Online: 312
 
 
Não aguento mais esperar para namorar
( 2958 visitas )

Publicado em: 10/3/2009
Por: Pr. Thiago Cotrim
Assembléia de Deus-Madureira - Ap. de Goiania - Goias
pastorthiagocotrim@hotmail.com
 

Não agüento mais esperar para namorar!



Amados amigos, aqui estou mais uma vez para trazer um estudo bíblico longe de polemica, mas um estudo que visa atender as chamadas dos jovens e adolescentes que estão solteiros e não agüentam mais esperar. Pois começo fazendo uma dedicação desse estudo a todos aqueles que me incentivou a escrevê-lo e aos que me pediram para escrever urgente. Entre os incentivadores desse trabalho está a jovem Ediane, que recentemente veio para uma igreja pentecostal e está trilhando nos caminhos do Senhor esperando Nele.

Quantas vezes você disse ou ouviu alguém dizer “não agüento mais esperar um namorado (a)”? A grande verdade é que ficar sozinho é péssimo e terrível, pois o próprio Deus reconheceu que não é bom que o homem esteja só, assim já sabemos por que temos esses sentimentos. O problema é que alguns jovens colocam o carro frente dos bois e agem de maneira impensada, daí muitos jovens pagando o preço por se precipitarem. Vemos no livro de Eclesiastes 3:
Tudo tem seu tempo determinado e há tempo para todo propósito debaixo dos céus.

Bate um desespero na nossa vida quando você lê esse versículo, porque você nunca sabe quando será esse tempo e nem quando ele chegara para você. O importante é buscar a vontade de Deus e esperar o momento certo, pois o inimigo das nossas almas tem planos para arrancar você da comunhão com Deus. Daí é onde encontramos jovens pagando preço por não saberem esperar o tempo de Deus.

Entramos então numa nova fase, saber qual o tempo de Deus para nós, então o que fazer? Esperar ou ir à luta? Para descobrir isso é preciso se aproximar mais de Deus, pois quando isso acontece Deus manifesta seu desejo para nós. O segredo nesses casos é deixar a voz de Deus falar dentro de você e guiar por onde andar. Porque muitos pedem, mas não esperam para ouvir, pois acham que Deus está demorando demais, com isso caem em ciladas preparadas pelo inimigo. Quando Deus se encontra em silencio e não te responde é sinal de que Ele está trabalhando, então você deve modificar sua oração e pedir a Ele que ajude você há esperar o tempo Dele e reconhecer sua vontade, porque quando você age no momento, você tende a escolher a direção errada.

Veja por exemplo esse jovem que aqui será Fernando, um dia ele me encontrou e me disse que não estava suportando mais o peso de ficar sozinho, que já tinha seus 18 anos e passava da hora de Deus dar a ele uma namorada, pois já que era errado ficar por ficar ele precisava urgentemente encontrar uma namorada. Para iniciar seu calvário em busca de uma namorada ele trocou de igreja, posteriormente achou melhor deixar a igreja, pois fora dela encontraria seu amor. Vou dizer a verdade, ele encontrou mesmo, mas com uma diferença, essa fazia tudo o que ele queria. Rapidamente seus instintos falaram mais alto e você sabe o que ocorreu. Sabe onde Fernando está agora? Na sarjeta, vivendo como o diabo manda e satisfazendo os desejos da carne. E onde fica Deus na vida dele? Como Deus demorou demais para dar-lhe uma namorada acabou ficando de fora da sua vida.

Agora sei que você deve achar essa historia tão absurda que acha que não iria acontecer com você, mas se não houver cuidado e muita vigilância pode acontecer. Guarde bem essas palavras, ninguém está imune às investidas do inimigo contra nós. Assim sendo a cabeça vai dando um nó e quase que não entende muita coisa, mas veja bem. O ideal é ESPERAR e colocar na presença de Deus e manter com Ele intimidade e colocar sempre na sua presença o seu desejo de namorar e ter um sério relacionamento. Você pode começar a aumentar seu circulo de amizades enquanto isso, pois muitas vezes grandes amores antes eram bons amigos.

A bíblia nos abre um parêntese quando não recebemos as bênçãos do Senhor, ou seja, a bíblia nos diz que quando não recebemos bênçãos é porque não sabemos pedir corretamente, e concordo com isso. Algumas moças sonham e pedem para Deus uma copia exata do Brad Pitt enquanto outros rapazes pedem para Deus uma copia perfeita da Angelina Jolie. Assim sendo, vemos que esses jovens nunca saem do lugar e ficam encalhados. Estão sempre buscando pessoas perfeitas e que lhes agradem somente nos olhos. Esquecem que não apenas os olhos devem se agradar, mas a alma e o espírito. Outros jovens passam a vida orando por alguém em particular ou por sinais bem característicos de pessoas conhecidas, ou seja, pedem para Deus a fulana de tal e vice versa. Tudo bem em orar para namorar com alguém, mas querer que Deus faça com que essa pessoa se apaixone por você é o cumulo do absurdo. Isso quer dizer que Deus não pode interferir no livre arbítrio, é você quem deve conquistar a amada, Deus apenas vai dar as benção e providenciar para que os dois sejam felizes.

Você pode pedir melhor abrindo espaço para Deus trabalhar da maneira Dele como fez meu amigo Ricardo, ele sempre pedia a Deus uma esposa que tivesse qualidades espirituais, ou seja, que amasse a Deus acima de todas as coisas, que tivesse sempre buscando crescimento espiritual, alguém que lhe fosse parceira de ministério, pois o mesmo é musico e que fosse alguém que o amasse e cuidasse de verdade. Dali quase dois anos tive o prazer de participar de seu casamento, com seus 28 anos de idade encontrou a sua amada 4 anos mais nova. Eu particularmente não a acho tão bonita, mas para ele é a corda de seu coração. Ela é cantora e tem seu primeiro trabalho lançado recentemente, ambos são felizes juntos a cerca de 6 anos, e creio que somente a morte irão separa-los.

Não estou lhe contando um conto de fadas para te animar não, estou mostrando que você deve saber esperar e não achar que as coisas devem ser no momento que você quiser, mas no tempo em que devem ocorrer. É importante saber que nunca se é tarde demais para arrumar um sério relacionamento, é preciso vigiar justamente porque o diabo age na nossa impaciência. É preciso ter em mente que namorar é mais abraçar, beijar e estarem os dois juntos se aquecendo em dias frios, namoro é COMPROMISSO com homens e acima de tudo, com Deus. Por isso tem que se ter santidade e comunhão com Ele.

A grande verdade é que o fim do namoro deve ser o casamento, por isso namorar apenas por namorar sem ter compromisso ou intenções de chegar ao casamento é errado. Os casais que namoram sem a intenção de se casar em breve estão fadados a cair em tentação e cederem aos desejos da carne. Como conselheiro de jovens e adolescentes, tenho percebido ao longo de muitos aconselhamentos que eles não estão preocupados em se casarem, apenas estão se conhecendo e tendo longos meses de namoro. Digo isso porque o crente não pode ficar muito tempo namorando para não correr riscos, não existem tempos determinados para namorar, mas não se deve extrapolar. Um namoro deve ter tempo para conhecer o caráter, a vida, e planejamento de vida futura a dois, somente isso. Se não da então vamos colocar ponto na situação e orar a Deus. Mas os jovens não pensam assim, querem namorar até enjoar e se cansarem um do outro ou ate manterem relações sexuais. Então devemos saber que o namoro não pode ser longo demais e se não existe intenção para se casarem no futuro, então que não namorem.

Partindo desse principio básico de compromisso chegamos num segundo ponto importante para quem quer começar um namoro. O próximo passo é a MATURIDADE, pensar em namoro sem antes pensar em casamento está errado, você não é obrigado a casar com o primeiro que namorar, mas deve ter consciência que não pode ficar namorando toda vida. É claro também que não se deve sair de namoro em namoro, encontramos muito isso dentro das nossas igrejas, adolescentes entre 13 e 17 anos namorando entre si por longos períodos. Diga-me que futuro tem esses adolescentes num tempo próximo? A grande verdade é que as maiorias desses adolescentes caem em tentações e namoram como marido e mulher, outro numero desses adolescentes engravidam antes mesmo dos 17 anos e nem sempre ficam juntos para cuidar da criança.

Não podemos precipitar as coisas na nossa visa, pouco antes de começar escrever esse estudo, recebi a visita de um jovem de 20 anos que namora uma moça de 15, porem depois de 2 anos de namoro caíram em tentação, estavam muito envergonhados e as perspectivas de casamento eram para daqui 4 anos e ainda temiam o fato de ela estar grávida. Misericórdia, o nome disso é IRRESPONSABILIDADE, primeiro que mesmo que quisessem não poderiam se casar hoje, pois a legislação só permite o casamento de moças a partir de 16 anos e 3 meses e ainda com o consentimento dos pais, segundo porque o rapaz trabalha mas gasta a toa, não tem nenhuma estrutura para viverem juntos..

Dali a pouco não tem mais comunhão com Deus porque não tomam posição de se concertarem e nem de mudar de vida, isso porque não tem propósito no namoro, são inconseqüentes, eu não quero e não posso julgar ninguém por seus atos, mas quando situações podem ser evitadas, temos de tomar atitudes preventivas então. Namorar porque estão sozinhos e sem ninguém ou porque todos na igreja têm namorado só vai te levar ao desastre, porque sabemos que o inimigo é sujo. De que adianta namorar se você não tem condições de sustentar um namoro para casamento? É claro que algumas pessoas entendem errado o fato de terem condições para casar. Alguns jovens acham que para casarem tem que ter casa, móveis, dinheiro e etc. Bom, na verdade precisa mesmo, mas é um pouco complicado para um rapaz e uma moça ainda jovens construírem a casa própria, mobília-la para depois casarem sem antes caírem em pecado, isso porque esses passos tomam tempo, e namorar pensando em casar mais tarde pode fazer vir às tentações. Sem falar que os jovens namorados não se preocupam muito com a santidade, apenas querem “curtir” a vida e serem felizes.

O ultimo passo para então tomar a atitude de ir em busca do amor de sua vida é ter em mente que se deve ainda seguir princípios básico de santidade. Isso você logo nota quando é amigo da pessoa com quem quer namorar você já conhece suas intenções reais e perspectivas de futuro. Namorar por exemplo um rapaz que não gosta de trabalhar vai dar uma dor de cabeça, porque no casamento nada melhora, só aperta. Namorar uma moça que não respeita os pais é dor de cabeça no casamento, porque ela nunca vai querer respeitar o marido. Quer namorar alguém em especial? Essa pessoa já chamou sua atenção? Verifique como essa pessoa é dentro de casa com os pais, como ela se comporta diante dos pais, diante dos afazeres domésticos e etc, do mesmo jeito que é casa vai ser um pouco pior no casamento. Os princípios de santidade nunca devem ser deixados de lado. O quer dizer isso? Quer dizer, por exemplo, que relações sexuais somente depois do casamento. E para evitar que isso aconteça é preciso tomar algum cuidado em não ficar sozinhos em locais que isso possa vir acontecer. Rapazes querendo a todo custo levar as meninas para cama, fazendo chantagem emocional, se você me ama vai pra cama comigo... Eu aconselho você moça a terminar esse relacionamento que não tem futuro algum. Da mesma forma moças, seduzem rapazes e provocam a carne para que eles venham coabitar com vocês, rapazes se controlem e vamos em busca de santidade. Deus tem o melhor dessa terra pra você e sempre estará com você, Ele nunca vai abandoná-lo.

Assim sendo, lembre-se que nunca é tarde para começar um namoro, tenha paciência e espere em Deus que vira o momento certo, não se precipite. Ao se precipitar você da um passo em direção a autodestruição, porque nosso inimigo, o diabo, está atento buscando almas para destruir, e falta de paciência do jovem é um prato cheio pra ele. Fique de olho no que vem pela frente, entregue seu coração e caminho na presença de Deus e verás os grandes acontecimentos que virão para você.

Encerro esse estudo dizendo a você que no livro de Provérbios encontramos:

Ai daquele que machuca seu irmão e diz: Fiz isso por brincadeira!

Pense nas suas atitudes e saiba que ficar trás conseqüências imensuráveis para um filho de Deus, porque devemos ser diferentes do mundo e não como eles, assim não fique por ai beijando, abraçando e ficando sem compromisso. Feche as prováveis brechas que o inimigo venha colocar em seu caminho. Entenda que sempre teremos o melhor dessa Terra, porque somos filhos do dono do mundo. Então na sua infinita sabedoria, Deus vira e nos dará aquilo que pedirmos, mas dentro do tempo certo. Não se desespere, busque compromisso e crescimento espiritual. Semeie em terra fértil, ou seja, Deus está esperando ver você aplicando a palavra Dele na sua vida.


Seja feliz na presença do Senhor Jesus e coloco-me a sua disposição pelo e-mail (pastorthiagocotrim@hotmail.com)

Paz seja contigo hoje e sempre!


Você se sentiu tocado ao ler esta mensagem ?
Então CLIQUE AQUI !

 

Comente aqui e ajude a divulgar esta mensagem para seus amigos no facebook ...

   

 

 

 

  .::: Sinais dos Tempos :::.
  .:: Boletins ::.
Receba boletins atualizados
do Portal Webservos:


  .:: Enquete ::.

 

•    Quem Somos    •     Fale conosco!     •

Página aberta em: 0,000 segundos

Usuários de Hoje: 7793



Melhor visualisado no Internet Explorer com resolução de 800x600

:: WebServo :: Portal Gospel de Evangelismo Virtual
Desenvolvimento e Coordenação de:
Enéas T. de Oliveira
--=(-wëbsèrvö-)=--