Online: 635
As Cinco Pedras de Davi!!!Tremenda mensagem!
( 3389 visitas )

   

As cinco pedras (1ªSm.17-40)
“Então tomou na mão o seu cajado, escolheu do ribeiro cinco seixos lisos e pô-los no alforje de pastor que trazia, a saber, no surrão, e, tomando na mão a sua funda, foi-se chegando ao filisteu.” (I Sm 17:40)

Essa atitude de Davi é bastante interessante. Por que ele tomou cinco pedras, se usou apenas uma contra Golias?

Começamos a entender ao percebermos que Golias era um dos campeões dos filisteus. O povo filisteu era composto por cinco “províncias”, cada uma com seu próprio chefe:
“E os cinco chefes dos filisteus, tendo visto aquilo, voltaram para Ecrom no mesmo dia.” (I Sm 6:16)

“…desde Sior, que está defronte do Egito, até o termo de Ecrom para o norte, que se tem como pertencente aos cananeus; os cinco chefes dos filisteus; o gazeu, o asdodeu, o asqueloneu, o giteu, e o ecroneu; também os aveus…” (Js.13:3)

Quando Davi enfrentou Golias, não apenas foi Golias derrotado, mas todo o exército dos filisteus que ali estava: (I Sm 17:45-47,52)

E, perto do fim do reinado de Davi, ele sujeitou os filisteus:

“Sucedeu depois disso que Davi derrotou os filisteus, e os sujeitou; e Davi tomou a Metegue-Ama das mãos dos filisteus.” (II Sm. 8:1)

Assim, vemos que o fato de Davi tomar cinco pedras ao ir enfrentar os filisteus representava, de certa forma, seu triunfo total sobre os filisteus, o que de fato aconteceu. De igual modo, curiosamente, há outros quatro gigantes citados durante a história de Davi:

“Estes quatro nasceram ao gigante em Gate; e caíram pela mão de Davi e pela mão de seus servos.” (II Samuel 21:22)

Assim, com Golias e mais quatro “filhos de gigantes”, temos cinco gigantes… e cinco pedras. Cinco pedras, cinco cidades, cinco reis, cinco gigantes; quando Davi tomou as cinco pedras, isso declarava o propósito de Deus para com ele: um servo usado por Deus para trazer vitória ao povo de Israel.

Foi isso na sua própria força? Certamente que não! Como sua luta contra Golias foi na força do Senhor, assim tudo mais quanto fez: (II Sm 7:8-9)

Mas Deus não parou por aí na sua promessa, mas prometeu algo mais: (II Sm 7:12-14a)

Como esse texto acima já sugere, de igual modo, Deus agora nos dá a vitória, não em cinco pedras, mas em uma apenas, da descendência de Davi:

“Por isso, na Escritura se diz: Eis que ponho em Sião uma principal pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido. E assim para vós, os que credes, é a preciosidade; mas para os descrentes, a pedra que os edificadores rejeitaram, esta foi posta como a principal da esquina, e: Como uma pedra de tropeço e rocha de escândalo; porque tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados. Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós que outrora nem éreis povo, e agora sois de Deus; vós que não tínheis alcançado misericórdia, e agora a tendes alcançado.” (I Pedro 2:6-10)

Assim, as cinco pedras de Davi apontam para a pedra rejeitada, mas que se tornaria o fundamento da igreja, nosso Senhor Jesus Cristo, filho de Davi.

“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz. Do aumento do seu governo e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o estabelecer e o fortificar em retidão e em justiça, desde agora e para sempre; o zelo do Senhor dos exércitos fará isso.” (Isaías 9:6-7)

Nesse texto, a Bíblia dá testemunho de Cristo, o Messias, como a vitória final da parte de Deus. Neste texto, de quantas partes é feito o nome do filho de Davi? Cinco nomes. Cinco pedras. Mas uma só promessa: Cristo. E nessa promessa cumprida e revelada, vemos que de cinco nomes, agora temos um só; de cinco pedras, apenas uma; e nesta Pedra, e neste Nome, a vitória definitiva sobre o pecado e a morte, à qual temos acesso pela graça de Deus em Cristo, para Sua glória.

“Mas Jesus, olhando para eles, disse: Pois, que quer dizer isto que está escrito: A pedra que os edificadores rejeitaram, essa foi posta como pedra angular? Todo o que cair sobre esta pedra será despedaçado; mas aquele sobre quem ela cair será reduzido a pó.” (Lucas 20:17-18)
“Pelo que também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu o nome que é sobre todo nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.” (Fp 2:9-11)

“Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo.” (I Co 5:57)



Eduardo César Soares de Oliveira
eduardo_maranata@hotmail.com

Ibipoprã - Paraná

Publicado em: 18/4/2010


Você se sentiu tocado ao ler esta mensagem ?
Então CLIQUE AQUI !

 

Comente aqui e ajude a divulgar esta mensagem para seus amigos no facebook ...

   

 

 

 

  .::: Sinais dos Tempos :::.
  .:: Boletins ::.
Receba boletins atualizados
do Portal Webservos:


  .:: Enquete ::.

 

•    Quem Somos    •     Fale conosco!     •

Página aberta em: 0,016 segundos

Usuários de Hoje: 22498



Melhor visualisado no Internet Explorer com resolução de 800x600

:: WebServo :: Portal Gospel de Evangelismo Virtual
Desenvolvimento e Coordenação de:
Enéas T. de Oliveira
--=(-wëbsèrvö-)=--