Online: 4897
MANIFESTAR DONS ESPIRITUAIS APROVA CONDUTA? PODE SALVAR? GARANTE AO CRENTE À VIDA ETERNA?
( 150 visitas )

   


MANIFESTAR DONS ESPIRITUAIS APROVA CONDUTA? PODE SALVAR? GARANTE AO CRENTE À VIDA ETERNA?

Exemplos de personagens bíblicos que, embora manifestando dons sobrenaturais do poder de Deus, sucumbiram à fé e pereceram drasticamente!!!.

BALAÃO - ERA PROFETA DE DEUS, MAS SUA MORTE FOI A FIO DE ESPADA.
Sabemos que Balaão foi um Profeta de Deus. A leitura dos textos que narram a sua história nos sugerem como era a ligação entre o Deus Todo-Poderoso e este seu profeta.
Lendo os capítulos 22-24 do livro dos Números temos a certeza que o Espírito do Deus veio realmente sobre ele, e ele profetizou sobre o futuro do povo de Deus e a até sobre a vinda do Messias (Nm 24,1-9, 17-19). Foi, portanto, um profeta de ‘peso e destacado.
Deus também o usou para abençoar seu povo. Entretanto, depois o Senhor permitiu a morte de Balaão sendo cortado a fio de espada.

Mas, Por quê?

Eis as razões principais:
- Primeiro, embora repreendido por Deus através de uma muda jumenta, o tal profeta prosseguiu em busca do que a Bíblia denomina de ‘’prêmio d a injustiça’’. O apóstolo Pedro depois de fazer um longo relato sobre ‘falsos mestres’, ele diz: ‘’...deixando o caminho direito, erraram seguindo o caminho de BALAÃO, filho de Beor, que amou o PRÊMIO DA INJUSTIÇA’’ (2 Pe 2.15).

- Segundo, ele colocou-se a serviço do rei Balaque que queria que ele amaldiçoasse Israel, o povo de Deus. Só não o conseguiu porque Deus não o permitiu. Mas ele bem que tentou várias vezes.

- Terceiro lugar, Balaão mistura o serviço profético ao Deus de Israel com práticas pagãs. Estava combinando a adoração a Deus verdadeiro com práticas rituais de outros deuses.
Será que os dons que possuía, ao final, o salvaria?
O texto bíblico fala como Balaão foi morto, mais tarde, a fio da espada pelo povo de Deus - os israelitas.
“Quanto a BALAÃO de Beor, vidente, os filhos de Israel o passaram A FIO DE ESPADA juntamente com aqueles que os haviam matado”(Js 13.22).

O REI SAUL - SEUS MENSAGEIROS NÃO ERAM PROFETAS E FORAM USADOS EM PROFECIA PELO SENHOR. AO FINAL DA SUA VIDA, CONTUDO, O MONARCA, DESESPERADO, SUICIDA-SE.
No começo do seu reinado, Saul foi muito bem; mostrou uma atitude boa. O profeta Samuel, homem de Deus mais influente na época, disse que Saul era pequeno aos seus próprios olhos durante essa fase inicial (1 Samuel 15:17). A humildade sempre facilita o serviço. Saul foi escolhido para servir a Deus e às pessoas de Israel de uma maneira especial, e seu pensamento humilde dava condições para ser um excelente rei.
- ‘’Então enviou Saul mensageiros para trazerem a Davi, os quais viram uma congregação de profetas profetizando, onde estava Samuel que presidia sobre eles; e O ESPÍRITO DE DEUS veio sobre OS MENSAGEIROS DE SAUL, E TAMBÉM ELES PROFETIZARAM. E, avisado disto Saul, enviou OUTROS mensageiros, e TAMBÉM ESTES PROFETIZARAM então enviou Saul ainda uns TERCEIROS MENSAGEIROS, os quais TAMBÉM PROFETIZARAM. Então FOI TAMBÉM ELE MESMO [...] e o mesmo ESPÍRITO DE DEUS veio sobre ele (Saul), e IA PROFETIZANDO, até chegar a Naiote, em Ramá.’’ (1 Samuel 19:20-23).
- ‘’Então SAUL ordenou ao seu escudeiro: “Desembainha a tua espada e TRASPASSA-ME, para que não venham esses incircuncisos e antes de me matar me humilhem ainda mais!” Mas o seu escudeiro não conseguiu obedecê-lo. Então, imediatamente, SAUL PUXOU SUA PRÓPRIA ESPADA E ATIROU-SE SOBRE ELA. ’’ (1 Sm 31.4).

*Vimos que Saul passou por acontecimentos em sua vida que provam que uma pessoa pode ter experiência religiosa extraordinária, sobrenatural e, ainda sim, não passar por uma transformação de caráter. Geralmente esse tipo de gente quer receber o louvor que é devido a Deus. Desejam ter poder e amam o dinheiro e tudo aquilo podem comprar com ele. No caso de Saul, as suas experiências vieram do Senhor, porém ele não se beneficiou delas. Manifestações religiosas especiais não indicam, inequivocamente, que uma pessoa seja sequer salva.

Saul, provou ""o dom de Deus"" mas ao final, suicidou-se.

SANSÃO - A QUEDA E MORTE DE UM ‘SUPER’ HOMEM, CHEIO DO ESPÍRITO DE DEUS.
Sansão era nazireu de Deus. Ele SERVIA AO SENHOR desde menino. O Espírito Santo repousava sobre ele desde o seu nascimento. Com Espírito de Deus em sua vida ele cometia façanhas incríveis. E, às vezes, até se divertia com isso.
- CERTA FEITA MATOU UM LEÃO APENAS USANDO AS MÃOS, E 1000 HOMENS COM UMA QUEIXADA DE JUMENTO
- ‘’Desceu, pois, Sansão com seu pai e com sua mãe a Timnate; e, chegando às vinhas de Timnate eis que um filho de leão, rugindo, lhe saiu ao encontro. Então O ESPÍRITO DO SENHOR SE APOSSOU DELE TÃO PODEROSAMENTE que despedaçou o leão, como quem despedaça um cabrito, SEM TER NADA NA SUA MÃO’’ (Jz 14:5, 6).
- ‘’Noutra vez os filisteus vieram sobre ele, “porém o ESPÍRITO DO SENHOR possantemente se apossou dele, e as cordas que ele tinha nos braços se tornaram como fios de linho que estão queimados do fogo, e as suas amarraduras se desfizeram das suas mãos" (Jz 15.14). Sansão toma o que está diante de si: uma queixada fresca de um jumento, e com ela FERE MIL FILISTEUS’’ (Jz 14.15). Ele até brinca: ""Um montão dois montões; com uma queixada de jumento matei mil homens"" (Jz 15.16).

*Infelizmente, este homem CHEIO DO ESPÍRITO SANTO, que Deus levantou para libertar Israel da servidão dos filisteus, não resistiu às paixões carnais (Jz 16.1). A partir daí Sansão iniciou uma DESCIDA EM SUA VIDA ESPIRITUAL que culminou com sua MORTE desastrosa sob os escombros de um templo de um Deus pagão.

- O "dom" que possuía não o protegeu da traição e do pecado.
Veja.

‘’Então ela (Dalila) o fez dormir sobre os seus joelhos, e chamou a um homem, e rapou-lhe as sete tranças do cabelo de sua cabeça; e começou a afligi-lo, e retirou-se dele a sua força. E disse ela: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão. E despertou ele do seu sono, e disse: SAIREI AINDA ESTA VEZ COMO DANTES, e me sacudirei. Porque ELE NÃO SABIA QUE O SENHOR SE TINHA RETIRADO DELE. Então os filisteus pegaram nele, e ARRANCARAM-LHE OS OLHOS e fizeram-no descer a Gaza, e AMARRARAM-NO COM DUAS CADEIAS de bronze, e GIRAVA ELE UM MOINHO NO CÁRCERE’’. (Juízes 16:19-21).

- A "dom" que possuía não o protegeu da prisão e da morte:

‘’E disse Sansão: MORRA EU com os filisteus. E inclinou-se com força, e a casa caiu sobre os príncipes e sobre todo o povo que nela havia; e foram mais os mortos que matou NA SUA MORTE do que os que matara em sua vida’’ (Juízes 16:30).

*Sansão, pois, tem sido até hoje um exemplo para aqueles que SE DESCUIDAM DA SUA COMUNHÃO COM DEUS acreditando que os dons que possuem podem protege-los ou os credenciam à vida eterna.

Às vezes, alguém acha que está tudo bem consigo baseando no que ‘FAZ’, quando, na verdade, o Espírito Santo, já está triste e já até o deixou por saber QUEM ele realmente ‘É’...

Mesmo equipados com vários dons, quando pecamos, perdemos as forças espirituais, a graça, a proteção, a unção e, aí só nos resta a angústia, uma vida de derrota e tristeza. Neste momento nenhum dom espiritual pode nos salvar.
Mas se reconhecermos nosso estado e clamarmos ao Senhor, Ele nos renovará as forças e de novo nos levantará para glória do seu santo nome.

HÁ TAMBÉM um relato em 1 Reis 13.11-29 acerca de um ‘’profeta do Senhor e um profeta velho’’ que também serve de exemplo no que diz respeito à pessoas CHEIAS DO ESPÍRITO DE DEUS que pereceram por sua negligência e desobediência ao Senhor.

Faltar-me-ia tempo para falar ainda de:
Judas Iscariotes que operou milagres junto aos demais discípulos (Lc 9.1), mas terminou por trair o Cristo e perder-se. E o Sumo sacerdote Caifás que profetizou acerca de Jesus, mas consentiu com a sua morte (Jo 11.49-54) e outros.

* O alerta máximo para todos nós é este:

""Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade"" (Mateus 7:22,23).

PORTANTO, QUERIDOS, NÃO NOS ENGANEMOS; DONS NÃO SALVAM! ÁRVORES DÃO ‘FRUTOS’, NÃO DONS!!!

Jesus ensinou:
""Por seus FRUTOS OS CONHECEREIS. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda a árvore boa produz bons FRUTOS, e toda a árvore má produz FRUTOS maus. Não pode a árvore boa dar maus FRUTOS; nem a árvore má dar FRUTOS bons.Toda a árvore que não dá bom FRUTO corta-se e LANÇA=SE NO FOGO. (Mateus 7:16-19).

‘’ Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois SERÁ COMO A ÁRVORE plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu FRUTO no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará. (Salmos 1:1-3).

IRMÃO AMADOS, LEIAMOS A BÍBLIA!!!!


Antonio Esteves
aesteves60@gmail.com
AD
Cariacica

Publicado em: 1/4/2017


Você se sentiu tocado ao ler esta mensagem ?
Então CLIQUE AQUI !

 

Comente aqui e ajude a divulgar esta mensagem para seus amigos no facebook ...

   

<< Próxima Reflexão

Um Simples Palco de Aperfeiçoamento para um Mundo Melhor

Reflexão Anterior >>

A Unção do Espírito Santo

 

 

 

  .:: Boletins ::.
Receba boletins atualizados
do Portal Webservos:


  .:: Enquete ::.

 

•    Quem Somos    •     Fale conosco!     •

Página aberta em: 0,016 segundos

Usuários de Hoje: 290692



Melhor visualisado no Internet Explorer com resolução de 800x600

:: WebServo :: Portal Gospel de Evangelismo Virtual
Desenvolvimento e Coordenação de:
Enéas T. de Oliveira
--=(-wëbsèrvö-)=--