Online: 230
 
 
Visão Panorâmica Bíblica - A Chamada de Abraão
( 3912 visitas )

Publicado em: 8/4/2008
Por: Pr Waldyr Silva do Carmo
IGREJA CRISTÃ EVANGÉLICA DA CEHAB. CASA D ORAÇÃO - RJ
prwaldyrcarmo@hotmail.com
 


ESTUDO - 09

A CHAMADA DE ABRAÃO

Obs.: Nesse período da história o nome do patriarca era Abrão. Estamos usando o nome Abraão, pois esse foi o nome que posteriormente recebeu de Deus.

Gênesis 12. 1-9

Introdução:

    A partir da lição de hoje, estaremos estudando acerca da formação da nação de Israel, que descendeu de Sem filho de Noé. Deus escolheu os Semitas para que deles viesse a nascer o Senhor Jesus Cristo que estaria esmagando a cabeça da serpente. Na lição de hoje estaremos abordando fatos e valores importantes acerca da Chamada de Abraão um dos descendentes dos semitas.

Deus chama Abraão e lhe faz promessas. Gn 12.1-3

•    Abraão era um Adorador do Senhor. Ele creu na Palavra do Senhor.

Abraão veio de um contexto de idolatrias e de uma família também idólatra. (Js 24.2). Contudo, Ele confiou no Senhor; ele creu nas promessas do Senhor.

•    Deus o chamou para sair da sua terra e parentela e ir a uma terra que Deus o mostraria durante a viagem. (Gn. 12.1)

Imagine Deus falando com você nos dias de hoje o mesmo que falou para Abraão! Qual seria a sua reação? O que você pensaria? Quais seriam os seus medos? Quero que saiba que Abraão era humano como nós. Contudo, ouvindo a ordem do Senhor a Bíblia nos mostra que Ele creu, confiou e pela fé obedeceu ao chamado de Deus. (12.4) O Senhor colocou Abraão nesta prova de separação de pátria e família, pois era necessário que ele saísse do meio da idolatria para que assim pudesse ter comunhão completa com o Senhor. Para termos uma vida de Fé e experimentarmos os milagres e maravilhas do Senhor, precisamos passar pela prova da obediência e separação de tudo aquilo que contamina a nossa vida espiritual com Deus.

•    Deus promete a Abraão que dele faria uma grande nação. (Gn.12.2)

Esta é a maravilhosa promessa de Deus de fazer de Abraão uma grande nação. Esta maravilhosa promessa se cumpriu com a formação da nação de Israel.

•    Abraão seria abençoado. (Gn.12.2)

É promessa de Deus abençoar os seus filhos. Abraão foi abençoado porque Creu e obedeceu a Deus. Com toda a certeza, aqueles que vivem no Temor e Obediência ao Senhor são abençoados! E Vivem uma vida abundante na terra. (João 10.10)

•    O nome de Abraão seria engrandecido. (Gn 12.2)

Um nome engrandecido é um nome que sem dúvidas deixou marcas em sua geração e posteridade. Observem como Deus engrandeceu o nome de Abraão:
    
- Treze capítulos do gênesis são dedicados quase que exclusivamente à vida pessoal de Abraão.

- Deus usou Abraão para fundar a nação de Israel e a Fé dos Hebreus.

- É reverenciado como o Pai da Fé pelas três grandes religiões monoteístas: O Judaísmo, O Cristianismo e o Islamismo.

- Com a morte e ressurreição do Senhor Jesus vemos uma grande ampliação do “povo escolhido” – Todos os que aceitam a Jesus Como Senhor e Salvador de suas vidas, passam a fazer parte do Israel espiritual de Deus. (Rm 4.16; Gl 3.7)

- Apenas a Abraão se chama “amigo de Deus” (II Cr. 20.7; Is 41.8; Tg 2.23)

•    Sê Tu uma bênção! (Gn. 12.2

Deus ordena a Abraão que fosse uma bênção! Esta ordem é imperativa ainda hoje! Deus requer que seus servos sejam uma bênção! Onde quer que estejam precisam brilhar, precisam glorificar ao Senhor com suas vidas.

•    Os que abençoassem Abraão seriam abençoados pelo Senhor; os que amaldiçoassem seriam amaldiçoados pelo Senhor. (Gn 12.3)

•    Através de Abraão todas as famílias da terra seriam benditas. (Gn. 12.3)

Vemos aqui o maravilhoso poder de Deus através da promessa Messiânica. Através da Obediência ao Senhor Abraão foi abençoado. A Nação de Israel foi formada. O Messias veio e habitou entre os homens. Morreu e Ressuscitou pagando a dívida do pecado do homem. Dando assim a oportunidade a todos os homens de terem acesso à Salvação eterna. A Salvação é para todos.

Conclusão:

    Aprendemos com esta maravilhosa lição o valor da Fé e da Obediência, que são determinantes para uma vida abençoada. Uma vida próspera diante do Senhor.

Pr. Waldyr S. do Carmo
_____________________.
BIBLIOGRAFIA:
•    O Pentateuco – HOFF Paul – Editora Vida.
•    Bíblia de Estudo de Genebra – Editora Cultura Cristã
•    Alicerces Firmes Da Criação até Cristo. Trevor Mcllwain com Nancy Everson. M.N.T.B

IGREJA CRISTÃ EVANGÉLICA “CASA DE ORAÇÃO” - CEHAB
Rua Avelino Honório de Miranda, 65 – Cehab. Itaperuna. RJ


Você se sentiu tocado ao ler esta mensagem ?
Então CLIQUE AQUI !

 

Comente aqui e ajude a divulgar esta mensagem para seus amigos no facebook ...

   

 

 

 

  .::: Sinais dos Tempos :::.
  .:: Boletins ::.
Receba boletins atualizados
do Portal Webservos:


  .:: Enquete ::.

 

•    Quem Somos    •     Fale conosco!     •

Página aberta em: 0,000 segundos

Usuários de Hoje: 16442



Melhor visualisado no Internet Explorer com resolução de 800x600

:: WebServo :: Portal Gospel de Evangelismo Virtual
Desenvolvimento e Coordenação de:
Enéas T. de Oliveira
--=(-wëbsèrvö-)=--