Online: 5766
Justificação
( 160 visitas )

   


Título original: Justification
Por Thomas Boston (1676-1732)
Traduzido, Adaptado e
Editado por Silvio Dutra


“Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus.” (Romanos 3.24)

O primeiro dos benefícios de que os chamados participam é a justificação, que é a grande mudança relativa feita sobre eles, tirando-os do estado de condenação, em que eles nascem e vivem, até chegarem a Cristo. No texto nós temos,

1. As pessoas justificadas – pecadores que creem em Cristo.

É da justificação de um pecador que o apóstolo fala, como está implícito na conexão: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus” (Rom 3. 23,24).

“para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e também justificador daquele que tem fé em Jesus.”(Rom 3.26)

2. A parte que justifica, Deus, o juiz de todos, por sua Graça.

É o ato de Deus justificar um pecador.

3. A maneira e causa móvel: livremente por sua Graça.

É feito livremente, sem qualquer coisa feita por nós para adquiri-la, ou méritos; e flui da graça de Deus, ou seja, do seu favor livre para criaturas imerecedoras e indignas.

4. A causa material e meritória, a redenção que está em Cristo Jesus.

Ele pagou o preço e o resgate pelo qual o pecador é libertado.

O texto oferece esta grande e importante nota doutrinária:

Doutrina. "A justificação de um pecador diante de Deus é pela graça livre, por meio da satisfação de Cristo".

Ao discorrer sobre esse assunto, mostrarei,

I. O que é, em geral, justificar um pecador, no sentido bíblico.

II. Quais são as partes da justificação.

III. A causa de nossa justificação.

IV. Aplicar o assunto.

I. O que é justificar um pecador.

I. Eu mostrarei o que é, em geral, justificar um pecador, no sentido das Escrituras.


Justificação e santificação são, de fato, inseparáveis. Em vão pretendem ser justificados os que não são santificados; e em vão temem que não sejam justificados, os que são santificados pelo Espírito de Cristo, I Cor. 6.11. Mas, ainda são benefícios distintos, para não serem confundidos, nem tomados como sendo o mesmo.

A justificação não é a criação de uma pessoa justa, infundindo-se graça ou santidade nela. Mas é o ato de afastá-la da culpa, e declará-la ou pronunciá-la justa. Portanto, é um termo de direito tirado de tribunais de justiça, em que uma pessoa é acusada, julgada e depois do julgamento, absolvida.

Assim, a Escritura se opõe a acusação e condenação, Rom. 8,33,34: “Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica; quem os condenará? Cristo Jesus é quem morreu, ou antes quem ressurgiu dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.”

Deuteronômio 25.1: “Justificarão os justos, e condenarão os ímpios”. E assim é declarado ser um pecado justificar o ímpio, Provérbios 17.15. Não para torná-los justos, mas declará-los justos. Daí resulta que,

1. A justificaçãonão é uma mudança real da natureza do pecador, mas uma mudança relativa de seu estado. A mudança da natureza do pecador, do pecado para a santidade, está inseparavelmente anexada a ela; mas a justificação é apenas tirá-lo do estado de condenação e colocá-lo fora do alcance da lei, como uma pessoa justa.

2. A justificação é um ato feito e passado num instante no tribunal do céu, assim que o pecador crê em Cristo; e não um trabalho realizado por graus. Pois, se o pecador não é perfeitamente justificado, ele não é justificado em tudo. Se um homem fosse acusado de dez crimes capitais, se um deles for fixado sobre ele, ele é condenado e deve morrer. E, portanto, também, embora alguém possa ser mais santificado do que outro, contudo, nenhum crente está à vista de Deus mais justificado do que outro, já que o estado de justificação não é capaz de graus.

II. As partes da justificação

Eu mostrarei agora quais são as partes da justificação.

Estas são duas, o perdão do pecado e a aceitação da pessoa do pecador como justo. Este duplo benefício é conferido ao pecador em justificação. Para que possamos assumir com mais clareza este assunto, precisamos ver o processo de justificação de um pecador. E aqui,

Primeiro, o próprio Deus se assenta como o Juiz neste processo, Salmo 9.4: "Tu te assentaste no tribunal, julgando justamente." Ele deu a Lei; e como Ele é o legislador, assim Ele é o Juíz de toda a Terra. Os homens podem se justificar, Lucas 10.29. E outros podem justificá-los: mas o que vale, se Deus não os justifica? Pois só ele tem autoridade e poder para fazê-lo, Rom. 8.33: “Deus é quem justifica”. Muitos homens que olham para o seu próprio estado e caso, passam uma sentença muito favorável sobre si mesmos, e seu caminho pode ser tão irrepreensível diante do mundo, que os outros também devem julgá-los justos; mas o julgamento de Deus vem depois, e inverte tudo. E ele somente pode justificar autoritária e irreversivelmente. Porque,

1. Somente Ele é o Legislador, e somente ele tem poder para salvar ou destruir, e, portanto, o julgamento deve ser deixado para ele, Tiago 4.12. O caso diz respeito à sua honra e lei, e deve ser julgado em seu tribunal; e a quem tomar pela mão, ele o chamará para o seu próprio tribunal.

2. Porque a dívida é devida a Ele, e, portanto, somente Ele pode dar a quitação. Contra ele o crime é cometido, e somente ele pode perdoá-lo.

Em segundo lugar, o pecador é citado para responder perante o juízo de Deus, ou seja, pelos mensageiros de Deus, os ministros do evangelho, Malaquias 3.1. Cada sermão que um pecador não convertido ouve, é um chamado para responder por sua vida em um estado e curso de pecado. É-lhe dito que ele quebrou a lei de Deus, e ele deve ir a Deus e ver o que ele vai responder, e que curso ele vai tomar com sua dívida. Mas, infelizmente! Na maior parte os pecadores são tão seguros, que eles ignoram a convocação.

Mas, isso não é tudo. Alguns se mantêm fora do caminho do mensageiro; ou eles não virão, ou muito raramente para as assembleias públicas onde a convocação é dada, Hebreus 10.25. Mas a saída da convocação ali permanecerá em lei perante Aquele que os envia, e o pó dos pés do mensageiro será testemunho suficiente da execução. Alguns nunca leem a convocação, eles nunca consideram seriamente ou aplicam a si mesmos a palavra pregada. Eles ouvem como se não a ouvissem, nunca penetra em seus corações. Outros rasgam a convocação em pedaços; seus corações, como Acabe, no caso de Micaías, levantam-se contra a palavra e seu portador, e eles odeiam ambos. Alguns afrontam os mensageiros, e às vezes colocam mãos violentas sobre eles, Mateus 22.6. E assim alguns ignoram a convocação todos os seus dias, e nunca aparecem ao tribunal até a morte trazê-los sob sua vara negra, a ele em outro mundo, onde não há acesso à justificação ou perdão. Mas, Deus não sofre a perda de nenhum de seus eleitos.

Em terceiro lugar, o Senhor, o Juiz, envia outros mensageiros, e eles prendem o pecador, põem as mãos sobre ele para levá-lo, quer ele queira ou não, diante do tribunal, e obrigam-no a permanecer em seu julgamento. E estes são dois, o Espírito de convencimento, e uma consciência despertada, João 16.8,9; Prov. 20.27. Estes vão pegar o homem, e caçá-lo até que o encontrem, Jer. 2,27. Eles prenderam Paulo quando foram a Damasco, e não o deixaram até que ele apareceu, e se submeteu.

Mas, nem sempre é assim. Alguns que são aprisionados escapam das mãos do mensageiro, e fazem a sua fuga infeliz. Quando são apanhados, são prisioneiros indisciplinados, e lutam contra o Espírito e suas próprias consciências, Atos 7.51. Ele não vai mais longe com eles do que são arrastados. Eles alcançam o domínio de sua consciência, rompem seus laços e sufocam suas convicções, entristecendo e apagando o Espírito, para que eles escapem à sua própria ruína; como Caim, Saul, Félix, etc. Mas, nenhum dos eleitos de Deus jamais escapou.

Em quarto lugar, então a alma eleita é infalivelmente alistada longamente diante do tribunal. O Espírito de convencimento e a consciência despertada o aprisionam de novo, e trazem o seu prisioneiro em cadeias de culpa, tremendo, até o tribunal, e ele não pode mais escapar do julgamento, diante de um Deus santo, Atos 16.29,30. Então que medo, tristeza e ansiedade, agarram a alma do prisioneiro, enquanto ele vê um Juiz justo no trono, uma lei rigorosa e severa colocada diante dele, e ele tem uma consciência culpada! E ele deve passar por um julgamento por sua vida, não apenas a vida do corpo, mas de alma e corpo para sempre. Essas coisas podem parecer histórias inúteis para alguns; mas se não tiverem experimentado a realidade delas, eles o farão, ou experimentarão o terrível juízo após a morte.

Em quinto lugar, então, a acusação, ou calúnia criminal, é lida nos ouvidos do pecador trêmulo perante o Juiz, e que pela lei, gera a acusação de modo que ele ficará mudo, Rom 3.10-19. Cada um dos dez mandamentos o acusam de inumeráveis males e transgressões. Suas omissões e comissões são colocadas amplamente diante dele; seus pecados de coração, lábios e vida, e o pecado de sua natureza, são todos cobrados sobre ele, e com os seus vários agravamentos. E a sentença é exigida contra o detento, de acordo com a justiça, e agradável à lei,Gal. 3.10: “Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas que estão escritas no livro da lei para as praticar”.

Em sexto lugar, então o pecador deve declarar-se culpado ou não, à acusação. De fato, se ele fosse inocente, poderia se declarar inocente, negar a acusação e, então, seria justificado. Mas, infelizmente! Este apelo não é para nós pobres pecadores. Pois, (1) É totalmente falso, Rom 3.10; Ec 7.20; Tiago 3.2. E, (2) A falsidade nunca pode suportar diante do juízo de Deus. Não há nenhuma evidência para provar tudo. A consciência interior é como mil testemunhas, e testemunhará contra o pecador. O juiz é onisciente, e não há nenhum modo para esconder nossos crimes dele. Portanto, este pleito não seria atendido, Rom 3.20. O pecador deve então se declarar culpado, confessar a acusação, e cada artigo dela, reconhecer a dívida, e cada artigo dela, embora ele seja totalmente incapaz de pagar, Rom 3.19.

Em sétimo lugar, o pecador sendo condenado por sua própria confissão como culpado, é-lhe aberta a oportunidade para pleitear, o que ele tem a dizer por que a sentença de morte eterna não deve passar contra ele, de acordo com a lei e justiça, e por que ele não deve ser transportado desde o juízo até a execução. Aqui, o que ele vai pleitear neste horrível período de tempo, onde seu estado para a eternidade está a apenas um passo? Ele implorará misericórdia por misericórdia, se lançando aos pés do juiz? A justiça se interpõe entre a misericórdia e o pecador e defende que o juiz de toda a terra deve fazer o bem, que não pode corromper sua honra pela segurança dos rebeldes, mas deve magnificar a lei e torná-la honrosa. A verdade de Deus interpõe, e diz, a palavra já saiu da boca do Juiz, e deve ser cumprida, porque sem derramamento de sangue não há remissão. Para onde o pecador se voltará agora? Os santos podem ajudar? Não; eles não podem. Os anjos não podem fazer nada? Não; seu estoque unido não seria suficiente para liquidar a dívida. O pecador então deve morrer a morte, e afundar sob seu próprio fardo, se a ajuda não vier de outra parte. Assim,

Em oitavo lugar: O Mediador antes desprezado, o grande Advogado nesta corte, que leva as causas desesperadas dos pecadores na mão, e os vivifica, oferece-se agora, nesta situação extrema, ao pecador, com a sua perfeita justiça e toda a sua salvação. O pecador o abraça com coração e boa vontade, entra na aliança, pela fé, renuncia a todas as outras pretensões e se livra de seus méritos e cautelas. Ora, o pecador está unido a Cristo e, em virtude dessa união, tem comunhão com ele, particularmente na sua justiça, e assim está diante de Deus com as vestes brancas da justiça do Mediador. Agora tem o pecador uma súplica que infalivelmente o livrará.

Ele pleiteia, ele é realmente culpado; mas não deve morrer, porque Cristo morreu por ele. A dívida era uma dívida justa; mas o Fiador pagou, e por isso ele anseia por seu livramento. As exigências da lei eram justas; mas todas elas já são atendidas, tanto a respeito de fazer quanto de sofrer. A alma está agora casada com Cristo; e, portanto, se a lei ou a justiça quiserem alguma coisa, devem procurá-la do Marido, e não dela, visto que a alma é, deste modo, posta em oculto. Por conseguinte, o pecador que crê entra sob a proteção do sangue do Mediador, que permanece aberto naquele tribunal; e se levanta e pleiteia contra tudo o que a lei ou a justiça possam exigir, para que não morra, mas seja graciosamente absolvido.

Por fim, Deus, o grande Juiz que sustenta o apelo, passa a sentença de justificação sobre o pecador, de acordo com o acordo eterno que se estabeleceu entre o Pai e o Filho, Isaías 53.11. O acusado recebe a pedra branca e o novo nome, e assim é para sempre colocado além do alcance da condenação, Rom 8.1. Isto é excelentemente descrito por Eliú, Jó 33,22-24. “A sua alma se vai chegando à cova, e a sua vida aos que trazem a morte. Se com ele, pois, houver um anjo, um intérprete, um entre mil, para declarar ao homem o que lhe é justo, então terá compaixão dele, e lhe dirá: Livra-o, para que não desça à cova; já achei resgate.” Este grande benefício consiste em duas partes, como observei antes.

PRIMEIRO, o perdão do pecado, Atos 13.38.39: “Através deste vos é anunciado o perdão dos pecados; e por ele todos os que creem são justificados de todas as coisas, de que não podíeis ser justificados pela lei de Moisés.” O pecador que tem este ato de graça passado em seu favor, é totalmente perdoado de todos os crimes cometidos por ele contra a honra e a lei do Rei do céu, de modo que nunca mais será cobrado sobre ele. Aqui vou mostrar,


1. O que é o perdão.

2. As propriedades do mesmo.

3. Seus muitos nomes doces, que revelam a sua natureza.

Primeiro, vou mostrar o que é o perdão. Não é tirar a natureza do pecado, o pecado perdoado ainda é pecado; Deus justifica o pecador, mas nunca justificará o seu pecado. Nem é a remoção do demérito intrínseco do pecado; ainda merece condenação, embora nunca condene o pecador, Rom. 8.1. Nem é um simples atraso da punição, uma prorrogação não é perdão.

Há quatro coisas a serem consideradas no pecado.

(1) O poder reinante, rompido na regeneração e na santificação, Rom. 6.14.

(2) A mancha que é tirada nos avanços progressivos da santificação, 1 Cor. 6.11.

(3) O poder residente, que é removido na glorificação, Heb. 12,23.

(4) A culpa, que é transformada em perdão.

A culpa exige uma obrigação de punição. A culpa de um pecador não justificado é uma obrigação sobre a sua cabeça, para suportar a ira e a vergonha eterna de Deus, para satisfazer

Continuar lendo em
http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/5995118





Visite os Blogs abaixos:

Veja tudo sobre as Escrituras do Velho e do Novo Testamento no seguinte link:

http://interpretabiblia.blogspot.com.br/


A Igreja tem testemunhado a Redenção de Cristo juntamente com o Espírito Santo nestes 2.000 anos de Cristianismo.

Veja várias mensagens sobre este testemunho no seguinte link:

http://poesiasdoevangelho.blogspot.com.br/

A Bíblia também revela as condições do tempo do fim quando Cristo inaugurará o Seu reino eterno de justiça ao retornar à Terra. Com isto se dará cumprimento ao propósito final relativo à nossa redenção.

Veja a apresentação destas condições no seguinte link:

http://aguardandovj.blogspot.com.br/

Faça uma visita ao nosso site para leitura on-line de cerca de 190 títulos de livros que temos publicado com comentários sobre todos os livros da Bíblia, sobre Reforma e avivamentos, e vida cristã em geral.

http://25dutra.wixsite.com/livrosdoprsilvio


Silvio Dutra
25dutra@gmail.com
Igreja Orgânica de Jesus na Abolição
Rio de Janeiro

Publicado em: 10/5/2017


Você se sentiu tocado ao ler esta mensagem ?
Então CLIQUE AQUI !

 

Comente aqui e ajude a divulgar esta mensagem para seus amigos no facebook ...

   

<< Próxima Reflexão

A Cesar ou a Deus? ( Mc 12: 13-15 )

Reflexão Anterior >>

O Uso Permanente do Capacete da Salvação

 

 

 

  .:: Boletins ::.
Receba boletins atualizados
do Portal Webservos:


  .:: Enquete ::.

 

•    Quem Somos    •     Fale conosco!     •

Página aberta em: 0,000 segundos

Usuários de Hoje: 132602



Melhor visualisado no Internet Explorer com resolução de 800x600

:: WebServo :: Portal Gospel de Evangelismo Virtual
Desenvolvimento e Coordenação de:
Enéas T. de Oliveira
--=(-wëbsèrvö-)=--