Coloque o WebServos como sua página inicial!
Online: 907
  .:: Canais ::.
 ::: Início :::
 Sinais dos Tempos
 Reflexões
 Evangelísticas
 Estudos Bíblicos
 Espaço Jovem
 Música & Louvor
 Artigos de Louvor
 Webservos Shop
 WebServos Sites
 Igrejas OnLine
 Folhetos Virtuais
 Cartões Postais
 Pedido de Oração
 Intercessores
 Testemunhos
 Recomendação
 Quem Somos



 
 
As três capas.
( 21121 visitas )

Publicado em: 26/1/2008
Por: Alcebídios Garcia Dias
Igreja Em Busca de Filadélfia - S.Caetano do Sul - SP
alcebidios@superig.com.br
 

As três capas.
Texto básico: Marcos 10:46-52

(Marcos 10:46) - Depois, foram para Jericó. E, saindo ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, Bartimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado junto do caminho, mendigando.
(Marcos 10:47) - E, ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar, e a dizer: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim.
(Marcos 10:48) - E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava cada vez mais: Filho de Davi! tem misericórdia de mim.
(Marcos 10:49) - E Jesus, parando, disse que o chamassem; e chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, que ele te chama.
(Marcos 10:50) - E ele, lançando de si a sua capa, levantou-se, e foi ter com Jesus.
(Marcos 10:51) - E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista.
(Marcos 10:52) - E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho.

1) INTRODUÇÃO
Amados irmãos, a Palavra de Deus é maravilhosa e contém tesouros incalculáveis.

Talvez muitos de vocês já tenham ouvido falar dessa passagem do Evangelho.

Jericó significa lugar de fragrância, mas sabemos que antes de Josué, era uma cidade fortificada por muralhas cujos moradores eram moabitas, inimigos do povo de Israel.

(Números 36:13) - Estes são os mandamentos e os juízos que mandou o SENHOR através de Moisés aos filhos de Israel nas campinas de Moabe, junto ao Jordão, na direção de Jericó.

A fragrância que lá havia não era o bom perfume de Cristo, pois esse povo não era escolhido de Deus.
(II Coríntios 2:15) - Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem.

Jesus foi para lá derramar o bom perfume.
A Bíblia é um celeiro infinito de mensagens, uma fonte inesgotável da palavra de Deus, e a vida desse mendigo, cego, andarilho, sujo, pobre, pedinte, chamado Bartimeu, filho de Timeu, irá nos mostrar uma verdade que mudará a sua vida, seja como cristão ou não, você com certeza receberá esta palavra como a verdade de Deus para sua vida e que esta verdade divina seja para cada um de nós um alicerce, sustentando nossas vidas espirituais.
Timeu é o mesmo que Timão que significa honrado.
Ele era cego, por isso, não podia ver Jesus, mas pode sentir a Sua presença pelo Seu perfume.

Bartimeu foi um homem que muito nos ensinou através de sua atitude na presença do Senhor Jesus e através de sua situação de vida. O que quero lhe mostrar é a mais pura verdade em que nós vivemos.

2) A VIDA DE BARTIMEU
No versículo 51, a versão Revista e Atualizada de Almeida diz:...Mestre, que eu torne a ver. Isto significa que ele não havia nascido cego, mas que o pecado o cegara. A capa servia, também para esconder sua sujeira, seu pecado. Quantos de nós, também não nos ocultamos atrás de uma capa. A própria religião às vezes se torna uma capa, um escudo para nos esconder. O nosso orgulho, o nosso conhecimento, também pode nos cegar.Mas, havia algo de bom, ele tinha ouvido sobre os milagres de Jesus e reconhecia ser Ele o Messias que havia de vir.

O texto diz que saindo Jesus de Jericó uma grande multidão lhe acompanhava, eram os moradores daquela cidade que estavam ainda felizes com os milagres que o mestre tinha feito, que não foram escritos na bíblia conforme João nos relata (João 21:25).

(João 21:25) - Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez; e se cada uma das quais fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem. Amém.

Notemos que no meio da multidão deveriam estar seus discípulos e muitos que creram, no entanto, estes serviam como empecilho para que ele se aproximasse do Senhor. Que possamos aprender a ser pedras vivas e não pedra de tropeço para os que buscam o Senhor.

(I Pedro 2:4-8) - E, chegando-vos para ele, pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa,
- Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo.
- Por isso também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; E quem nela crer não será confundido.
- E assim para vós, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes, A pedra que os edificadores reprovaram, Essa foi a principal da esquina,
- E uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, para aqueles que tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados.

O interessante é que Jericó era uma cidade maldita (Josué 6:17-18), pois a ordem de Deus era para Josué não tocar em nada daquela cidade, pois era anátema, ou seja, maldito, então foi Jericó destruída, que tristeza habitar em uma cidade maldita, era lá que Bartimeu nasceu e cresceu. Cresceu pobre, e cego, pois sua família não podia pagar um guia para ele, então Bartimeu foi ser pedinte, e a vida dele era ser humilhado, maltratado, exultado, ninguém se importa com um mendigo.

A verdade é que nem o próprio mendigo se preocupa consigo mesmo, verdade é que se você perguntar a um deles qual o seu projeto de vida, com certeza ele não terá, e com bartimeu não era diferente, sem contar que ele era cego.

Muitos em nosso meio estão como Bartimeu, sem projeto, sem sonhos, sem esperança, vivendo uma vida miserável espiritualmente, não tendo visão do amanhã. Bartimeu sabia de sua situação, sabia quem ele era e o que ele era, por isso meu amado cristão, não despreze seu irmão que aparenta estar sofrendo, ele pode necessitar de sua ajuda. Note que Bartimeu era cego e ficava à beira do caminho, com certeza ele precisava de ajuda de algum outro mendigo para ir até a beira do caminho que ficava fora da cidade para pedir dinheiro ou comida, ou qualquer outra coisa. É triste, mas a beira do caminho não é lugar de se ficar, somente mendigos sentam a beira do caminho, pois eles não eram aceitos no interior da cidade onde vivem os fariseus e os escribas.

Mendigo, cego, pobre, pedinte, rejeitado pela família, que nasceu e viveu em uma cidade maldita, proibido de viver no meio da sociedade da época, que vida mais desgraçada era a de Bartimeu, talvez se fosse outro já teria se suicidado, mas ele não. Eu creio que Bartimeu não era uma pessoa infeliz, frustrada, amarga, embora tivesse toda razão para isso, mas sinceramente creio ser ele um homem positivo e esperançoso, talvez fosse essa razão que o levou a ficar gritando para o filho de Davi.

Ele clama pela misericórdia de Jesus – misericórdia é uma palavra composta pela justaposição de outras duas; miséria e córdia (que significa coração), quer dizer compadecer-se, sentir compaixão, colocar-se no lugar do que sofre. Jesus é o Pai da misericórdia, é a própria compaixão.

Vemos que o cego reconheceu a sua miserabilidade, a sua fraqueza, reconheceu que Jesus era o Emanuel, o Messias prometido. Esse é o primeiro passo para a salvação.

Que lição de vida esse pobre homem nos ensina, talvez essa é a atitude que nós não temos tomado diante dos problemas da vida, e ao invés de acreditarmos e lutarmos, sendo esperançosos, pois a vida desse homem é excepcional, pois logo que ele ouviu que era Jesus que passava pelo local ele não duvidou em seu coração de que Jesus seria a solução de seus problemas.

Aquele que outrora era desprezado, humilhado cego, sujo, mendigo, pedinte, pobre, desgraçado, nascido em uma cidade maldita, estava próximo de alcançar um milagre que iria mudar a sua vida por completo, mas Bartimeu mesmo cego vê que ainda faltava uma coisa, talvez a mais importante, que se não fosse resolvida poderia estragar o milagre, o impossibilitando de receber a benção.
É aqui que eu quero chegar, o ponto chave na visão de um cego.

3) A CAPA DE BARTIMEU
Talvez você já tenha visto um mendigo pelas ruas da sua cidade, ou talvez tenha visto pela televisão, mas no Brasil dificilmente você não tenha visto um mendigo com seus próprios olhos, pois até os telejornais mostram que no Brasil tem gente que até põe fogo em mendigos que estão dormindo pelas ruas. Mas eu vou refrescar sua memória, e com certeza você irá concordar comigo.

Um mendigo anda pelas ruas sem lembranças sólidas, pensando somente no agora, ele já não valoriza mais seu próprio corpo, pois já não se importa com banhos, cortes de cabelos ou com se barbear, seja homem ou mulher, eles se embriagam, procuram tocos de cigarro pelo chão, restos de comida pelos lixos. E por serem pessoas assim, acabam por repelir as pessoas, pois causam rejeição de todos, tenho certeza que você nunca perguntou a um mendigo quem ele é, ou qual o seu nome, ou mesmo se ele tem família ou uma profissão. Os mendigos estão em baixo das pontes, viadutos ou marquises, procurando um lugar para abrigarem do frio ou da chuva, trazem consigo todo tipo de coisa, que para nós é puro lixo, e se agarram naquilo, pois é o pouco que eles têm para sobreviverem.

De tudo que um mendigo traz consigo, o que ele mais se apega é a um pedaço de coberta sujo, um trapo que ele usa como cobertor nas madrugas de frio, e nos dias de inverno, que durante as horas de caminhada você a verá nas costas do mendigo, sendo usada como esconderijo. Era por assim dizer a sua casa.

Era essa capa que viram em Bartimeu, suja, mal cheirosa, podre, encardida. Bartimeu levava uma consigo, como todo mendigo. O interessante que as coisas que chamam atenção, só as chamam por dois motivos, primeiro por serem coisas belas aos olhos, ou segundo por serem terríveis aos olhos, e a capa de Bartimeu se enquadra na segunda opção, era uma capa terrivelmente horrível, e Bartimeu viu a necessidade de se livrar dela para ir até a Jesus, pois ele em um momento espiritual nos revela algo sobrenatural.

Há três episódios na Bíblia que nos falam sobre uma capa.

O primeiro é no livro de Josué, no capítulo 7:

(Josué 7:19-24) - Então disse Josué a Acã: Filho meu, dá, peço-te, glória ao SENHOR Deus de Israel, e faze confissão perante ele; e declara-me agora o que fizeste, não mo ocultes.

- E respondeu Acã a Josué, e disse: Verdadeiramente pequei contra o SENHOR Deus de Israel, e fiz assim e assim.
- Quando vi entre os despojos uma boa capa babilônica, e duzentos siclos de prata, e uma cunha de ouro, do peso de cinqüenta siclos, cobicei-os e tomei-os; e eis que estão escondidos na terra, no meio da minha tenda, e a prata por baixo dela.
- Então Josué enviou mensageiros, que foram correndo à tenda; e eis que tudo estava escondido na sua tenda, e a prata por baixo.
- Tomaram, pois, aquelas coisas do meio da tenda, e as trouxeram a Josué e a todos os filhos de Israel; e as puseram perante o SENHOR.
- Então Josué, e todo o Israel com ele, tomaram a Acã filho de Zerá, e a prata, e a capa, e a cunha de ouro, e seus filhos, e suas filhas, e seus bois, e seus jumentos, e suas ovelhas, e sua tenda, e tudo quanto ele tinha; e levaram-nos ao vale de Acor.

Essa capa representava as riquezas do mundo, a idolatria ou nosso orgulho, as quais não devemos nos apegar. Por causa dela toda a nação de Israel sofreu. Serve como exemplo para a igreja para que não sejamos coniventes com o pecado, se virmos um irmão em pecado devemos exortá-lo a que abandone o pecado.

(I Timóteo 5:20) - Aos que pecarem, repreende-os na presença de todos, para que também os outros tenham temor.

(I João 5:16) - Se alguém vir pecar seu irmão, pecado que não é para morte, orará, e Deus dará a vida àqueles que não pecarem para morte. Há pecado para morte, e por esse não digo que ore.

O segundo é no livro de Reis:
(I Reis 19:19-20) - Partiu, pois, Elias dali, e achou a Eliseu, filho de Safate, que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele, e ele estava com a duodécima; e Elias passou por ele, e lançou a sua capa sobre ele.

- Então deixou ele os bois, e correu após Elias; e disse: Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe, e então te seguirei. E ele lhe disse: Vai, e volta; pois, que te fiz eu?

(II Reis 2:9) - Sucedeu que, havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que te faça, antes que seja tomado de ti. E disse Eliseu: Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim.

(II Reis 2:14) - E tomou a capa de Elias, que dele caíra, e feriu as águas, e disse: Onde está o SENHOR Deus de Elias? Quando feriu as águas elas se dividiram de um ao outro lado; e Eliseu passou.

Essa capa representa o revestimento do poder do Espírito Santo, o mesmo que foi derramado sobre os apóstolos no dia de Pentecostes (Atos 2).

Essa é capa que devemos desejar para nós.

E o terceiro é aqui no Evangelho de Marcos.

4) CONCLUSÃO
Essa capa horrível e mal cheirosa de Bartimeu representa o pecado, o medo, os vícios, a idolatria, o mal, tudo de ruim na vida de uma pessoa, aquilo que por ser horrível nos separa de Deus.

(Isaías 59:2) - Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.

Por isso quero te dizer uma coisa, tenha a visão de Bartimeu que mesmo sendo cego, teve a inteligência, a sabedoria de se desfazer de sua capa suja, para se aproximar do Mestre, pois numa revelação do Espírito Santo, se Bartimeu viesse a Jesus com a capa com certeza não receberia o milagre, pois embora mesmo sem tomar banho, sem cortar seus cabelos, ou fazer sua barba, ele se atreveu a se apresentar a Jesus. Isso me mostra que Jesus te recebe com seus defeitos, suas maneiras erradas, suas ignorâncias, mas seus pecados de vem ficar para trás, pois o Senhor não tem parte com o pecado.

Ele não teve vergonha de se expor diante de Jesus. Que nós possamos ter esse mesmo sentimento.

Amados, desfaça de sua capa suja, jogue ela fora e corra para os braços de Jesus, Ele quer fazer um milagre em sua vida, pois a pergunta já foi feita a você: O QUE QUERES QUE TE FAÇA? Então Bartimeu pediu aquilo que ele mais queria, voltar a ver.

Que o Senhor Jesus tenha compaixão de nós e nos cure da cegueira.


Você se sentiu tocado ao ler esta mensagem ?
Então CLIQUE AQUI !
   

 

 

 

  .::: Sinais dos Tempos :::.
  .:: Boletins ::.
Receba boletins atualizados
do Portal Webservos:


  .:: Enquete ::.
•    Quem Somos    •

Página aberta em: 0,016 segundos

Usuários de Hoje: 86235



Melhor visualisado no Internet Explorer com resolução de 800x600

:: WebServo :: Portal Gospel de Evangelismo Virtual
Desenvolvimento e Coordenação de:
Enéas T. de Oliveira
--=(-wëbsèrvö-)=--