Como vencer o medo: Deus está com você!

0

Um pouco de medo é normal. Na verdade, o medo ajuda você a se proteger instintivamente do mal. Seu medo pode ajudá-lo a reconhecer quando está prestes a fazer algo perigoso e pode ajudá-lo a fazer uma escolha mais segura. Porém, na maioria das vezes, o medo pode te imobilizar e te fazer  refém de coisas que estão apenas em sua cabeça. Por isso, saber como vencer o medo é essencial!

O que não pode acontecer é deixar que o medo te impeça de viver seu sonho, abandonando as promessas de Deus para viver com receio de tudo. Se você achar que seu medo o impede ou cria problemas maiores em sua vida, enfrentar seu medo pode ajudá-lo a aprender a lidar melhor com o medo e, finalmente, superá-lo.

Acima de tudo, confiar em Deus é sempre a maior força que temos na luta contra o medo. Quer saber mais sobre isso? Venha comigo!

Enfrente seu medo: Deus está com você!

A única maneira de lidar com o medo é enfrentá-lo. Evitar nossos medos apenas nos impede de seguir em frente, nos deixando muito ansiosos. Por isso, para vencer o medo é necessário evitar os pensamentos negativos e se deixar levar pela Palavra de Deus. 

Para isso, faça uma pausa e encontre na mensagem bíblica o conforto para sua alma. Com isso, você pode tentar explorar seu medo novamente, analisando sempre a realidade com os medos que estão em sua mente. 

Se você achar difícil lidar com medos crônicos ou ansiedade por conta própria, observe que os terapeutas podem ser inestimáveis ​​​​para ajudar a trabalhar por meio de estratégias de prevenção. 

Se você sofreu um trauma, é especialmente importante trabalhar com um terapeuta para criar um ambiente seguro onde você possa enfrentar seu medo e reconstruir suas memórias.  

Desta forma, se o medo se tornar algo crônico, seja por meio de ajuda profissional ou religiosa, você não pode se sentir sozinho (a). 

Como vencer o medo? Confiando em Deus

“Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei (…)” Isaías 41:10. 

Quando lemos na Bíblia que não precisamos ter medo porque Deus está do nosso lado, isso precisa servir de consolo para o nosso coração. Se você tem medo, pense: “Deus me ama, eu posso confiar nEle”. 

Em várias partes na Bíblia, Deus deixa isso claro. Vemos que a Alegria e a presença de Deus é capaz de nos fortalecer diante de qualquer situação. Como diz no salmo 125, “os que confiam no Senhor são como os montes de Sião que não se pode abalar, mas permanece para sempre.”

A confiança em Deus nos ajuda a vencer o medo. Da mesma forma, a convicção no amor de Jesus também nos fortalece. Em 1 João 4:18 diz: “No amor não há medo; pelo contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor”.

A maior expressão do amor de Deus é Jesus. Deus veio à Terra na forma de um ser humano para nos mostrar como ele realmente é. Ele então nos mostrou o quanto nos amava morrendo na cruz. Quanto mais você conhece a Deus, mais você confia nele.

Portanto, confiar em Deus nos dá segurança para prosseguir na fé, vencendo o medo. Temos a convicção que Deus dirige e comanda todas as coisas, nos oferecendo a força necessária para enfrentar o medo e viver pela fé!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.