Coloque o WebServos como sua página inicial!
Online: 375
  .:: Canais ::.
 ::: Início :::
 Sinais dos Tempos
 Reflexões
 Evangelísticas
 Estudos Bíblicos
 Espaço Jovem
 Música & Louvor
 Artigos de Louvor
 Webservos Shop
 WebServos Sites
 Igrejas OnLine
 Folhetos Virtuais
 Cartões Postais
 Pedido de Oração
 Intercessores
 Testemunhos
 Recomendação
 Quem Somos



 
 
O terrível povo de Ninive
( 17067 visitas )

Publicado em: 7/5/2009
Por: Pastor Jandiro A. Silva
Assembléia de Deus - Fernandópolis SP
pastorjandiro@terra.com.br
 

O terrível povo de Nínive
"E veio a palavra do Senhor segunda vez a Jonas, dizendo: Levanta-te, e vai à grande cidade de Nínive, e prega contra ela a mensagem que eu te digo. E levantou-se Jonas, e foi a Nínive, segundo a palavra do Senhor. Ora, Nínive era uma cidade muito grande, de três dias de caminho. " Jonas 3;1-3.

Uma das mais fascinante narrativa que a Bíblia conta, é a historia de Jonas e a cidade de Nínive. Este tema tem sido assunto discutido por vários teólogos, pregadores que muitas vezes sem o conhecimento histórico, e principalmente geográfico, saem falando que Jonas foi vomitado na praia em Nínive, e imediatamente começou a pregar a palavra de Deus. Ledo engano. Nínive não era banhada pelo Mar e sim pelo Rio Tigre. Portanto não tinha praia. Assim como Deus ama a todos o povo de Nínive não seria desprezado por Deus. Um fato que chegou ao ouvido do profeta Jonas e, era uma realidade diziam que todos os pregadores, profetas que chegavam a cidade eram da pior espécie possível terrivelmente torturados. Os piores tipos de tortura eram executados por aquele povo, tudo em nome dos seus deuses pagãos. A cidade de Nínive era conhecida como a cidade dos ladrões. Era uma prática natural de seus moradores invadirem e despojarem outras regiões. Foi chamada como cidade sanguinária aonde a feitiçaria predominava. Cortavam as mãos e os pés, narizes e orelhas, vazavam os olhos dos cativos, e faziam pirâmides com as cabeças dos seus prisioneiros, dentre os tais tinham além de inimigos de guerra, os profetas que falavam a Palavra de Deus. Naum, 3. Eles serravam as pessoas pelo meio, fazia escalpo, jogavam em óleo fervendo, quando não arrancavam a pele da pessoa viva, e muitas mais que não foram detectados pelos historiadores. Povo terrível. Quando Deus manda Jonas para lá, creio eu; o medo se apoderou do servo de Deus. No seu intimo pensava que estava sendo condenado a morte. Deus sempre velou pela sua palavra e vai continuar velando, os seus servos são sempre guardados pelo Senhor. O Senhor tinha se aborrecido das atrocidades daquele povo.

Nínive: Sua Localização:

Cidade da Ásia antiga, capital da Assíria, às margens do Tigre. Fundada no III milênio. Nínive só adquiriu seu esplendor na época de Senaqueribe (705-681 a.C.). Foi destruída em 612 a.C. As escavações, que começaram em 1847, revelaram importantes vestígios da civilização assíria. Estava localizada a 450 km ao norte da Babilônia. Gn 10:11 Fundada pelo poderoso caçador Ninrode, Gênesis 10:9-11. Era uma cidade tipo fortaleza, cercada por um muro de 12,5 Km, por 30 metros de altura, tendo a cidade 15 portas. Sendo que o pesquisador Felix Jones estimou uma população de 175 000 habitantes. Mais a Bíblia nos relata 120.000 habitantes. "E não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive em que estão mais de cento e vinte mil homens que não sabem discernir entre a sua mão direita e a sua mão esquerda, e também muitos animais?." Jonas, 4:11 Conforme relata a Palavra de Deus, Jonas 3:3 os 3 dias de viagem era para atravessar a cidade, ou seja 75 a 100 Km de extensão (de um extremo a outro extremo).

Jonas recebe a ordem de Deus, compra passagem para um local distante de Nínive. Mas Deus estava ali. Um vento começa a destroçar o navio. Procuram o culpado não acham, e Jonas dorme. Passa o tempo, rezam, oram clamam aos deuses, até que Jonas se apresenta: Diz que é culpa dele se o jogarem ao mar tudo vai terminar. Os marinheiros imediatamente obedecem, o mar se acalma.

Deus prepara um grande peixe, engole Jonas; o qual fica três dias no ventre do peixe. Deus manda o peixe jogar Jonas na praia, e lá vai o homem de Deus, fedendo todo lambuzado, mas agora dizendo que Deus teria misericórdia daquela cidade. Mal sabia que os próprios habitantes de Nínive diziam que o profeta de Deus viria do mar. O povo creu na palavra de Deus.

A Mensagem

O próprio Senhor Jesus usou a mensagem de Jonas para evidenciar o arrependimento dos ninivitas. "Os ninivitas ressurgirão no juízo com esta geração, e a condenarão, porque se arrependeram com a pregação de Jonas. E eis que está aqui quem é mais do que Jonas." Mateus, 12:41. Sem deixar de atribuir o paralelo dos três dias de Jonas no ventre do grande peixe com o Senhor na sepultura. "Pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra." Mateus, 12:40 Jonas é considerado um tipo de Cristo. Ainda hoje a discussão peixe, ou baleia. Não sei, só sei que Deus é poderoso e pode agir da maneira que ele quiser.


Você se sentiu tocado ao ler esta mensagem ?
Então CLIQUE AQUI !
   

 

 

 

  .::: Sinais dos Tempos :::.
  .:: Boletins ::.
Receba boletins atualizados
do Portal Webservos:


  .:: Enquete ::.
•    Quem Somos    •

Página aberta em: 0,000 segundos

Usuários de Hoje: 12492



Melhor visualisado no Internet Explorer com resolução de 800x600

:: WebServo :: Portal Gospel de Evangelismo Virtual
Desenvolvimento e Coordenação de:
Enéas T. de Oliveira
--=(-wëbsèrvö-)=--