Coloque o WebServos como sua página inicial!
Online: 314
  .:: Canais ::.
 ::: Início :::
 Sinais dos Tempos
 Reflexões
 Evangelísticas
 Estudos Bíblicos
 Espaço Jovem
 Música & Louvor
 Artigos de Louvor
 WebServos Sites
 Igrejas OnLine
 Folhetos Virtuais
 Cartões Postais
 Pedido de Oração
 Intercessores
 Testemunhos
 Recomendação
 Quem Somos



 
 
A vida exemplar de um casal cristão
( 4446 visitas )

Publicado em: 13/4/2008
Por: Pr.Noaldo Belarmino de Oliveira Lima
Congregacional (Aliança da Igrejas Congregacionais do Brasil) - Pirpirituba-Pb
pr.noaldobelarmino@hotmail.com
 

TEXTO: l Pedro 3.l-7

Mulheres, sede vós, igualmente, submissas o vosso próprio marido, para que, se ele ainda não obedece à palavra, seja ganho, sem palavra alguma, por meio do procedimento de sua esposa, ao observar o vosso honesto comportamento cheio de temor...

INTRODUÇÃO

Deus, ao estabelecer neste mundo a família, determinou também a missão, os deveres e as responsabilidades de seus membros a partir do marido e da mulher que são os esteios da família . A bíblia é também o manual da família.

Como povo santo e escolhido por Deus, devemos dar bom exemplo em todo tempo, sabermos qual as nossas responsabilidades e primar pelo exemplar procedimento, seja no lar, na rua em que moramos, onde trabalhamos, estudamos, na igreja, neste mundo corrupto.

Talvez alguém diga: eu não tenho santificação a dar a neguem! A bíblia mostra que todo nos, temos sim, pois é com o nosso exemplar procedimento que mundo virá em nós Cristo a esperança da glória.

Por causa do pecado, o lar tem sofrido, tem passado por situações terríveis. O individualismo, a prepotência, a arrogância, o feminismo, a insubmissão, o desrespeito, a infidelidade, a vaidade, a poligamia, a busca pela libertinagem, a independência financeira, os conflitos, os caprichos, a mídia, a luxuria, a desobediência dos filhos, os péssimos exemplos dos conjugues e outros, têm trazido para o lar, para a família, danos irreparáveis. Qual deve ser a nossa atitude dentro deste contexto>


ELUCIDAÇÃO

Neste capitulo, do verso 1-7 o apostolo fala dos deveres, das obrigações, das responsabilidades dos cônjuges.
No verso 1 ele esclarece que as mulheres cristãs, sejam submissas aos seus maridos que não são cristãos, pois as agindo assim, eles serão conduzidos a Cristo pelo testemunho de cada uma.

No verso 2 o que está em pauta é o exempla procedimento em meios aos descrentes. As atitudes de cada esposa crente, estão sendo observadas pelos descrentes.O silencio fala mais que as palavras.

No verso 3 o apostolo Pedro, esclarece de maneira simples, que o que embeleza, o que deixa as mulheres lindas não são coisas como frisado de cabelos, penteados especiais, os adereços de ouro, bem com o aparato de vestuário, trajem de veste finos, vestidos luxuosos.

No verso 4 ele fala, a respeito do que realmente deixa as mulheres lindas, graciosas. A verdadeira beleza está no interior da pessoa, aquilo que ela é por dentro. A beleza interior de uma mulher tem muito mais valor que todas as jóias, vestimentas e maquiagem que ela possa ter.

No verso 5 para reforçar a sua exortação, Pedro lança mão de um exemplo da tradição do A.T., buscando modelos no passado para as mulheres cristãs no presente. Ele começa fazendo isso de forma geral, pois foi assim...

O verso 6, mostra Sara como exemplo, ela adquiriu fama por aprende a espera em Deus. Ela não estava preocupada com a sua beleza exterior, mas o fato de se voltarem a Deus nos seus próprios atrativo físico, elas estava submissas ao seu próprio marido.

O verso7, o apostolo finalizar mostrando que marido e mulher vivem junto, e o homem e chamado a ater sabedoria, no modo de tratar a esposa, por ser ela mais delicada; o esposo deve tratá-la com honrar, com dignidade, mais ainda quando ambos são cristãos, co-herdeiros da vida de Deus. as orações são enfatizadas, há as orações que devem ser uma constante que devem estar em consonância com o relacionamento delas. Diante destes esclarecimentos irei falar sobre o tema:



TEMA

A VIDA EXEMPLAR DE UM CASAL CRISTÃO E SUAS RESPONSABILIDADES

ORAÇÃO INTERROGATIVA
Quais as atitudes, os deveres, as responsabilidades da esposa e do marido cristão segundo o texto?

ARGUMENTAÇÃO


1-    A mulher está o exemplo de submissa ao marido.
Mulheres, sede vós, igualmente, submissas o vosso próprio marido.

A exortação as mulheres é que sejam submissas que sejam boas esposas, pois através do seu procedimento, não precisarão nem pregar o evangelho, pois os seus maridos serão ganhos pelos seus testemunhos.

Cabe a mulher cristã, a responsabilidade de obedecer, de ser serva do seu marido, para que a vida do lar posa ser conduzida de uma forma organizada. Embora marido e mulher sejam iguais quanto ao valor inerente de seus seres. E nenhum deles em cristo, é mais privilegiado do que o outro. Contudo por amor á ordem, o marido deve tomar a liderança no lar. O marido é a cabeça de sua mulher, assim como cristo é a cabeça da Igreja; e; assim como a Igreja está sujeita à Cristo, assim também a esposa deve submeter-se ao seu esposo. (Efesios, 5.23.). A sujeição da esposa ao marido é sob a condição do amor e dos laços matrimoniais.

O que esta em pauta é que a primeira submissão da esposa e para com Cristo, e que ela nada deve fazer que possa desgraçar o nome do Senhor ou a fé cristã, ela deve obedecer até mesmo sob circunstância e em coso que lhe pareçam totalmente fora de lugar. Libânio um orador pagão apreciava o que o cristianismo fizera em favor de esposas. Ele certa vez disse: “que esposas admiráveis têm esses cristãos!”.

2- Ser um exemplo ao seu marido de uma vida honesta.

... ao observar o vosso honesto comportamento cheio de temor. V-2

Honesto. No grego é “agnos” que significa “puro”, “casto”. Pedro salienta que a mulher crente deve estar livre das influências morais corruptoras do paganismo, incluindo os pecados e os desvios sexuais, mas também qualquer contacto com as maneiras do viver pagão, com os excessos de várias modalidades, e até mesmo com os abusos religiosos degradantes, comuns no paganismo.

2-Um exemplo ao seu marido de uma beleza íntima do caráter cristão

Não seja o adorno da esposa o que é exterior, com frisado de cabelos, adereços de ouro, aparato de vestuário; seja, porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranqüilo, que é de grande valor diante de Deus. v.3,4.

O apostolo Pedro mostra que as mulheres crentes devem ser distintas e adornadas, mas não na ornamentação externa, e, sim, pela beleza intima do caráter cristão. Esse é o adorno que verdadeiramente se faz necessário. Ele exorta, contra a ostentação nos penteados, no modo de vestir e no uso das jóias. O que embeleza as mulheres cristãs, não são as coisas como frisado de cabelos, penteados especiais, os adereços de ouro, bem com o aparato de vestuário, vestem finas, vestidos luxuosos, a alta costura, mas a verdadeira beleza está no interior da pessoa, é o intimo da pessoa, a quilo que ela é por dentro, o feito que ela realmente é.

O profeta Isaías certa vez denunciou as filhas de Sião que andavam altivas, de pescoços esticados, com olhos dissipadores, a balançar as cadeiras e suas jóias a tilintar, ao andares os seus passos medidos. (Isa. 3.16-24). O apostolo Paulo, em l Timoteo, 2.9-12, nos dá uma denúncia muito similar a essa, acerca da tendência das mulheres de exagerarem em seus adornos artificiais.


3- UM EXEMPLO PARA AS FILHAS.
... ao observar o vosso honesto comportamento cheio de temor. V-2

O quem está no primeiro círculo de influência destas mulheres são suas filhas, dentro de casa. Assim, as mulheres precisam estar conscientes de que devem ensinar (principalmente com o exemplo) suas filhas a serem cristãs dedicadas, a amarem seus maridos, a serem boas donas-de-casa, bondosas e submissas a, seu cônjuge. O apostolo Paulo diz: Quanto às mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias em seu proceder, não caluniadoras, não escravizadas a muito vinho; sejam mestras do bem, a fim de instruírem as jovens recém-casadas a amarem ao marido e a seus filhos, a serem sensata, honestas, boas dona de casa, bondosas, sujeitas ao marido, para que a palavra de Deus não seja difamada. (Tito, 2.3-5).

4- Um exemplo de vida comprometida com o amor.

Nenhuma mulher pode pensar que o marido é apenas um meio de torná-la feliz. Ela deve amá-lo de coração. É importante que ela compartilhe, dê de si mesma e se dedique à busca da felicidade familiar.

5- Um exemplo de companheirismo, de pasceria em tudo.

Da mesma forma que o marido, a mulher deve investir no companheirismo, Ela é a auxiliadora do marido. Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só: far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea. (Gn. 2.l8).

6- Um exemplo de uma esposa que saber administra o lar.

As pressões e demandas sociais e econômicas dos últimos tempos têm levado multidões de mulheres a buscar o incremento dos recursos financeiros da família, o que não fere os princípios bíblicos. Porém, isso não a isenta de responsabilidade de cumprir as orientações do seu marido no lar, principalmente na educação dos filhos, além da própria manutenção e bem-estar da família (Pv 3l0). Pó mais que esta mulher disponha de pessoas para executar as tarefas rotineiras do lar, sobre ela recai a responsabilidade final das atribuições de uma mão de família e dona de casa.

7- Ao homem um exemplo de vida no lar com discernimento.

    Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento...

    O que está em foco e a vida conjugal diária. O apostolo solicita ao marido que eles saibam viver com a esposa segundo a sabedoria do amor. Essa vida em comum cria tensões para ambos os indivíduos, os quais têm suas necessidades e seus desejos. Mas as tensões podem ser vencidas se ambos estiverem dispostos a seguir o ideal cristão quanto à em família, com o respeito mútuo, com o amor mútuo, com a tentativa de subjugar as tendências egoístas. A mulher e o homem quando se cansam, eles se casam bem intencionados e desejosos de viverem satisfeitos, felizes; posteriormente descobre que não é bem assim, as lutas chegam, surgem os problemas, vem às desavenças conjugais, aparecem os conflitos com os filhos, choque cultural, Crise existencial, crise social, incompatibilidade de temperamento. È dentro deste contexto que surgem os questionamentos: o que fazer? Como fazer, Não dar mais! Não vou suportar! Vou me separar! No inicio é meu bem pra cá meu bem pra lá, depois é meus bens pra cá.

É de suma importância sabermos de uma coisa, toda relação conjugal é passível de conflitos e quando esses surgem é certo que não há inocentes, ambos contribuíram, um em menos ou mais grau do que outro, mas todos contribuíram. Esses conflitos que impedem casais de desfrutarem de uma relação abençoada, precisão ser resolvidos. Se no lar algum conflito existe, alguma coisa esta errada. É preciso identificá-los em nossas vidas em nosso lar e sabermos como solucioná-los. Apostolo Paulo diz: “Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome, e de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais toda uma mesma coisa e que não haja entre vós dissensões; antes, sejais unidos, em um mesmo sentido e em um mesmo parecer”. (1 C0. l.10.).

8- um exemplo de vida no lar com consideração a sua esposa.

...e, tendo consideração para com a vossa mulher como parte mais frágil, tratai-a com dignidade, porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações. V.7.b.

     Cabe ao marido, trata a sua esposa com dignidade, honrá-la, o apóstolo mostra que a esposa é preciosa, e o marido deve tratá-la com respeito. Ele mostra diz que tanto o marido como a esposa, são juntamente herdeiros da mesma Graça da vida. O marido deve agir com sabedoria na vida conjugal.

9- Um exemplo para os filhos

10- Um exemplo de vida comprometida com o amor
    Maridos amem vossa mulher, como também cristo amou a Igreja e a si mesmo se entregou por ela. Efesios. 5.25.


CONCLUSÃO
Cabe ao homem e a mulher: Exemplo de vidas e responsabilidades.


Você se sentiu tocado ao ler esta mensagem ?
Então CLIQUE AQUI !
   

 

 

 

  .::: Sinais dos Tempos :::.
  .:: Boletins ::.
Receba boletins atualizados
do Portal Webservos:


  .:: Enquete ::.
•    Quem Somos    •

Página aberta em: 0,016 segundos

Usuários de Hoje: 4513



Melhor visualisado no Internet Explorer com resolução de 800x600

:: WebServo :: Portal Gospel de Evangelismo Virtual
Desenvolvimento e Coordenação de:
Enéas T. de Oliveira
--=(-wëbsèrvö-)=--