Online: 230
 
 
A mulher samaritana
( 11168 visitas )

Publicado em: 27/9/2007
Por: Alcebídios Garcia Dias
Igreja Em Busca de Filadélfia - S. Caetano do Sul - SP
alcebidios@hotmail.com
 

A mulher samaritana
João 4

Essa passagem do Evangelho de João vem expor a situação de muitos de nós, que ainda estamos vivendo mais para o mundo do que para as coisas de Deus e que Cristo é a nossa única satisfação.

O mundo moderno exerce uma grande atração sobre a vida de todos nós, a era das comunicações: rádio, televisão, jornais, revistas, telefone e principalmente a Internet (rede internacional de computadores), trazem para dentro de nossas casas, uma enxurrada de notícias, informações e serviços, numa velocidade espantosa. A mídia exerce um poder de atração fatalista para o consumismo e prazeres do mundo e muitos de nós, caímos nessa armadilha de Satanás para nos afastar das coisas de Deus.

Somos alertados por esta palavra a que saiamos desse mundo insaciável e nos voltemos para o Senhor Jesus.

Quanto mais se eliminam os limites para o ser humano, mais ele se torna insaciável. Quanto mais se legaliza tudo, mais se destrói os valores morais e a família.

A nossa sede de realização dos desejos jamais pode ser saciada. Grande é o mundo e os seus prazeres; pequeno é teu coração, mas, o mundo e seus prazeres não caberão em teu coração.

3 deixou a Judéia, retirando-se outra vez para a Galiléia.
4    E era-lhe necessário atravessar a província de Samaria.

A Galiléia, era uma terra desprezada pelos judeus.
Mas para a terra que estava aflita não continuará a obscuridade. Deus, nos primeiros tempos, tornou desprezível a terra de Zebulom e a terra de Naftali; mas, nos últimos, tornará glorioso o caminho do mar, além do Jordão, Galiléia dos gentios. (Isaías 9:1)

O próprio Jesus era desprezado por ser de Nazaré, cidade da Galiléia

E as multidões clamavam: Este é o profeta Jesus, de Nazaré da Galiléia! (Mateus 21:11)

O povo judeu tinha preconceito dos galileus.

Perguntou-lhe Natanael: De Nazaré pode sair alguma coisa boa? Respondeu-lhe Filipe: Vem e vê. (João 1:46)

outros diziam: Ele é o Cristo; outros, porém, perguntavam: Porventura, o Cristo virá da Galiléia? (João 7:41)

Responderam eles: Dar-se -á o caso de que também tu és da Galiléia? Examina e verás que da Galiléia não se levanta profeta. (João 7:52)

Mas, não nos esqueçamos que Deus escolhe os humildes e desprezados, por isso o Senhor Jesus foi até eles.

e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; (1 Coríntios 1:28)

Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus. (Mateus 5:3)

Antes, ele dá maior graça; pelo que diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. (Tiago 4:6 )

Rogo igualmente aos jovens: sede submissos aos que são mais velhos; outrossim, no trato de uns com os outros, cingi-vos todos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a sua graça. (1 Pedro 5:5)

É necessário que sejamos humildes para que o Senhor possa nos alcançar.

5 Chegou, pois, a uma cidade samaritana, chamada Sicar, perto das terras que Jacó dera a seu filho José.

6 Estava ali a fonte de Jacó. Cansado da viagem, assentara-se Jesus junto à fonte, por volta da hora sexta.

A sabedoria e o cuidado do Senhor Jesus é um fato verdadeiramente relevante. Ao encontro de Nicodemos, ele fora à noite, mas ao encontro da mulher samaritana ele foi ao meio dia, isto é, a hora de mais claridade do dia, num lugar a vista de todos, para que todos vissem a sua conduta irrepreensível. Isso mostra, que o Senhor Jesus sabia de antemão sabia quem iria encontrar. Notamos que esse era uma tarefa individual e particular. Às vezes, é melhor evangelizar uma única pessoa e trazê-la para o Senhor do evangelizar mil sem resultado algum. Notamos ainda que essa tarefa foi feita pelo Senhor, quando ele estava faminto, sedento e cansado. Nós, muitas vezes, quando cansados, famintos ou sedentos, abandonamos o serviço a Deus.

Jesus chegou antes da mulher ao poço, Ele já sabia que encontraria com ela. O Salvador sabe onde está o pecador. Se você relembrar sua salvação, perceberá que não foi diferente o princípio que se operou em você. Você não foi ao céu – o Senhor veio ao teu encontro. Ele o buscou, o achou e o salvou. Foi ele quem veio até você.

Nisto, veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber.

A mulher samaritana, por ser uma pecadora, só poderia ir ao poço naquela hora, pois a essa hora ninguém ia ao poço.

7 Nisto, veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber.
8 Pois seus discípulos tinham ido à cidade para comprar alimentos.

Jesus estava com sede. Obviamente, sendo ele um homem, necessitava de água, mas aqui a sede era satisfazer a vontade do Pai.

O Senhor tem sede de salvar a todos, mas nem todos têm sede de buscar o Senhor. De certa forma, somos a água que sacia a vontade de Deus de nos salvar. E Cristo é a fonte de nossa satisfação eterna.

9 Então, lhe disse a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana (porque os judeus não se dão com os samaritanos)?

Os samaritanos, também eram um povo desprezado pelos judeus, pois era um povo que se misturara com outros povos, durante o cativeiro da Babilônia. Portanto, além da mistura de raças, havia também a mistura de cultos.

2 Reis 17:24 O rei da Assíria trouxe gente de Babilônia, de Cuta, de Ava, de Hamate e de Sefarvaim e a fez habitar nas cidades de Samaria, em lugar dos filhos de Israel; tomaram posse de Samaria e habitaram nas suas cidades.
2 Reis 17:26 Pelo que se disse ao rei da Assíria: As gentes que transportaste e fizeste habitar nas cidades de Samaria não sabem a maneira de servir o deus da terra; por isso, enviou ele leões para o meio delas, os quais as matam, porque não sabem como servir o deus da terra.
10 Replicou-lhe Jesus: Se conheceras o dom de Deus e quem é o que te pede: dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.
11 Respondeu-lhe ela: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva?
12 És tu, porventura, maior do que Jacó, o nosso pai, que nos deu o poço, do qual ele mesmo bebeu, e, bem assim, seus filhos, e seu gado?
...Então me mostrou o rio da água da vida, brilhante como cristal, que sai do trono de Deus e do Cordeiro....(Apocalipse 22:1) ... Ah! todos vós que tendes sede, vinde às águas... (Isaías 55:1a)

A água viva que jorra de cada um dos santos, por fim formará o rio de águas vivas na Nova Jerusalém.

A mulher samaritana se mostra cheia de conceitos e preconceitos. E nós em que nos diferenciamos dela? Não estamos nós também cheios deles?

13    Afirmou-lhe Jesus: Quem beber desta água tornará a ter sede;
A água, o refrigério que o mundo nos oferece, não nos pode saciar. Sempre estamos em busca de algo que apesar de conquistarmos, ainda não nos satisfaz. Seja dinheiro, prazeres ou sucesso pessoal ou profissional.
14 aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna.
Jesus nos oferece dessa água viva que é a Sua Palavra, que é Ele próprio. Se o aceitarmos, Ele será o nosso refrigério, jamais teremos sede novamente e a nossa boca será uma fonte a proclamar a Sua Palavra para dar vida eterna a muitos. Quando amamos alguém de verdade, a nossa vida passa a girar em torno dessa pessoa, o nosso falar, o nosso agir, todo o nosso ser.
15 Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água para que eu não mais tenha sede, nem precise vir aqui buscá-la.
A mulher ainda não havia entendido do que o Senhor estava falando. O que ela era queria era cessar seus esforços e não precisar se expor toda vez que fosse buscar água.
16 Disse-lhe Jesus: Vai, chama teu marido e vem cá;
17 ao que lhe respondeu a mulher: Não tenho marido. Replicou-lhe Jesus: Bem disseste, não tenho marido;
18    porque cinco maridos já tiveste, e esse que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade.
Jesus conhece o nosso interior, ele sabe tudo sobre a nossa vida. Ele sabe quem somos e o que fomos. Será que a nossa condição é diferente a daquela mulher? Ou estamos ainda procurando satisfazer os nossos desejos da carne?
Jesus é a luz do mundo. A luz vem nos expor. Assim como a mulher ficou exposta.
A verdadeira adoração
19    Senhor, disse-lhe a mulher, vejo que tu és profeta.
As palavras do Senhor assustaram-na. Ela deve ter pensado: como esse homem sendo judeu, portanto, nunca veio neste lugar pode saber que tive cinco maridos e que este com quem convivo não é meu marido? Esta é a maneira de ter uma conversa de Evangelho. Não fale de maneira vã com as pessoas, mas toque em suas consciências, não de maneira a repreendê-las, mas tirando-lhes o véu. A mera religião não salva ninguém.

Nós precisamos ser expostos para reconhecer quem é o Senhor Jesus.

João 8:12 De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.

João 9:5 Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo.

O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más. (João 3:19)

20    Nossos pais adoravam neste monte; vós, entretanto, dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar.
Isso revela uma atitude comum cristãos hoje: fazer distinção entre “nós” e “vós”, “certo” e “errado”; tudo isto está na esfera terrestre, na esfera do conhecimento do bem e do mal e não na esfera celeste, ou na vida divina.
21 Disse-lhe Jesus: Mulher, podes crer-me que a hora vem, quando nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai.
22 Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus.
23 Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores.
24 Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.
25 Eu sei, respondeu a mulher, que há de vir o Messias, chamado Cristo; quando ele vier, nos anunciará todas as coisas.
26    Disse-lhe Jesus: Eu o sou, eu que falo contigo.
A mulher samaritana, apesar de sua condição, se mostra uma conhecedora da religião, das tradições e dos costumes. Ela se mostra uma pessoa religiosa. Quantos de nós também somos religiosos, mas, no entanto não conhecemos o verdadeiro Deus.
Precisamos abandonar o legalismo e as tradições e adorar o verdadeiro Deus, em espírito. Precisamos abandonar os nossos conceitos religiosos.
27 Neste ponto, chegaram os seus discípulos e se admiraram de que estivesse falando com uma mulher; todavia, nenhum lhe disse: Que perguntas? Ou: Por que falas com ela?
28 Quanto à mulher, deixou o seu cântaro, foi à cidade e disse àqueles homens:
29 Vinde comigo e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Será este, porventura, o Cristo?!
30    Saíram, pois, da cidade e vieram ter com ele.
Aconteceu! A mulher samaritana bebeu da água viva! Abandonou o seu cântaro de água que não sacia e foi jorrar água viva. Aleluia! Que nós também abandonemos nossa cisterna rota e possamos deixar fluir do nosso interior rios de água viva.

Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. (João 7:38)

A ceifa e os ceifeiros.
31 Nesse ínterim, os discípulos lhe rogavam, dizendo: Mestre, come!
32 Mas ele lhes disse: Uma comida tenho para comer, que vós não conheceis.
33 Diziam, então, os discípulos uns aos outros: Ter-lhe-ia, porventura, alguém trazido o que comer?
34 Disse-lhes Jesus: A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra.
Os apóstolos foram à cidade, compraram comida, saciaram a fome e a sede. Pensaram em si mesmos, nas suas necessidades, mas não tinham a visão do reino. Não dispuseram a verdadeira comida e bebida que é o Senhor Jesus.
Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede. (João 6:35)
Por não entenderem o que o Senhor fizera, Ele teve de ensiná-los, mostrando que é necessário iniciar a colheita, isto é, trazer novos frutos.
35 Não dizeis vós que ainda há quatro meses até à ceifa? Eu, porém, vos digo: erguei os olhos e vede os campos, pois já branquejam para a ceifa.
36 O ceifeiro recebe desde já a recompensa e entesoura o seu fruto para a vida eterna; e, dessarte, se alegram tanto o semeador como o ceifeiro.
O Senhor nos mostra que são muitos os que precisam de nós, Ele já nos preparou tudo, nos deu o instrumento que é a Sua Palavra, o Seu Espírito, para nos ensinar e Ele mesmo como nossa vida, não percamos tempo nem nos distraiamos no caminho, busquemos os tesouros do céu
37 Pois, no caso, é verdadeiro o ditado: Um é o semeador, e outro é o ceifeiro.
38 Eu vos enviei para ceifar o que não semeastes; outros trabalharam, e vós entrastes no seu trabalho.
Aquele povo, apesar de ser considerado desprezível, ainda guardava os preceitos da Lei de Moisés e dos Profetas, portanto, o Evangelho já havia sido semeado naquela região.

39 Muitos samaritanos daquela cidade creram nele, em virtude do testemunho da mulher, que anunciara: Ele me disse tudo quanto tenho feito.
Os discípulos devem ter ficado envergonhados, pois, aquela mulher samaritana, que acabara de conhecer o Senhor Jesus, mostrara-se muito mais disposta em testemunhá-Lo do que eles. Por isso, os que são novos na fé, devem tomar o exemplo dessa mulher e não se envergonhar de dar testemunho do Senhor.
40 Vindo, pois, os samaritanos ter com Jesus, pediam-lhe que permanecesse com eles; e ficou ali dois dias.
41 Muitos outros creram nele, por causa da sua palavra, e diziam à mulher: Já agora não é pelo que disseste que nós cremos; mas porque nós mesmos temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do mundo.
Que possamos ser iluminados pelo Senhor, pois, os campos brancos já estão esperando por nós. O Senhor da messe está voltando.

Ora, vem Senhor Jesus. Maranata!


Você se sentiu tocado ao ler esta mensagem ?
Então CLIQUE AQUI !

 

Comente aqui e ajude a divulgar esta mensagem para seus amigos no facebook ...

   

 

 

 

  .::: Sinais dos Tempos :::.
  .:: Boletins ::.
Receba boletins atualizados
do Portal Webservos:


  .:: Enquete ::.

 

•    Quem Somos    •     Fale conosco!     •

Página aberta em: 0,000 segundos

Usuários de Hoje: 4159



Melhor visualisado no Internet Explorer com resolução de 800x600

:: WebServo :: Portal Gospel de Evangelismo Virtual
Desenvolvimento e Coordenação de:
Enéas T. de Oliveira
--=(-wëbsèrvö-)=--