Coloque o WebServos como sua página inicial!
Online: 354
  .:: Canais ::.
 ::: Início :::
 Sinais dos Tempos
 Reflexões
 Evangelísticas
 Estudos Bíblicos
 Espaço Jovem
 Música & Louvor
 Artigos de Louvor
 Webservos Shop
 WebServos Sites
 Igrejas OnLine
 Folhetos Virtuais
 Cartões Postais
 Pedido de Oração
 Intercessores
 Testemunhos
 Recomendação
 Quem Somos



 
 
Juízes e seus reinos
( 5482 visitas )

Publicado em: 25/8/2008
Por: Joice Soares Corrêa Leite
Ass. de Deus Belém - SP
jojoy@ig.com.br
 

No dicionário juiz significa aquele que tem o poder de julgar.

O PERÍODO DOS JUÍZES (1375-1050 a.C.)

Antes de iniciar a leitura tenha em mãos a bíblia aberta no livro de Juízes.

Israel fracassa na desobediência ás ordens de Deus de não se misturar com os povos conquistados e assim contraem para si uma grande fúria do Deus vivo (Jz 2. 2-3).Temendo a superioridade dos cananeus nas suas armas de guerra,resolvem negociar com os inimigos,cobrar tributos,não rejeitaram as alianças como havia ordenado o Deus de Israel.Duvidaram da grande capacidade de Deus de livrá-los, mas mais uma vez o amor de Deus é visível e não abandona seu povo(Jz 2. 16)

Deus usa pessoas dispostas a entrar na batalha e a lhe servir independente de suas expectativas culturais e tradições os nomeia juízes e seus governos não eram hereditários.

Juízes eram homens escolhidos por Deus para conduzirem o povo de Israel e por muitas vezes considerados grandes heróis (juízes-salvadores).

Temos relatos de juízes até por volta do final do segundo milênio antes da vinda de Jesus Cristo.

O mais nobre de todos os juízes foi Josué. Nunca houve um juiz como Josué que manteve a unidade e o sucesso das tribos de Israel, resultado de um grande sucesso de comando, pois além de um bom militar Josué era também um homem que conseguia o carisma das pessoas que seguiam juntamente a ele, pois para liderar uma nação e convocá-la para guerrear, só sendo um grande homem,de bom testemunho, coragem e estrategista de guerra. O povo que seguia Josué foi fiel a Deus enquanto ele viveu, mas após sua morte, o povo se rebelou e se curvou perante deuses estranhos, essa atitude gerou a Israel grandes prejuízos, derrotas em guerras, quebra da unidade das tribos, humilhação e derrota perante muitos de seus inimigos. Assim sofrendo o povo, Deus por grande misericórdia levantou alguns desses heróis para salvar o seu povo, perante o arrependimento e o grande clamor de Israel, em alguns dados relatados no livro de juízes podemos ver a saga desses heróis e contemplar a grandeza do poder de Deus. Os feitos maravilhosos relatados no livro de juízes revelam que o povo santo de Deus é liderado por um grande Senhor “o Senhor dos Exércitos”, que com mão forte elegendo e usando homens(Jz 2.18) executou grandes proezas, suas estratégias de guerra vencem os inimigos dos filhos de Deus até os dias atuais.

Mencionaremos Otniel um Juiz da tribo de Judá que derrotou os Cananeus (Jz 1.11-13; 3. 7-11), sofreram 8 anos opressão dos Mesopotâmicos, tiveram 40 anos de paz com Otniel no governo.

Juiz Eúde (Jz 3.12-30;4.1) tribo de Benjamim, opressores eram os Moabitas, Amonitas e Amalequitas, sofreram 18 anos e tiveram 80 anos de paz no seu governo.

Juiz Sangar (Jz 3.31;5.6) desconhecido talvez um estrangeiro opressão por parte dos Filisteus.

Juíza Débora da tribo de Efraim (Jz 4.1-5; 31) opressão por parte dos Cananeus, sofreram 20 anos e tiveram 40 anos de paz .

Apesar das constantes recomendações do apóstolo Paulo em colocar sérias restrições quanto a manifestação feminina nas igrejas naquela época, Débora, antes da citação de Paulo na Bíblia em relação a mulher, foi a única juíza mulher, pelo fato de ser mencionado esposa de Lapidote, profetisa, líder militar, têm-se uma idéia que ela não tinha uma linhagem aristocrática, mas contudo foi elevada a um alto cargo político usou Deus Débora na guerra junto a Baraque da tribo de Naftali e deu-lhes uma vitória abençoada através de uma grande tempestade na qual o resultado dessa, foi uma grande enchente na qual os carros de guerra dos inimigos atolaram(Jz 5.4) entenda que para vencer novecentos carros de ferro só mesmo detendo os carros e assim Jeová estrategista e “Senhor dos Exércitos” envia uma grande chuva fazendo com que os carros atolassem.

Juiz Gideão (Jz 6.34) também chamado de Jerubaal, onde o Senhor deixa bem claro que através do seu espírito ele valorizou os feitos que eram impossíveis de serem realizados por uma quantidade pequena de homens de guerra, realiza feitos maravilhosos junto a Gideão que era um simples homem, um agricultor, que estava malhando o trigo no Lagar, pois ele estava com medo de que os salteadores roubassem as suas plantações, Israel nessa época estava em constante medo, eram perseguidos pelos midianitas, mais uma vez Deus usa de sua infinita misericórdia e salva a nação de Israel.

Os juízes não ficavam no comando por muito tempo não houve depois de Josué um líder que conseguisse unir as tribos de Israel.

Atos heróicos e maravilhas de Deus ainda assim o povo se rebelava e adorava outros deuses mantinham-se fiéis por pouco tempo, logo esqueciam dos livramentos que Deus lhes concedia e voltavam a rebelar-se contra o Deus vivo (Jz 8.33-34) .

Juiz Abimeleque (8.33 - 9.57;2 Sm 11.21)da tribo de Manasses,esse juiz filho de uma das concubinas de Gideão seu pai, sabendo ser um filho ilegítimo trama e mata seus 70 irmãos para elevar-se ao cargo, pois sabia que enfraquecido estava para reivindicar algum direito de monarquia,mas um de seus irmãos sobrevive seu nome Jotão, sendo ele o menor dos filhos de Gideão se esconde assim não morrendo e este é um que rompe com essa desgraça familiar e com um apólogo(alegoria moral em que figuram, falando, animais ou coisas inanimadas) incita o povo de Siquém a rebelar-se contra Abimeleque há uma guerra civil, e ele é destituído e morreria por uma pedrada atirada por uma mulher no seu crânio no meio dessa rebelião, mas por vergonha de morrer pelas mãos de uma mulher ele pede ao seu escudeiro que o mate, ele colheu os resultados de sua perversidade. Ele reinou 3 anos.

Juiz Tola (Jz 10.1-2)da tribo de Issacar na Bíblia está relatado que ele reinou vinte e três anos.

Juiz Jair (Jz 10. 3-5)da tribo de Manassés julgou Israel vinte e dois anos.

Juiz Jefté(Jz 10.6-12 .7;Hb11.32) da tribo de Manasses, mais uma vez um filho bastardo esse filho de Gileade expulso por seus irmãos por dizerem a ele que não repartiriam o reinado de seu pai por ele ser filho de uma prostituta e devido a sua sofrida vida ajuntou-se a marginais e tornou-se um bandido, mas em tempo de guerra com os Amonitas lembraram-se de Jefté e o chamaram para a batalha, no início mais parece interesse próprio ele guerrear por um povo que o havia desprezado, mas ele mesmo exigindo ser juiz se vencesse ocorre a vitória e mais uma vez Deus livra seu povo, reina durante seis anos.

Juiz Ibisã (Jz 12.8-10) tribo de Judá ou Zebulon, julgou Israel sete anos.

Juiz Elom (Jz 12.11-12) tribo de Zebulom, julgou Israel dez anos.

Juiz Abdom(Jz 12.13-15) tribo deEfraim, julgou Israel oito anos.

Juiz Sansão(Jz 13.1-16 . 31;Hb 11.32) Sansão foi um homem de grande força física mas de grande fraqueza moral. No fim de seus dias depois de tantas vitórias Sansão estava escravo, cego, humilhado, transformado em uma atração para chacotas, sem suas famosas forças provindas de Deus através de seus cabelos, sem seu prestígio de grande e forte lutador, por haver se iludido com Dalila traído pela sua manipulação sedutora, mas Deus pelo seu imenso amor após o clamor de Sansão toca-o e seus cabelos começam novamente a crescer e ele pede de Deus que lhe dê forças para destruir a casa onde estava, vai até as colunas de sustentação e as empurra, fazendo desmoronar a casa e morre ali junto aos filisteus, reinou vinte anos.

Em todo o tempo no livro de Juízes,vimos juízes julgarem ao povo de Israel com seus grandes feitos (com a ajuda de Deus) ou com seus erros e falhas, mas nada se comparará ao dia do grande Juiz, o Deus Vivo,que fará o julgamento de todos os povos e nações...

Ainda temos um consolador que intercede diante de Deus por nós com gemidos inespremíveis,e o mesmo sabe decifrar todas as sua lágrimas,aceitar Jesus enquanto é tempo é a forma mais ajuizada de se viver,pois o fim está próximo ,ainda hoje Jesus é nosso advogado ,mas amanhã será o nosso Juiz.

Em ( Ap 20.11-15) a Bíblia faz menção do justo Juiz ,estejais apercebidos é a hora do grande juízo a terra com suas catástrofes da natureza,a violência, a prostituição, a falta de temor a Deus nos alertam que o fim está próximo,acautelai-vos por escrever seus nomes no “livro da vida” pois a vinda do maior de todos e supremo Juiz está mais próxima do que nunca.Como nos tempos remotos por amar o seu povo Deus enviou seu único filho Jesus por amor de nós, para mais uma vez libertar o povo da escravidão do pecado, amigo estai apercebido, o Rei Jesus está voltando e irá julgar os vivos e os mortos. Buscai a Deus enquanto se pode achar...


Você se sentiu tocado ao ler esta mensagem ?
Então CLIQUE AQUI !
   

 

 

 

  .::: Sinais dos Tempos :::.
  .:: Boletins ::.
Receba boletins atualizados
do Portal Webservos:


  .:: Enquete ::.
•    Quem Somos    •

Página aberta em: 0,016 segundos

Usuários de Hoje: 12471



Melhor visualisado no Internet Explorer com resolução de 800x600

:: WebServo :: Portal Gospel de Evangelismo Virtual
Desenvolvimento e Coordenação de:
Enéas T. de Oliveira
--=(-wëbsèrvö-)=--