Online: 369
 
 
A VINHA DE NABOTE
( 4519 visitas )

Publicado em: 30/9/2008
Por: Gláucia Maria Santos Nogueira
Assembleia de Deus - Rio de Janeiro
glauciacacau@gmail.com
 


1Re 21:1 - E sucedeu depois destas coisas que, Nabote, o jizreelita, tinha uma vinha em Jizreel junto ao palácio de Acabe, rei de Samaria.

Acabe, rei de Israel, tinha um palácio em Jezreel. Perto desse palácio havia uma plantação de uvas que pertencia a um homem chamado Nabote.

1Re 21:2 - Então Acabe falou a Nabote, dizendo: Dá-me a tua vinha, para que me sirva de horta, pois está vizinha ao lado da minha casa; e te darei por ela outra vinha melhor: ou, se for do teu agrado, dar-te-ei o seu valor em dinheiro.

Cobiçar é um pecado muito perigoso. É ter ciúmes, é invejar o que alguém possui e que você não tem, mas deseja mesmo que ilicitamente. Isso não é bem visto aos olhos do Senhor.

1Re 21:3 - Porém Nabote disse a Acabe: Guarde-me o Senhor de que eu te dê a herança de meus pais.
Esta plantação de uvas é uma herança dos meus antepassados, PROPRIEDADE DE MEU DIREITO.

1Re 21:4 - Então Acabe veio desgostoso e indignado à sua casa, por causa da palavra que Nabote, o jizreelita, lhe falara, quando disse: Não te darei a herança de meus pais. E deitou-se na sua cama, e voltou o rosto, e não comeu pão.
“O que sai do homem é que o torna ‘impuro’. Pois do interior do coração dos homens vêm os maus pensamentos, as imoralidades sexuais, os roubos, os homicídios, os adultérios, as cobiças, as maldades, o engano, a devassidão, a inveja, a calúnia, a arrogância e a insensatez. Todos esses males vêm de dentro e tornam o homem ‘impuro’”. Mc 7.20-23.

1Rs 21:5 - Porém, vindo a ele Jezabel, sua mulher, lhe disse: Que há, que está tão desgostoso o teu espírito, e não comes pão?
Quando o homem peca o Espírito Santo se entristece e se afasta dele.

1Re 21:6 - E ele lhe disse: Porque falei a Nabote, o jizreelita, e lhe disse: Dá-me a tua vinha por dinheiro; ou, se te apraz, te darei outra vinha em seu lugar. Porém ele disse: Não te darei a minha vinha.
Por não ouvir mais a voz do Senhor, o cristão é levado a ouvir e tomar decisões de vozes que não partem de Deus.

1Re 21:7 - Então Jezabel, sua mulher lhe disse: Governas tu agora no reino de Israel? Levanta-te, come pão, e alegre-se o teu coração; eu te darei a vinhade Nabote, o jizreelita.

Jezabel, no hebraico, significa “casta, virtuosa, sem idolatria”. Imagine! A mulher mais ímpia, idólatra, maquinadora, odienta de toda a Bíblia chamada de virtuosa, sem pecado. Ou seja, uma coisa muito má com nome de boa. Mas ironicamente é “casta?”

Observe o que ela diz: Você é o rei, têm direitos. Nada o detenha de obter o que deseja. Alegre-se, seja feliz, regozije-se. “Eu a conseguirei para você.” `Não fique triste nem se sinta condenado por esse desejo que te consome. A grandeza, poder, domínio, tudo esta em tuas mãos, (qualidades que moralmente estimula o orgulho, e engrandece o ego, levando o homem ao pecado). A oferta sempre é completa, perceba que ela oferece as facilidades para que a maliciosa idéia seja realizada.

1Re 21:8 - Então escreveu cartas em nome de Acabe, e as selou com o seu sinete; e mandou as cartas aos anciãos e aos nobres que havia na sua cidade e habitavam com Nabote.
Ela age com insensatez e toma uma atitude absurda não se preocupando com as conseqüências.



1Re 21:9 - E escreveu nas cartas, dizendo: Apregoai um jejum, e ponde Nabote diante do povo.
Assim ela dá iniciativa para que seu plano seja realizado.

1Re 21:12 - Apregoaram um jejum, e puseram a Nabote diante do povo.
Veja que artimanha ela propunha.



1Re 21:13 - Então vieram dois homens, filhos de Belial, e puseram-se defronte dele; e os homens, filhos de Belial, testemunharam contra ele, contra Nabote, perante o povo, dizendo: Nabote blasfemou contra Deus e contra o rei. E o levaram para fora da cidade, e o apedrejaram, e morreu. “Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam” (Mt 7.12).

1Re 21:14 - Então mandaram dizer a Jezabel: Nabote foi apedrejado, e morreu.
Seu intento foi realizado.

1Re 21:15 - E sucedeu que, ouvindo Jezabel que já fora apredrejado Nabote, e morrera, disse a Acabe: Levanta-te, e possui a vinha de Nabote, o jizreelita, a qual te recusou dar por dinheiro; porque Nabote não vive

mas é morto.
Essa mulher era de uma índole má, que mantinha apenas a aparência bondosa. A Palavra de Deus nos deixa como exemplo os túmulos caiados.

“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia! ” ( MT 23.27).

1Re 21:16 - E sucedeu que, ouvindo Acabe, que Nabote já era morto, levantou-se para descer para a vinha de Nabote, o jizreelita, para tomar posse dela.
Mas ele não sabia que o Senhor já começara a agir...

...`agindo Eu quem impedirá?” (Is 43.13).

1Rs 21:17- Então veio a palavra do Senhor a Elias, o tisbita, dizendo: Senhor usa o profeta Elias

1Re 21:18 - Levanta-te, desce para encontrar-te com Acabe, rei de Israel, que está em Samaria; eis que está na vinha de Nabote, aonde tem descido para possuí-la.
Senhor tem poder para penetrar as profundezas de todas as coisas. Nada poderá escapar aos olhos do Senhor. Ele conhece todas as situações, e nada fica escondido diante dele.

Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas. (Hb 4.13).

1Re 21:19 - E falar-lhe-ás, dizendo: Assim diz o Senhor: Porventura não mataste e tomaste a herança? Falar-lhe-ás mais, dizendo: Assim diz o Senhor: No lugar em que os cães lamberam o sangue de Nabote lamberão também o teu próprio sangue.
Assim se procede ao homem que não teme ao Senhor.

2Re 9:21 - Então disse Jorão: Aparelha o carro. E aparelharam o seu carro. E saiu Jorão, rei de Israel, e Acazias, rei de Judá, cada um em seu carro, e saíram ao encontro de Jeú, e o acharam no pedaço de campo de
Nabote, o jizreelita.
Jorão ao encontra-se com Jeú, pergunta-lhe: Tudo vai bem? E Jéu lhe responde com uma pergunta: Como poderá ir tudo bem, enquanto durar a prostituição e a magia de Jezabel, tua mãe?

Faça uma reflexão e examine seus atos, ainda hoje existe em nosso meio

muitos Acabe, Jezabel, Jorão e também Jéu. O que tens visto e desejado no terreno que não te pertence?

2Re 9:26 - Por certo vi ontem, à tarde, o sangue de Nabote e o sangue de seus filhos, diz o Senhor; e neste mesmo campo te retribuirei, diz o Senhor. Agora, pois, toma-o e lança-o neste campo, conforme a palavra do Senhor.
Não penses que os insinceros, os fingidos e os enganadores estão seguros. É preciso que haja arrependimento de seus pecados e confissão, para que recebas a purificação do sangue de Jesus. Não estejas enganado necessário é que produzas frutos dignos de arrependimento. Para isso é preciso que haja mudanças nos comportamentos, nas palavras, nos sentimentos, e nas ações.

Converta-se verdadeiramente e completamente ao Senhor, ou o Sangue de Jesus não te purificará e não poderás desfrutar o efeito da Justiça de Jesus em nós.


Chamada - Bíblia Online - Concordância Bíblica Exaustiva e Leitura ...
www.chamada.com.br/biblia/index.php?pesq=nabote - 32k - Em cache - Páginas Semelhantes


http://www.tscpulpitseries.org/portuguese/ts880118.htm


Você se sentiu tocado ao ler esta mensagem ?
Então CLIQUE AQUI !

 

Comente aqui e ajude a divulgar esta mensagem para seus amigos no facebook ...

   

 

 

 

  .::: Sinais dos Tempos :::.
  .:: Boletins ::.
Receba boletins atualizados
do Portal Webservos:


  .:: Enquete ::.

 

•    Quem Somos    •     Fale conosco!     •

Página aberta em: 0,000 segundos

Usuários de Hoje: 9021



Melhor visualisado no Internet Explorer com resolução de 800x600

:: WebServo :: Portal Gospel de Evangelismo Virtual
Desenvolvimento e Coordenação de:
Enéas T. de Oliveira
--=(-wëbsèrvö-)=--