Online: 2984
Uma Palavra para os Tempos de Sofrimento dos Santos
( 193 visitas )

   


Título original: A Word in Season to Suffering Saints

Por Thomas Brooks (1608-1680)
Traduzido, Adaptado e
Editado por Silvio Dutra


A presença especial de Deus com Seu povo,
Em seus maiores problemas, e angústias mais profundos,
e na maioria dos perigos mortais.

"Na minha primeira defesa ninguém me assistiu, antes todos me desampararam. Que isto não lhes seja imputado. Mas o Senhor esteve ao meu lado e me fortaleceu, para que por mim fosse cumprida a pregação, e a ouvissem todos os gentios; e fiquei livre da boca do leão." (2 Timóteo 4: 16-17)

No meu texto, você tem três coisas que são mais notáveis:

Primeiramente, você tem a comemoração de Paulo da experiência singular que teve da presença favorável de Cristo com ele, e de seu fortalecimento por ele, "Mas o Senhor esteve ao meu lado e me fortaleceu", cumprindo sua promessa conforme a vemos em Atos 23:11. Embora estivesse abandonado pelos homens, contudo foi ajudado e assistido por Cristo, (2 Tim. 4:16); embora todos os homens o tivessem deixado por sua própria conta, contudo o Senhor permaneceu com ele e lhe fortaleceu com sabedoria, prudência, coragem e constância, na falta de todos os encorajamentos exteriores, e em face de todos os desencorajamentos externos.

Em segundo lugar, este é o fim pelo qual o Senhor permaneceu com ele, assistindo, fortalecendo e libertando, isto é, para que ele pudesse pregar o evangelho às nações, Romanos 11:13; Fp 4:22, para que pudesse ter mais tempo e mais oportunidades para difundir o evangelho eterno entre os gentios. Roma, nesta época, era a rainha do mundo, e em sua condição mais florescente; pessoas de todas as partes do mundo reuniram-se em Roma. Agora, ouvindo e observando a prudência, a coragem, a constância e a coragem de Paulo em professar a Cristo, e pregando o evangelho diante do grande tirano, aquele monstro da humanidade, Nero - eles não podiam deixar de ser alcançados, e a fama do evangelho glorioso não poderia ser, senão por este meio, espalhada por todo o mundo.

Em terceiro lugar, aqui está a grandeza do perigo de que ele foi livrado, ou seja, "Eu fui liberto da boca do leão." Alguns autores concebem estas palavras como sendo um discurso proverbial, notando algum perigo eminente, presente e devorador: "Fui libertado do perigo extremo da morte", como um homem resgatado da boca de um leão, e puxado de entre os seus dentes. Outros mais genuinamente e corretamente, pela "boca do leão", compreendem a raiva e a crueldade de Nero, que, por sua ação em predar o rebanho de Cristo, é aqui comparado com um leão que devorava e destruía o rebanho de Cristo. Esse cruel leão, Nero, matou uma multidão de cristãos e promulgou um sangrento decreto de que quem se confessasse cristão, seria, sem qualquer deliberação, condenado à morte como um inimigo convicto da humanidade. Este monstro sangrento, Nero, levantou a primeira perseguição sangrenta. Para armar uma briga com os cristãos, ele incendiou a cidade de Roma, e depois acusou os cristãos, tendo-lhes exposto à fúria do povo, que os atormentavam cruelmente como se fossem incendiários e destruidores comuns das cidades, e os inimigos mortais da humanidade! Sim, Nero fez com que fossem aprisionados e revestidos de peles de animais selvagens e rasgados em pedaços por cães; outros foram crucificados; de alguns fez fogueiras para iluminar seus esportes noturnos. Para ser curto, tal horrível crueldade que ele usou em relação a eles fez com que angariasse muitos inimigos por terem tido pena deles. Mas Deus finalmente descobriu este perseguidor sangrento, por ser julgado pelo Senado um inimigo da humanidade, foi condenado a ser morto a chicotadas, e para a prevenção disto ele cortou a própria garganta.

As palavras sendo assim brevemente abertas, o ponto principal em que eu insistirei é este: Que quando o povo de Deus está em seus maiores problemas, angústias mais profundas e perigos mais mortíferos - então o Senhor será mais favorável, mais especial e eminentemente presente com eles.

Eles aprenderam a dizer que Deus é de cinco maneiras presente:

(1.) Na humanidade de Cristo, por união hipostática;

(2.) Nos santos, pelo conhecimento e amor;

(3.) Na igreja, por sua essência e direção;

(4) No céu, pela sua majestade e glória;

(5.) No inferno, por sua justiça vingativa.


Hemingius diz: Há uma presença quádrupla de Deus:

(1) Há uma presença de poder em todos os homens, mesmo nos réprobos;

(2.) A presença da graça, somente nos eleitos;

(3) Uma presença de glória, nos anjos, e santos que partiram;

(4.) Uma presença hipostática do Pai com o Filho.
Mas, se quiserem, notem que há uma presença sêxtupla do Senhor:

1. Primeiro, há uma presença geral de Deus, e assim ele está presente com todas as criaturas. "Onde fugirei da tua presença?" Salmos 139: 7.

Empedocles, o filósofo, disse bem, que "Deus é um círculo, cujo centro está em toda parte, e cuja circunferência não está em lugar algum".

Deus não está ligado a nenhum lugar, e não é excluído de qualquer lugar.

Diz outro: "Deus é a alma do mundo, seu olho está em cada canto, etc." Para o qual eles retratavam sua deusa Minerva, que de qualquer maneira quem a olhasse, ela sempre o via.

Embora o Céu seja o palácio de Deus, contudo não é sua prisão.

O templo de Diana foi queimado quando ela estava ocupada no nascimento de Alexandre, e não podia estar em dois lugares ao mesmo tempo, mas Deus está presente no paraíso e no deserto ao mesmo tempo. "Deus é mais alto que o céu, mais profundo que o inferno, mais amplo que a terra, e mais difuso que o mar!" - Bernard.

1 Reis 8:27: "Mas, na verdade, habitaria Deus na terra? Eis que o céu, e até o Céu dos céus, não te podem conter; quanto menos esta casa que edifiquei!" Por Céu dos céus se entende o que chamamos de terceiro Céu, onde os anjos e os santos que partiram desfrutam da gloriosa e beatífica visão de Deus; e é chamado o Céu dos céus, porque é o mais alto e contém os outros céus dentro de seu orbe; e também por excelência, como o "lugar santíssimo" no templo é chamado de "santo dos santos", porque ele supera em muito todo o resto em esplendor e glória - Isaías 66: 1; Provérbios 5:21; Heb 4:13; Jó 26: 6.

Jeremias 23:24: "Pode alguém se esconder em lugares secretos para que eu não o veja, diz o Senhor." Eu não encho o céu e a terra, diz o Senhor?"

Provérbios 15: 3, "Os olhos do Senhor estão em todo lugar, vendo o mal e o bem". Deus é onisciente. O pobre pagão poderia dizer: "Deus está mais perto de nós do que nós de nós mesmos".

Relativamente ele está em toda parte, embora inclusivamente em nenhuma parte. Jó 34:21, "Porque os seus olhos estão nos caminhos dos homens, e ele vê todas as suas coisas". Verso 22, "Não há trevas, nem sombra de morte, onde os obreiros da iniquidade se escondam". Os pecadores nunca poderão encobrir a si mesmos nem suas ações, do olho que tudo vê.

Os rabinos chamavam Deus de Lugar, porque ele está em todo lugar, embora nas assembléias de seus santos mais eminentemente e gloriosamente. Deus está presente com todas as suas criaturas -

(1) Através da criação, levantando-os;

(2) sustentando e mantendo-os; eles são sua família, e ele os alimenta e os veste, Mat. 5:45; Atos 17: 27-28; Salmo 33: 13-14;

(3) A inclinação da vida, dando-lhes poder de movimento; o homem não poderia viver nem se mover, a menos que o Senhor estivesse com ele;

(4) Observação, por tomar conhecimento deles; ele observa e marca suas pessoas e suas ações - ele vê quem eles são, e como são empregados;

(5.) Ordenação, por governá-los e todas as suas ações, ao serviço de sua glória e do bem de seu pobre povo, Atos 4: 25-29.

Mas esta não é essa presença de que estamos falando.

2. Em segundo lugar, há uma presença milagrosa de Cristo, e isso alguns dos profetas de antigamente tinham, e os apóstolos e outros tinham no tempo de Cristo; e em virtude desta miraculosa presença de Cristo com eles, expulsaram demônios, curaram doenças e fizeram muitas coisas maravilhosas, Mateus 7:22; Marcos 3:15. Mas esta não é a presença da qual pretendemos falar.

3. Em terceiro lugar, existe uma presença RELATIVA de Cristo, e essa é a sua presença nas suas ordenanças e nas suas igrejas. [Ver Salmo 46: 4-5; Joel 3:21; Zac 2: 10-11 e 8: 3; Salmo 135: 21]. Dessa presença a Escritura fala muito em grande parte. Êxodo 20:24, "Em todo lugar em que eu fizer recordar o meu nome, virei a ti e te abençoarei."

Êxodo 25: 8, "E eles me façam um santuário, para que eu possa habitar entre eles."

Êxodo 29:45, "E habitarei entre os filhos de Israel, e serei o seu Deus".

Levítico 26:11, "E porei o meu tabernáculo no meio de vós, e andarei entre vós, e serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo".

Salmo 76: 1, 2, "Conhecido é Deus em Judá, grande é o seu nome em Israel. Em Salém está a sua tenda, e a sua morada em Sião."

Isaías 8:18, "Do Senhor Todo-Poderoso, que habita no monte Sião".

Salmo 9:11, "Cantem louvores ao Senhor que habita em Sião".

Dizem que as igrejas são os templos em que o Senhor habita, a casa do Deus vivo e os candelabros de ouro entre os quais ele anda.

[1 Cor 3: 16-17; 2 Cor 6:16; Heb 3: 6; 1 Ped 2: 5; Apocalipse 2: 1]. Oh, quanto é que todas as igrejas têm de valorizar o seu estado de igreja, de se manterem próximas e de caminharem de forma adequada àquela graciosa presença de Deus, que brilha no meio delas! Mas esta não é a presença que está sob nossa consideração atual. Mas,

4. Em quarto lugar, há uma presença majestosa e GLORIOSA de Cristo, e assim dele é dito estar no céu. Salmo 2: 4, "Aquele que está sentado nos céus se rirá; o Senhor zombará deles."

Heb 1:13, "Mas a qual dos anjos disse jamais: Assenta-te à minha direita até que eu ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés?" Capítulo 9:24, "Pois Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, mas no próprio céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus." Não que o céu seja um lugar em que Cristo está fechado - mas a corte, por assim dizer, onde sua majestade, em atos de sabedoria, e poder, e misericórdia, e graça e glória, aparecem sobretudo. Jó 16:19; 2 Tes 1: 9; Salmo 16:11; 1 Tim. 6: 14-16; Apo 3:21.

Como a alma do homem, embora esteja em todas as partes do homem, no entanto, ela aparece principalmente e se manifesta no coração e na mente; Mônica, a mãe de Agostinho, estando de pé um dia e vendo o sol brilhar, levantou esta meditação, "Oh, se o sol for tão brilhante, qual é a luz da presença de Cristo na glória!" Mas esta não é a presença que projetamos agora para o nosso discurso.

5. Em quinto lugar, há uma presença JUDICIAL ou de IRA do Senhor; e assim ele está presente com homens maus, às vezes cegando-os, às vezes endurecendo-os, às vezes deixando-os aos desejos do seu coração, às vezes cedendo-lhes aos desejos do seu coração, às vezes enchendo seus rostos de vergonha e suas consciências com terrores. [Ver Êx 9:14; Isaías 6: 9-10 e 64: 1-4; Salmo 81:12; 2 Tes 2: 11-12; Salmo 68: 2; Jer 4:26; Ezequiel 38:20; Hab 1:12].

Ele está judicialmente presente com homens ímpios por uma observação particular de suas pessoas e caminhos, Salmo 33: 13-14; Jó 34: 21-22. Ele vê quem eles são, e como eles são empregados contra sua honra, seu interesse, seus santos caminhos. Ele está judicialmente presente com homens ímpios por uma detestação especial de suas pessoas e maneiras, etc. Mas, esta não é a presença que neste momento está sob nossa consideração; e portanto,

6. Em sexto e último lugar, há uma presença GRACIOSA, favorável, especial ou eminente do Senhor com seu povo fiel em seus maiores problemas, angústias mais profundas e perigos mais mortais, como as Escrituras apresentam provas em toda parte. [O pai compassivo é mais com o filho doente; Gênesis 39:20, "E o senhor de José o tomou e o pôs na prisão, um lugar onde os prisioneiros do rei estavam presos, e ele estava lá na prisão".Verso 21, "Mas o Senhor estava com José, e mostrou-lhe misericórdia, e deu-lhe graça aos olhos do guardião da prisão."

Uma prisão não pode manter Deus longe de seu povo. Testemunham os apóstolos e mártires, cujas prisões, pela presença de Deus, se tornaram palácios; e suas cadeias, pela presença de Deus, tornaram-se uma escola de música, Atos 16:25.

Se os homens conhecessem pela experiência o deleite que há no sofrimento por Cristo, desejariam com Crisóstomo, que se fosse colocado à sua escolha, antes ser como Paulo prisioneiro de Jesus Cristo, do que Paulo arrebatado ao terceiro céu. Basílio, em sua oração por Barlaam, o famoso mártir, diz: "Ele se deleitava em sua vil prisão, como em um agradável prado verde, e ele se deleitava com as várias invenções de torturas, como sendo várias flores doces". Lutero relata sobre aquela mártir, Agatha, que, ao ir a suas prisões e torturas, disse que foi a banquetes e casamentos. "O sol ilumina o mundo", diz Cipriano, "mas quem fez o sol é uma luz maior para você na prisão, etc."

"Fogo, espada, prisões, fomes, são prazer, todos são deliciosos para mim", disse Basílio. "Paulo chacoalha sua corrente que ele carregava por causa do Evangelho, e estava tão orgulhoso dela como uma mulher de suas joias", diz Crisóstomo. [Ef 6:20; 2 Tim. 1:16; Atos 15:26, 29; Fp 1: 7, 13-14, 16; Col. 4: 3, 18; 2 Tim. 2: 9, etc].

Paulo e Silas numa prisão acharam mais prazer do que dor, mais alegria do que tristeza; e quando foram chicoteados, foi com ramos de alecrim, como posso dizer. Paulo grandemente se alegrava com seus sofrimentos por Cristo e, portanto, muitas vezes cantava: "Eu, Paulo, prisioneiro de Jesus Cristo", não eu, Paulo, arrebatado ao terceiro céu. Cristo mostrou seu grande amor a ele ao trazê-lo para o terceiro céu, e ele mostrou seu grande amor a Cristo em um sofrimento alegre por ele.

Eusébio conta de alguém que escreveu a seu amigo de uma masmorra fedorenta, e a chamado de "meu pomar bonito." Mr. Glover, o mártir, regozijou-se com sua prisão. "Deus me perdoe", disse Bradford quando prisioneiro, "de minha ingratidão por esta grande misericórdia, que entre tantos milhares ele me escolheu para ser aquele em quem ele sofrerá".

Philip de Hesse, sendo um prisioneiro de longa data sob Carlos Quinto, foi perguntado o que o manteve em sua longa prisão. Ele respondeu que sentia as consolações divinas dos mártires.

Gênesis 49:23, "Os arqueiros", ou, como está no hebraico aqui, os mestres de seta, "o afligiram profundamente, e atiraram nele, e o odiaram". Esses mestres de seta eram os irmãos bárbaros de José que o venderam, sua amante adúltera que, prostituta, "caçava por sua vida preciosa"; seu maligno mestre que, sem qualquer ofensa praticada por José, o aprisionou; os egípcios tumultuosos, que se alimentavam de sangue, talvez falassem de seu apedrejamento; e os cortesãos invejosos e encantadores que falaram mal dele diante de Faraó, para trazê-lo para fora do seu favor. Mas pelo auxílio divino, e a preferência favorável de Deus, 1 Sam 30: 6, ele provou ser muito forte para todos eles. Versículo 24:

Continuar lendo em

http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/5990330

http://www.bookess.com/read/28718-uma-palavra-para-os-tempos-de-sofrimento-dos-santos/





Visite os Blogs abaixos:

Veja tudo sobre as Escrituras do Velho e do Novo Testamento no seguinte link:

http://interpretabiblia.blogspot.com.br/


A Igreja tem testemunhado a Redenção de Cristo juntamente com o Espírito Santo nestes 2.000 anos de Cristianismo.

Veja várias mensagens sobre este testemunho no seguinte link:

http://poesiasdoevangelho.blogspot.com.br/

A Bíblia também revela as condições do tempo do fim quando Cristo inaugurará o Seu reino eterno de justiça ao retornar à Terra. Com isto se dará cumprimento ao propósito final relativo à nossa redenção.

Veja a apresentação destas condições no seguinte link:

http://aguardandovj.blogspot.com.br/

Faça uma visita ao nosso site para leitura on-line de cerca de 190 títulos de livros que temos publicado com comentários sobre todos os livros da Bíblia, sobre Reforma e avivamentos, e vida cristã em geral.

http://25dutra.wixsite.com/livrosdoprsilvio


Silvio Dutra
25dutra@gmail.com
Igreja Orgânica de Jesus na Abolição
Rio de Janeiro - RJ

Publicado em: 5/5/2017


Você se sentiu tocado ao ler esta mensagem ?
Então CLIQUE AQUI !

 

Comente aqui e ajude a divulgar esta mensagem para seus amigos no facebook ...

   

<< Próxima Reflexão

O Uso Permanente do Capacete da Salvação

Reflexão Anterior >>

Como Deus Tira o Doce do que é Amargo

 

 

 

  .:: Boletins ::.
Receba boletins atualizados
do Portal Webservos:


  .:: Enquete ::.

 

•    Quem Somos    •     Fale conosco!     •

Página aberta em: 0,016 segundos

Usuários de Hoje: 54209



Melhor visualisado no Internet Explorer com resolução de 800x600

:: WebServo :: Portal Gospel de Evangelismo Virtual
Desenvolvimento e Coordenação de:
Enéas T. de Oliveira
--=(-wëbsèrvö-)=--