Coloque o WebServos como sua página inicial!
Online: 387
  .:: Canais ::.
 ::: Início :::
 Sinais dos Tempos
 Reflexões
 Evangelísticas
 Estudos Bíblicos
 Espaço Jovem
 Música & Louvor
 Artigos de Louvor
 WebServos Sites
 Igrejas OnLine
 Folhetos Virtuais
 Cartões Postais
 Pedido de Oração
 Intercessores
 Testemunhos
 Recomendação
 Quem Somos



 
 
NÃO CHORES MAIS!
( 2878 visitas )

Publicado em: 3/4/2010
Por: Joaquim S. Guimas
Assembléia de Deus de Madureira - Manaus/Am
joaquimguimas@hotmail.com
 

Não Chores Mais!
Porque pessoas choram? O que é um choro? O que determina o choro? Apocalipse 5:4 “e eu chorava muito, porque ninguém foi achado digno de abrir o livro, nem mesmo de olhar para ele.”

Introdução
Porque pessoas choram? O que é um choro? O que determina o choro?
Quem chora? Apenas pobres? No passado, muitos choraram. Quais os motivos? Por causa da queda das torres gêmeas e suas vítimas, muitos choraram! As mortes; os assassinatos; e os empregos perdidos?

O fato é que todos nós choramos. Choramos de tristeza; choramos de alegria. Mas choramos. O comum no choro é que ele é provocado pela tristeza; e pela decepção!. Existe o choro da alma (mudo e seco), esse geralmente é o mais profundo de todos.

Talvez, a melhor das definições, sem recorrer ao dicionário seria:
“O transbordar das emoções tristes”. No versículo base desta palavra, vemos que alguém chora, mas, porque ele chora? Para descobrirmos a razão, será preciso analisar o contexto em que foi escrito, e o que está contido no versículo, não é suficiente para obtermos a resposta.

O livro do Apocalipse, o livro da revelação, foi escrito por João (o evangelista e também o autor das cartas) por volta do ano 80/96 AD. João estava prisioneiro na ilha de Patmos, era considerado inimigo do Imperador, provavelmente Domiciano. O Livro do Apocalipse foi escrito em meio a muitas lutas, tribulações, e perseguições internas e externas.

Os cristãos estavam sendo perseguidos. Em face da recusa de honrar o imperador romano como um deus (que a si mesmo nomeou “Sebastós” no grego: digno de ser adorado – e seu correspondente latino “Augustus”), eram massacrados, entregues a leões nas arenas. Assim, considerando a época e a situação em que o livro foi escrito, podemos dizer que o nome Apocalipse significa descobrir a verdade divina, a intervenção de Deus na história, a manifestação de Deus aos homens, dirigindo a história para a consumação de seus desígnios.

Apocalipse, portanto, é a manifestação de Deus ao seu povo, descobrindo-lhe, revelando-lhe, por meio de visões e símbolos, a verdade da vida espiritual. Essa verdade abrange as coisas que são e as coisas que estão para acontecer.

Porque João chorava? João chorava, e é ele próprio quem diz, mas porque ele chorava? Em face de sua situação? Será que era porque estava exilado, prisioneiro, vivendo preso na ilha de Patmos, e talvez até sujeito a trabalhos forçados?

Ou em face da situação das Igrejas da Ásia? Talvez João chorava por causa da Igreja em Éfeso, que perdeu o primeiro amor. Não se tinha desligado de Deus, mas fazia tudo por mero ativismo. Perdera a profundidade do evangelho. Trabalhava, mas não era escrava do amor.

Talvez João chorava, por causa da Igreja em Esmirna que passava por grandes tribulações; pobreza e aflições. A igreja que mais sofria na época da revelação do Apocalipse. Talvez João chorava, por causa da Igreja em Pérgamo, que sustentava os seguidores da doutrina de Balaão (que significa idolatria ).

Talvez João chorava, por causa da Igreja em Tiatira, que suportava a imoralidade moral e espiritual; Talvez João chorava por causa da Igreja Sardes, Igreja hipócrita, que se passava por uma Igreja viva, mas na realidade, aos olhos de Deus, era uma Igreja morta. Era cheia de atividade; templo lindo; lindos cânticos; culto à tradição, mas desagradava Deus.

Talvez João chorava, por causa da Igreja em Filadélfia, eis que sozinha, sem apoio; fraca aos olhos do mundo; sem recursos; sem retroprojetor; sem aparelhagem de som; sem um belo salão; sem ar condicionado; mas fiel, e que guardava a Palavra de Deus.

Talvez João chorava, por causa da Igreja em Laodicéia, Igreja morna; apática; em cima do muro; com o pé em dois barcos; achava que não precisava mais de Deus, que não precisava aprender mais da palavra de Deus; que já sabia tudo sobre Deus; Igreja nominal; Afinal, por que João chorava?

Apocalipse 5.1-3. “1Vi, na mão direita daquele que estava sentado no trono, um livro escrito por dentro e por fora, de todo selado com sete selos. 2Vi, também, um anjo forte, que proclamava em grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de lhe desatar os selos? 3Ora, nem no céu, nem sobre a terra, nem debaixo da terra, ninguém podia abrir o livro, nem mesmo olhar para ele”;
Apocalipse 5.4.b ”... porque ninguém foi achado digno de abrir o livro, nem mesmo de olhar para ele.”
O livro selado. João chorava porque o livro estava selado. Mas, o que continha aquele livro? O que significa um livro selado?. Eram sete os selos, e conforme a forma judaica de selar um livro, os selos eram colocados por assunto; a cada assunto, amarrava-se e selava-se seu conteúdo, com cera derretida, para garantir o sigilo. Era um livro inviolável. Escrito por dentro e por fora, de natureza super reservada.
Era um livro muito importante, porque o próprio Deus o segurava com a mão direita.
Apocalipse 5.1. “Vi, na mão direita daquele que estava sentado no trono, um livro escrito por dentro e por fora, de todo selado com sete selos”.
O Conteúdo do Livro, contem a história da humanidade; o desejo humano de domínio sobre a humanidade; as guerras que se sucederam e que hão de suceder; a fome; a morte; o sofrimento dos mártires de todas as épocas; os grandes cataclismos e catástrofes; a glória e a justiça de Deus.
Portanto, João chorava por causa de si, e da própria situação das 7 (sete) igrejas e da sua impossibilidade de fazer qualquer coisa. João estava ilhado, sozinho, sem condições de falar com quem quer que seja. Talvez tenha perdido as esperanças. Ele queria fazer alguma coisa. Era um homem idoso e frustrado. Não podia fazer nada, e isso o fazia chorar mais ainda. João poderia estar vendo naquele título, um título de resgate, que precisava de um remidor.
Apocalipse 5.4. “e eu chorava muito, porque ninguém foi achado digno de abrir o livro, nem mesmo de olhar para ele.”
“Ninguém era digno de abri-lo; para ir desvendando, cena por cena; problema por problema; situação por situação; conflitos terrenos e espirituais”. Dentro daquele livro estavam todos os segredos; os destinos dos homens, e João desejava conhecê-los para consolar seus irmãos e a si mesmo.
O fato de não ser encontrado ninguém digno, significava que nenhum ser humano ou angelical tinha poder de decidir sobre a vida ou o destino das pessoas, e que tudo terminaria da forma como Deus decidiu.
Apocalipse 5.5. “Todavia, um dos anciãos me disse: Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos”.
Não Chores. Há sim um remidor digno por excelência. O Leão da Tribo de Judá; a Raiz de Davi. Apocalipse 5.6. “Então, vi, no meio do trono e dos quatro seres viventes e entre os anciãos, de pé, um Cordeiro como tendo sido morto”.
No Cordeiro e no Leão, encontra-se a síntese da personalidade de Jesus, numa combinação de 2 (duas) forças: A força e majestade do leão, símbolo de realeza; A humildade, mansidão e submissão do cordeiro. Como símbolo funcional do Messias, o leão é símbolo da realeza: Jesus Cristo é o Rei.
O Cordeiro era Digno. Porque pagou o preço de seus co-herdeiros, porque nasceu de mulher tornando-se humano, sendo em tudo como nós, exceto no pecado.
As Qualidades do Leão Cordeiro.
Apocalipse 5.6b “Ele tinha sete chifres, bem como sete olhos, que são os sete Espíritos de Deus enviados por toda a terra”.
Sete Chifres. Simbolizam o poder, a o¬nipotência de Deus outorgada ao Filho. Representam a imensa e irresistível força para cumprir os seus desígnios.
Sete Olhos. Demonstram a o¬nisciência de Deus, outorgada ao Filho, que tudo vê, tudo sabe. Ilustram sua vigilância. Deus outorgou a Jesus Cristo o total controle e direção de todos os acontecimentos.
Há Um Esplendor no Céu.
Apocalipse 5.7 “Veio, pois, e tomou o livro da mão direita daquele que estava sentado no trono...”.
Apocalipse 5.9-10. “9e entoavam novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir-lhe os selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação 10e para o nosso Deus os constituíste reino e sacerdotes; e reinarão sobre a terra”.
Glória, poder, majestade, beleza. Não há luxo, poder, riqueza que se podem comparar com o que João viu. Não somente João parou de chorar, mas também o céu festejou, eis que os 24 anciãos o glorificam, proclamando os feitos salvíficos de Jesus Cristo, comprando homens de toda a parte da terra, e os transformando em “Reis e Sacerdotes”.
João visualiza a transformação da sua situação; a transformação das 7 (sete) igrejas e a vitória triunfal daqueles que servem e aceitam o sacrifício de Jesus Cristo, daqueles que servem a Deus. Seus temores se dissipam; seu choro estancou, não somente estancou, houve um verdadeiro consolo seguido de imensa alegria.
Irmãos de caráter imperfeitos estavam transformados; a igreja perseguida agora era triunfante; no lugar de escravos, no lugar de comida de leões nas arenas; no lugar dos escárnios, agora eram Reis e Sacerdotes Que Reinarão Sobre a Terra.

Consolo Seguido de Alegria.
O consolo de Deus não é apenas ausência de choro, é a presença de alegria.
Os medos; as preocupações; o sentimento de impotência, vão embora.
João agora não chora mais. João, agora, faz parte do grande coro angelical. Ele só queria louvar e enaltecer o Leão Cordeiro, que esteve morto, mas que estava vivo. João não chora mais, ele vê as suas orações numa taça de ouro, simbolizando que Deus ouve e considera os pedidos que lhe são feitos
Apocalipse 5.8b. “taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos”.
As Lágrimas de João desapareceram. No lugar do pranto, o Riso. No Lugar da Tristeza, Alegria. Com certeza, João se lembrou das palavras de Jesus Cristo, agora o Leão Cordeiro, “Bem aventurados os que choram porque serão consolados”.
NÃO CHORES MAIS!
Não chores mais, o livro do Apocalipse deve produzir naqueles que confessam o Nome De Jesus, a esperança e a alegria.
- Não chore mais, Pastores, obreiros, missionários,
- Não chore mais pela frieza do povo;
- Não chore mais pela falta de compromisso com Deus;
- Não chore mais pelo secularismo religioso;
- Não chore mais pela superficialidade do culto;
- Não chore mais pelo modismo mundano;
- Não chore mais pela falta de desejo de estudar a palavra de Deus;
- Não chore mais pela falta de desejo de orar;
É Jesus Cristo quem vai desencadear a história da Igreja; é Ele quem santifica o nosso povo e fazer todos se submeterem à sua vontade. A nós cabe fazer a vontade de Deus, que é a de pregar; admoestar; e corrigir.
Não chores mais por desesperança, o livro de Apocalipse nos lembra que Deus está no Controle, e que seus propósitos jamais serão frustrados.
Não chores mais, os governantes desta terra não possuem qualquer direito sobre as nossas vidas; nosso Deus é soberano. O livro está à sua Destra e Sua Destra é poderosa.
Não chores mais, suas orações estão naquela taça de ouro como incenso suave às narinas de Deus, e, assim como as orações de João foram ouvidas, as tuas também serão;
Não chores mais, você, eu, nós. Fomos constituídos reis e sacerdotes para reinarmos por sobre a terra. É assim que Deus nos vê.
Não chores mais, Jesus Cristo é o¬nipresente, o¬nipotente, ele está contido, e sua promessa é que “Jamais seremos desamparados”.
Não chores mais...
-pelas incertezas da vida;
-pelas dificuldades financeiras;
-pelos problemas de relacionamento no lar;
-pela falta de recursos financeiros, Tudo está sob o controle de quem tudo pode, a sua destra é poderosa.
Não chores mais, você que chora por seus entes queridos, além de chorar por si próprio. Chore de joelhos, clamando ao Seu Deus, e levante-se cantando na certeza da vitória;
Não chores mais, você que acredita que seu choro é inconsolável.
Apocalipse 7.16-17 “Jamais terão fome, nunca mais terão sede, não cairá sobre eles o sol, nem ardor algum, pois o Cordeiro que se encontra no meio do trono os apascentará e os guiará para as fontes da água da vida. E Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima”.
Toda lágrima será enxugada. Do que você tem chorado?
Quem sabe, a exemplo de João, você se sente ilhado; desanimado; sem esperanças;
Quem sabe, o tempo está passando; os problemas continuam; a paciência se vai;
Nesta noite, Deus quer te devolver as esperanças; quer te dar vestes de alegria e de júbilo;
Quem sabe, você tem problemas selados, encalacrados, inacessíveis, insolúveis; indecifráveis, e você não vê ninguém em condições de abrir esses selos.
Contemple a dignidade do Leão Cordeiro, Jesus Cristo, que venceu e abriu o livro.
Deus não quer que você chore mais, pois você é já é um vitorioso!.



Você se sentiu tocado ao ler esta mensagem ?
Então CLIQUE AQUI !
   

 

 

 

  .::: Sinais dos Tempos :::.
  .:: Boletins ::.
Receba boletins atualizados
do Portal Webservos:


  .:: Enquete ::.
•    Quem Somos    •

Página aberta em: 0,000 segundos

Usuários de Hoje: 8582



Melhor visualisado no Internet Explorer com resolução de 800x600

:: WebServo :: Portal Gospel de Evangelismo Virtual
Desenvolvimento e Coordenação de:
Enéas T. de Oliveira
--=(-wëbsèrvö-)=--