O que é Louvor?

0

PERGUNTA: Qual é a diferença entre louvar a Deus e oferecer nossa adoração a ele?

RESPOSTA: O louvor da palavra inglesa ocorre 248 vezes na tradução da Bíblia do Rei James. Não surpreendentemente, aparece mais frequentemente no livro dos Salmos (155+ vezes). O Salmo 150, que tem apenas seis versos, repete a palavra treze vezes! A palavra adoração pode ser encontrada pelo menos 108 vezes na KJV, mais notavelmente no livro de Salmos e Apocalipse, onde é encontrada quinze vezes cada.

Agora, vamos revisar uma definição de dicionário das palavras adoração e louvor. O Novo Dicionário Webster Ilustrado afirma que o culto é “O ato ou sentimento de adoração ou homenagem; o pagamento de reverência religiosa, como em oração, louvor, etc.” Também pode ser “O ato ou sentimento de deferência, respeito ou honra em relação à virtude, poder ou coisas semelhantes”. Louvor, como um verbo, significa “Para expressar aprovação e recomendação de; aplaudir, elogiar e expressar adoração; glorificar (Deus, etc).” Como substantivo, a palavra significa “Ação de Graças pelas bênçãos conferidas; louvação a Deus; adoração expressa em cânticos. 3. Objeto, fundamento, razão ou assunto de louvor”.

Ao comparar as duas definições, podemos ver primeiro que o louvor faz parte de nossa adoração ao Deus Todo-Poderoso. Expressamos nossa aprovação, gratidão e respeito pelo Deus Todo-Poderoso, oferecendo louvores a Ele. Esse tipo de gratidão então se torna parte de nossa adoração ao Grande Deus. Em tal ato, mostramos nosso amor através da obediência a Seus mandamentos, vivendo o caminho da vida que Ele revelou por meio de Sua palavra escrita, a Bíblia, comunicando-se com Ele em oração, encontrando e comunhão com outros crentes e oferecendo graças a Ele.

Adorando em espírito e verdade

Dez principais deuses pagãos nas Escrituras

Grátis Amazing Grace Sheet Music!

Revisamos a Strong’s Concordance das definições da Bíblia em hebraico e grego para as duas palavras. Eles são semelhantes ao que encontramos no Webster’s. Adorar significa prostrar-se diante de Deus, curvar-se, pedir humildemente e reverenciar-se. Na adoração, demonstramos que, comparados a Deus, somos como nada. Louvor significa reverenciar (com as mãos estendidas), louvor, especificamente um hino, ajoelhar-se e abençoar a Deus.

Anjos cantando

Anjos cantando

Jan van Eyck, 1427 – 29

Aqui estão alguns exemplos do uso bíblico das palavras adoração e louvor.

Todos os confins do mundo se lembrarão e se voltarão para o Senhor, e todas as famílias das nações irão adorar diante de Ti (Salmos 22:27).

Meu louvor será de ti na grande assembléia. . . (Salmos 22:25)

Dá ao Senhor a glória devida ao seu nome; Adore o Senhor na beleza da santidade. (Salmo 29: 2)

Louvai ao SENHOR. Louvai a Deus no seu santuário: louvai-o no firmamento do seu poder (Salmos 150: 1).

Agora eu, João, vi e ouvi estas coisas. E quando eu ouvi e vi, eu caí para adorar diante dos pés do anjo que me mostrou estas coisas (Apocalipse 22: 8).

Então uma voz veio do trono, dizendo: ‘Louvado seja nosso Deus, todos vocês, Seus servos e aqueles que O temem, pequenos e grandes!’ (Apocalipse 19: 5)

Em resumo, o louvor é uma forma de adoração, que envolve todo o aspecto de nossa admiração, reverência, amor e respeito pelo Deus Todo-Poderoso.

Destas duas palavras em especifico louvor e Adoração surgiu um terceiro termo o chamado de “Louvores de Adoração“ou seja, louvores que tem como foco principal exaltar o nome do Senhor.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.