Online: 310
 
 
“O QUE DAREI EU AO SENHOR, POR TUDO QUE ME TEM FEITO?”
( 3338 visitas )

Publicado em: 11/4/2011
Por: Pr. Alexandre Augusto
Igreja do Evangelho Quadrangular - Itajubá/Minas Gerais
pastoralexandreaugusto@bol.com.br
 

Texto:
II Samuel – 9:1 a 7
01. Disse Davi: Resta ainda alguém da casa de Saul, para que eu use de benevolência para com ele por amor de Jônatas?
02. E havia um servo da casa de Saul, cujo nome era Ziba; e o chamaram à presença de Davi. perguntou-lhe o rei: Tu és Ziba? Respondeu ele: Teu servo!
03. Prosseguiu o rei: Não há ainda alguém da casa de Saul para que eu possa usar com ele da benevolência de Deus? Então disse Ziba ao rei: Ainda há um filho de Jônatas, aleijado dos pés.
04. Perguntou-lhe o rei: Onde está. Respondeu Ziba ao rei: Está em casa de Maquir, filho de Amiel, em Lo-Debar.
05. Então mandou o rei Davi, e o tomou da casa de Maquir, filho de Amiel, em Lo-Debar.
06. E Mefibosete, filho de Jônatas, filho de Saul, veio a Davi e, prostrando-se com o rosto em terra, lhe fez reverência. E disse Davi: Mefibosete! Respondeu ele: Eis aqui teu servo.
07. Então lhe disse Davi: Não temas, porque de certo usarei contigo de benevolência por amor de Jônatas, teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, teu pai; e tu sempre comerás à minha mesa.

1) INTRODUÇÃO
Mais uma vez volto aqui, na solidão de meu notebook, para redigir algo que Deus falou a meu coração. Tenho grande temor quando ouço a voz de Deus, e isso é algo bom, pois me considero um privilegiado entre os homens, assim quero compartilhar com cada um de vocês leitores para que se sintam também privilegiados do Senhor na face da terra.

Gostaria de lhe expor outra mensagem e quero lhes lembrar que todas as mensagens que posto na internet é primeiro ministrado na igreja onde Deus me colocou a pastorear, e tenho sido fiel à meu chamado, pois para mim cada dia que nasce é uma nova oportunidade que tenho de ter uma nova vitória.

Essa mensagem irá mexer com seu coração, pois nos fala da história de um homem que ficou aleijado de ambos os pés quando ainda criança, por isso sei que muitos de nós devemos parar e pensar sobre o que realmente temos feito para demonstrar o quanto temos sido gratos a Deus por tudo que Ele tem nos feito.

Por isso abra seu coração e deixe que mais uma conquista seja contabilizada em sua vida física e espiritual.

2) QUEM ERA DAVID?
Gosto muito de falar sobre o rei David, pois se iremos meditar em um contexto por ele deixado, a mando e debaixo da orientação de Jeová, então certamente precisamos conhecê-lo.

"A carruagem celestial consistia de três rodas - Avraham, Yitzhak e Yaacov. O santo, bendito é ele, adicionou-lhe o rei David, como quarta roda, e a carruagem celestial assim se completou..." (do Zohar, o livro do esplendor)

        Quem foi maior que o rei David, pergunta o Zohar? Líder carismático, valente guerreiro com coração de leão, amigo leal, teve a vida marcada por inabalável fé em Deus. Lutou e venceu muitas guerras, tanto militares como pessoais. De simples pastor, tornou-se o maior rei na história do Povo de Israel, fundando a única dinastia judaica real legítima. No entanto, não foi como guerreiro e nem mesmo como rei que David conquistou o coração de nosso povo e inspirou grande parte da humanidade. David é celebrado, acima de tudo, pelos Salmos que compôs. É lembrado por todo o sempre como o "doce poeta de Israel".

        Apesar das vitórias e das glórias alcançadas, em todo o Tanach não há quem tenha sofrido tanto e por tanto tempo por seu ideal e por seu povo quanto David. Ninguém foi tão incompreendido, traído e perseguido quanto ele; mas, por outro lado, ninguém soube como ele, transformar seu sofrimento em cânticos de louvor a Deus.

        Mais da metade do Livro de Salmos, o Sefer Tehilim, foi composto por David. Muitos são súplicas a Deus compostas em seus momentos mais difíceis. A vida do maior Rei de Israel se tornou símbolo da história de seu povo - o exílio, as perseguições, as lutas, os triunfos. Sua história espelha a nossa, suas palavras e súplicas tornaram-se as nossas.

        A Cabalá ensina que David foi a personificação da Malchuto (Reino), que é a última Sefirá. Cada Sefirá é um canal espiritual pelo qual Deus interage com o mundo, transmitindo Energia e Plenitude Divina. Estas são algumas referências sobre o grande rei chamado David.
    
3) O CONTEXTO BÍBLICO
O filho de Jessé, chamado Davi, depois de ser fiel por sete anos reinando em Hebrom agora é chamado para ser rei sobre todo Israel unida (leia minha mensagem AS TRÊS UNÇÕES DE DAVI), porém ao assumir o trono logo o rei Davi se lembra de um grande e verdadeiro amigo chamado Jonatas, o qual era filho de seu antecessor, o rei Saul. E assim ele faz uma pergunta a seus súditos, que foi bem assim: “Resta ainda alguém da casa de Saul, para que eu use de benevolência para com ele por amor de Jônatas?”

E alguém lhe informa que um homem chamado Ziba, teria sido empregado do rei Saul morava por perto e poderia saber alguma coisa. Assim o rei manda chamar o então Ziba e lhe repete a pergunta, tendo como reposta que ainda havia um rapaz aleijado que morava na casa de um mendigo em um lugarejo chamado Lo-Debar. Agora preste atenção, o nome Lo-Debar é formado por duas palavras do hebraico, pois Lo significa Não, e Debar significa falar, ou seja, era um lugar não lembrado, não falado, não comentado, e ficava em uma região seca e árida. Mas o rei faz outra pergunta: Mas quem é esse aleijado? E Ziba tem que responder novamente ao rei.

Note que Davi não tinha medo de perder o trono, pois ele sabia que foi Deus quem o colocou ali e ninguém poderia tirá-lo. Assim Ziba acrescenta que o moço se chamava Mefibossete, que traduzido é Vergonha destruída ou Destruidor de vergonha, um tanto irônico para um aleijado que morava de favor na casa de um mendigo, não acham? E Ziba acrescenta que este era filho de um neto de Seul. Agora veja que o rei Saul teve cinco filhos, a saber, o primeiro se chamava Jônatas, o segundo Abinadabe, o terceiro Mauquisua, o quarto Isbosete e uma filha chamada Mical que foi esposa de Davi, logo Mefibosete poderia ser filho de todos os homens menos de Mical, é lógico, e como Davi não sabia da existência de Mefibosete, Ziba completa dizendo que ele era filho do primogênito de Saul, o príncipe Jônatas.

Quando o rei Davi ouve o nome de seu grande e fiel amigo, logo seu coração estremece o peito e uma lágrima brota em seus olhos, pois ambos foram verdadeiros amigos.

Mas como pode um herdeiro ter ficado tanto tempo esquecido, jogado em um lugar desprezado? Como o próprio Ziba pôde deixar um pobre príncipe cair no esquecimento de todos? Assim tem sido a vida de muitas pessoas, mas a estes eu digo que esperem só mais um pouquinho, pois Deus está lhe preparando uma surpreza.

Assim o rei Davi manda chamar seus soldados e diz a eles para partirem urgentemente a um lugar chamado Lo-Debar, lugar esquecido, desprezado, rejeitado, seco, árido, sem vida, sem esperança. Mas essa missão não poderia ser feita de qualquer jeito. Ela deveria ser tratada com a maior prioridade e seriedade, pois se tratava do resgate de um príncipe real.

4) O RESGATE DE MEFIBOSETE
        No versículo 5 a bíblia relata que Davi mandou que buscassem Mefibosete e logo no versículo 6, vemos a chegada desse abnegado príncipe real. Mas como foi que isso aconteceu? Como foi que se deu realmente esse desfecho? Pois vemos que em muitos contextos entre um versículo e outro se passaram dias, meses ou anos.    

        Segundo o historiador Davi mandou que preparassem a carruagem real e que os cocheiros se vestissem adequadamente e tomassem Mefibossete da casa de Maquir, não o convidasse mais para que o tomassem de lá.

        Segundo o contexto relatado em II Samulel 4, quando se deu uma guerra e mataram o pai e o avô de Mefibosete, ele tinha cerca de cinco anos de idade e ao chegar a notícia a sua ama-seca o pegou para fugir temendo a morte, mas o deixou cair e na queda o menino quebrou ambos os pés ficando assim aleijado para sempre. Mas como todos fugiram e abandonaram o pequeno menino um homem chamado Maquir o pegou e levou para sua casa, e cuidou dele.

        Enquanto o menino crescia suas lembranças ficavam cada vez mais evidentes, pois com certeza ele no inicio de sua infância teve o prazer ser chamado de príncipe de Israel, teve também o prazer de viver no palácio do rei e andar na carruagem real junto com seu pai, pois era Mefibóshet um herdeiro do trono real.

        Penso que quando brincava com os meninos pobres de Lo-Devar, ele fazia comentários de que era um príncipe e era insultado e menosprezado, pois como poderia um aleijado vivendo em lugar Não-falado, morando em casa de um mendigo ser príncipe de Israel? Mas ele lhes contava algumas de suas lembranças e recebia risadas de seus amiguinhos.

        Porém certo dia Deus começa a mudar a história do menino que agora já é um homem, e já não vê mais graça em brincar ou conversar com seus amigos, pois o tempo passou e a desesperança já era maior do que a esperança de um dia ser lembrado. Mas Saiba que Deus tem uma mente eterna e nunca se esqueceu de Mefibosete e também não se esquecerá de mim e de você.

        Quando tudo parecia perdido para o rapaz, Davi manda que preparassem a carruagem real e que fossem a Lo-Debar, e trouxessem de lá o príncipe chamado Mefibosete. Os cocheiros não discutiram a ordem embora parecesse absurda, e Davi acrescenta que ele estaria em casa de um homem chamado Maquir.

        Assim eles partiram e um lugar que nunca entrava ninguém agora ouve o som de cavalos e de uma carruagem de ferro. O barulho vem aumentando e todos os moradores de Lo-Debar saem de suas casas para ver o que era e de repente a carruagem para em frente a casa de Maquir e os cocheiros descem e dizem a ele:

__ “Viemos buscar o príncipe. Onde ele está?

Mas Maquir responde:

__ Vocês estão enganados. Não há nenhum príncipe nesta casa. Aqui moramos eu e um moço aleijado de ambos os pés!

Eles então dizem:

__ Chamem o príncipe Mefibosete, pois o rei Davi o mandou levá-lo daqui.

        Todos tiveram que ver a verdade diante de seus olhos. Mefibosete era mesmo um príncipe de Israel, que não foi esquecido por Deus. Então de dentro da casa sai um rapaz aleijado se apoiando em duas muletas, e quando ele olha logo reconhece a carruagem real, pois quando era criança brincava nela, e até mesmo chegou a passear nela com seu pai Jônatas.

        Um dos cocheiros olha para o rapaz e diz: “És tu o príncipe Mefibosete, filho Jônatas?” E ele responde: “Sim, eu sou!”    Então os cocheiros dessem e dizem a Mefibosete: “O rei Davi mandou buscá-lo.” Eles se abaixam para que o príncipe Mefibosete subisse se apoiando neles. Assim o historiador encerra dizendo que logo quando Mefibosete entrou na carruagem real ele olhou para trás e disse a seguinte frase: “Lo-Debar, nunca mais !!!!”

        Então os cocheiros bateram nos cavalos e apressadamente levaram Mefibosete para a casa do rei, e então o rei Davi ao vê-lo se alegrou o coração e lágrimas rolaram de seus olhos e tiveram o seguinte diálogo:
06. E Mefibosete, filho de Jônatas, filho de Saul, veio a Davi e, prostrando-se com o rosto em terra, lhe fez reverência. E disse Davi: Mefibosete! Respondeu ele: Eis aqui teu servo.

07. Então lhe disse Davi: Não temas, porque de certo usarei contigo de benevolência por amor de Jônatas, teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, teu pai; e tu sempre comerás à minha mesa.

        E passou Mefibosete a viver e a comer na casa do rei Davi.

6) CONCLUSÃO
        Quero lhe dizer que você não está esquecido, se fores fiel e obediente ao Senhor dos senhores, jamais será esquecido, mesmo que passe por tempos difíceis, Ele não te esquece, é só um tempo e isso vai passar. Creia que seu Deus ainda é mesmo Deus, pois Ele não mudou, Deus é o que Ele é, e não o seu nome. Ele é Deus e seu nome é Jeová.

        Mas quero encerrar esta mensagem mostrando a gratidão de Davi para com os feitos de Jônatas, a gratidão de Davi para com a amizade fiel e verdadeira para com o filho de Saul. Isso mostrou que Davi nunca foi uma pessoa ingrata para com Deus, e ele mostra isso dizendo que usaria de bondade para mostrar a bondade de Deus (veja o versículo 3).

        Agora Mefibosete tem a oportunidade de mostrar aos outros o que é realmente uma verdadeira gratidão. Mostre sua gratidão a Deus e verá o milagre.
    
Visite o Site: http://pralexandreaugusto.wordpress.com/

Você se sentiu tocado ao ler esta mensagem ?
Então CLIQUE AQUI !

 

Comente aqui e ajude a divulgar esta mensagem para seus amigos no facebook ...

   

 

 

 

  .::: Sinais dos Tempos :::.
  .:: Boletins ::.
Receba boletins atualizados
do Portal Webservos:


  .:: Enquete ::.

 

•    Quem Somos    •     Fale conosco!     •

Página aberta em: 0,000 segundos

Usuários de Hoje: 3929



Melhor visualisado no Internet Explorer com resolução de 800x600

:: WebServo :: Portal Gospel de Evangelismo Virtual
Desenvolvimento e Coordenação de:
Enéas T. de Oliveira
--=(-wëbsèrvö-)=--