Online: 298
 
 
Pode o homem determinar todas as coisas em sua vida
( 9836 visitas )

Publicado em: 15/3/2007
Por: Pastor Valdir Marfim
Igreja batista Fiel - São José Rio Preto - SP
pastorvaldir@terra.com.br
 



Dias atrás solicitei a uma empresa que me enviasse uma caçamba para a coleta de entulhos de uma construção que eu estava fazendo.

Ao chegar na obra, o motorista me entregou um comprovante da entrega da caçamba onde estava escrito na parte superior: “ Determinando tu algum negócio ser-te-á firme, e a luz brilhará em teus caminhos” (Jô 22:28)

Percebi que aquele homem era um cristão, e certamente neo-pentecostal, pois esse texto é muito usado nos dias de hoje por certas denominações neo-pentecostais.

Começamos a conversar sobre as coisas de Deus e ele logo me perguntou sobre a construção.

Contei-lhe que aquele terreno estava vazio durante anos e que há alguns anos atrás orei ao Senhor a respeito do assunto.

Ele logo identificou algo relacionado com o texto do seu papel e me interrompeu dizendo:

- Por isso está escrito esse texto nos meus papéis. Se você orou e determinou a posse do terreno, então Deus o deu a você, não foi ?

Para espanto dele eu disse que não tinha sido dessa forma e que isso não estava de acordo com a palavra de Deus.

Ele então tornou a mencionar o texto de Jó e insistiu que o cristão deve determinar aquilo que deseja, pois está escrito que Deus vai lhe conceder.

Então eu lhe disse:

- Irmão, veja bem, o vizinho ao lado do terreno da construção também é um cristão, e vamos supor que ele também tivesse o desejo de possuí-lo e determinasse a benção para ele. Determinando que o terreno viria a ser dele, e eu também, como ficaria Deus numa situação dessas, se o irmão diz que está escrito na palavra de Deus que ao determinar algum negócio Deus vai cumprir ?

- Deus teria que deixar de cumprir a sua Palavra ou para um ou para o outro, pois ambos poderiamos ficar firmes nesse propósito. !

O irmão coçou a cabeça e ficou um pouco desconcertado, pois não esperava tal colocação.

Então passei a explicar-lhe o que realmente a Palavra de Deus nos ensina sobre essa questão.

Entre tantas doutrinas novas que tem se infiltrado na Igreja nos últimos anos, algumas têm sido evidenciadas por telepastores bastante conhecidos e acatadas sem muito cuidado por muitas igrejas locais nesse país.

Muitos crentes possuem o hábito de pegarem um versículo bíblico, sem o contexto no qual ele está inserido, e criam através dele uma “nova doutrina”, como se tivessem recebido uma ‘revelação especial” ou uma “nova luz” sobre a Palavra de Deus e passam a ensiná-la; como se fosse algo que nunca tinha sido “percebido” pelos crentes do passado.

Assim tem acontecido com essa filosofia que chamo de “Doutrina da Determinação”, muito difundida através da televisão por alguns pastores, tidos como mestres e conhecedores do Evangelho.

Na verdade são mercadores do Evangelho, ou comerciantes da Palavra, para ser bem explicíto a respeito do caso.

O texto contido em Jó 22:28, é parte de um contexto , que é o terceiro discurso que Elifaz, o temanita,, faz, tentando provar a Jó que ele é um pecador.

Na versão Almeida Atualizada temos o seguinte texto a partir do verso 21.:

Elifaz diz assim
21 Reconcilia-te pois com Ele (Deus), e tem paz, e assim te sobrevirá o bem.
22: aceita, peço-te, a instrução que Ele profere, e põe as suas palavras no teu coração,
23: Se te converteres ao todo poderoso, serás restabelecido: se afastares a injustiça da tua tenda,
24: e deitares ao pó o teu ouro, e o ouro de Ofir entre as pedras dos ribeiros
25: então o Todo-poderoso será o teu ouro, e a tua prata escolhida
26: Deleitar-te-ás, pois, no Todo-poderoso e levantarás o teu rosto para Deus.
27: Orarás a ele, e ele te ouvirá; e pagarás os teus votos
28: Se projetas alguma coisa, ela te sairá bem, e a luz brilhará em teus caminhos.

Na versão Almeida Revista e Corrigida temos o seguinte texto:

Elifaz diz assim a Jô:
21) Une-te, pois, a ele, e tem paz, e assim te sobrevirá o bem.
22) Aceita, peço-te, a lei da sua boca, e põe as suas palavras no teu coração.
23) Se te converteres ao Todo-poderoso, serás edificado, afasta a iniqüidade da tua tenda.
24) Então amontoarás ouro como pó, e o ouro de Ofir como pedras dos ribeiros.
25) E até o Todo-poderoso te será por ouro, e por prata amontoada.
26) Porque então te deleitarás no Todo-poderoso, e levantarás o teu rosto para Deus.
27) Tu orarás a ele, e ele te ouvirá e pagarás os teus votos.
28) Determinando tu algum negócio, ser-te-á firme, e a luz brilhará em teus caminhos.

Na verdade, vemos Elifaz pregando a Jó aquilo que o Senhor Jesus resumiu em Mateus 6:33:

“Buscai pois em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua Justiça e todas as coisas vos serão acrescentadas”

Muitos pregadores atuais estão mais interessados em anunciar bênçãos materiais e pessoais às pessoas do que anunciar o Reino de Deus, o Evangelho de Jesus Cristo como ele realmente é.

Não pregam arrependimento, nem mudança de atitude do cristão.

Não exigem nenhum sacrifício no sentido de conhecerem a Deus e andarem nos seus caminhos, e a praticarem a justiça e o amor verdadeiro.

Não explicam que não se engana a Deus e que Deus promete abençoar apenas aos que lhe são fiéis, aos que o amam e obedecem a sua Palavra!

Não conhecem o que está escrito em Jeremias 10:23, onde lemos: “ Eu sei, ó Senhor, que não cabe ao homem determinar o seu caminho, nem ao que caminha dirigir os seus passos”.

Também está escrito em provérbios 16:33: “ A sorte se lança no regaço, mas do Senhor procede toda determinação.”

Também vemos em Isaias 14:27 “ Porque o Senhor dos Exércitos determinou, quem pois o invalidará ?...

Ora, além disso temos o texto de Tiago 4:13, onde nos ensina a respeito de irmos para esta ou aquela cidade fazer algum negócio:

13“ Atendei agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos e teremos lucros.
14: Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida ? Sois apenas como neblina que aparece por instante e logo se dissipa.
15: Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como faremos isto ou aquilo
16; Agora, entretanto, vos jactais das vossas arrogantes pretensões. Toda jactância semelhante a essa é maligna.

O que muitos pregadores atuais têm ensinado é que o homem deve tomar o seu destino em suas mãos e arrogantemente esquecer da sua dependência de Deus.

A SOBERANIA DE DEUS tem sido esquecida e a palavra de Deus tem sido torcida para benefício próprio.

Podem usar quaisquer desculpa ou justificativa, mas a verdade é essa mesma. O homem quer ser livre, porque o mundo prega isso! E essa liberdade que o mundo prega é inclusive a independência do homem em relação à Deus !

Esses telepastores têm se colocado como “guardiões da verdade”, quando verdadeiramente são “falsificadores da verdade”!

Usam o nome de Cristo e falam algumas coisas sobre Ele. Então parece que está tudo bem! Estão falando de Jesus... Parece bom !

Porém o próprio Senhor Jesus disse que muitos viriam em seu nome e enganariam a muitos, e isso está acontecendo nos nossos dias, diariamente !

A Palavra pregada não pode ser 80% certa, ou 90%. Ela tem que estar totalmente de acordo com o Evangelho genuíno de Cristo, senão ela pode ser distorcida e muitos são enganados por causa dos 10% errados da pregação.

As pessoas perderam o hábito de comparar o que ouvem com a Bíblia.

Não examinam com atenção, não perscrutam a Palavra, e acabam aceitando todo o “lixo evangelístico dos gananciosos” que estão se aproveitando da preguiça dos crentes de hoje para afastá-los cada vez mais para longe de Deus.

A vontade de Deus é soberana, aceite o homem ou não; nenhum homem pode determinar nada no lugar de Deus: Isaías 43:13 “Eu sou Deus; também de hoje em diante, eu o sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; operando eu, quem impedirá?”.

Deus está disposto a abençoar os seus filhos, aqueles que o amam, que ouvem a sua Palavra e a praticam, porém o seu rosto está voltado contra os infiéis, os mentirosos e injustos.

Observem quantos “crentes” estão em dificuldades nos dias de hoje ! Você só ouve queixas e lamentos no meio da igreja ! Parece que Deus resolveu que todos os seus filhos devem ser provados e atribulados ao mesmo tempo não é ?
O fato é que as pessoas vão a igreja para pedir tudo a Deus, ou determinar tudo, quando na verdade deveria ser ao contrário.

Deveríamos ir a Igreja para saber o que Deus quer de nós, qual a sua vontade para a nossa vida, como agradá-lo, como atendê-lo. Isso é o correto !.

Vamos a igreja para aprender de Deus, conhecer os seus caminhos, os seus estatutos, os seus mandamentos, seus desígnios, sua vontade soberana ! Deveria ser assim, para honra e Glória de Deus!

Lemos em Oséias 4:6 o seguinte : “O meu povo está sendo destruído porque lhe falta o conhecimento. Porque tu, sacerdote, rejeitaste o conhecimento ...”

O povo tem sido enganado com ensinos falsos por “sacerdotes” (pastores) que não ensinam a verdade. Muitos desses “sacerdotes” (pastores) não a conhecem e muitos estão atrás apenas dos seus próprios interesses.
Mas o Senhor diz a esses ainda no verso 6; ...também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim, visto que te esqueceste da lei do teu Deus...

O povo precisa ser ensinado a ser fiel a Deus, a serem honestos, sinceros, verdadeiros, amantes da palavra de Deus e não das coisas do mundo.

Devem abandonar as impurezas, do corpo e dos pensamentos, devem ser fiéis aos seus cônjuges e abandonar a prostituição. Os jovens precisam ser tementes à Deus, abandonar os costumes mundanos, a sensualidade, a fornicação, a mentira e o engano.

Os homens precisam entender que os seus pecados fazem separação entre eles e Deus (Isaias 50:1,2) e que somente pela fé em Cristo Jesus e pelo arrependimento dos seus pecados podemos novamente nos tornar filhos de Deus e aceitos na sua presença.

Somente se dermos ouvidos à voz de Cristo, crendo e vivendo de acordo com a sua vontade, então podemos ser perdoados por Deus e seremos abençoados em todas as coisas que precisamos.

As promessas de Deus não são para os mentirosos, para os inimigos do bem, para os impuros e prostitutos, para os beberrões, glutões (comilões) ou invejosos.

Deus não vai abençoar os vingativos e maus, os que caluniam e falam mal das pessoas gratuitamente. Nem os que vivem em fantasias sexuais e nas baladas da noite. Deus não vai dar glória aos egoístas e gananciosos, nem aos enganadores com suas palavras doces e falsas.

Não se engana a Deus ! Pode-se enganar aos homens, mas não à Deus.

Deus nos sonda e nos conhece. Sabe o que se passa em nosso coração e em nossos pensamentos, por isso nos exorta a abandonar a ira e o furor, a deixar os nossos maus caminhos e trilharmos para nós caminhos retos.

Nos ensina que devemos praticar a justiça, a bondade e a misericórdia. Deus quer que sejamos fiéis um para com o outro e que falemos a verdade a cada um.

O Senhor Jesus nos ensina a sofrermos a perda em certas circunstâncias e a sermos longânimos (bons e pacientes) com o nosso próximo. A andarmos a segunda milha, ou seja, fazer um esforço maior sempre para praticarmos o bem !

Não se ouve isso nas igrejas hoje! Não se ouve ! Isso não atrai a audiência !

Estão prometendo às pessoas a mesma coisa que o mundo promete, porém, estão “dourando a pílula” dizendo que é Deus quem promete, e muitos estão acreditando. No entanto o tempo passa e quase nada acontece na vida das pessoas. Em pouco tempo estão decepcionadas com o evangelho ! Começam a reclamar da igreja, dos irmãos, dos pastores e por fim de Deus !

Estão decepcionadas com o falso evangelho e não sabem !
Consultem a Deus ! Consultem a sua Palavra!

Examinem, examinem... O que é que Deus pede ao homem?
Temos resposta em Deuteronômio 10:

12 Agora, pois, ó Israel, que é que o Senhor teu Deus requer de ti, senão que temas o Senhor teu Deus, que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao Senhor teu Deus de todo o teu coração e de toda a tua alma, 13 para guardares os mandamentos do Senhor, e os seus estatutos, que hoje te ordeno, para o teu bem ?

Alguns podem dizer que isso era para os judeus.

Ora, Deus não muda. Não há variação de mudança na natureza de Deus! Ele quer que vivamos bem e pratiquemos o que é bom e reto !! Deus não mudou nisso, nem mudará !!

Quanto às nossa falhas e fraquezas, Deus as conhece e nos perdoa quando falhamos, se formos á Ele humildes e arrependidos, porém, o nosso coração deve estar sempre disposto para a obediência e para o bem.

Se assim andarmos, então comeremos o melhor desta terra e seremos abençoados em todos os nossos caminhos.

Depois disso tudo, conto o final da conversa com o irmão que queria determinar tudo na sua vida.

Disse-lhe:

- Meu irmão, há algum tempo atrás orei a Deus a respeito deste terreno e disse ao Senhor que o meu coração sentia o desejo de possuí-lo e se isso agradasse a Deus e fosse para o bem, então que Ele me permitisse obtê-lo.

Passou 2 ou 3 anos e o terreno não foi vendido para ninguém.

Um dia um corretor bateu á minha porta para perguntar sobre o número daquele lote, que era ao lado da casa em que eu morava. Ele estava com uma placa de Vende-se e perguntei sobre o valor do terreno. Fiz a ele uma proposta que envolvia receber o meu carro como parte do pagamento. Dois dias depois o terreno passou a me pertencer.
Glória a Deus por isso !

Tenho sempre o propósito de ser obediente e fiel a Deus e de andar nos seus caminhos. Caminhos que são determinados por Deus e não por mim, pois não conheço o amanhã. Não sei se estarei vivo, se terei isto ou aquilo.

Apenas sei que o meu tesouro está guardado em Cristo Jesus, a minha salvação, e isso é a coisa mais importante do mundo, pois que adianta ao homem ganhar o mundo e perder a sua alma.

Eu sei, ó Senhor, que não cabe ao homem determinar o seu caminho, nem ao que caminha dirigir os seus passos... (Jeremias 10:23)., Mas o Senhor é o meu refúgio e fortaleza, socorro bem presente, sempre ...

Afaste-se das heresias dos que querem apenas obter lucro com a pregação do evangelho.

Não estão muito interessados na salvação da sua alma. Não estão preocupados no seu relacionamento com o Senhor Jesus.

Apenas esperam que você fique um pouco de bem com a vida, ouvindo palavras suaves e boas para o seu ego.

“Todo caminho do homem é reto aos seus próprios olhos, mas o Senhor pesa os corações” Provérbios 21:2.

“ Deixai a insensatez, e vivei, andai pelo caminho do entendimento’ Prove´rbios 9:6

Ainda existe um porto seguro para as nossas vidas: a verdadeira palavra de Deus !


Você se sentiu tocado ao ler esta mensagem ?
Então CLIQUE AQUI !

 

Comente aqui e ajude a divulgar esta mensagem para seus amigos no facebook ...

   

 

 

 

  .::: Sinais dos Tempos :::.
  .:: Boletins ::.
Receba boletins atualizados
do Portal Webservos:


  .:: Enquete ::.

 

•    Quem Somos    •     Fale conosco!     •

Página aberta em: 0,000 segundos

Usuários de Hoje: 3282



Melhor visualisado no Internet Explorer com resolução de 800x600

:: WebServo :: Portal Gospel de Evangelismo Virtual
Desenvolvimento e Coordenação de:
Enéas T. de Oliveira
--=(-wëbsèrvö-)=--