A moda na época de Cristo

1

A questão das roupas na Judéia na época de Jesus é difícil de responder porque a religião judaica é anicônica. Por essa razão, era incomum nos tempos antigos retratar tanto Deus quanto o homem. Portanto, encontram poucas das fontes que costumam ter no Império Romano para roupas: por exemplo, retratos em lápides, a representação de pessoas em mosaicos ou estátuas nas cidades. 

Como quase não há fotos de pessoas dessa época, é difícil descobrir depois qual era a moda da época. Mas dá para extrair informações olhando imagens de áreas vizinhas e passando por fontes de texto. Infelizmente, não há muito o que ler sobre isso na Bíblia.

Como eram as roupas daquela época

Basicamente, pode-se dizer que em tempos antigos não havia roupas judaicas específicas. Os têxteis encontrados em Masada, por exemplo, também foram usados em todo o Leste Romano. Desde Alexandre, o Grande, esta área tem estado sob forte influência grega. 

Em todo o leste do Império Romano, as pessoas usavam mais ou menos roupas gregas, ou seja, uma túnica e uma capa. Achados mostram que a túnica consistia basicamente de dois quadrados de tecido, cada um com um buraco para os braços e um para a cabeça.

Às vezes, a túnica também tinha mangas. A túnica foi decorada com listras que corriam pelos ombros. O tecido estava preso. Um manto retangular foi usado sobre ele. Essa era a roupa padrão da época. Os homens usavam a túnica até os joelhos e as mulheres até os pés.

Esperava-se que as mulheres puxassem suas capas sobre suas cabeças, se velando, por assim dizer, quando elas saíssem às ruas. O escritor cristão Tertuliano, que viveu em Cartago, no norte da África, por volta de 200 a.L., diz que as mulheres judias podem ser reconhecidas por suas capas. Presumivelmente, no entanto, este não era tanto um costume judeu como um que foi difundido em todo o Mediterrâneo Oriental. 

Afrescos de meados do século III na sinagoga em Dura Europos, na província da Síria, mostram como as mulheres estavam vestidas naquela época. No entanto, permanece incerto se as mulheres realmente se pareciam com isso ou deveriam se parecer com ela.

Como eram os chinelos naquela época

Naquela época as pessoas geralmente usavam sapatos que seriam chamados de sandálias hoje (não existiam sapatos masculinos iguais aos de hoje). O couro foi bem preservado em alguns lugares ao longo dos séculos. 

Uma história do Império Romano diz que os judeus raramente usavam seus sapatos com pregos, mas os soldados romanos usavam. O Talmude babilônico afirma que os judeus não podem usar pregos de sapato para que os romanos possam ser ouvidos marchando na rua quando se aproximam, ou reconheceram os passos na areia.

Qual o papel das roupas no cotidiano das pessoas

No Império Romano, apenas o cidadão romano podia usar a toga. Aqueles que os usavam mostraram que desfrutavam de um status legal especial. Na Judéia, também, algumas pessoas tinham cidadania romana e provavelmente usavam seus dedos em ocasiões especiais também.

Como era a moda para crianças

Havia roupas infantis, pequenos sacos de pano com especiarias que estavam presos à túnica, que presumivelmente tinham a intenção de afastar doenças. Basicamente, as crianças no leste do império usavam versões menores do que seus pais usavam.

1 comentário
  1. […] Veja também: Moda na época de Cristo. […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.