Online: 840
Pecado Recordado
( 86 visitas )

   


Título original: Sin remembered

Por John Angell James (1785-1859)

Traduzido, Adaptado e
Editado por Silvio Dutra


Nossa mente, quando nos aproximamos da mesa da Ceia do Senhor, deve ser preenchida com várias graças, todas elas santas; de modo a tornar a nossa devoção como a nuvem de incenso no templo, que foi composto de muitos ingredientes, todos eles extremamente preciosos, e todos por instrução divina. A profunda humilhação pelo pecado deve ser uma delas, acompanhada, é claro, pela fé no grande sacrifício pelo perdão. É uma questão interessante e importante: "De que maneira a mente de um cristão professante deve ser afetada pelo senso de seus pecados?" Ao responder a essa pergunta, classificarei seus pecados.

Primeiro.

Há os pecados de seu estado de não convertido - aqueles que ele cometeu antes que ele fosse justificado pela fé em Cristo. Se ele realmente é um crente, ele recebeu de Deus o perdão completo, livre e eterno de todos estes. Jeová levanta o livro de sua justiça onisciente, na qual estes foram anotados uma vez contra o transgressor, e lhe diz: “Eis que eu sou eu que apago as tuas transgressões por amor de mim e não me lembrarei de seus pecados." (Isaías 43:25). Agora, como Deus cancelou a dívida e não terá mais nada a ver com esses pecados, visto que os considera como se não tivessem sido, e nos trata como se nunca os tivéssemos cometido - não podemos ter tão pouco a ver com o modo como Deus os considera, e não pensar mais sobre eles do que ele? Certamente não, e estaríamos abusando de sua grande misericórdia se assim o fizéssemos. O que então temos que fazer com eles, e como devemos considerá-los?

Não devemos lembrá-los de nenhuma maneira, como parecesse implicar que eles não são perdoados. O peso da culpa deve ser perdido da consciência; o sentido atormentador dela deveria cessar; e a mente realmente deve confiar na declaração de Deus: "Eu estou pacificado para com você por tudo que você fez", Ezequiel. 16:63. Deve haver uma doce consciência de perdão, uma garantia do amor de Deus que perdoa, o testemunho de seu Espírito concordando com o próprio testemunho de que somos recebidos em favor. Tal persuasão de perdão como dá paz, e difunde uma serenidade santa através da alma. Não devemos olhar para o passado com horror ainda trêmulos, como se fosse para ser considerado, por mais sombria que a cena tenha sido, pois Deus já não "exige o passado".

E então, é claro, não devemos nunca orar pelo perdão desses pecados, como se não tivessem sido perdoados. Muitos cristãos professos parecem nunca chegar a uma confiança de que seus pecados são perdoados. Porque estar sempre importunamente suplicando o perdão que Deus já tem concedido a esses pecados praticados antes da justificação, demonstra a grande ignorância de seu estado, ou sua grande descrença na promessa de Deus. O que um pai amável sentiria e diria, se um filho ofensor, mas ainda penitente e perdoado, estivesse sempre chegando a ele, e com a chorosa súplica de olhar em seu rosto e clamar: "Querido pai, por favor, perdoe-me?" - Perdoar você, filho? O pai disse: "Eu já lhe perdoei, e você não pode crer na minha palavra; não lhe tenho tratado, como se eu já lhe tivesse perdoado?" Sua persistente importunidade pelo perdão feriu meu amor paternal por você.

E não é assim com o nosso Pai celestial? Você deveria estar sempre orando pelo perdão de pecados já perdoados, como se ainda estivessem escritos contra você? Em vez disso, você deve abundar em paz, gratidão e amor, pelo perdão que você recebeu. É verdade que, quando caíram em pecado novo, a fim de tornar duvidoso se vocês foram anteriormente sinceros em suas profissões de arrependimento para com Deus e de fé em nosso Senhor Jesus Cristo; ou quando você mergulhou em tal estado de mornidão que levanta a mesma dúvida, então, qualquer destes casos, tais orações crentes, para o perdão de todos os pecados de sua vida passada, são muito apropriadas; mas para um crente, que não está em nenhuma dessas condições, e que anda com humildade com Deus, mas está sempre duvidando de sua aceitação, orando por sua justificação, e olhando para trás com desânimo sobre os pecados de seu estado de ignorância e descrença, é negar-se o conforto que lhe pertence, e reter de Deus o tributo de gratidão que lhe é devido pelas riquezas da Sua graça.

Mas, ainda um crente tem muito a fazer de outras maneiras, mesmo com seus pecados perdoados. Ele deve sempre se lembrar deles - eles não devem ser para ele, como se não tivessem existido. Ele deve sempre se lembrar deles, para magnificar a misericórdia que os perdoou, assim como o abençoado apóstolo Paulo; 1 Cor 15: 9; 1 Tim 1: 12-16. Ele deve lembrá-los com frequência, para confessá-los de novo a Deus, especialmente em épocas reservadas para profunda e prolongada humilhação. A confissão não é de modo algum incompatível com o sentido mais completo do perdão. O filho que recebeu o perdão de seu pai, e sabe que ele tem, ainda pode e sempre dizer a ele, e vai agradá-lo pela expressão: "Ó meu pai, embora você me perdoou, e eu não duvido, devo voltar a repetir a minha tristeza por ter-lhe ofendido. Parece que, mesmo no céu, mal poderíamos deixar de nos lembrar e confessar nossos pecados. Vocês podem olhar para trás, com o propósito de produzir aquela profunda humilhação e gratidão para com Deus, e essa profunda humildade à vista do homem, tão essencialmente necessária à formação do caráter cristão, e ornamentos tão brilhantes dele.

Nunca, nunca se esqueça, que embora você seja um filho de Deus, você já foi seu inimigo; embora agora você seja um crente justificado, você já foi um rebelde condenado, e ainda é um pecador perdoado. Olhe para trás com frequência e penitencialmente, até que você sinta que, embora um trono de glória esteja sendo preparando para você no céu, a “poeira” é a sua estação na terra. Chamado para lembrar as ocasiões em iniquidade em que uma vez correu; os agravamentos que uma vez entraram em seus pecados; e a paciência que uma vez foi manifestada por Deus tratando com você. Esteja distante de você aquele modo de olhar para trás sobre pecados passados, e de falar deles, que é visto em muitos, que parecem quase se gloriar na grandeza de suas transgressões, e manifestar uma espécie de prazer em falar delas, sob a pretensão de magnificar a graça de Deus em perdoá-los.

Lembre-se de seus pecados, também, para produzir cautela. O próprio tipo de pecados que você cometeu antes da conversão, é provável, que você, sem vigilância, oração e ajuda de Deus possa vir a cometer ainda. A graça muda sua natureza moral, mas não sua física. Ela altera suas relações e circunstâncias espirituais, mas não suas civis e sociais. Você tem o mesmo corpo, apetites e propensões; talvez a mesma situação na vida; e consequentemente as mesmas tentações. Lembre-se de seu curso anterior, portanto, para ver como você caiu, e como você está sujeito a cair novamente. O trabalho de seus corações enganosos, os artifícios de seus inimigos espirituais, seus lapsos, suas surpresas e suas complicações pecaminosas durante esse escuro período de sua vida, quando você não conhecia Deus, pode ser de imenso serviço para você agora, quando você professa ser filho da luz. É um desperdício terrível, um vazio moral, sobre o qual o olho não gosta de mirar, e sobre o qual o coração dói; mas ainda é uma cena não estéril de tópicos de melhoria - materiais em abundância podem ser recolhidos a partir dele, para produzir uma vida grata, humilde, vigilante e dedicada.

Assim, deixe sua história passada surgir muitas vezes diante de você, não para roubá-lo de sua paz e alegria em crer; não para apagar a luz da salvação; não para tirar do seu peito a sua segurança; não - os pecados daquele período estão todos limpos e apagados para sempre; são lançados nas profundezas do mar, para nunca serem pesados; nenhum deles é reservado por Deus para trazer de volta contra você. Mas, que o passado seja revisto, para misturar-se com toda a sua bendita confiança de aceitação com Deus, um espírito de penitência, mansidão e circunspecção.

Em segundo lugar.

Outra classe de pecados de cristãos professos, são aqueles que ele ainda comete algumas vezes por falta de vigilância e por causa do poder de tentação. Há apostasia de Deus, em todos os seus graus e estágios, infelizmente! Nenhuma coisa incomum em qualquer idade, ou em qualquer seção da igreja cristã. Essa tripla aliança do mundo, da carne e do diabo; "a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida"; é muitas vezes bem sucedida contra o professante de mente elevada, autoconfiante e despreparado. Nós testemunhamos em nosso próprio tempo, assim como lemos na página da história inspirada, muitas quedas melancólicas daqueles que se chamam pelo nome de Cristo; e é uma causa indizível de gratidão à graça soberana, se não dermos provas tristes de tal fragilidade em nós mesmos. Aos que caíram, eu digo:

Cuidado com um espírito de autodefesa e autojustificação. Você nunca se arrependerá de suas rebeliões nem retornará delas, contanto que este espírito esteja em você. Não procure culpar circunstâncias atenuantes, nem obter a paz de paliativos duvidosos. Sua segurança, assim como seu dever, não está em pensar o melhor que pode de seu caso, mas o pior. Deus nunca o justificará até que você se condene; e busque perdão em seu trono, até que você clame, "culpado", do pó. A confissão é o único caminho para a paz - o pecado ficará como uma brasa ardente sobre a sua consciência, até que seja reconhecido com tristeza sincera diante de Deus. Então, Davi o experimentou, como você aprenderá lendo o Salmo trinta e dois. Confissão de pecado é como abrir uma veia, e deixar sair o sangue de uma parte inflamada do corpo; dará um alívio considerável a uma consciência ferida, machucada e febril. Não procure, em vez disso, alcançar a paz, persuadindo-se de que não há nada em que você tenha sido inconsistente com a realidade da graça, com a sinceridade de sua profissão e o caráter de um cristão. É um ópio ilusório dizer: "É apenas uma das manchas dos filhos de Deus, e não preciso me preocupar".

Tenha igualmente cuidado com a meditação em um incrédulo e desmedido estado de espírito sobre a sua culpa. Você caiu, mas não é irrecuperável - você pecou, mas pode se arrepender, crer e se levantar. Algumas passagens da Escritura podem aqui ser-lhe apresentadas como adequadas para o seu caso - só posso referir-me a elas e rogo-lhes que se voltem para elas e as leiam, não só como um penitente, mas com uma mente crente: Salmo 51; Jeremias 2; 25; 32; 38; Oseias 14; Lucas 15. Mas, talvez, uma passagem curta, afinal, pode conter mais para aliviar a sua consciência, para restaurar a sua confiança, e para estabelecer o seu conforto, do que as mais alongadas porções, leia, pondere e aplique ao seu próprio caso, em toda a certeza da fé, aquela preciosa declaração do apóstolo: "O SANGUE DE JESUS CRISTO, SEU FILHO, nos purifica de todo pecado". Essa breve e simples proclamação salvou milhares de penitentes quebrantados de coração, espíritos feridos e trêmulos! E não é de admirar, pois há o suficiente para conduzir o desespero para fora do nosso mundo, e fechá-lo no inferno, o seu lugar nativo. Fé, desviado, a fé é tanto o seu dever como o arrependimento; e o que quer que você pense, não pode haver um arrependimento verdadeiro sem ela. Honre a lei e a justiça de Deus ao se arrepender; mas, ao mesmo tempo, honre sua misericórdia e seu evangelho por crer. Glorifique o grande e bom Médico das almas e seu precioso bálsamo para os espíritos feridos, acreditando que ele pode curar o desviado, assim como o pecador ainda não perdoado; que ele pode curar uma segunda vez, sim uma terceira vez, assim como uma primeira; que ele pode trazer de volta de uma recaída, sim, mesmo uma recaída repetida.

Não limite a misericórdia de seu coração, a habilidade de sua mão, a eficácia do seu sangue, duvidando de sua capacidade ou disposição para perdoá-lo. Você o ofende tanto por duvidar quanto por pecar. Ele tem prazer, não só naqueles que o temem, mas naqueles que esperam em sua misericórdia. Leia, além de tudo o que citei, aquela passagem requintada nas profecias de Miqueias 7:18, 19 - "Quem é Deus como Tu, removendo a iniquidade e passando a rebelião pelo remanescente da Sua herança? Sobre a Sua ira para sempre, porque Ele se deleita em amor fiel, Ele voltará a ter compaixão de nós, Ele vencerá as nossas iniquidades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar." Estas palavras maravilhosas foram endereçadas a um povo apóstata; e elas são preservadas no registro para incentivar desviados, até ao fim dos tempos, para abandonar os seus pecados, e ter esperança na misericórdia. Cada palavra tem a intenção de enviar esperança para o coração do desviado. Somente creiam, então, e todos os seus pecados lhe serão perdoados.

"Sejam satisfeitos com uma restauração completa da esperança e da paz, até que recuperem o santo descanso e a confiança em Deus, a paz doce que surge de confessar nossos pecados com fé na Cabeça do sacrifício evangélico. Não há segurança contra o seu renascimento, o pecado deve ser combatido, não só pela resistência direta, mas pela oposição a outros princípios que o vencerão. Não é por contender com o fogo, especialmente com materiais combustíveis sobre nós, que seremos capazes de eliminá-lo, mas de lidar abundantemente com o elemento oposto. Os prazeres do sentido não serão efetivamente subjugados por renunciar a todo o gozo, mas por absorver outros prazeres, cuja satisfação amortece o coração ao oposto. O apóstolo se tornou morto para o mundo, “pela cruz de Cristo”. Não se considere, portanto, restaurado, até que você tenha recuperado a comunhão com Deus, embora o objeto de profunda convicção não estivesse satisfeito sem conquistar esse ponto importante. Até então o veneno ainda estaria em sua imaginação. Levantaram-se as seguintes petições: "Criai em mim, ó Deus, um coração puro, e renovai em mim um espírito reto." Faça estas petições suas, e se Deus lhe conceder aquilo que seu coração deseja, vá e não peque mais, para que não venha algo pior sobre você.

Que o retrocesso seja curado em toda a sua conduta, cultive e manifeste um espírito adequado à sua condição. Que humilhação profunda diante de Deus; que mansidão para com o homem; que sentido penitencial de suas falhas; que gratidão e amor a seu Restaurador; que vigilância, circunspecção e cautela por todo o tempo que vem; que dependência total da graça do Espírito Santo para a santidade futura; que preocupação em evitar o que o desviou de Deus; que diligência no uso de todos os meios designados para a segurança – você deve cultivar e manifestar.

E quem há que não tenha sido culpado do pecado de retroceder, se não em conduta, ainda no coração? Que meus comentários não sejam considerados aplicáveis apenas àqueles que

Continuar lendo em
http://www.bookess.com/read/28763-pecado-recordado/





Visite os Blogs abaixos:

Veja tudo sobre as Escrituras do Velho e do Novo Testamento no seguinte link:

http://interpretabiblia.blogspot.com.br/


A Igreja tem testemunhado a Redenção de Cristo juntamente com o Espírito Santo nestes 2.000 anos de Cristianismo.

Veja várias mensagens sobre este testemunho no seguinte link:

http://poesiasdoevangelho.blogspot.com.br/

A Bíblia também revela as condições do tempo do fim quando Cristo inaugurará o Seu reino eterno de justiça ao retornar à Terra. Com isto se dará cumprimento ao propósito final relativo à nossa redenção.

Veja a apresentação destas condições no seguinte link:

http://aguardandovj.blogspot.com.br/

Faça uma visita ao nosso site para leitura on-line de cerca de 190 títulos de livros que temos publicado com comentários sobre todos os livros da Bíblia, sobre Reforma e avivamentos, e vida cristã em geral.

http://25dutra.wixsite.com/livrosdoprsilvio


Silvio Dutra
25dutra@gmail.com
Igreja Orgânica de Jesus na Abolição
Rio de Janeiro - RJ

Publicado em: 15/5/2017


Você se sentiu tocado ao ler esta mensagem ?
Então CLIQUE AQUI !

 

Comente aqui e ajude a divulgar esta mensagem para seus amigos no facebook ...

   

<< Próxima Reflexão

IGREJA SECULAR

Reflexão Anterior >>

A Cesar ou a Deus? ( Mc 12: 13-15 )

 

 

 

  .:: Boletins ::.
Receba boletins atualizados
do Portal Webservos:


  .:: Enquete ::.

 

•    Quem Somos    •     Fale conosco!     •

Página aberta em: 0,000 segundos

Usuários de Hoje: 17268



Melhor visualisado no Internet Explorer com resolução de 800x600

:: WebServo :: Portal Gospel de Evangelismo Virtual
Desenvolvimento e Coordenação de:
Enéas T. de Oliveira
--=(-wëbsèrvö-)=--