Online: 228
 
 
Quebraram os pés de Mefibosete mais não quebraram a aliança feita pelo pai.
( 34805 visitas )

Publicado em: 28/1/2010
Por: Lunaides Soares Viola
Assembléia de Deus - Santos - São Sebastião - SP
aindanaotendesfe@hotmail.com
 


MEFIBOSETE: UMA HISTÓRIA QUE DEU CERTO.

Para analisarmos melhor a história bíblica, sobre um personagem chamado Mefibosete, primeiro retrocederemos alguns relatos anteriores, para depois, entendermos qual será o propósito do Espirito Santo nesta palavra.

Tudo começou com uma forte amizade entre, o filho de Saul, e Davi, o futuro rei escolhido por Deus para substituir Saul.

Saul já tinha sido rejeitado por Deus, e agora percebendo a presença de Deus na vida de Davi, começou a persegui-lo,por causa de uns cânticos de algumas mulheres, devido a vitória de Davi contra o Golias. E, a partir daí, desencadeou uma grande guerra, e terríveis perseguições da parte de SAUL para com Davi, que chegou até fugir para não ser morto por ele.


I Samuel 18:7 As mulheres se alegravam e, cantando alternadamente, diziam: Saul feriu os seus milhares, porém Davi, os seus dez milhares.
I Samuel 18:8 Então, Saul se indignou muito, pois estas palavras lhe desagradaram em extremo; e disse: Dez milhares deram elas a Davi, e a mim somente milhares; na verdade, que lhe falta, senão o reino?
I Samuel 18:9 Daquele dia em diante, Saul não via a Davi com bons olhos.

II Samuel 3:1 Durou muito tempo a guerra entre a casa de Saul e a casa de Davi; Davi se ia fortalecendo, porém os da casa de Saul se iam enfraquecendo.

Porem; em uma destas fugas, Davi se compactua com um grande aliado, para ajudá-lo a se salvar das garras insana de SAUL. E este aliado, era Jonatas, que demonstrava mais uma vez, disposto em ajudá-lo, até que chegaram a fazer uma aliança.

Começou aqui, um grande ato de fidelidade e coragem, da parte de Jonatas para com Davi. Que sem medo da fúria do seu pai, ele abriu aqui , portas para a fuga do futuro rei de Israel , a fim de; o livrar do intento maldoso que Saul já tinha posto no coração em fazer: matar Davi.

A fuga de Davi, que Jonatas teve participação , veremos em 1 Samuel 20:1 à seguir. Mas não é aqui que quero me fixar. Aqui já tiramos uma grande lição:


Amigo que amigo, fica na hora da bonança, mais também na hora dos riscos, açoites e prisão.

Jonatas(amigo) fez uma aliança com Davi envolvendo ele, e toda a sua casa. Ele, não quis agradar ao seu pai invejoso, ele foi amigo da verdade, e aborreceu a maldade do pai. Isto é louvável, e este tipo de obra que sempre terá uma recompensa louvável..


I Samuel 20:14 Se eu, então, ainda viver, porventura, não usarás para comigo da bondade do SENHOR, para que não morra?
I Samuel 20:15 Nem tampouco cortarás jamais da minha casa a tua bondade; nem ainda quando o SENHOR desarraigar da terra todos os inimigos de Davi.

E, depois de muitos dias o pior aconteceu: Morreram: Jonatas e seu Pai Saul em uma guerra. Também aconteceu o cumprimento da promessa que Deus, fez a Davi.


E,quando Jonatas faleceu, deixou um filho com a idade de cinco anos de idade chamado Mefibosete, que é o personagem principal da nossa história .

E, esta criança era paralítica, e o motivo desta paralisia ,foi o desespero de sua ama, quando soube da notícia da morte de Saul, e do pai da criança.

Atemorizada, com medo da morte, saiu correndo apressadamente com a criança no braço,e tudo por causa da má notícia, e a deixou cair porque não pode mais com o peso da criança. E com esta queda, Mefibosete perdeu os movimento dos pés , e ficou coxo de ambos os pés.


Leia a passagem do texto bíblico abaixo, para não ficar só em minhas palavras:


II Samuel 4:4 Jônatas, filho de Saul, tinha um filho aleijado dos pés. Era da idade de cinco anos quando de Jezreel chegaram as notícias da morte de Saul e de Jônatas; então, sua ama o tomou e fugiu; sucedeu que, apressando-se ela a fugir, ele caiu e ficou manco. Seu nome era Mefibosete.

Meditando nisto, pela ministração do Espirito Santo, entendo que existem pessoas afundadas em circunstancias deste nível, como por exemplo: fortes dores na alma, inconformidade, revoltas, rejeições, angústia, complexo terrível de inferioridade e etc...


Simplesmente porque estão vivenciando situação parecida, ou até mesmo igual à história de Mefibosete, que tinha tudo para triunfar na vida, mas devido a uma irresponsabilidade, uma precipitação,e insegurança de alguém, estão jogadas no chão beijando a lona, perderam toda liberdade, e sustentabilidade de estarem de pé na vida para : andarem , correrem, saltarem, com liberdade e livre arbítrio.


Ou até mesmo por causas de pessoas fracassadas e invejosas, que não tiveram firmeza espiritual de verem o seu sucesso, pois seu triunfo se tornou um peso para elas, e fizeram de tudo para te verem no chão prostradas: te caluniaram, te destruíram com mentiras, te lançara palavras malditas que te feriram, fizeram julgamentos precipitados os tomando como uma grande e única verdade. E com isso te derrubaram, destruíram teus sonhos, e teus ideais. Fazendo assim, elas prenderam a sua vida em angustias e etc;.

E como se pouca coisa fosse perder a liberdade no corpo, alma e Espírito, é condicionado a morar em um lugar chamado Lo- Debar, hebraico: lugar sem pasto, sem palavras, silencioso. Com outras palavras: desesperança purinha.


VEREMOS ALGUMAS CARACTERÍSTICAS APROXIMADAS DE LO- DEBAR:

A cama, como seu refúgio,
O quarto escuro, como proteção,
O esquecimento, no lugar do pagamento de todo um trabalho,
A humilhação e rejeição, no lugar do companheirísmo,
O desprezo de outros, no lugar do carinho,
O escarnecimento, como apoio,
O descrédito, como verdade,
O silêncio, como segurança;
A impossibilidade e desesperança, em lugar do futuro.


Esta era a vida de Mefibosete. E certamente, pode está sendo a sua história também! Alguém quebrou os seus pés, te fez tombar, e ainda vivem ditando regras, e ordenanças, te descartando da liberdade que Deus te Deus concedeu. “O livre arbítrio”.


Existem pessoas que não estão mais vivendo as suas vidas, e escolhas, porque outros quebraram os seus pés, e além de quebrarem os pés, ainda estão decidindo, e vivendo por elas. ( porque conseguem falar mais alto, mais intenso como uma grande verdade).
Depois de quebrados pés, estão incondicionados de tomarem algumas reações a certas imposições, ou oposições de homens. Sendo assim, conduzidos a Lo- Debar(sem palavras, pasto, silêncio).


E, tudo isso por causa de uma negligência, precipitação ou porque não dizer: por maldade de alguém. São levadas como ovelhas muda para o matadouro, sem força ou poder para abrir a boca, ou esboçar alguma reação para contestar.


Negligências: na medicina, no trabalho, no casamento, na igreja, nos dons, nos talentos, no banco, no país... Se analisarmos o princípio bíblico desta história, veremos que o que aconteceu com Mefibosete não era culpa dele. Ele não projetou cair, e nem de ficar aleijado de ambos os pés, e muito menos de ir parar em Lo-Debar.

LO-DEBAR( LUGAR SEM PASTO, SEM PALAVRA, SILENCIOSO), NÃO PÔDE SER EVITADO, ELE FOI PARAR LÁ, SIMPLESMENTE; PORQUE ALGUÉM O LEVOU! ELE NÃO TEVE OPÇÃO.

II Samuel 9:3 Disse-lhe o rei: Não há ainda alguém da casa de Saul para que use eu da bondade de Deus para com ele? Então, Ziba respondeu ao rei: Ainda há um filho de Jônatas, aleijado de ambos os pés.
II Samuel 9:4 E onde está? Perguntou-lhe o rei. Ziba lhe respondeu: Está na casa de Maquir, filho de Amiel, em Lo-Debar.

Ele era uma criança, e pelo que eu saiba criança de 5 anos ,não faz idade da razão, porque ainda é ingênua, sem maldade, é pura, inocente.

Entendo aqui pelo Espirito Santo de Deus, que esta palavra está direcionada diretamente para pessoas que foram vitimadas, pessoas que são: inocentes, sem culpas alguma, justas.

O QUE DEUS SERÁ CAPAZ DE FAZER POR VOÇE, PARA TE TIRAR DESTES TRAUMAS?

PELA DIREÇÃO ÚNICA DO ESPIRITO SANTO, RECEBA ESTAS PROFECIAS DE ACORDO COM A PALAVRA DE DEUS. EM NOME DE JESUS:

•VOÇE NÃO MAIS FICARÁ EM LO-DEBAR, DEUS SEMPRE TEM ALGUÉM PARA TE TIRAR DESTA MISÉRIA. E, ESTE ALGUÉM É SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS, DO TIPO DAVI: CONDICIONADO DE PODER, DE COMPREENÇÃO, DE VERDADEIRO AMOR, COMPROMETIDO COM A PALAVRA DE DEUS, QUE SABE DERRUBAR GIGANTES QUE ESTÁ TE AFRONTANDO.

Quem foi que tirou Mefibosete de Lo- Debar? Davi! O homem segundo o coração de Deus, que sabia derrubar gigantes, homem que sabia formar exércitos de homens: miseráveis, endividados, desgostosos, entristecidos.

Davi era homem sisudo em palavras, fiel nos compromissos, humano de coração; cheio de amor, cumpridor de aliança, de concerto. Samuel 20:42 Disse Jônatas a Davi: Vai-te em paz, porquanto juramos ambos em nome do SENHOR, dizendo: O SENHOR seja para sempre entre mim e ti e entre a minha descendência e a tua.


DEUS CALARÁ TODOS AQUELES QUE PROPAGAVAM O SEU ESTADO DE MISÉRIA:

Ziba fez questão de dizer que Mefibosete era coxo de ambos os pés. Este é o caso de muita gente, que além de propagar nossas misérias, ainda fazem questão de detalhar os fatos, ao invés de ir orar, de ajudar, de estender a mão. Mas; Deus tem um freio para a boca destes contadores de derrota: E, o freio, é uma ordem da parte de Deus:

II Samuel 9:3 Disse-lhe o rei: Não há ainda alguém da casa de Saul para que use eu da bondade de Deus para com ele? Então, Ziba respondeu ao rei: Ainda há um filho de Jônatas, aleijado de ambos os pés.
II Samuel 9:4 E onde está? Perguntou-lhe o rei. Ziba lhe respondeu: Está na casa de Maquir, filho de Amiel, em Lo-Debar.
II Samuel 9:5 Então, mandou o rei Davi trazê-lo de Lo-Debar, da casa de Maquir, filho de Amiel.

A ordem foi liberada diretamente para o linguarudo: como se Davi dissesse a Ziba: Ele pode até ser paralítico, mas é ele que quero, e não outro, vai buscá-lo que tenho uma aliança com o seu pai.

Outro exemplo poderoso de Deus calando um linguarudo. Está escrito no livro de atos:

Atos 9:11 Então, o Senhor lhe ordenou: Dispõe-te, e vai à rua que se chama Direita, e, na casa de Judas, procura por Saulo, apelidado de Tarso; pois ele está orando
Atos 9:12 e viu entrar um homem, chamado Ananias, e impor-lhe as mãos, para que recuperasse a vista.
Atos 9:13 Ananias, porém, respondeu: Senhor, de muitos tenho ouvido a respeito desse homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém;
Atos 9:14 e para aqui trouxe autorização dos principais sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome.
Atos 9:15 Mas o Senhor lhe disse: Vai, porque este é para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel;

O apostolo Paulo, quando era perseguidor do caminho, a qual, ele não conhecia. Quando ia pelo caminho de Damasco, Jesus apareceu para ele, se identificando com o verdadeiro caminho.

Agora, Paulo obedecendo a Deus, entra na casa de Judas, na Rua Direita, e fica orando durante três dias, e ;Deus ordena a Ananias, para ir neste endereço atrás de Paulo, e começa a dar algumas ordenanças.


Mas quando Deus revela qual era o nome de pessoa que Ananias iria orar que ele ouve o nome de Paulo, começa os questionamentos da parte de Ananias. Senhor! Ele é isso, aquilo e aquilo outro!

E Deus diz para Ananias: olha Ananias! Ele, não é ele foi tudo isso que você me falou, e mais um pouco! Para você, ele pode não ser útil. Mas, para mim, ele é: VASO ESCOLHIDO!Ó; GLÓRIA! VAAAIIIIIIIIIIIIIIII, LOOOOOGOOOOOO!


Deus está calando, aqueles que gostam de contar, suas desgraças, seu passado! E, está apagando o nome que te colocaram depois que te passaram a rasteira: derrotado, de inútil, e está colocando nas escritas das palavras de satanás: ELE ME É MUITO ÚTIL! ASSIM DIZ O SENHOR!

Você entendeu amado (a)? Aqueles que afirmaram que você é inútil, que é coxo, que é cego, que é mão mirrada, que é surdo, ou mudo. Deus falará claramente para eles, para não deixar nenhuma dúvida!

João 15:16 Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.

ULTIMA PROFECIA: DEUS TE COLOCARÁ EM UMA MESA FARTA: DE AMOR, DE COMPREENÇÃO, DE BENÇÃO ESPIRITUAIS, E MATERIAS.

Mefibosete foi comer na mesa do rei, juntamente com os filhos do rei; Davi. Tudo isso por causa de uma aliança.
II Samuel 9:10 Trabalhar-lhe-ás, pois, a terra, tu, e teus filhos, e teus servos, e recolherás os frutos, para que a casa de teu senhor tenha pão que coma; porém Mefibosete, filho de teu senhor, comerá pão sempre à minha mesa. Tinha Ziba quinze filhos e vinte servos.
II Samuel 9:11 Disse Ziba ao rei: Segundo tudo quanto meu senhor, o rei, manda a seu servo, assim o fará. Comeu, pois, Mefibosete à mesa de Davi, como um dos filhos do rei.
II Samuel 9:12 Tinha Mefibosete um filho pequeno, cujo nome era Mica. Todos quantos moravam em casa de Ziba eram servos de Mefibosete.
II Samuel 9:13 Morava Mefibosete em Jerusalém, porquanto comia sempre à mesa do rei. Ele era coxo de ambos os pés.

Assim Deus fará com pessoas que estão se sentindo destruídas por uma traição, uma queda provocada por outrem. Tem uma mesa preparada dentro do palácio, com príncipes ao redor, e Rei na tua presença.

Sabe o que Deus me revela? Lo- debar, ficará para trás,

Deus arrancará toda a sua amargura, decepção, tristeza, retornando a você, tudo aquilo que você precisa e que lhe faltou durante todo este tempo de Lo-Debar.


O que Deus te dará, onde ele te colocará, o que fará por você, te trará tanta felicidade e gozo no teu espírito que no momento em que alguém quiser te lembrar da sua antiga condição de Lo- debar, e da injustiça que te fizeram, não mais trará angustias , somente a afirmação de que: Esta adversidade não me afeta mais! Estou livre, Deus me visitou e me tirou da terra da minha amargura.

VOCÊ VIVERÁ NÃO SÓ DE OUVIR FALAR, MAS DE VIVER A PASSAGEM DO SALMO 126: 1,2,3.


Salmos 126:1 Quando o SENHOR restaurou a sorte de Sião, ficamos como quem sonha.
Salmos 126:2 Então, a nossa boca se encheu de riso, e a nossa língua, de júbilo; então, entre as nações se dizia: Grandes coisas o SENHOR tem feito por eles.
Salmos 126:3 Com efeito, grandes coisas fez o SENHOR por nós; por isso, estamos alegres.

EM NOME DE JESUS


Você se sentiu tocado ao ler esta mensagem ?
Então CLIQUE AQUI !

 

Comente aqui e ajude a divulgar esta mensagem para seus amigos no facebook ...

   

 

 

 

  .::: Sinais dos Tempos :::.
  .:: Boletins ::.
Receba boletins atualizados
do Portal Webservos:


  .:: Enquete ::.

 

•    Quem Somos    •     Fale conosco!     •

Página aberta em: 0,000 segundos

Usuários de Hoje: 9257



Melhor visualisado no Internet Explorer com resolução de 800x600

:: WebServo :: Portal Gospel de Evangelismo Virtual
Desenvolvimento e Coordenação de:
Enéas T. de Oliveira
--=(-wëbsèrvö-)=--