Online: 1037
Você é Pomba ou é Serpente?
( 7025 visitas )

   

"Eis que vos envio como ovelhas para o meio de lobos; sede, portanto, prudentes como a serpente e símplices como a pomba" (Mt 10.16) Muitos podem se espantar com a referência que Cristo faz à serpente, pedindo que seus discípulos tenham em si mesmos esse aspecto que é próprio aos animais ofídicos: a prudência, a esperteza, a sagacidade. A pomba, nós crentes, podemos até entender... mas por que Jesus quer também que sejamos como as cobras?

Vamos por partes: em primeiro lugar, Jesus não está falando para termos "somente" a qualidade da serpente. E também não fala para termos "somente" as características da pomba. Não é isso! Jesus pede para que tenhamos a prudência de um com a simplicidade do outro.

Explicamos: o crente que só tem a sagacidade da serpente torna-se muito duro, excessivamente crítico, quer sempre levar vantagem, tem capacidade de dominar e exerce isso com mão de ferro, não tem muita compaixão, tudo é na base da "lei" somente, sem a misericórdia: pau é pau, pedra é pedra. É duro consigo mesmo e muito mais duro com os outros. Não perde uma oportunidade de colocar a sua colher e impor suas idéias. Em casa domina sobre todos e na igreja também. É difícil lidar com ele.

Por outro lado, o crente que só tem a simplicidade da pomba não abre a boca pra nada. Tem medo. Aceita tudo que se lhe impõem. Não é capaz de dizer "não", não tem malícia para perceber o que há "por trás" das coisas, e com isso engole tanto as coisas boas quanto as ruins. Para ele todas as doutrinas são boas. Por não ter coragem de se posicionar ele vai guardando tudo dentro de si, e com isso tem boas chances de ficar doente ou sentir-se isolado, rejeitado.

Como deu para perceber, se tivermos as "qualidades" da serpente ou da pomba, isoladamente, essas qualidades transformam-se em defeitos. Agora, o pedido de Jesus é que aliemos umas com as outras para sermos bons crentes. Vejamos:

A esperteza e inteligência da serpente aliadas com a bondade e humildade que a pomba representa, transformam-nos num crente de poder e sabedoria agradáveis a Deus. O senso crítico da serpente com a tolerância da pomba ajudam-nos a termos equilíbrio. A capacidade que a serpente tem de alcançar os alvos, com a paz de espírito simbolizado pela pomba, faz com que sejamos crentes empreendedores, perseverantes, e com uma paz interior que o faz descansar no Senhor.

E você: precisa ter mais da "esperteza" da serpente ou da "bondade" da pomba?



Daniel Rocha, pastor da Igreja Metodista em Itaberaba, S.Paulo e Psicólogo
E-Mail: dadaro@uol.com.br


Pr. Daniel Rocha
dadaro@uol.com.br
Metodista em Itaberaba
S.Paulo/SP

Publicado em: 1/10/2002


Você se sentiu tocado ao ler esta mensagem ?
Então CLIQUE AQUI !

 

Comente aqui e ajude a divulgar esta mensagem para seus amigos no facebook ...

   

 

 

 

  .::: Sinais dos Tempos :::.
  .:: Boletins ::.
Receba boletins atualizados
do Portal Webservos:


  .:: Enquete ::.

 

•    Quem Somos    •     Fale conosco!     •

Página aberta em: 0,016 segundos

Usuários de Hoje: 23881



Melhor visualisado no Internet Explorer com resolução de 800x600

:: WebServo :: Portal Gospel de Evangelismo Virtual
Desenvolvimento e Coordenação de:
Enéas T. de Oliveira
--=(-wëbsèrvö-)=--