•    Quem Somos    •

Página aberta em: 0,000 segundos

Usuários de Hoje: 20547



Melhor visualisado no Internet Explorer com resolução de 800x600

:: WebServo :: Portal Gospel de Evangelismo Virtual
Desenvolvimento e Coordenação de:
Enéas T. de Oliveira
--=(-wëbsèrvö-)=--