Online: 206
 
 
O segredo dos valentes
( 9852 visitas )

Publicado em: 11/12/2007
Por: Pr. Alexandre Augusto
Quadrangular - Itajubá/MG
pastoralexandreaugusto@bol.com.br
 


Texto:
Lucas 11:21
21. Quando o valente guarda, armado, a sua casa, em segurança está tudo quanto tem.

Ø    INTRODUÇÃO

        Mais uma mensagem que iremos desfrutar juntos, pois a bíblia é um celeiro infinito de mensagens para um homem faminto, e cristão que não tem fome da palavra tá fora do prumo de Jeová, e filho rebelde tem dor de barriga.

        Quando falamos de valente logo nos vem a mente à coragem, a habilidade, a destreza, o domínio da situação, pois ser um valente é ter virtudes qualidades positivas, que o capacitam e o aprovam para todas as situações de risco e perigo. Um valente recebe essa qualidade pelos números de resultados positivos que alcançou durante sua vida.

        Nesta mensagem não irei tratar das qualidades do valente, pois se você quiser sabe-las leia minha mensagem GUERREIROS DA VIRTUDE, então saberá as qualidades, ou algumas qualidades de um valente, ou uma valente.

        Penso que todos nós gostamos de estar perto de um valente porque ele transmite segurança. Geralmente quando chegamos em um local que não conhecemos, fazemos perguntas a um policial militar que estiver por perto, pois ele transmite segurança e confiança, sua farta alinhada nos faz pensar ser ele um valente, no meio de uma sociedade corrompida e insegura.

        Talvez neste momento você esteja passando por um momento de medo, onde suas forças parecem fugir de seu corpo e você acha que vai desfalecer, mas a última palavra não é sua, nem do diabo, mas a última palavra é de Deus, e Ele ainda não se pronunciou, e irá se pronunciar através desta mensagem.

        O segredo dos valentes, esse é o nosso assunto, e para mostrar o segredo dos valentes preciso falar de alguns valentes que a bíblia nos mostra, e a bíblia esta recheada de valentes, mas se você ainda se acha um covarde eu quero te dizer que Jeová não deu espírito de covardia, mas de poder.

Ø    O VALENTE MOISÉS

        Que pessoa fascinante foi Moisés, um homem que desde sua infância tinha um histórico de vitória. Nasceu perseguido, cresceu extraviado, mas descobriu que sua história poderia ser mudada. Moisés não aceitou o que quiseram lhe impor, ele não aceitava ter vários deuses, como os Egípcios tinham, cerca de 2.000 deuses, isso não descia bem ao coração de Moisés. Moisés estava polindo seu interior de valente, ele não concebia ver os egípcios maltratarem tanto o povo hebreu, mostrando um coração amoroso, que um valente deve ter.

        Moisés é chamado por Deus para primeiro tirar o povo do Egito, e faz tudo encarando faraó cara a cara, e com poder sobrenatural de Deus o povo sai, até foi demasiadamente fácil para o valente Moisés, agora viria a segunda parte, guiar o povo para a terra prometida, cerca de dois milhões setecentos e dez mil pessoas para ele conduzir em uma caminhada de cerca de onze dias, que acabou virando quarenta anos. Agora me diz tinha ou não tinha que ser valente para passar por isso, e o maior de tudo era o amor com que Moisés realizava suas obrigações de um verdadeiro valente.

    Quarenta anos no Egito, quarenta anos no deserto com Jetro, e mais quarenta conduzindo o povo no deserto, (leia AS TRÊS FAZES DA VIDA DE MOISÉS) e a Bíblia diz que nunca ouve outro profeta como Moisés, nunca. Uma das muitas qualidades de Moisés é que ele sempre observava o jovem Josué. E Moisés só escolhia valentes para estarem com ele. Assim são os pastores, procuram valentes nos dias de hoje, e cada dia está mais difícil encontrar um valente que ponha a mão no arado e não olhe para traz.

    Faltaria tempo para falarmos mais de Moisés e de suas valentias durante os relatos bíblicos, mas uma coisa me deixa intrigado sobre o irmão Moisés, sabe qual é? Qual seria o segredo do valente Moisés?

Ø    O VALENTE JOSUÉ

        Este começou muito cedo, pois era um valente nato, ele vivia e convivia com os milagres de Deus, pois a Bíblia diz que quando Moisés entrava na tenda para falar com Deus, todo o povo se recolhia de medo da glória de Deus que descia, porém Josué não fazia isso, ele ficava olhando para a tenda de Moisés e vendo a glória de Deus. Isso é que é valentia!

        Josué tomou posse das promessas de Jeová, e só valente tem força para crer em promessas, e só Deus cumpre promessas feitas. Um belo dia o valente Moisés manda alguns para espiar a terra prometida e eles voltam de lá trazendo um cacho de uva, só que este era carregado por dois homens, já imaginou! Mas os covardes não olharam para a maravilha e sim para os gigantes, e só covardes olham para o problema, pois valente olha mais além, é como os olhos de uma águia. O relato dos covardes amedrontou o povo de Israel, que acabaram por voltar para o deserto, mas algo interessante é que valente acredita em valente e covarde acredita em covarde, e assim foi. Quantas vezes nós não somos assim, preferimos acreditar no pior ao invés de nos apegarmos no poder das palavras do Senhor, creia que esta mensagem é um valente falando com você, e você pode tudo que quiser, pois nem todo o mar vermelho poderia afogar os valentes do Senhor.

        Mas junto com Josué estava outro valente de nome Calebe, este no vigor de sua juventude fazia parceria com Josué. Mas uma coisa me deixa intrigado sobre o irmão Josué, sabe o que é? Qual seria o segredo do valente Josué?

Ø    O VALENTE CALEBE

        Este me deixa de boca aberta, ele também viu os milagres que Jeová realizou no Egito, e talvez você não saiba, mas Egito significa terra de Cão, e o Deus que Calebe servia fazia e faz milagres na terra do cão, isso fez Calebe se tornar um valente, mas fico a imaginar quando Calebe viu aqueles gigantes moradores das terras de Canaã, e conjecturando como iria matá-los, pois Deus já havia dado a terra a eles.

        No caminho de volta calebe vinha conversando com Josué e eles diziam um ao outro da maravilhas que viram e das maravilhas que fariam quando entrassem na terra. Vinham chamando os gigantes de “café chicrinha”, mas com toda aquela valentia não perceberam as palavras que os covardes falavam entre si.

        Passou se quarenta e cinco anos, depois que Calebe viu a Canaã, e agora ele já tem oitenta e cinco anos e diante de Josué ele reivindica sua parte e ainda diz que se sente ainda capaz de vencer seu inimigo. Aqui eu aprendo que um valente ainda ancião continua valente, pois o valente não vê tempo, pois todo o tempo é tempo de ser valente.

        Calebe foi sem dúvida alguma um grande e nobre valente diante dos homens e diante de Deus, levando seu povo a assumir a herança que o Senhor prometeu através da boca de Moisés, e palavra de Jeová nunca é colocada em dúvida, pois Ele é Deus. Diante dessa situação agora o jovem Calebe de oitenta e cinco anos, vai e começa a matar os gigantes que habitavam naquelas terras. Fico a imaginar a alegria de Calebe quando viu seus inimigos caírem, com o poder de Deus na sua vida, imagino que ele gritava para seus irmãos, “venham, tomemos posse da benção que Jeová nos prometeu. Entrem na terra prometida e comam do melhor”. Assim foi com o valente Calebe. Mas uma coisa me deixa intrigado sobre o irmão Calebe, sabe o que é? Qual seria o segredo do valente Calebe?

Ø    A VALENTE RUTE

        Essa mulher mereceu ser uma dos patriarcas da genealogia do Senhor Jesus, pois Rute se casou com Boaz, que foi pai de Jessé, que foi pai de Davi, e de Davi a gente fala depois.

        Rute foi sem dúvida uma mulher valente, pois era Moabita, e Moabe era terra de maldição, e na época de fome e seca em sua terra, agora uma viúva, não quis abandonar sua sogra Noemi, pois creio eu que todos os dias quando os filhos de Noemi eram vivos, ela se reunia com as suas noras e contava as maravilhas que o Senhor Jeová tinha feito no meio do povo de Israel, a fazendo se maravilhar.

        Quando vem a luta é que se vê o verdadeiro valente, e Rute disse para Noemi sua sogra, seu povo será o meu povo e seu Deus será o meu Deus, resumindo é se seu Deus fez tudo isso por Israel, não vai ser uma seca que vai me derrubar. Rute ficou valente só de ouvir coisas sobre Jeová. Será que somos assim, só de ouvir cremos? Hoje nós estamos virando crentes práticos, daqueles, “se Deus vai curar na campanha de sete dias, então eu vou ao último dia”, “se Deus vai me dar um emprego novo, porque eu perdi o velho?” “Se Deus vai me curar, por que me deixou ficar doente?” Assim temos sido, mas com Rute foi diferente, as histórias contadas por Noemi provocaram algo diferente dentro do coração de Rute, que por confiar, se tornou parte da História, merecendo ter seu nome citado hoje nesta mensagem. Mas uma coisa me deixa intrigado sobre a irmã Rute, sabe o que é? Qual seria o segredo da valente Rute?

Ø    A VALENTE DÉBORA

        Meu Deus! Que mulher excepcional. Vejo nela uma coragem palpável, pois só de ver suas palavras, sinto me encorajado para enfrentar meus inimigos.

        Ela se assentava debaixo das palmeiras e julgava Israel, e além de Juíza era profetiza, uma mulher de coragem e ousadia, coisas que faltam em muitos de nós hoje em dia, ficamos esperando que os pastores façam as visitas, que os pastores orem, que os pastores façam a igreja crescer, e nos esquecemos que pastor gera pastor e ovelha é que gera ovelhas, assim muitas se tornam ovelhas estéreis, que não produzem, (leia a mensagem As três árvores dentro da Igreja).

        No cap.4 vemos um homem frouxo chamado Baraque, e Baraque significa trovão, mas que ironia. E Baraque está diante de uma batalha, mas o medo o envolve o deixando paralisado, então Baraque vai até a senhora de noventa anos, para pedir ajuda e recebe uma dura, Débora com toda sua idade tem que repreender o trovão. Então Baraque diz que só vai para guerra se Débora for junto com ele.
        Talvez hoje em sua vida existe um inimigo como Sísera, e você está procurando uma Débora para descer para a batalha, não faça isso, pois o Senhor Jeová é contigo levante-se e vá, a vitória já é sua.

        Depois da batalha Débora canta o cântico da vitória. Seja como Débora e não como Baraque, tenha coragem e não medo, não olhe para sua idade ou para suas debilidades, Deus não está preocupado com sua idade, mas com a sua coragem, pois inimigos foram feitos para caírem, gigantes foram feitos para perderem a cabeça, obstáculos foram feitos para serem transposto. Mas uma coisa me deixa intrigado sobre a irmã Débora, sabe o que é? Qual seria o segredo da valente Débora?

Ø    CONCLUSÃO

        Faltaria tempo para expor sobre todos os valentes que a palavra de Deus nos mostra, mas concluindo esta mensagem quero posteriormente redigir a mensagem O SEGREDO DOS COVARDES, mas falar de valentes acho que é mais fácil, pois todos queremos ser valentes.

        Mas olhando para as vidas destes valentes fico a pensar qual era o segredo que eles alimentavam dentro de si? O que os encorajavam para não serem covardes? O que os levavam a tomarem atitudes corajosas em momentos difíceis? O que de fato os levaram a serem vencedores neste mundo?

        Então como pregador da palavra de Deus tenho novamente que me render a palavra de Deus, e orando ao meu Senhor, no momento em que lhe perguntei qual seria o segredo dos valentes, ele me fez lembrar das palavras do apóstolo e irmão João, quando ele escrevendo na unção em I João 5:4 ele diz:

“PORQUE TODO O QUE É NACIDO DE DEUS VENCE O MINDO; E ESTA É A VITÓRIA QUE VENCE O MUNDO: A NOSSA FÉ”.

        Este é o segredo dos valentes, ser nascido de Deus e ter fé.


Você se sentiu tocado ao ler esta mensagem ?
Então CLIQUE AQUI !

 

Comente aqui e ajude a divulgar esta mensagem para seus amigos no facebook ...

   

 

 

 

  .::: Sinais dos Tempos :::.
  .:: Boletins ::.
Receba boletins atualizados
do Portal Webservos:


  .:: Enquete ::.

 

•    Quem Somos    •     Fale conosco!     •

Página aberta em: 0,000 segundos

Usuários de Hoje: 1400



Melhor visualisado no Internet Explorer com resolução de 800x600

:: WebServo :: Portal Gospel de Evangelismo Virtual
Desenvolvimento e Coordenação de:
Enéas T. de Oliveira
--=(-wëbsèrvö-)=--