Online: 197
 
 
Salomão pede a Deus sabedoria
( 13060 visitas )

Publicado em: 7/5/2008
Por: João Bosco Garcia de Carvalho
Igreja Evangelica da Paz - Iguatama - Minas Gerais
bosco.carvalho@terra.com.br
 


II CRÔNICAS 1:7-10; 12
•SALOMÃO PEDE A DEUS SABEDORIA
Naquela mesma noite Deus apareceu a Salomão, e disse-lhe: Pede o que queres que eu te dê.

E Salomão disse a Deus: Tu usaste de grande benignidade com meu pai Davi, e a mim me fizeste rei em seu lugar.
Agora, pois, ó SENHOR Deus, confirme-se a tua palavra, dada a meu pai Davi; porque tu me fizeste reinar sobre um povo numeroso como o pó da terra.

Dá-me, pois, agora, sabedoria e conhecimento, para que possa sair e entrar perante este povo; pois quem poderia julgar a este tão grande povo?

Sabedoria e conhecimento te são dados; e te darei riquezas, bens e honra, quais não teve nenhum rei antes de ti, e nem depois de ti haverá.

Deus, que dá boas dádivas aos seus filhos prometeu dar a Salomão tudo o que ele pedisse. Nós, também, podemos pedir coisas boas a Deus, pois Ele deseja conceder-nós as provisões necessárias para a vida, a presença do Espirito Santo, a graça, a misericórdia e a plena salvação para nos socorrer em todos os assuntos da vida.

A sabedoria, i. e., um coração sábio e discernidor, que observa e avalia tudo, do ponto de vista de Deus e da sua Palavra, é um dos maiores tesouros da vida. Deus deseja conceder essa sabedoria a cada crente. Nós obtemos mediante a oração, a iluminação do Espirito Santo é a busca diligente das Escrituras, para aprendermos os caminhos de Deus.

Salomão recebeu de Deus sabedoria e conhecimento, mas isso somente não ia garantir que ele perseverasse na fidelidade a Deus. por essa razão, Deus lhe disse que tivesse o cuidado de andar nos seus caminhos e de guardar os seus mandamentos. Ter sabedoria ou conhecimento admirável da Palavra de Deus não é garantia de que a pessoa viverá para Deus de acordo com essa sabedoria, nem que seguirá os caminhos do Senhor. No final da sua vida, Salomão afastou-se de Deus e deixou de fazer aquilo que ele sabia ser justo. Em conseqüência disso ele foi rejeitado por Deus.

I REIS 3;10-28
SALOMÃO CASA COM A FILHA DE FARAÓ
E esta palavra pareceu boa aos olhos do Senhor, de que Salomão pedisse isso.

E disse-lhe Deus: Porquanto pediste isso, e não pediste para ti muitos dias, nem pediste para ti riquezas, nem pediste a vida de teus inimigos; mas pediste para ti entendimento, para discernires o que é justo;

Eis que fiz segundo as tuas palavras; eis que te dei um coração tão sábio e entendido, que antes de ti igual não houve, e depois de ti igual não se levantará.

E também até o que não pediste te dei, assim riquezas como glória; de modo que não haverá um igual entre os reis, por todos os teus dias.

E, se andares nos meus caminhos, guardando os meus estatutos, e os meus mandamentos, como andou Davi teu pai, também prolongarei os teus dias.

E acordou Salomão, e eis que era sonho. E indo a Jerusalém, pôs-se perante a arca da aliança do SENHOR, e sacrificou holocausto, e preparou sacrifícios pacíficos, e fez um banquete a todos os seus servos.


SALOMÃO JULGA A CAUSA DE DUAS MULHERES
Então vieram duas mulheres prostitutas ao rei, e se puseram perante ele.

E disse-lhe uma das mulheres: Ah! senhor meu, eu e esta mulher moramos numa casa; e tive um filho, estando com ela naquela casa.

E sucedeu que, ao terceiro dia, depois do meu parto, teve um filho também esta mulher; estávamos juntas; nenhum estranho estava conosco na casa; somente nós duas naquela casa.

E de noite morreu o filho desta mulher, porquanto se deitara sobre ele.

E levantou-se à meia noite, e tirou o meu filho do meu lado, enquanto dormia a tua serva, e o deitou no seu seio; e a seu filho morto deitou no meu seio.

E, levantando-me eu pela manhã, para dar de mamar a meu filho, eis que estava morto; mas, atentando pela manhã para ele, eis que não era meu filho, que eu havia tido.
Então disse à outra mulher: Não, mas o vivo é meu filho, e teu filho o morto. Porém esta disse: Não, por certo, o morto é teu filho, e meu filho o vivo. Assim falaram perante o rei.

Então disse o rei: Esta diz: Este que vive é meu filho, e teu filho o morto; e esta outra diz: Não, por certo, o morto é teu filho e meu filho o vivo.

Disse mais o rei: Trazei-me uma espada. E trouxeram uma espada diante do rei.

E disse o rei: Dividi em duas partes o menino vivo; e dai metade a uma, e metade a outra.

Mas a mulher, cujo filho era o vivo, falou ao rei (porque as suas entranhas se lhe enterneceram por seu filho), e disse: Ah! senhor meu, dai-lhe o menino vivo, e de modo nenhum o mateis. Porém a outra dizia: Nem teu nem meu seja; dividi-o.

Então respondeu o rei, e disse: Dai a esta o menino vivo, e de maneira nenhuma o mateis, porque esta é sua mãe.
E todo o Israel ouviu o juízo que havia dado o rei, e temeu ao rei; porque viram que havia nele a sabedoria de Deus, para fazer justiça.

Salomão começou seu reinado com fé no Senhor e amor a Ele. Orou pedindo sabedoria e um coração entendido. Deus se agradou do seu pedido e atendeu sua oração. O dom da sabedoria que Deus deu a Salomão, porém, não era uma garantia de que ele sempre andaria em retidão. Por essa razão, Deus acentuou que a vida longa de Salomão dependeria de “andares nos meus caminhos”. A infidelidade de Salomão posteriormente, impediu a realizaçao integral da vontade de Deus na sua vida.

Deus se agrada quando os crentes buscam em oração sincera a sabedoria divina e um coração entendido. “E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não o lança em rostos: e ser-lhe á dada”.


Você se sentiu tocado ao ler esta mensagem ?
Então CLIQUE AQUI !

 

Comente aqui e ajude a divulgar esta mensagem para seus amigos no facebook ...

   

 

 

 

  .::: Sinais dos Tempos :::.
  .:: Boletins ::.
Receba boletins atualizados
do Portal Webservos:


  .:: Enquete ::.

 

•    Quem Somos    •     Fale conosco!     •

Página aberta em: 0,000 segundos

Usuários de Hoje: 2060



Melhor visualisado no Internet Explorer com resolução de 800x600

:: WebServo :: Portal Gospel de Evangelismo Virtual
Desenvolvimento e Coordenação de:
Enéas T. de Oliveira
--=(-wëbsèrvö-)=--