Online: 183
A Natureza da Justificação
( 112 visitas )

   

Título original: The Nature of Justification, and the Nature and Concern of Faith in it

Por Samuel Davies (1724-1761)

Traduzido, Adaptado e Editado por Silvio Dutra


"Porque não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. Porque no evangelho é revelada, de fé em fé, a justiça de Deus, como está escrito: Mas o justo viverá da fé." (Romanos 1: 16-17)

Por pouco que o evangelho de Cristo seja estimado no mundo, certamente é a mais graciosa e importante dispensação de Deus para com os pecadores, ou então nossa Bíblia é mera fantasia e fábula; pois a Bíblia fala disso com os mais altos elogios, e os escritores sagrados estão frequentemente em transportes quando o mencionam. É chamado:

O evangelho da graça de Deus, Atos 20:24;
O evangelho da salvação, Efésios 1:13;
O evangelho glorioso, ou o evangelho da glória de Cristo, 2 Coríntios 4: 4;
O evangelho da paz, Efésios 6:15.

Seu próprio nome tem algo de cativante no som, "boas novas", "notícias alegres". É a sabedoria de Deus em um mistério, 1 Coríntios 2: 7; o mistério que estava escondido dos séculos e das gerações, Col 1:26; o ministério do Espírito e da justiça, que excede em muito todas as antigas dispensações em glória. (2 Coríntios 3: 8, 9).

E é representado como o único plano para a salvação dos pecadores. Quando a sabedoria do mundo havia empregado seus esforços em vão, agradou a Deus, pela pregação desprezada deste humilde evangelho, salvar aqueles que creem. (1 Coríntios 1:21).

No meu texto é chamado "o poder de Deus para a salvação, para todo aquele que crê, seja judeu ou gentio". Paulo, embora o homem mais humilde que já viveu, declara que não se envergonharia de professar e pregar o evangelho de Cristo, mesmo em Roma - a metrópole do mundo, a sede da educação, da cortesia e da grandeza. Ele o representa como um remédio universal, igualmente adaptado para judeus e gregos, para a posteridade de Abraão, e para as numerosas nações gentias, e igualmente necessitado por todos eles.

Agora, isto deveria ser uma extravagância e desfile ostensivo, a menos que haja algo peculiarmente glorioso e cativante no evangelho. Deve certamente dar a exibição mais ilustre das perfeições divinas; deve ser o mais grandioso artifício da sabedoria infinita; o mais rico e surpreendente esforço de bondade ilimitada; e particularmente, deve ter o aspecto mais favorável sobre os homens culpados, e ser o melhor, o único plano para a sua salvação. E quais são as gloriosas peculiaridades, quais são as recomendações afetuosas deste evangelho? Uma delas, na qual estamos muito interessados, chama nossos olhos ao meu texto: "Pois no evangelho é revelada a justiça de Deus, a justiça que é pela fé do princípio ao fim". Aqui vamos investigar o significado das expressões, e apontar a conexão.

A justiça de Deus tem geralmente uma significação uniforme nos escritos de Paulo; e por ela quer se referir à justiça, pela qual um pecador é justificado; aquela justiça pela qual os seus pecados são perdoados, e ele é restaurado ao favor divino: em suma, é a nossa única justiça justificadora. Pode ser chamada a justiça de Deus, para distingui-la de nossa própria justiça pessoal. É a justiça de Deus, uma justiça completa, perfeita, divina e semelhante a Deus; e não a justiça baixa, imperfeita, escassa de homens pecadores e culpados. Assim parece ser tomada, como se vê em Romanos 10: 3. "Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria, não se sujeitaram à justiça de Deus."; onde a justiça de Deus é diretamente oposta e distinta da sua própria justiça.

As várias descrições desta justiça e da justificação por ela, que encontramos nos escritos apostólicos, podem ajudar-nos a compreender a sua natureza; e, portanto, pode ser bom para mim colocá-los diante de você em um ponto de vista.

É frequentemente chamada de justiça de Cristo; e se diz que consiste em sua obediência; "Pela obediência de um, muitos serão feitos justos", Romanos 5:19. Ora, a obediência consiste na estrita observância de uma lei; e, consequentemente, a obediência de Cristo, que é nossa justiça justificadora, consiste em sua obediência à lei de Deus. Por isso, diz-se que ele é "o fim da lei para a justiça de todo aquele que crê". Romanos 10: 4, 5. Ser justificado pela sua justiça é o mesmo que ser justificado pelo seu sangue, Romanos 5: 9; para ser reconciliados com Deus pela sua morte, etc, verso 10. De onde podemos aprender, que os sofrimentos de Cristo são uma parte principal desta justiça; ou que ele não apenas obedeceu ao preceito, mas também suportou a penalidade da lei divina em nosso lugar; e que somente por isso podemos ser justificados.

Esta justiça é chamada justiça de Deus sem a lei, Romanos 3:21; uma justiça imputada sem obras, Romanos 4: 6. E é claro, de todo o conteúdo desta epístola, em relação à epístola aos Gálatas, que a justiça pela qual somos justificados é completamente diferente da nossa própria obediência à lei; e, portanto, podemos aprender que nosso próprio mérito ou as boas obras não constituem, no todo ou em parte, nossa justiça justificadora; mas que é inteira e exclusivamente o mérito da obediência e dos sofrimentos de Cristo.

Esta justiça é muitas vezes chamada justiça da fé. Assim, segundo alguns, é denominada no meu texto, que pode ser assim traduzido, "porque nele se revela pela fé a justiça de Deus"; e isto é mais agradável à fraseologia desta epístola. Outros, seguindo nossa tradução - ou a ordem aparente do original, compreendem-na em outro sentido; contudo ainda atribuem à fé um concerto peculiar no caso. "A justiça de Deus é revelada de fé em fé"; isto é, de acordo com alguns, é inteiramente e completamente pela fé; ou, de um grau de fé para outro; ou de fé em fé, de crente em crente, em todo o mundo, entre os judeus e gentios; ou da fidelidade de Deus na Palavra, à graça da fé no coração.

Você vê que qualquer que seja o sentido que você coloque sobre esta frase difícil, ainda coincide com ou aceita a tradução, que eu preferiria escolher. "A justiça da fé é revelada pela fé". Assim, é expressamente chamado em Romanos 3:22: "A justiça de Deus, que é pela fé em Cristo". Ver Romanos 4:11, 13, 10: 6; Filipenses 3: 9. "e seja achado nele, não tendo como minha justiça a que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé ". De onde podemos inferir, que a fé tem um concerto peculiar de instrumentalidade em nossa justificação pela justiça de Cristo.

Meu texto observa ainda que no evangelho esta justiça justificadora é revelada pela fé; isto é, no evangelho é claramente revelado, proposto e oferecido como um objeto de fé. A luz da natureza é toda escuridão e incerteza neste ponto importante; ela só pode oferecer conjecturas obscuras e equivocadas sobre o método de perdão e aceitação de um pecador culpado; deixa a ansiosa consciência ainda insatisfeita e perplexa com a grande indagação: "Com que me apresentarei perante o Senhor, como uma criatura tão culpada como eu poderá obter o favor de meu Soberano provocado?" Pode sugerir algumas coisas plausíveis em favor do arrependimento, como o único método de perdão; pode lisonjear o pecador, que um Deus de bondade infinita não executará rigorosamente a sua lei; e pode trazer um véu sobre o atributo de sua justiça; e assim pode construir as esperanças do pecador sobre a ruína do governo divino e a desonra das perfeições divinas.

Mas, um método de justificação pela justiça de outro, pela obediência e morte de um Deus encarnado; pela sua perfeita obediência à lei e completa satisfação à justiça, em vez do pecador; um método pelo qual o pecado pode ser perdoado e, entretanto, as honras do governo divino avançam, e as perfeições divinas são ilustradas gloriosamente; este é um mistério, que foi escondido de eras e gerações. Este era um grande segredo que todos os sábios e filósofos e todos os filhos dos homens, que não tinham senão a luz da natureza para ser o seu guia, não podiam descobrir nem mesmo adivinhar! Este plano estava tão acima de seus pensamentos, como os céus estão acima da terra. Nada, senão a sabedoria infinita poderia inventá-lo: nada, senão a onisciência poderia revelá-lo.

Nos escritos de Moisés e dos profetas, na verdade, encontramos alguns vislumbres dele; alguns poucos raios de luz do evangelho foram refletidos de volta do Sol da Justiça, através do escuro meio de três ou quatro mil anos, e brilharam sobre as mentes dos judeus, nos sacrifícios e outros tipos significativos da lei e nas profecias dos escritores do Antigo Testamento; e daí o apóstolo dizer que "a justiça de Deus é testemunhada pela lei e pelos profetas" (Romanos 3:21); mas é somente no evangelho que é explícita e plenamente revelado: somente no evangelho é proposto em plena glória, como objeto próprio de uma fé distinta, particular e explícita.

E, portanto, podemos facilmente ver a forte e impressionante conexão do texto. Você pode conectar esta frase: "Pois nele, a justiça de Deus é revelada de fé em fé", com a primeira parte de um texto precedente: "Não me envergonho do evangelho de Cristo"; e então o sentido será: "Não é de admirar que eu não tenha vergonha do evangelho de Cristo entre os judeus ou gentios, e mesmo na própria Roma, pois faz uma revelação gloriosa e importante, em que todos eles estão envolvidos, uma descoberta que os judeus, com todas as vantagens da lei e dos profetas, não poderiam claramente cumprir: uma descoberta que os gregos com todo o seu aprendizado e filosofia, e os romanos com todo o seu poder e melhorias, não poderiam adivinhar! E essa é a descoberta de uma completa justiça de Deus, pela qual os culpados, de todas as nações debaixo do céu, podem obter justificação de todos os seus pecados! Uma justiça que é um fundamento suficiente para as esperanças dos pecadores e dá a mais majestosa e amável visão do grande Deus; justiça sem a qual judeus e gentios, e até mesmo os romanos, no auge de seu império, devem inevitável, irreparável, universal e eternamente perecer, em ruína total.

Essa gloriosa e divina justiça revela o evangelho negligenciado e desprezado; uma descoberta tão benevolente, graciosa e revitalizante; e quem se envergonharia de tal evangelho? "Por minha parte", diz Paulo, "não me envergonho disso, mas o publicaria corajosamente aos reis e aos imperadores, aos sábios e aos filósofos, e qualquer que seja o sofrimento que eu sofra por causa dele, ainda assim me glorio em tão boa causa, e gastaria e seria gasto em seu serviço!"

Ou podemos juntar-nos a esta frase: "Porque nele a justiça de Deus é revelada de fé em fé", com a última parte do versículo precedente, "Porque é o poder de Deus para a salvação", etc, e então a conexão: "O evangelho de Cristo, tão destituído de todas as recomendações carnais e seculares, é suficientemente recomendado para a aceitação universal, por que é o único expediente poderoso e eficaz para a salvação de todos os que creem, sejam eles judeus ou gentios. E não é de admirar que seja atendido com este poder e eficácia divina, pois nele, e somente nele, a justiça de Deus é revelada pela fé e aceitação de um mundo culpado. Nenhuma religião, exceto a de um Mediador pode fornecer ou propor tal justiça, e ainda sem tal justiça, nenhum pecador, seja judeu ou gentio, pode ser salvo! E, por outro lado, a revelação de tal justiça tende diretamente a promover a importante obra de salvação, como incentiva o desesperançado pecador, inspirando-o vigorosamente, e como fundamento da honrosa comunicação das influências do Espírito Santo, sem a qual esta obra jamais poderá ser realizada."

Espero que estas coisas sejam suficientes para lhe dar uma visão do sentido e da conexão do texto. E só há uma coisa que eu repetiria e ilustraria antes de proceder a um processo metódico do meu assunto; e isto é que a justiça de Deus, ou a justiça de Cristo, por causa da qual somos justificados, significa tanto a obediência e sofrimentos de Jesus Cristo - por responder às exigências da lei, que havíamos quebrado. Ou, como é geralmente expressado, "sua obediência ativa e passiva". Ele obedeceu à lei e suportou o seu castigo, como fiador ou substituto dos pecadores; isto é, fez tudo isso, não por si mesmo, mas por eles, ou em seu lugar. Esta é uma questão de tanta importância, que você deve por todos os meios entender corretamente; e espero que seja agora suficientemente claro sem ampliá-lo, embora eu achasse necessário repeti-lo. Meus pensamentos sobre este assunto interessante, eu pretendo dispor na seguinte ordem:

I. Explicarei brevemente a natureza da fé justificadora e mostrar-lhe-ei o lugar que ela tem em nossa justificação.

II. Eu mostrarei, que nenhuma justiça, senão aquela que o evangelho revela é suficiente para a justificação de um pecador.

III. Vou demonstrar que é somente o evangelho que revela tal justiça.

I. Eu vou para explicar-lhe a natureza da justifica que é pela fé, e mostrar-lhe o lugar que tem em nossa justificação.

Você vê que eu não proponho explicar a natureza geral da fé, como tem para o seu objeto a Palavra de Deus em geral; mas apenas sob essa noção formal, pois tem uma instrumentalidade peculiar em nossa justificação. Quando eu mencionei o termo justificação, ocorre-me em minha mente que alguns de vocês não podem compreendê-lo; e então eu o explicarei. Você não pode deixar de saber o que é ser perdoado, depois de ter ofendido. E deve ser igualmente claro para você o que é ser amado e recebido em favor, por uma pessoa que você tenha ofendido, E estas duas coisas são significadas pela justificação.

Quando você é justificado, Deus perdoa todos os seus pecados; e ele o recebe novamente em seu amor e favor, e dá-lhe um título para a felicidade eterna. Espero que este ponto importante esteja agora suficientemente claro para todos vocês; e volto a observar, que pretendo considerar a fé no presente, somente sob essa noção formal, como somos justificados por ela; e nessa visão é evidente que o Senhor Jesus, como um Salvador que morreu pelos pecadores, é seu objeto peculiar. Portanto, uma fé justificadora é tão frequentemente descrita na Escritura em termos como estes: "Crer em Cristo, fé em seu sangue", etc; e a justiça de Cristo, pela qual somos justificados, é chamada "a justiça da fé, a justiça que é de Deus pela fé", etc. Portanto, uma fé justificadora em Cristo inclui estas duas coisas:

1. Uma persuasão completa da verdade desse método de salvação através da justiça de Jesus Cristo, que o evangelho revela.

2. Uma aprovação cordial e consentimento para com o método de salvação.

1. Uma fé justificadora inclui uma persuasão completa da verdade desse método de salvação através da justiça de Jesus Cristo que o evangelho revela.


continuar lendo em http://www.bookess.com/read/28603-a-natureza-da-justificacao/






Visite os Blogs abaixos:

Veja tudo sobre as Escrituras do Velho e do Novo Testamento no seguinte link:

http://interpretabiblia.blogspot.com.br/


A Igreja tem testemunhado a Redenção de Cristo juntamente com o Espírito Santo nestes 2.000 anos de Cristianismo.

Veja várias mensagens sobre este testemunho no seguinte link:

http://poesiasdoevangelho.blogspot.com.br/

A Bíblia também revela as condições do tempo do fim quando Cristo inaugurará o Seu reino eterno de justiça ao retornar à Terra. Com isto se dará cumprimento ao propósito final relativo à nossa redenção.

Veja a apresentação destas condições no seguinte link:

http://aguardandovj.blogspot.com.br/

Faça uma visita ao nosso site para leitura on-line de cerca de 190 títulos de livros que temos publicado com comentários sobre todos os livros da Bíblia, sobre Reforma e avivamentos, e vida cristã em geral.

http://25dutra.wixsite.com/livrosdoprsilvio


Silvio Dutra
25dutra@gmail.com
Igreja Orgânica de Jesus na Abolição
Rio de Janeiro - RJ

Publicado em: 9/4/2017


Você se sentiu tocado ao ler esta mensagem ?
Então CLIQUE AQUI !

 

Comente aqui e ajude a divulgar esta mensagem para seus amigos no facebook ...

   

<< Próxima Reflexão

Pensei muito antes de gravar esse vídeo

Reflexão Anterior >>

Últimos ensinos de Jesus: o traidor (Jo 13:18-30)

 

 

 

  .:: Boletins ::.
Receba boletins atualizados
do Portal Webservos:


  .:: Enquete ::.

 

•    Quem Somos    •     Fale conosco!     •

Página aberta em: 0,000 segundos

Usuários de Hoje: 31594



Melhor visualisado no Internet Explorer com resolução de 800x600

:: WebServo :: Portal Gospel de Evangelismo Virtual
Desenvolvimento e Coordenação de:
Enéas T. de Oliveira
--=(-wëbsèrvö-)=--