Online: 598
 
 
Essência - Mapeamento da Personalidade
( 2779 visitas )

Publicado em: 1/12/2008
Por: Benne Den
Comunidade de Nova Vida - Itapajé-Ceará
email@benneden.org
 

Desde que começamos nossos estudos sobre o comportamento humano, ficamos impressionados com os diferentes aspectos de nossa personalidade. Os traços herdados do perfil humano são observáveis na infância, relativamente estáveis no tempo, preditivos de comportamento adulto e uniformes nas diferentes culturas.

Hoje somos da opinião de que conhecendo nossa maneira natural de ser e de agir, podemos alcançar três grandes vantagens:

1) Auto-conhecimento – Autoconsciência - capacidade de observar a si próprio, conhecer a própria natureza, identificar um pensamento ou sentimento à medida que ele surge. O auto-conhecimento aumenta nossa sensibilidade em relação a nós mesmos e aos outros, conscientizando-nos das mudanças sutis de comportamento. É primordial conhecer nosso temperamento porque isto permite maior grau de auto-gestão e monitoramento pessoal. O autoconhecimento pode promover uma série de ajustes em nosso modo de ser, tais como: correção de falhas e expressão maior de valores.

Identificação de pontos fortes e fracos. Torna-se possível detectarmos as falhas de nosso temperamento que afetam nosso comportamento, limitam nossas ações, afastam pessoas, prejudicam negócios, enfermam a alma e contribuem para o pecado. Passamos a conhecer também as virtudes de nosso temperamento que favorecem o bom comportamento, aproximam pessoas, ampliam os horizontes, ajudam nos negócios e contribuem para a nossa santidade.

Modulação de pontos fortes e fracos. A partir desse conhecimento prévio torna-se possível uma modulação de virtudes e defeitos, acentuando um lado, diminuindo outro. Com essa modulação nossa personalidade assumirá um novo perfil, promovendo benefícios pessoais de cura interior, além de melhorar significativamente nossos relacionamentos.

2) Relacionamentos Interpessoais - relacionamentos são facilitados pelo conhecimento e respeito ao temperamento do outro. Conhecer o temperamento pessoal, dos colegas e familiares é um grande facilitador dos relacionamentos interpessoais.

3) Direcionamento Profissional e Ministerial - Quando a distribuição de atribuições em trabalhos de equipe ou contratações são feitas segundo os temperamentos há enorme facilitação nos processos de gerenciamento e gestão. Acomodação de pessoas certas nos lugares certos, pelos motivos certos.

Os aspectos comportamentais estão sendo cada vez mais levados em consideração no desenvolvimento e desempenho profissional. Especialistas afirmam que muitas vezes, não é a falta de conhecimento técnico que prejudica uma carreira, mas questões comportamentais. O temperamento, as atitudes pessoais e sociais são fatores cruciais para o sucesso profissional. Pessoas certas, nos lugares certos, pelas razões certas.

Segundo uma pesquisa realizada pela revista VOCÊ S.A., 87% das organizações estão dispostas a abrir mão de profissionais competentes devido às suas atitudes individuais, ao temperamento, à maneira como se relacionam e à incapacidade de liderar equipes. Estes dados mostram que as empresas modernas estão considerando os aspectos subjetivos da vida profissional tão importantes quanto à capacitação técnica. 1

O temperamento e outras características individuais inerentes à personalidade, constituem no mundo moderno uma parte importantíssima da qualificação de qualquer profissional. Muitas empresas e organizações, na hora da contratação, têm olhado antes para a pessoa do que para o profissional.

Essa nova postura do segmento empresarial tem acontecido, principalmente, porque o desenvolvimento de capacidades, está mais disponível hoje do que em qualquer outra época, gerando um nivelamento técnico dos profissionais. O grande diferencial pode estar na personalidade. Se o profissional tiver comportamento contratante com os demais membros da equipe de trabalho, talvez não haja espaço de mercado para usar seu conhecimento acumulado. Por outro lado, se apresentar uma personalidade compatível com o ambiente de trabalho, suas qualificações profissionais somarão créditos em favor de sua contratação. Diante disso, cabe ao bom profissional, conhecer a si mesmo, preocupar-se em saber como é visto pelos colegas e estar pronto para efetuar modulações positivas em sua personalidade.

Diante dessa nova situação globalizada, repensamos sobre o assunto no contexto da igreja. Se as organizações seculares estão empenhadas na busca do conhecimento do homem interior, por acreditarem que os resultados são altamente recompensadores, o que dizer da igreja? Sabemos que o corpo de Cristo tem duas naturezas: a espiritual e a organizacional. A igreja, como organização, funciona com líderes e liderados, tornando-se de suma importância a identificação da personalidade de seus membros, para que possa construir relacionamentos saudáveis e manter a excelência na gestão ministerial: pessoas certas nos lugares certos, pelas razões certas.

Assumimos o desafio de estudar o assunto à luz da Bíblia, Teologia e ciências do comportamento humano. Aos poucos reunimos informações e experiências, ruminando no coração tudo que pudesse responder nossas dúvidas e aprimorar nossa visão sobre o tema.

Se a Ciência avançou tanto nas últimas décadas é natural esperarmos uma mobilização maior dos pesquisadores cristãos, agregando novas constantes científicas aos estudos já firmados ao longos dos seculos, confirmando ou desmistificando as teorias tradicionalmente aceitas sobre a personalidade.

O progresso científico, notadamente nas últimas décadas, é simplesmente fantástico, mas a principal forma de revelação divina sobre o homem continua sendo o conteúdo da Bíblia Sagrada. Dái a necessidade de investirmos uma acurada pesquisa na Palavra de Deus em busca de respostas sobre a natureza humana. Por que não requerer dos teólogos clínicos a sublime missão de mapear nossa personalidade segundo a Bíblia? Há genialidades antigas que nunca serão substituídas pela modernidade. Uma delas é o conselho das Escrituras Sagradas.

Ao longo dos últimos anos temos desenvolvido um modelo de psicoterapia cristã denominada “Psicoterapia Teocêntrica” que, dentre outros estudos, apresenta um novo mapeamento da personalidade. Criamos um modelo denominado de ESSÊNCIA, exposto com mais detalhes nos capítulos seguintes.

O Modelo ESSÊNCIA é um instrumento de identificação de características da personalidade, integrante de nossa Psicoterapia Teocêntrica, onde as pessoas aprendem a identificar seus atributos, habilidades intelectuais, os tipos de trabalho mais adequados ao seu perfil psicológico, sob a condução do sentido existencial associado ao comportamento.

O mapeamento da personalidade no modelo ESSENCIA é uma ferramenta psicoteológica que auxilia a compreensão de nossa busca existencial e dos interesses vocacionais, através da seleção dos diversos tipos de atividades desenvolvidas, demonstrando, entre outras coisas, que onde o indivíduo tem maior satisfação resulta em maior produtividade, proporcionando seu desenvolvimento profissional e melhoria de qualidade de vida.

Em termos profissionais este instrumento de leitura da personalidade apresenta três grandes benefícios:

1.Facilita a escolha de uma profissão por apresentar diversos tipos de atividades relacionadas com a vocação mais profunda de um indivíduo;

2.Aumenta a satisfação pessoal com a escolha profissional; orientando sobre tipo de ambiente de trabalho e das atividades e tarefas que são consideradas satisfatórias;

3.Favorece a utilização de táticas adequadas para manter a motivação durante todo o processo de desenvolvimento profissional.

4.Oferece um auto-conhecimento no processo de modulação de comportamento.

O auto-conhecimento da personalidade permite que a escolha profissional seja o resultado do cruzamento das preferências pessoais, estilo natural da liderança que desenvolve, competência técnica, ambiente de trabalho, vocação profunda, etc.

O Modelo ESSÊNCIA é um Instrumento psicoteológico que mostra como as necessidades pessoais afetam vários relacionamentos interpessoais e profissionais. O mapeamento da personalidade de todas as pessoas envolvidas numa equipe permite informações técnicas que são essenciais em processos de treinamento e desenvolvimento. Conhecendo o método, uma organização pode:

Compreender de forma rápida o perfil comportamental da pessoa analisada - Identificação do tipo, potencial e habilidades dos atuais e futuros componentes da equipe ou organização; Expectativas sobre seu comportamento no espaço atual de trabalho;

Implantar mudanças organizacionais alinhando os profissionais aos valores e estratégias da organização; Ter aproveitamento de potencial; Conhecer os agentes motivadores e estressores principais;

Aumentar o desempenho através do entendimento de relações interpessoais e do atendimento das necessidades dos outros. Saber fazer uso dos pontos fortes da personalidade dos membros de sua equipe. Controlar atitudes pessoais negativas tanto na liderança como em posições de apoio; Verificar graus de flexibilidade e adaptação ao contexto profissional.

Centralizarmos nossos esforços numa perspectiva bíblico-teológica, sem negarmos os fatos científicos. Nosso maior propósito é que o assunto apresentado neste livro seja esclarecedor, consiga resultados maiores que os alcançados até o momento e sirva de estímulo à continuidade de novos estudos.

Em nossa trajetória tivemos que reavaliar a Teoria de Hipócrates e de outros pesquisadores seculares sobre os temperamentos; catalogamos diferentes situações que envolveram um grande número de pessoas ao longo de nossos 17 anos de aconselhamento pastoral. Levamos tudo à submissão da hermenêutica bíblica. Tivemos o cuidado de permitir que o tempo criasse as condições de maturação de nosso estudo. Finalizamos a formação básica de nosso modelo de mapeamento da personalidade numa Teoria sintetizada no presente livro, com a certeza de que seus fundamentos são cristãos, firmados na Bíblia, ainda que alguns pontos sejam teologicamente especulativos.

ESSÊNCIA é um livro para todas as pessoas, não se trata de um recurso avançado de psicoteologia, compreendido somente por alguns privilegiados com vasta educação, nem algo reservado para os religiosos. O conteúdo revelador deste livro aplica-se, em especial, àqueles que desejam construir relacionamentos saudáveis e alcançar o sucesso em todas as áreas da vida.

ESSÊNCIA é uma combinação de arte e técnica, dentro da psicoteologia, com fundamentação bíblica, no sentido de mapear a personalidade. Este livro (www.teocentrica.org) vai despertar você para o autoconhecimento e ampliar seus horizontes sobre as pessoas ao seu redor. Você aprenderá a fazer escolhas certas nos relacionamentos sociais e profissionais, enriquecendo todos os aspectos de sua vida.

Shalom Adonai!
Baruk Ha Shem!
Benne Den

Você se sentiu tocado ao ler esta mensagem ?
Então CLIQUE AQUI !

 

Comente aqui e ajude a divulgar esta mensagem para seus amigos no facebook ...

   

 

 

 

  .::: Sinais dos Tempos :::.
  .:: Boletins ::.
Receba boletins atualizados
do Portal Webservos:


  .:: Enquete ::.

 

•    Quem Somos    •     Fale conosco!     •

Página aberta em: 0,000 segundos

Usuários de Hoje: 4307



Melhor visualisado no Internet Explorer com resolução de 800x600

:: WebServo :: Portal Gospel de Evangelismo Virtual
Desenvolvimento e Coordenação de:
Enéas T. de Oliveira
--=(-wëbsèrvö-)=--