Online: 201
SAIA DA FENDA DA ROCHA
( 2537 visitas )

   

No meio evangélico, vez por outra surgem frases que são repetidas como chavões ou paradigmas e são aceitos pela maioria sem questionamentos: "tá amarrado, eu profetizo, eu determino, a palavra tem poder, pedir "se for da vontade de Deus" é falta de fé, pare de sofrer, não aceite doenças pois Cristo as carregou na cruz... Uma delas, que muito me intriga, e é repetida em sermões e música é que "na fenda da rocha é o lugar onde Deus está, onde teremos um encontro com ele" etc. existe até o "ministério de louvor na fenda da rocha" e até um livro com o mesmo nome. O que é uma fenda? É uma falha, uma brecha, uma rachadura, longa e estreita (dicionário Priberan); abertura longa e estreita, como a de uma porta entreaberta; fresta (Michaelis); Abertura em forma de linha com espessura superior a 1,5 mm na estrutura do edifício (Google).

Leiamos alguns testemunhos tirados de sermões: "A fenda da rocha é o lugar onde Deus nos esconde atrás de sua mão, o diabo não pode entrar onde está a mão de Deus.Veja o momento que Moisés estava vivendo quando ele pede a Deus para ver sua glória - Existem momentos difíceis que precisamos ver a glória de Deus.Deus o esconde na fenda da rocha.Em tempos de dificuldades peça para que Deus para lhe colocar na fenda da rocha. JESUS É A ROCHA FENDIDA". Vejamos outro: "Deus ordenou a Moisés que entrasse na fenda da rocha para poder desfrutar da glória de Deus, e é isso que ele está ordenando à igreja, amados! Esta é a palavra de Deus para a Igreja hoje: "ENTRA NA FENDA DA ROCHA!". A Rocha é Jesus, ele é a Rocha sobre a qual foi edificada a Igreja. Só podemos estar na presença de Deus, no monte do Senhor, conhecer a sua glória e a sua Palavra quando nos firmarmos na Rocha, que é Jesus". Vejamos duas músicas: "Em tua presença a minha alma se alegra na fenda da rocha Senhor . Eu quero ver tua glória bem de perto teu trono conhecer o teu rosto meu salvador. Na fenda da rocha eu me sinto seguro E me esqueço do mundo . Em Tua presença (2x) Na fenda da rocha Senhor Na fenda da rocha Em tua presença ó Deus Eu quero estar a contemplar Na fenda da rocha. "Na Fenda da Rocha" - MINISTÉRIO DE LOUVOR NA FENDA DA ROCHA.

Essa outra música, mais conhecida: "Existe um lugar na fenda da rocha bem junto a Ti em Tua presença, em Tua presença. Existe um lugar aconchegado ao Teu coração em Tua presença, em Tua presença... Em Tua presença, Senhor (2x) Vou me esconder Tu és meu prazer Em Tua presença é o lugar onde eu quero habitar. "Em Tua Presença" - de Alda Célia, cantada por Fernanda Brum. Em comum todos dizem que a fenda da rocha é um lugar onde encontramos Deus de uma forma especial. Se quero ter um encontro com Deus devo ir para lá. Nosso questionamento é: Estaria Deus na fenda da rocha? O que a Bíblia diz sobre isso? O trecho bíblico base para toda essa argumentação é Êx 33: 18 Moisés disse ainda: Rogo-te que me mostres a tua glória. 19 Respondeu-lhe o Senhor: Eu farei passar toda a minha bondade diante de ti, e te proclamarei o meu nome Jeová; e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia, e me compadecerei de quem me compadecer.
20 E disse mais: Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum pode ver a minha face e viver.
21 Disse mais o Senhor: Eis aqui um lugar junto a mim; aqui, sobre a penha, te porás.
22 E quando a minha glória passar, eu te porei numa fenda da penha, e te cobrirei com a minha mão, até que eu haja passado.
23 Depois, quando eu tirar a mão, me verás pelas costas; porém a minha face não se verá.

Penha é uma rocha. Fenda da rocha é uma abertura estreita em uma rocha. Não precisa ser teólogo para interpretar o texto sem emocionalismos ou fantasias: Deus disse: "Eis aqui um lugar junto a mim: sobre a rocha te porás" v. 21. Havia um lugar junto a Deus em cima da rocha. Continuando: " E quando a minha glória passar, eu te porei numa fenda da penha, e te cobrirei com a minha mão, até que eu haja passado" v. 22. Quando minha glória passar, disse Deus, eu te colocarei numa fenda da rocha e te cobrirei com a minha mão".

PARA QUE? Para impedir Moisés de ver a Deus, e só DEPOIS DE DEUS TER PASSADO, Deus permitiria a Moisés vê-lo pelas costas. CONCLUSÃO: Deus não estava na fenda da rocha. A fenda foi usada não para Moisés ter um encontro com Deus, pelo contrário, para escondê-lo dessa presença. DEUS NÃO ESTAVA NA FENDA DA ROCHA. Deus estava do lado de fora da fenda e era para lá que Moisés deveria ir se quisesse se encontrar com Ele, mas o próprio Deus o impediu. Aliás, era fora de fenda, lá em sua tenda, que Deus falava com Ele face a face. Também foi sobre o monte, em lugar aberto, que ele teve o grande encontro com Deus que fez seu rosto resplandecer de forma que todos que o olhavam viam o brilho do seu rosto. Mas será que a Bíblia não fala de fendas de rocha em outros lugares? Será que não existem outros textos sobre o assunto? Sim, existem. Analisemos alguns deles. ERA UM LUGAR ÚMIDO - O CINTO NA FENDA APODRECEU Disse-me o Senhor: Toma o cinto que compraste, e que trazes sobre os teus lombos, e levanta-te; vai ao Eufrates, e esconde-o ali na fenda de uma rocha.

E fui, e escondi-o junto ao Eufrates, como o SENHOR me havia ordenado. Sucedeu, ao final de muitos dias, que me disse o SENHOR: Levanta-te, vai ao Eufrates, e toma dali o cinto que te ordenei que o escondesses ali. E fui ao Eufrates, e cavei, e tomei o cinto do lugar onde o havia escondido; e eis que o cinto tinha apodrecido, e para nada prestava.Jr 13:4-7 NAS FENDAS DAS ROCHAS ERA ONDE OS COVARDES E PERDEDORES SE ESCONDIAM QUANDO FUGIAM DE SEUS INIMIGOS E ONDE OS PECADORES ENTRARÃO PARA TENTAR FUGIR DA IRA DE DEUS (não o fariam se Deus estivesse lá). Is 2: 10 Entra nas rochas, e esconde-te no pó, de diante da espantosa presença do Senhor e da glória da sua majestade.

20 Naquele dia o homem lançará às toupeiras e aos morcegos os seus ídolos de prata, e os seus ídolos de ouro, que fizeram para ante eles se prostrarem,
21 PARA SE METER NAS FENDAS DAS ROCHAS, e nas cavernas das penhas, por causa da presença espantosa do Senhor e da glória da sua majestade, quando ele se levantar para assombrar a terra.

Jr 16: 16 Eis que mandarei vir muitos pescadores, diz o Senhor, os quais os pescarão; e depois mandarei vir muitos caçadores, os quais os caçarão de todo monte, e de todo outeiro, E ATÉ DAS FENDAS DAS ROCHAS. A FENDA DA ROCHA TAMBÉM ERA O LUGAR DOS MORTOS

Que é que tens aqui, ou a quem tens tu aqui, para que cavasses aqui uma sepultura? Cavando em lugar alto a sua sepultura, e cinzelando na rocha uma morada para ti mesmo? Isaías 22:16 E, havendo-o tirado, envolveu-o num lençol, e pô-lo num sepulcro escavado numa rocha, onde ninguém ainda havia sido posto. Lucas 23:53 O qual comprara um lençol fino, e, tirando-o da cruz, o envolveu nele, e o depositou num sepulcro lavrado numa rocha; e revolveu uma pedra para a porta do sepulcro. Marcos 15:46 NOSSO DEUS É UMA ROCHA PERFEITA, SEM FENDAS, ABRIGO SEGURO: Confiai no SENHOR perpetuamente; porque o SENHOR DEUS é uma rocha eterna. Isaías 26:4 Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, SENHOR, Rocha minha e Redentor meu!Salmos 19:14 Nas palavras de Moisés: "Ele é a Rocha; suas obras são perfeitas, porque todos os seus caminhos são justos; Deus é fiel e sem iniqüidade; justo e reto é ele". Dt 32: 4 ELE NOS COLOCA SOBRE A ROCHA, NÃO NA FENDA DA ROCHA Porque no dia da adversidade me esconderá no seu pavilhão; no oculto do seu tabernáculo me esconderá; por-me-ás sobre uma rocha.Salmos 27:5 Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos.Salmos 40:2 DEVEMOS EDIFICAR NOSSA CASA SOBRE A ROCHA Quem ouve as minhas palavras e as pratia é semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre a rocha; e, vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa, e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre a rocha.Lucas 6:48 Ninguém, em sã consciência, enfiaria sequer a mão em uma fenda de rocha. O esperado é encontrar ali serpentes e escorpiões, quem sabe morcegos.

Por ser estreita é desagradável e apertada, o último lugar onde alguém desejaria habitar. Concluindo: ainda que Deus desejasse se encontrar com Moisés numa fenda, isso não nos autorizaria a procurar fendas de rocha por aí para falar com Ele. Assim como fato de Deus ter falado com Balaão através de um jumento não me autoriza a comprar jumentos para que Deus me fale através deles. Mas, já que é para espiritualizar, foi após Jesus mandar Lázaro sair do seu sepulcro, na fenda da rocha, que ele reviveu e teve um grande encontro com o Mestre. Voltando ao texto inicial, de Êx 33:21: "Disse mais o Senhor: Eis aqui um lugar junto a mim; aqui, sobre a rocha, te porás". Vamos sair da fenda da rocha e nos colocar sobre a rocha, que é o lugar onde Deus está. E que Ele nos abençoe!.



Laurentino Aguiar
laurentinoaguiar@ig.com.br
II Evangélica Congregacional Região: Juazeiro - BA
Juazeiro - BA

Publicado em: 22/7/2011


Você se sentiu tocado ao ler esta mensagem ?
Então CLIQUE AQUI !

 

Comente aqui e ajude a divulgar esta mensagem para seus amigos no facebook ...

   

 

 

 

  .::: Sinais dos Tempos :::.
  .:: Boletins ::.
Receba boletins atualizados
do Portal Webservos:


  .:: Enquete ::.

 

•    Quem Somos    •     Fale conosco!     •

Página aberta em: 0,000 segundos

Usuários de Hoje: 10814



Melhor visualisado no Internet Explorer com resolução de 800x600

:: WebServo :: Portal Gospel de Evangelismo Virtual
Desenvolvimento e Coordenação de:
Enéas T. de Oliveira
--=(-wëbsèrvö-)=--