Online: 300
 
 
O VALE DE OSSOS SECOS
( 7376 visitas )

Publicado em: 12/3/2010
Por: Lunaides Soares Viola
Assembléia de Deus de Santos - São Sebastião - SP
aindanaotendesfe@hotmail.com
 

Ezequiel 37:1 Veio sobre mim a mão do SENHOR; ele me levou pelo Espírito do SENHOR e me deixou no meio de um vale que estava cheio de ossos,

Ezequiel 37:4 Disse-me ele: Profetiza a estes ossos e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do SENHOR.

INTRODUÇÃO:

No livro de Ezequiel 37, 1 que: Veio a mão de DEUS e o conduziu em Espírito para aquele vale cheio de ossos secos. Te faço uma pergunta? Quem conduziu o profeta Ezequiel para ir à aquele vale não muito agradável? FOI A MÃO DO SENHOR.

Existiam outros profetas na época de Ezequiel, como por exemplo: Jeremias, e Daniel, porém nesta missão, a mão de Deus veio sobre Ezequiel, pois o que Deus estava iria realizar naquele vale era missão para Ezequiel, tanto é que como Deus não erra o alvo, a mão de Deus foi sobre ele.

A missão não era para outro, mas era dele. O que Deus tem para mim não caberá a ninguém porque ou ficará largo demais, ou apertado demais. Bordão na mão de Geazi não trará efeito algum. E em deserto no meio de contendeiros , e murmuradores , só florescerá a vara de Arão.
Daqui já tiro uma conclusão bem clara e definitiva: Como está escrito em Jeremias 18, o oleiro não joga fora os cacos de um vaso quebrado. Quem faz isto são pessoas que não tem o poder de fazer da maneira de Deus, ainda que sejam cacos quebrados e dêem trabalho, a ponto de cortar ou ferir os dedos de quem o quer ajuntar, para um oleiro que sabe muito bem o que faz com os cacos e o barro, ele ajunta os cacos pacientemente e faz tudo de novo a ponto de jogar água (palavra)para tirar a dureza dos cacos, com o intuíto de torná-lo macio, palpável.

Sendo assim começa o processo de nova formação do vaso, chamado de novas oportunidades, para a glória de Deus. Era isso que Deus estava ensinando a Ezequiel quando o levou para o vale. Enquanto Deus não disser: não quero mais, não me serve mais, Deus fará de tudo para mostrar que o que está nas mãos deles não se descartar facilmente.

Tenho certeza que se Deus desse opção para o profeta Ezequiel escolher o lugar onde ele queria ir, a fim de cumprir o seu ministério, certamente ele jamais iria escolher como prioridade o lugar onde a mão de Deus o conduziu: no meio do vale onde estava os ossos secos.
Quem é que gostaria de ser conduzido para um vale cheio de ossos? Aqui aprendo que nem tudo o que quero para minha vida, será a vontade de Deus. E , nem sempre a vontade de Deus para a mim, me trará algum tipo de conforto. Afinal, o homem sempre procurou sair do desconforto para estar bem confortável em seu modo de viver. Mas com Deus não funciona bem assim.


PORQUE É QUE DEUS ESCOLHEU GUIAR EZEQUIEL PARA O VALE DE OSSOS SE EXISTIAM OUTROS PROFETAS?


Para que entendamos melhor a escolha de Deus, veremos um significado de uma palavrinha contida no livro de Ezequiel, que passa meio despercebida muitas vezes , porém foi crucial para definir muitas coisas, que para mim estavam ocultas.
E que palavrinha é esta que está entranhada nas revelações de Deus? Ela se chama: “MEIO”.

Voltaremos algumas passagens anteriores e descobriremos o porquê da escolha de Deus em conduzir este profeta para o vale de ossos secos, e que ligação tem esta palavrinha “meio” com a revelação de Deus para a vida de Ezequiel.
Leremos os versículos bíblicos abaixo, e descobriremos a ligação entre a palavra meio fazendo ligação com a vida do profeta Ezequiel.


MEIO FALA DE ENVOLVIMENTO, LIGAÇÃO,

Ezequiel 3:14 Então, o Espírito me levantou e me levou; eu fui amargurado na excitação do meu espírito; mas a mão do SENHOR se fez muito forte sobre mim.
Ezequiel 3:15 Então, fui a Tel-Abibe, aos do exílio, que habitavam junto ao rio Quebar, e passei a morar onde eles habitavam; e, por sete dias, assentei-me ali, atônito, no meio deles.

Como é difícil está convivendo em um ambiente desse jeito. Não importa o tempo se é de sete dias ou de sete anos, viver em um ambiente estando atônito e receoso é terrível! Voçê viverá sem paz e desconfortado. E como ninguém gosta de viver desconfortado as coisas ficam estreitas mesmo!

A princípio do seu ministério, Ezequiel ficou atônito no meio do povo, e com o passar do tempo as coisas para Ezequiel foram piorando, a ponto dele não mais poder está no meio do povo, agora por ordem de Deus ele teria que está encerrado(separado) na sua casa , justamente por causa da dureza do povo.
Veremos:

Ezequiel 3:24 Então, entrou em mim o Espírito, e me pôs em pé, e falou comigo, e me disse: Vai e encerra-te dentro da tua casa.
Ezequiel 3:25 Porque, ó filho do homem, eis que porão cordas sobre ti e te ligarão com elas; e não sairás ao meio deles.

Deus deu uma ordem para que Ezequiel não saísse ao meio do povo. Com outras palavras, Deus estava dizendo para Ezequiel que não se envolvesse com o povo por que as cordas, e amarras humanas , já estavam preparadas para ele.
Da mesma forma que Deus protege a quem ele chama, ele também por um tempo ordenou que o profeta se encerrasse dentro de casa para o proteger. Logo, quem está encerrado não pode sair, simplesmente porque está encerrado, perdeu seus movimentos externos, e só pode ficar trancado, preso em prisões internas.
Ezequiel morava com eles, vivia com eles, porém existiu momentos em Ezequiel 3,25 que Deus também determinou que Ezequiel não estivesse no meio (envolvido, convivência) com o povo.

A ordem de Deus era para ele se trancar, prisão domiciliar. Está era a vontade de Deus! Agora uma pergunta? Quem gosta de ficar fechado, e trancado?
Certamente que Ezequiel gostaria de estar no meio do povo convivendo com eles. Mas a ordem de DEUS era: se fechar, se calar, para o próprio bem.
Deus ordenou que ele se encerrasse dentro da casa dele, e que Deus faria com que a língua dele fosse apegada ao paladar, o fazendo ficar mudo, e incapaz ( sem poder, sem capacidade) de repreender.


MEIO FALA DE CANAL, FORMA, OU MANEIRA.


E o pior de tudo isso, é quando Deus resolveu revelar para o seu profeta o motivo do por que é que ele passou um tempo afastado do meio do povo: veremos e entenderemos.

Ezequiel 33:32 Eis que tu és para eles como quem canta canções de amor, que tem voz suave e tange bem; porque ouvem as tuas palavras, mas não as põem por obra.
Ezequiel 33:33 Mas, quando vier isto e aí vem, então, saberão que houve no meio deles um profeta.
A palavra Meio no versículo 33 estava representando o canal ou forma, utilizada por Deus para execução da sua vontade, e da sua obra.

Deus estava afirmando neste versículo, que tudo o que ele mandou o profeta profetizar, crendo os ouvintes ou não, iria se cumprir, e ainda deixou bem claro que no seu Kairós( oportunidade, tempo ) a verdade iria prevalecer. E, que : o meio , canal, a forma, a maneira utilizado por Deus para falar com o seu povo, não era PALOREIRA, MAS O CANAL ERA UM : PROFETA.

Logo, toda obra de engano será desmascarada com o Kairós de Deus. E como Deus gosta de dialogar com quem tem intimidade com ele, com quem fala face a face pelo poder da glória dele, ele ainda explicou para Ezequiel algumas coisas a mais que Ezequiel precisava saber.

Leiamos : Ezequiel 33:30 Quanto a ti, ó filho do homem, os filhos do teu povo falam de ti junto aos muros e nas portas das casas; fala um com o outro, cada um a seu irmão, dizendo: Vinde, peço-vos, e ouvi qual é a palavra que procede do SENHOR.

Ezequiel 33:31 Eles vêm a ti, como o povo costuma vir, e se assentam diante de ti como meu povo, e ouvem as tuas palavras, mas não as põem por obra; pois, com a boca, professam muito amor, mas o coração só ambiciona lucro.

Deus começou a revelar para o profeta, o quê o povo estava falando por detrás das portas, nas reuniões secretas e etc... Deus não escondeu nada dele!
Aqui, Deus estava respondendo para Ezequiel, o porquê é que o profeta tinha que viver isolado, e encerrado, (sem envolvimento com o povo).


PARA FINALIZAR VEREMOS O PORQUÊ É QUE DEUS ESCOLHEU JUSTAMENTE O PROFETA EZEQUIEL PARA IR AO VALE ONDE ESTAVAM AQUELES OSSOS.


Ezequiel 37:1 Veio sobre mim a mão do SENHOR; ele me levou pelo Espírito do SENHOR e me deixou no meio de um vale que estava cheio de ossos,



MEIO FALA DE METADE, ALGO QUE PRECISA TERMINAR, CONCLUIR, ACABAR, QUE PRECISA SER FINALIZADA.
Deus escolheu justamente o profeta Ezequiel para o vale, simplesmente porque ele tinha que concluir a obra que ele havia começado.
Conclusão fala de finalização. Ezequiel foi convidado por Deus para concluir a obra que ele havia começado, e que obra era esta: Obra que lhe trouxe riscos de ser amarrado, que o fez ficar separado sem envolver-se com povo, que o deixou mudo sem poder falar e cumprir o seu ministério pôr um tempo, obra que fazia com que um povo endurecido que não entendia a vontade de Deus falassem pôr detrás das portas e em reuniões secretas contra a vida de Ezequiel.

Mas o lindo de tudo isso era que a mesma mão, do oleiro que em meio a diversos tipos de barros escolheu aquele povo na terra, agora vem sobre a vida do profeta Ezequiel, e o faz desce na olaria de Deus: O vale de ossos secos. Para trabalhar em parceria com ele na formação do povo, e também na formação na vida do profeta.

Neste cenário que se encontrava o profeta no meio dos ossos, ninguém saiu perdendo, e nem se justificando, o único que prevaleceu foi a vontade de Deus. A PALAVRA DE RESTITUIÇÃO, E RESTAURAÇÃO.

Ezequiel 37:1 Veio sobre mim a mão do SENHOR; ele me levou pelo Espírito do SENHOR e me deixou no meio de um vale que estava cheio de ossos
Ezequiel 37:3 Então, me perguntou: Filho do homem, acaso, poderão reviver estes ossos? Respondi: SENHOR Deus, tu o sabes.

Ezequiel foi posto no meio dos ossos secos, pelo Espirito de Deus, para jogar água (palavra) naqueles cacos quebrados e pontiagudos, e esfarelados. Pois Deus iria fazê-los vasos novos para colocá-los na casa do Senhor, e não para deixá-los como vasos de sepulcros caiados e nem para está em ambiente de cemitério.....

Ezequiel 37:10 Profetizei como ele me ordenara, e o espírito entrou neles, e viveram e se puseram em pé, um exército sobremodo numeroso.
Ezequiel 37:11 Então, me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que dizem: Os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança; estamos de todo exterminados.

Deus identificou para Ezequiel quem era os ossos que ele estava vendo na visão, pois até então, ele estava profetizando mais sem ter o conhecimento de quem eram aqueles ossos.

Então, quer dizer: no momento em que Ezequiel profetizava Deus falava: estes ossos são toda a casa de Israel, pois eles dizem: os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança, estamos de todo exterminados.

Aqui está a resposta de Ezequiel. PORQUE É QUE A MÃO DE DEUS CONDUZIU EZEQUIEL E O PÔS NO “MEIO” DO VALE DE OSSOS SECOS?

AMÉM!


Você se sentiu tocado ao ler esta mensagem ?
Então CLIQUE AQUI !

 

Comente aqui e ajude a divulgar esta mensagem para seus amigos no facebook ...

   

 

 

 

  .::: Sinais dos Tempos :::.
  .:: Boletins ::.
Receba boletins atualizados
do Portal Webservos:


  .:: Enquete ::.

 

•    Quem Somos    •     Fale conosco!     •

Página aberta em: 0,016 segundos

Usuários de Hoje: 11756



Melhor visualisado no Internet Explorer com resolução de 800x600

:: WebServo :: Portal Gospel de Evangelismo Virtual
Desenvolvimento e Coordenação de:
Enéas T. de Oliveira
--=(-wëbsèrvö-)=--