Online: 195
 
 
Sete virtudes de um rei
( 11800 visitas )

Publicado em: 16/1/2008
Por: Pr. Alexandre Augusto
Quadrangular - Itajubá/MG
pastoralexandreaugusto@bol.com.br
 


“LEIA ESTA MENSAGEM, ELA IRÁ LHE MOSTRAR ALGO QUE COM CERTEZA VOCÊ PRECISA SABER, PARA EDIFICAR SUA VIDA”.

TEXTO:
I Samuel – 16:15 a 18
15. Então os criados de Saul lhe disseram: Eis que agora um espírito maligno da parte de Deus te atormenta;
16. Dize, pois, Senhor nosso, a teus servos que estão na tua presença, que busquem um homem que saiba tocar harpa; e quando o espírito maligno da parte do Senhor vier sobre ti, ele tocara com a sua mão, e te sentirás melhor.
17. Então disse Saul aos seus servos: Buscai-me, pois, um homem que toque bem, e trazei-lo.
18. Respondeu um dos mancebos: Eis que tenho visto um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar bem, é forte e destemido, homem de guerra, sisudo em palavras, e de gentil aspecto; e o Senhor é com ele.

Ø    INTRODUÇÃO
Rei é aquele que reina, que domina, que manda, que tem o controle, que por sua posição é respeitado e amado. Você é rei? Leia Ap 1:6.

        Creio que depois da pessoa de Jesus, o Rei Davi e o apóstolo Paulo, são os que mais dão mensagens, devidos suas experiências e atitudes. E como pregador da palavra de Deus mais uma vez eu também recebi e o que recebi de graça, de graça também transmitirei. Preste atenção no que vou te escrever. Quando em minha casa a minha amada esposa diz que vai fazer um prato de comida que gostamos, eu e meus filhos ficamos ansiosos esperando, e quando a mesa está posta, logo começamos a degustar a delícia. Sabemos que a palavra de Deus é o alimento do cristão, então quando se começa uma mensagem devemos ficar ansiosos pela delícia da palavra, e quando a palavra é colocada na mesa devemos comer e não ficarmos olhando para ela, pois se assim for você ficará fraco e morrerá raquítico.

        Então, está mensagem será mais um prato servido pelo Senhor àqueles que quiser ser forte, pois aprendo que os fracos não sobrevivem e tem mais, se te mostrares frouxo no dia angústia, tua força será pequena (Pv 24:10). Então amados irmãos comam do melhor, pois o meu Deus não é um deus qualquer, ele tem o melhor para seus filhos.

        O texto nos fala de um jovem que será o pivô da mensagem e pelos seus atos e qualidades buscaremos o melhor para nossas vidas, assim sendo para que possamos enriquecer nossos conhecimentos precisamos saber mais do homem que foi chamado homem segundo o coração de Deus. Quer mais?

Ø    QUEM ERA DAVI?
        Davi era filho de Jessé, que era filho de Obede, que era filho de Boaz casado com Rute. Esses são os bisavôs, avô e pai do menino Davi.

        Certo dia nascia em Belém, na casa de Jessé o seu sétimo filho, que ganhou o nome de Davi, que significa predileto, amado, respeitado. Davi cresceu cheio de alegria, porém era o menor de sua casa, pois não era como seus irmãos Eliabe, Abinadabe ou Samá, estes eram homens que pelas suas estaturas foram treinados para serem guerreiros do exército de Israel, porém quando a Davi, só lhe sobrou cuidar das ovelhas de seu pai, pois alguém tinha que trabalhar naquela casa. Isto mostra que Jeová não chama vagabundo.

        Segundo a bíblia, Davi era ruivo, de baixa estatura, ou seja, cheio de sardas, talvez por pegar muito sol no trabalho, e seus cabelos eram vermelhos como cor de fogo, também acho que era um sinal do fogo que ardia em seu coração, e sua baixa estatura numa família que era de soldados era para mostrar que “tamanho não é documento”.

        Segundo a bíblia Davi era extremamente corajoso, pois antes de matar o gigante Golias, já havia matado um urso e um leão, que tentaram comer suas ovelhas, nos revelando a figura de Jesus, que como verdadeiro pastor defende suas ovelhas. Davi não era colérico ou eufórico, pois segundo a bíblia ele havia desenvolvido uma habilidade com um instrumento chamado funda, que era uma tira de couro com uma soleira que após girar soltava arremessando a pedra que estava na soleira, e para ter acertado a cabeça de Golias, com certeza ele praticava.

        A história também nos mostra que Davi era justo, honesto, trabalhador, responsável, obediente e de bom caráter, qualidades que o Senhor está procurando dentro da igreja, pois hoje vemos comerciantes dizerem que não gostam de vender para crentes, pois são caloteiros, e de vez em quando eu solto o cajado na igreja para lhe mostrarem que cristão deve ter caráter.

        Talvez me faltasse tempo para falar de Davi, um grande homem, que embora tivesse seus erros e falhas, sempre soube reconhecer sua fragilidade, e sempre mostrando um verdadeiro arrependimento pelos seus erros. Este era o pequeno grande rei chamado Davi, homem segundo o coração de Deus.

        Davi antes mesmo de ser rei despertava atenção dos que lhe conheciam, e todos sabiam quem era Davi. Nós devemos ser conhecidos pelas nossas qualidades e não por nossos defeitos, e hoje o que parece é acontecer o contrário. O mais interessante é que Davi não fazia jornalzinho para todos saberem suas qualidade ou suas vitórias, mas quando andamos na direção do coração de Deus, Ele mesmo, o Senhor se encarrega em fazer que fiquemos conhecidos, pois Jesus disse que ninguém que acendendo uma lâmpada, a coloca em baixo da cama, mas sim em local visível, para que todos vejam e mais, posam se guiar por ela. Então seja você também uma lâmpada para os da sua casa, sua empresa, seus amigos, e eles seguirão os seus passos, desejando serem o que você é.

        Quando o então rei Saul começou a ser perturbado por espírito mal da parte de Deus, e quando a bíblia diz da parte de Deus, significa que o espírito maligno estava autorizado por Deus para atormentar Saul, então Saul precisava de um alívio, sendo então aconselhado pelos seus ajudantes. E para começar quero lhes dizer uma coisa, “ninguém é tão sábio que não tenha o que aprender, e ninguém é tão ignorante que não tenha o que ensinar”. Então aprenda com quem aprendeu as grandes virtudes de um verdadeiro rei.

        Quando os jovens disseram ao rei Saul para trazer alguém que tocasse harpa para acalmar o rei, eles citam as qualidades de quem quer ser rei em sua vida, rei em seu corpo, rei em seu lar, de alguém que quer dominar e não ser dominado, se não vejamos:

Ø    1º - SABE TOCAR BEM
        Davi tocava uma harpa como ninguém, embora cheirasse a esterco, suas mãos deslizavam nas cordas da harpa, e com seus dedos tirava do instrumento sons que ninguém conseguia tirar, e creio eu que enquanto Davi tocava, ele deixava escapar algumas canções de sua autoria, tipo, “como a corsa anseia pelas correntes de água, assim a minha alma anseia por ti, ó Deus (Sl 42:1)”, ou, “minha alma anseia pelo Senhor, mais do que os guardas pelo romper da manhã, sim, mais do que os guardas pela manhã (Sl 130:6)”, e muitas outras canções.

        Sabe o que eu vejo nesta virtude, a pureza em adoração, Davi era um perfeito adorador. Ele adorava com o coração. A bíblia diz que a boca fala do que o coração está cheio. Então o coração de Davi estava cheio de adoração. Sim ele sabia tocar bem, ele sabia como adorar, por isso o espírito maligno não ficava para atormentar a Saul, pois ele não conseguia ouvir o louvor, a adoração que saia de Davi, era Davi pegar na harpa e o cão corria.

        Quer colocar seus problemas para correr? Comece a louvar a Deus por tudo, comece a adorar ao Senhor Jeová pelas suas maravilhas, comece a se lembrar das grandes coisas que Ele tem feito e não vai ter coisa ruim que fique perto de teu reino. Lúcifer era o encarregado do louvor no céu, mas agora que ele está banido e nem tem casa para morar, pois Jesus tomou a chave da casa dele, ele não consegue ouvir um louvor perfeito de um crente pequenino como você.

Ø    2º - É FORTE
        Queridos irmãos que força poderia ter um rapaz franzino, de 17 anos, 1,60 m de altura, que cuidava de ovelhas?

        Parece ironia, mas é a mais pura verdade, Davi era mesmo forte, pois não tinha chuva que o fizesse ficar em casa, e deixar suas ovelhas, não tinha frio que o fizesse ficar na cama, como seus irmãos, ele tinha força, não era musculoso, mas havia nele uma força sobrenatural que chamava atenção de todos. Você se lembra da história que Jesus contou sobre um pastor que tinha 100 ovelhas e se perdeu uma, e deixando as 99 no estábulo saiu na tempestade para achar a que estava perdida? Era Davi!!!!!

        A foca de Davi alegrava o coração de Jeová, pois está força declara quem é rei e quem é serviçal do rei. Saul precisava de muito mais do que um tocador de harpa, ao lado dele tinha que ter alguém forte.

        A bíblia diz que dos ombros para cima Saul era o maior (I Sm 9:2), então por que os jovens disseram que Davi era forte, se na verdade Saul era forte, estariam eles chamando o rei de fraco? Claro que não! É que a força que Davi possuía Saul não possuía. A força de nunca desistir, sempre prosseguir, não temendo nem ursos e nem leões. Sim Davi era forte e até acho que eles foram modestos em dizer que o jovem Davi era forte, talvez a palavra certa seria “ele é um touro”, “Sansão é café chicrinha perto dele”. Busque a força de Davi para sua vida e seu ministério, não deixe nada te parar, ou atravessar seu caminho.

Ø    3º - DESTEMIDO
        Esta é uma palavra que quase não ouvimos ser pronunciada, pois hoje poucos são destemidos, pois a palavra significa arrojado, corajoso, que não tem medo.

        Qualquer um naquela época se borrava todo diante de um urso ou um leão, mas o pequeno Davi com dezessete anos já tinha em seu currículo um urso e um leão mortos, e não era um espírito ruim que iria amedronta-lo, ele sempre se recordava dos gemidos do urso e do leão que pareciam lhe suplicar por clemência. Vejo que hoje o Senhor está procurando pessoas que preguem o que ele manda e não o que a igreja quer ouvir. Hoje se um pregador sobe na tribuna e fala sobre a verdade, que a igreja está caminhando para apostasia, e heresia, tem gente que acha ruim, e basta o obreiro se desentender com o pastor para abrir uma portinha e dizer que é pastor.

        Com Davi era diferente, creio que Davi chegava em casa e perguntava para seus irmãos: Hei, quando é que vocês vão trabalhar? Tem muito serviço lá fora, sabia? Pois quando ele vai até o campo de batalha para levar queijo e pão (acho que Davi era mineiro) para seus irmãos eles acham ruim com ele, logo ele respondeu: Que fiz eu de errado? Por acaso vocês não vieram aqui para guerrear, por que estão com medo?

        Verdadeiramente Davi era destemido. Seja destemido, não tenha medo de dizer a verdade, doa a quem doer. Na cidade onde morei, chamada Maria da Fé/MG, eu tinha um programa na FM local e eu ia para lá e pregava sem dó sem piedade, doesse em quem doesse, e um certo dia o padre falou que não era para seus fieis ouvirem o programa, acham que parei? Ele deu mais audiência ainda. Agora imagine o dia que preguei a mensagem ÁGUIA OU URUBU, O QUE ÉS TU?

        Quero sempre aprender com Davi, a ser um homem destemido, pois a bíblia diz que Deus não nos deu espírito de medo, mas de poder, o que me faz crer que o medo é um espírito maligno, por isso devemos ser destemidos.

Ø    4º - HOMEM DE GUERRA
        Acho engraçado dizerem que Davi era homem de guerra. Começam a dizer que conheciam um jovem da casa de Jessé, e agora chamam ele de homem de guerra, então fico a perguntar o por que, se este relato se deu antes de Davi derrotar o gigante. Então o Espírito Santo me revela que as atitudes de Davi falavam por ele, e assim deve ser com todos nós cristãos, nossas atitudes devem ser nossa credencial.

        Hoje o diabo está calando as atitudes dos cristãos, mas com Davi era diferente, pois embora tivesse dezessete anos, nunca se mostrou covarde, e enfrentou casa batalha que o diabo trouxe até ele.

        Outro dia recebi um e-mail de uma pessoa onde ela dizia que sua vontade era dar fim na vida, pois seu sofrimento era imenso. Assim estão muitos do povo de Deus, querendo desistir da guerra, se mostrando frouxos, como aqueles vinte e dois mil do exército de Gideão. Quero que saiba de uma coisa, hoje precisamos de homens e mulheres de guerra, que não tenham medo de encarar o problema, que possam se aliançar com o pastor e encarar os problemas, assim era Davi com seu pai, enquanto seus irmãos procuravam moleza, Davi abraçava no batente com seu pai.

        Homem de guerra era Davi, sempre com uma funda no alforje (leia minha mensagem ARMAS QUE MATAM GIGANTES) pronta para entrar em atividade, isso é um homem de guerra, nunca se separa de sua arma. Talvez você não saiba qual é a arma do cristão, então eu te digo é uma metralhadora de dois canos, e de calibre 66. Ainda não conhece essa arma? È a bíblia crente ruim. Aprenda a ser um homem de guerra, ou você será sempre um homem na guerra.

Ø    5º - SISUDO EM PALAVRAS
        Para entender esta qualidade, precisamos entender o que vem a ser sisudo, então eu te digo, sisudo significa prudente, sensato. Assim era o jovem Davi, todos já conheciam suas palavras, eram de boa medida, não pesadas, mas sob medida. Davi não falava “pelos cotovelos”, tinha bom senso, sabia quando falar e quando se calar, pois a bíblia diz que o tolo fechou sua boca e se tornou sábio.

        Davi tinha a palavra certa para a hora certa. Hoje muitas pessoas falam daquilo que não sabem, e se esquecem de que a bíblia diz que é melhor que não venham os escândalos, mas ai daqueles por quem vier.

        Davi sabia que palavras podem matar e podem dar vida. Davi sabia que havia poder em suas palavras, coisa que muitos crentes ainda não sabem, ou não descobriram, pois ficam pedindo oração para este, para aquele, para fulano, para beltrano, ao invés de começar a profetizarem em suas vidas.

        Davi era prudente em falar, em proferir palavras, nos mostrando que deve haver cuidado em abrir a boca, pois a vida e a morte dependem da língua (Pv 18:21).

        Davi sabia sempre quando abrir a boca, ele era prudente em proferir palavras, seja onde fosse, todos conheciam e creio que mesmo sendo um jovem, Davi já dava conselhos para muitos dos pastores que encontrava durante o seu dia.

        Deus procura pessoas sisudas em palavras, para não só pregarem a palavra, mas para darem conselhos, para ajudar, e hoje tem crente que quando morrer seu corpo vai dentro de um caixão, mas sua língua vai em uma carreta.

Ø    6º - DE GENTIL ASPECTO
        Essa é boa. Um jovem ruivo de cabelos vermelhos, baixo, com sardas no rosto, uma bolsa de lado, um vestido de couro, um pedaço de pau na mão, e cheirando a esterco de ovelha, e agora eu te pergunto, tem gentil aspecto aqui? Claro que não!

        Quando olhavam para Davi, ele mostrava o que tinha por dentro, ele não deixava sua aparência ser sua identidade, o que me faz recordar um outro jovem que o profeta Isaías falava no Cap.53 de seu livro, quando dizia ele não tinha formosura nem beleza, e quando olhávamos para ele nenhuma beleza víamos, para que o desejássemos. Esse era Jesus, mas Davi não ficava longe, e mesmo assim vejo que em seu rosto de moleque ele sempre estava sorrindo, seu semblante era feliz, ele era amigo daquele que ainda não tinha vindo, mas já estava prometido.

        Quem é que gosta de ficar perto de pessoas negativas, com boca cheia de palavras torpes? Todos temos defeitos, mas na hora de estar perto de alguém sempre procuramos pessoas de gentil aspecto, e com o Espírito Santo não é diferente, Ele também procura pessoas de gentil aspecto. E você tem esse tão maravilhoso gentil aspecto? Davi tinha e nem fazia força para isso, ele era amigo de Jeová. Busque ser amigo de Deus e verá que tudo começará mudar em sua vida.

7º - O SENHOR É COM ELE
        Essa é a maior das virtudes, o Senhor é com ele, todos viam isso na vida de Davi. Eles podem ver na sua? Busque tocar bem, ser forte e destemido, ser homem de guerra, ser sisudo em palavras, e de gentil aspecto. Então o Senhor será contigo e não haverá Golias que fique na sua frente para contar história.


Você se sentiu tocado ao ler esta mensagem ?
Então CLIQUE AQUI !

 

Comente aqui e ajude a divulgar esta mensagem para seus amigos no facebook ...

   

 

 

 

  .::: Sinais dos Tempos :::.
  .:: Boletins ::.
Receba boletins atualizados
do Portal Webservos:


  .:: Enquete ::.

 

•    Quem Somos    •     Fale conosco!     •

Página aberta em: 0,016 segundos

Usuários de Hoje: 18148



Melhor visualisado no Internet Explorer com resolução de 800x600

:: WebServo :: Portal Gospel de Evangelismo Virtual
Desenvolvimento e Coordenação de:
Enéas T. de Oliveira
--=(-wëbsèrvö-)=--