Online: 258
 
 
Você Precisar Tomar Uma decisão Hoje
( 6724 visitas )

Publicado em: 10/4/2008
Por: Noaldo Belarmino de O. Lima
Igreja Congregacional - Pirpirituba-Pb
pr.noaldobelarmino@hotmail.com
 

Título:
    
Você Precisar Tomar Uma decisão Hoje


Texto: Josué 24.l5

“Porem, se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei; hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais que estava dalém do Eufrates ou aos deuses dos Amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao Senhor.”

Introdução

Jesus disse: Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro... Mateus . 6.24b.

Elucidação

Neste capitulo, temos um discurso no meio do cenário religioso de Siquém. Josué reuniu todo o Israel, os seus anciãos, as suas cabeças, os seus juizes e os seus oficiais e disse-lhes: Já sou velho e entrando em dias, e vos já tendes visto tudo quanto fez o Senhor, vosso Deus, a todas estas gerações por causa de vos, porque o Senhor, vosso Deus, é o que peleja por vós.
Esta reunião ocorreu na presença de Deus; ele era o porta-voz do Senhor. Ele traz a memória de todo o Israel, a fidelidade do Senhor, e os atos graciosos de Deus. Ele apresenta numa espécie de balanço ou recapitulação a grande divida que tinham os Israelitas para com Jeová: A vocação de Abraão; a libertação do Egito; a vitória sobre os Amorreus; o plano frustrado de Balaão; a travessia do Jordão ; a tomada de Jericó . e por fim, o extermínio dos Cananeus.
E dentro deste contexto o servo do Senhor faz um desafio aos filhos de Israel, e toma uma decisão com toda a sua família. Ele diz no verso l5: Porém, se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei, hoje, a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos Amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao Senhor.
O desafio é feito, os Israelitas, não devem, de maneira nenhuma recorrer, em caso de insatisfação aos deuses dalém do rio do rio Eufrates. Jamais eles deveriam recorrer a idolatria do povo cananeu que era uma combinação tão bem feita de religião com livre indulgência de desejos carnais, que tinha como principal deus EL, criador e principal divindade, e Azera (Astaste, ou astarote), sua esposa . Entre os seus filhos, baal era o mais importante. Cada povo tinha o seu próprio baal e os altares eram construídos, geralmente, sobre lugares altos.
    O culto consistia em ritos cheios de lascívia, pois eles criam que a fertilidade da terra e dos animais, as chuvas e o crescimento da vegetação dependiam das relações sexuais dos deuses. Deste modo os adoradores praticam indiscriminadamente o sexo nos cultos para assegurar a fertilidade e a produtividade da terra. Também praticavam a adivinhação, adoravam serpentes e sacrificavam crianças. Os pecados contra a natureza eram tão comuns e é descrito em Levitico l8.
O desafio é feito, todas as variedades de paganismo teriam de ser abandonadas de vez, especialmente à idolatria. Escolhei a quem sirvais, eles precisão tomar uma decisão, serem leais ao Senhor.
Josué deu exemplo aos seus familiares e também a todo o povo de Israel, que estava debaixo de suas ordens. Eu e minha casa serviremos ao Senhor.
E dentro desta insistência, ele existe, mas o povo não se deixa vencer, eles proclamam “Não, antes ao Senhor serviremos”, Josué, então, convencido, renovou solenemente a aliança com o povo e, como testemunho “tomou uma grande pedra,e a erigiu ali debaixo do carvalho que estava junto ao santuário do Senhor”.
Diante deste esclarecimento irei fala sobre o tema.



Tema:

O grande desafio é nos feito hoje: Toma uma decisão, servir ao Senhor de todo coração.

Oração Interrogativa

Por que somos desafiados hoje, a tomar uma decisão?
Será que estou servindo ao Senhor de todo o coração?
Estou procedendo corretamente perante o meu Deus?
Como saber se o Senhor está se agradando, da maneira como lhe sirvo?
O que devo fazer para servir ao Senhor de todo o coração?

Argumentação

1º-Conhecer e ter o Senhor, como o único Deus de sua vida.
Josué disse ao povo: “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor.” V.l5b.

Ele conhecia ao Senhor e o tinha como o único Deus de sua vida, de sua família e de todo Israel. A lei do Senhor fazia parte de sua vida, e o amava de todo coração. Não se misturou com a cultura e a religião dos cananeus.
Conhecer ao Senhor, é fazer a sua vontade, é servi-lo de todo coração. Pois quando alguém conhece ao Senhor, conhecerá seus atributos, sua personalidade, seu caráter , sua santidade, e saberá também do que Ele gosta, e do que Ele não gosta.
Conhecer a Deus é algo ético e pratico, se for experimental e espiritual, e não apenas intelectual. E isso só é possível através da Palavra de Deus.
É na Bíblia que o Senhor se revelar para toda humanidade, como sendo o único Deus vivo, e que não existe outro, o criador dos céus e da terra, aquele que deve ser adorado por todos. È na Escritura Sagrada, que encontramos o gosto, o prazer, aquilo que Ele gosta , e aquilo que Ele não gosta; seu caráter ,seus atributos e a sua personalidade Êxodo 20.
É na Bíblia que encontramos todas as diretrizes de como, servi-lo a sua maneira, e não a maneira que nós achamos, ou queremos, e entendemos. O senhor nos faz um desafio hoje; conhecê-lo como o único Deus, que não existe outro, e como servi-lo de todo coração, e que nesta noite você diga: Eu quero mudar a minha vida, o meu procedimento, minhas atitudes, eu vou conhecer e ter o Senhor como o único Deus da minha vida. Vou procurar saber como servir a Deus. Eu vou tomar uma decisão. Como Deus quer que eu o sirva? Pergunte ao Senhor como servi-lo de todo coração, e o que você deve fazer.

2º-Sirva ao Senhor com temor.
Josué disse ao povo: Temei ao senhor...

Ele era um homem que servia ao Senhor com temor. Ele queria mostrar para Israel, a maravilha que é, alguém servir ao Senhor com temor. Ele queria mostra o temor benéfico de Deus , o que o Senhor faz com aqueles que o temer . O Salmo 103.ll diz: grande é a misericórdia para aqueles que o temer.
No verso l3 diz: Como o pai se compadece dos filhos, assim o senhor se compadece , dos que o temer.
No verso l7 diz: Mas a misericórdia do Senhor é de eternidade a eternidade sobre os que o temem, e a sua justiça, sobre os filhos dos filhos.
No Salmo l45;l9 diz que Deus cumpre os desejo daqueles que o temem.
Aquele que temer ao Senhor, o respeita, lhe dar consideração, atenção, é submisso, obediente.
O Senhor prolonga a vida daqueles que o temem Pv. 10.27. O temor de Deus na vida de Josué só trouxe benção: Ele não morreu no deserto. Ele foi comissionado por Deus para ocupar a liderança, após o falecimento de Moisés, e de entrar com uma nova geração Israelita na terra prometida.
Deus honrou sua liderança na travessia do Jordão, lhe deu capacidade de ser um guerreiro notável. O Senhor entregou em suas mãos Jerico com seu rei, e seus valentes. Diante de sua face, o sol, se deteve em Gibeom; e a Lua no vale de Aijalom etc. Em tudo isto se pode ver as maravilhas do Senhor na vida daquele que o temer. O que devo fazer para servir ao Senhor de todo coração?

3º-Servir ao Senhor com integridade.
Agora, pois, temei ao Senhor e servi-o com integridade.

O povo agora é desafiado, a ser íntegro, perante o Senhor. Ser integro é uma virtude que todos devem possuir.
Josué era um homem integro, de caráter, honesto, corajoso. Um guerreiro notável, disciplinado, zeloso,, um homem que em tudo procurava honrar o seu compromisso com Deus. Ele ensinar ao povo, que a integridade envolve a honestidade, a retidão, a rigidez de caráter e uma espiritualidade da mais pura qualidade, que evita e foge da corrupção.
O que Josué quer e adverte a todo Israel, é que eles sejam perante Deus, justos, veraz, dignos de confiança, não fraudulentos. As suas vidas devem ser caracterizadas, pelo respeito ao Seu único Senhor, ao próximo, pela sua veracidade. Eles devem ser diferentes em tudo dos Cananeus, dos Heteus, Girgaseus, dos Amoreus, dos Ferezeus, dos Heveus,e dos Jebuseus. Porque eram povos sem escrúpulo, desonestos, com hábitos imorais, enganadores, falsos, infiéis, desleais fraudulentos, hipócritas,mentiroso, não respeitava pai,mãe, irmão , nem a Deus. Levitico l8. Por isso Deus havia, proibido que o seu povo, não fizesse pacto com eles, (Dt. 7.1-2).
As praticas deles, eram tão abominável diante de Deus, que o Senhor disse que “a terra vomitou os seus moradores”, e mandou que fossem destruídos. Lv l8.25.
O senhor havia dito a Moises: fala aos filhos de Israel e dize-lhes: Eu sou o Senhor, vosso Deus.
Não fareis segundo as obras da terra do Egito que habitaste, nem fareis segundo as obras da terra de Canaã... Fareis segundo os meus juízos e os meus estatutos guardarão, para andares neles, Eu sou o senhor, vosso Deus. Lv. L8.2-4. É dever obrigação do povo de Deus ser integro, não se contaminar com os costumeis, hábitos imoral,e abomináveis, de povos , que não tem para com o Senhor,e o seu próximo, integridade,respeito e consideração. O servo do Senhor deve entender que sem integridade, não há base para mais nada. Se não houve a verdade, também não haverá a honestidade, personalidade bem formada.

Citação:
Alexandre Pope disse: Um homem honesto é a obra mais nobre de Deus
O apostolo Paulo escreve: Evitando, assim, que alguém nos acuse em face desta generosa dádiva administrada por nós; pois o que nos preocupa é procedemos honestamente, não só perante o Senhor, como também diante dos homens. 2 Co. 8.20-21.
Assim como Josué, foi integro para com o Senhor, a sim sejamos. De que maneira?


4º-Servindo ao Senhor com fidelidade.
Agora pois, temei ao Senhor e servi-o com integridade e com fidelidade...

A fidelidade é caracterizada pela firmeza e pela certeza de propósitos, por uma atitude e uma conduta justa, pela devoção de alguém a uma pessoa ou uma causa, pela incorruptibilidade, pela sinceridade, pela confiabilidade, pelo comprimento das promessas e votos feitos e pela lealdade sincera.
A idéia contraria a fidelidade são: infidelidade, falsidade, volubilidade, a duplicidade, a indignidade, etc.
Josué, era um homem de confiança, fiel, uma pessoa que Moisés confiou ao enviá-lo como espia, entre os outros.
Ele serviu ao Senhor com fidelidade, e em importasse alguma foi arbitrário, displicente, mas antes de tudo, foi um homem de confiança quanto a tudo que disse e prometeu. As suas palavras foram verazes, seguras, verdadeiras.
Ele foi um exemplo para todos, a ser seguido, cumpriu com suas obrigações diante de Deus e diante dos homens, que foi colado por Deus sobre suas responsabilidade. Por isso ele poderia dizer: Servir ao Senhor com fidelidade.
O que caracteriza a vida do verso de Deus, é fidelidade. Os olhos do Senhor estão atentos, estão vendo, aqueles que o serve com fidelidade.
O Senhor Jesus contou uma parábola do bom servo fiel, e do mal infiel, Ele disse: Quem é, pois o serve fiel e prudente, aquém o Senhor confiou os conservos para dar-lhes o sustento a seu tempo?
Bem aventurado aquele servo a quem o senhor, quando vier, achar fazendo assim.
Em verdade vos digo que lhe confiara todos os seus bens.
Mas, se aquele servo, sendo mau, sendo mau, desse consigo mesmo: Meu Senhor demora-se, passar a espancar os seus companheiros e a comer e beber com ébrios, vira o Senhor daquele servo em dia em que não o espera e em hora que não sabe e castigá-lo, lançando-lhe a sorte com os hipócritas; ali haverá choro e ranger de dentes. Mt. 24.45-5l.
    Falando ainda Jesus, sobre o servo, que o serve com fidelidade e aquele que o serve com infidelidade, e contou mais uma parábola, a parábola dos talentos. Mt. 25. 14-30.
    Ao servo mal, ele disse: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu Senhor. V. 23.
    Ao servo infiel. Senhor disse: Servo mal e negligente, ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei?
    Cumpria, portanto, que entregasse o meu dinheiro aos banqueiros, e eu, ao voltar, receberia com juros o que é meu.
    Porque a tudo que tem se lhe dará, e terá em abundancia; mas ao que não tem até o que tem lhe será tirado.
    E o servo inútil, lance-o para fora, nas trevas. Ali haverá choro e ranger de dentes.
    Amados, irmãos, menina dos olhos do Senhor, servos do Deus altíssimo, pedras preciosas. Servi ao Senhor com fidelidade em tudo, diante dele e dos homens.
    E quando chegarmos ao fim tenhamos a humildade em disser: “Somos servos inúteis, por que fizemos apenas o que devíamos fazer. Lc. 17-10”.

Conclusão:

Título
Você precisa tomar uma decisão hoje.

Texto: Js. 24-15


Tema:

O grande desafio é nos feito hoje: Tomar uma decisão, servir ao senhor com decisão.




Argumentação:

1º-Conhecer ao Senhor, como o único Deus de sua vida.

2º-Servi ao Senhor com temor.

3º-Servi ao Senhor com integridade.

4º-Servir ao Senhor com fidelidade.









Pastor:Noaldo Belarmino de Oliveira Lima
Igreja Congregacional de Pirpirituba-Pb





Você se sentiu tocado ao ler esta mensagem ?
Então CLIQUE AQUI !

 

Comente aqui e ajude a divulgar esta mensagem para seus amigos no facebook ...

   

 

 

 

  .::: Sinais dos Tempos :::.
  .:: Boletins ::.
Receba boletins atualizados
do Portal Webservos:


  .:: Enquete ::.

 

•    Quem Somos    •     Fale conosco!     •

Página aberta em: 0,016 segundos

Usuários de Hoje: 9063



Melhor visualisado no Internet Explorer com resolução de 800x600

:: WebServo :: Portal Gospel de Evangelismo Virtual
Desenvolvimento e Coordenação de:
Enéas T. de Oliveira
--=(-wëbsèrvö-)=--